Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Maria Luisa do Nascimento Quandt
Mentor: Cibele Diogo Kimura
Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.
Objetivos específicos
Identificar quais formas não planas possuem vértices e quais não possuem (cubo, cilindro, bloco retangular e esfera)
Conceito-chave
Existência ou não de vértices em cubo, bloco retangular, cilindro e esfera.
Conhecimentos prévios
Identificação de formas não planas (cubo, cilindro,esfera e bloco retangular) faces e vértices
Recursos necessários
-Cartolina ou papel canson para imprimir as fichas;
- Folhas impressas das atividades de Raio X e atividades complementares;
- Modelo para a impressão de fichas.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia para a turma o objetivo da aula.
Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Realize a leitura do slide, diga aos alunos que o tema da aula será vértices de formas não planas. Propor aos alunos que falem o que sabem sobre vértices.
Propósito: Antecipar o assunto que será discutido, por meio da reflexão sobre o que são vértices.
Discuta com a turma:
- Quando se pensa em vértice do que vocês lembram?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 24 minutos. (Slides 4 a 6)
Orientação: Realize a leitura do slide; Organize a turma em duplas e entregue a cada dupla fichas com imagens de objetos (impressas em cartolina ou papel canson), cujo modelo está disponível nos materiais complementares; Determine que um aluno da dupla deverá pegar só as fichas de objetos que possuem vértices e o outro deve pegar as fichas dos objetos que não possuem vértices; Ambos deverão guardar as fichas para si; Circule pela sala para esclarecer dúvidas que surgirem.
Propósito: Discriminar objetos que possuem vértices e objetos que não possuem vértices.
Discuta com a turma:
- O que você pode observar nas imagens para saber se um objeto possui ou não vértices?
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 24 minutos. (Slides 4 a 6)
Orientação: Realize a leitura do slide; Organize a turma em duplas e entregue a cada dupla fichas com imagens de objetos (impressas em cartolina ou papel canson), cujo modelo está disponível nos materiais complementares; Determine que um aluno da dupla deverá pegar só as fichas de objetos que possuem vértices e o outro deve pegar as fichas dos objetos que não possuem vértices; Ambos deverão guardar as fichas para si; Circule pela sala para esclarecer dúvidas que surgirem.
Propósito: Discriminar objetos que possuem vértices e objetos que não possuem vértices.
Discuta com a turma:
- O que você pode observar nas imagens para saber se um objeto possui ou não vértices?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 24 minutos. (Slides 4 a 6)
Orientação: Realize a leitura do slide; Organize a turma em duplas e entregue a cada dupla fichas com imagens de objetos (impressas em cartolina ou papel canson), cujo modelo está disponível nos materiais complementares; Determine que um aluno da dupla deverá pegar só as fichas de objetos que possuem vértices e o outro deve pegar as fichas dos objetos que não possuem vértices; Ambos deverão guardar as fichas para si; Circule pela sala para esclarecer dúvidas que surgirem.
Propósito: Discriminar objetos que possuem vértices e objetos que não possuem vértices.
Discuta com a turma:
- O que você pode observar nas imagens para saber se um objeto possui ou não vértices?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientação: Realize a leitura do slide e sugira que os alunos comentem de que maneira verificaram a existência de vértices nos objetos, estimule-os a refletir sobre as características das formas nas quais foram identificados vértices e das quais não foram identificados vértices.
Propósito: Discutir e refletir sobre os critérios para identificação dos objetos que possuem vértices e dos que não possuem.
Discuta com a turma:
- Que características dos objetos foram observados para identificar a existência de vértices?
- O que os objetos que possuem vértices têm em comum?
- Quais são as formas dos objetos que possuem vértices?
- Quais são as formas dos objetos que não possuem vértices?
Materiais Complementares:
Encerramento
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientação: Realize a leitura do slide e encerre a aula, retomando o que foi aprendido.
Propósito: Sintetizar as aprendizagens sobre a existência de vértices em algumas formas e outras não.
Raio X
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientação: Entregue as folhas de atividade; Realize a leitura da atividade e oriente os alunos para que localizem os objetos que possuem vértices, circulando de verde e localizem objetos que não possuem vértices, circulando de vermelho.
Propósito: Verificar se os alunos identificam quais são os objetos que possuem vértices e os que não possuem.
Discuta com a turma:
- Observando as formas dos objetos que possuem vértices, a que conclusão é possível chegar?
- Observando as formas dos objetos que não possuem vértices, a que conclusão é possível chegar?
Materiais Complementares: