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Plano de aula - Cálculos convencionais para a operação da subtração

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Algoritmo da subtração

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bruna Albieri Cruz da Silva

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

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Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Bruna Albieri Cruz da Silva

Mentora: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA05) Desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo envolvendo adição, subtração e multiplicação (usando propriedades do sistema de numeração).

Conhecimentos prévios que a turma deve dominar

  • Reconhecer as propriedades do sistema de numeração decimal.
  • Reconhecer os numerais e quantidades.
  • Possuir noções a respeito do conceito de subtração.
  • Reconhecer o vocabulário próprio da Matemática: parcela, soma.

Objetivos específicos

Realizar cálculos de subtração utilizando o algoritmo convencional, em um contexto lúdico.

Conceito-chave

Algoritmo da subtração.

Recursos necessários

  • Lápis;
  • Papel;
  • Cartões com operações de adição.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada (slides de 3 a 5) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Retome com os alunos os conceitos de adição como operação inversa da subtração, além do vocabulário próprio da Matemática como: parcela, soma, minuendo, subtraendo, resto. Esses conceitos serão importantes para a realização do jogo. Proponha a realização da operação e disponha de um tempo para que os alunos tentem resolver. Em seguida, resolva a operação no quadro, de maneira coletiva.

Propósito: Explicar sobre a atividade a ser realizada na aula.

Retomada (slides de 3 a 5) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:Orientações: Retome com os alunos os conceitos de adição como operação inversa da subtração, além do vocabulário próprio da Matemática como: parcela, soma, minuendo, subtraendo, resto. Esses conceitos serão importantes para a realização do jogo. Proponha a realização da operação e disponha de um tempo para que os alunos tentem resolver. Em seguida, resolva a operação no quadro, de maneira coletiva.

Propósito: Explicar sobre a atividade a ser realizada na aula.

Retomada (slides de 3 a 5) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Questione os alunos sobre o significado da palavra “oculto”, explique sobre o objetivo do jogo e faça “combinados” para que o jogo transcorra de maneira organizada e prazerosa. Informe também que eles terão que registrar os ponto feitos e que poderão utilizar o caderno para fazer operações caso acharem necessário.

Propósito: Explicar sobre a atividade a ser realizada na aula.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:15 minutos.

Orientação: Divida a turma em trios e apresente aos alunos as regras do jogo. Cada trio deverá receber cinco “jogos” de 3 cartões contendo operações de adição. Cada cartão deve ter a identificação “parcela”, “parcela” e “soma”. Um aluno do trio, atuando como mediador, apresenta o cartão “Soma” e entrega as parcelas aos demais jogadores, sem que um veja o cartão do outro. Lance o desafio para que cada um descubra o número que está no cartão do colega. A cada rodada, pode haver um revezamento entre os alunos do trio, para que todos possam atuar como mediador e como jogador. Os alunos devem anotar seus pontos. Cada acerto valerá 1 ponto. Circule pela sala enquanto os alunos jogam e observe como calculam. Faça perguntas e aplique as intervenções necessárias.

Após a realização do jogo, as duplas devem apresentar seus resultados.

Propósito: Utilizar o algoritmo da subtração em um contexto lúdico.

Discuta com a turma:

  • Como vocês farão para descobrir o número oculto?
  • De que forma os números revelados podem ajudá-los a descobrir?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Painel De Soluções (slides de 7 a 9) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Convide os trios para que demonstrem, para o restante da sala, seus resultados e as estratégias utilizadas para realizar as operações. É esperado que os alunos tenham recorrido à utilização de algoritmos para descobrir o número que está com o colega. Nos slides referentes ao “painel de soluções” serão apresentadas possíveis soluções e resultados.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Discuta com a turma:

  • Como vocês fizeram para descobrir o número oculto?
  • Alguém pensou da mesma forma?
  • Há outras maneiras de fazer esta descoberta?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Painel De Soluções (slides de 7 a 9) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Aproveite este momento para retomar as regras de resolução do algoritmo da subtração, como os reagrupamentos.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Painel De Soluções (slides de 7 a 9) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Aproveite este momento para retomar as regras de resolução do algoritmo da subtração, como os reagrupamentos. Em caso de erros, abra a discussão para a turma para que reflitam sobre o erro e apontem o que deveria ser feito para que a operação apresente o resultado correto.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Discuta com a turma:

  • Por que o colega não descobriu o número correto?
  • O que é preciso fazer?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade reforçando aos alunos as aprendizagens desenvolvidas durante a aula.

Propósito: Resumir as aprendizagens da aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês gostaram do jogo?
  • O que foi possível aprender com esse jogo?
  • Foi possível pensar em Matemática durante a realização do jogo?
  • Qual a importância dos cálculos na realização desse jogo?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as estratégias discutidas na aula. Circule para verificar como os alunos estão realizando os cálculos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do algoritmo da subtração.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Bruna Albieri Cruz da Silva

Mentora: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA05) Desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo envolvendo adição, subtração e multiplicação (usando propriedades do sistema de numeração).

Conhecimentos prévios que a turma deve dominar

  • Reconhecer as propriedades do sistema de numeração decimal.
  • Reconhecer os numerais e quantidades.
  • Possuir noções a respeito do conceito de subtração.
  • Reconhecer o vocabulário próprio da Matemática: parcela, soma.

Objetivos específicos

Realizar cálculos de subtração utilizando o algoritmo convencional, em um contexto lúdico.

Conceito-chave

Algoritmo da subtração.

Recursos necessários

  • Lápis;
  • Papel;
  • Cartões com operações de adição.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Retome com os alunos os conceitos de adição como operação inversa da subtração, além do vocabulário próprio da Matemática como: parcela, soma, minuendo, subtraendo, resto. Esses conceitos serão importantes para a realização do jogo. Proponha a realização da operação e disponha de um tempo para que os alunos tentem resolver. Em seguida, resolva a operação no quadro, de maneira coletiva.

Propósito: Explicar sobre a atividade a ser realizada na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:Orientações: Retome com os alunos os conceitos de adição como operação inversa da subtração, além do vocabulário próprio da Matemática como: parcela, soma, minuendo, subtraendo, resto. Esses conceitos serão importantes para a realização do jogo. Proponha a realização da operação e disponha de um tempo para que os alunos tentem resolver. Em seguida, resolva a operação no quadro, de maneira coletiva.

Propósito: Explicar sobre a atividade a ser realizada na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Questione os alunos sobre o significado da palavra “oculto”, explique sobre o objetivo do jogo e faça “combinados” para que o jogo transcorra de maneira organizada e prazerosa. Informe também que eles terão que registrar os ponto feitos e que poderão utilizar o caderno para fazer operações caso acharem necessário.

Propósito: Explicar sobre a atividade a ser realizada na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:15 minutos.

Orientação: Divida a turma em trios e apresente aos alunos as regras do jogo. Cada trio deverá receber cinco “jogos” de 3 cartões contendo operações de adição. Cada cartão deve ter a identificação “parcela”, “parcela” e “soma”. Um aluno do trio, atuando como mediador, apresenta o cartão “Soma” e entrega as parcelas aos demais jogadores, sem que um veja o cartão do outro. Lance o desafio para que cada um descubra o número que está no cartão do colega. A cada rodada, pode haver um revezamento entre os alunos do trio, para que todos possam atuar como mediador e como jogador. Os alunos devem anotar seus pontos. Cada acerto valerá 1 ponto. Circule pela sala enquanto os alunos jogam e observe como calculam. Faça perguntas e aplique as intervenções necessárias.

Após a realização do jogo, as duplas devem apresentar seus resultados.

Propósito: Utilizar o algoritmo da subtração em um contexto lúdico.

Discuta com a turma:

  • Como vocês farão para descobrir o número oculto?
  • De que forma os números revelados podem ajudá-los a descobrir?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Convide os trios para que demonstrem, para o restante da sala, seus resultados e as estratégias utilizadas para realizar as operações. É esperado que os alunos tenham recorrido à utilização de algoritmos para descobrir o número que está com o colega. Nos slides referentes ao “painel de soluções” serão apresentadas possíveis soluções e resultados.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Discuta com a turma:

  • Como vocês fizeram para descobrir o número oculto?
  • Alguém pensou da mesma forma?
  • Há outras maneiras de fazer esta descoberta?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Aproveite este momento para retomar as regras de resolução do algoritmo da subtração, como os reagrupamentos.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Aproveite este momento para retomar as regras de resolução do algoritmo da subtração, como os reagrupamentos. Em caso de erros, abra a discussão para a turma para que reflitam sobre o erro e apontem o que deveria ser feito para que a operação apresente o resultado correto.

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Discuta com a turma:

  • Por que o colega não descobriu o número correto?
  • O que é preciso fazer?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade reforçando aos alunos as aprendizagens desenvolvidas durante a aula.

Propósito: Resumir as aprendizagens da aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês gostaram do jogo?
  • O que foi possível aprender com esse jogo?
  • Foi possível pensar em Matemática durante a realização do jogo?
  • Qual a importância dos cálculos na realização desse jogo?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as estratégias discutidas na aula. Circule para verificar como os alunos estão realizando os cálculos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do algoritmo da subtração.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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