Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_10GEO10
Recursos
- Necessários: Papel, lápis, embalagens e outros objetos, dado com figuras planas nas faces (ou cartões com as figuras para sorteio) e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos, que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.
Se sua aula for assíncrona é importante contar com a participação de um adulto da família, para que possa ajudar a conduzir as propostas, conforme as sugestões abaixo e, se necessário, serem leitores e escribas para as crianças.
Retomada
Aula simultânea: Essa atividade pode ser realizada conforme orientações do plano de aula.
Aula assíncrona: Envie o slide da retomada e a questão do Discuta com a turma, para que os familiares conversem com as crianças. Nas orientações deixe claro o propósito da atividade e o conceito de vértice, aos familiares.
Atividade principal
A atividade proposta pode ser utilizada tanto em uma aula simultânea, como assíncrona, mas você precisa enviar as imagens das figuras aos alunos, pois farão individualmente. Para a aula simultânea, se desejar pode usar a atividade para uma aula invertida e pedir que façam antes do encontro. Não há necessidade de imprimir em papel mais grosso. Mande a impressão ou a imagem digital para que imprimam ou utilizem a partir da observação. Se tiverem as imagens em papel, devem recortar e colar numa outra folha, separando as que possuem vértices e as que não possuem. Se não tiverem acesso à impressão, podem listar os objetos em duas colunas com os mesmos critérios. Peça te enviem com atividade.
Discussão da solução
Aula simultânea: Realize a reflexão proposta, com base no Discuta com a turma.
Aula assíncrona: Junto com a atividade solicite que te enviem as perguntas a seguir respondidas:
1. QUE CARACTERÍSTICAS DOS OBJETOS FORAM OBSERVADOS PARA IDENTIFICAR A EXISTÊNCIA DE VÉRTICES?
2. O QUE OS OBJETOS QUE POSSUEM VÉRTICES TÊM EM COMUM?
3. QUAIS SÃO AS FORMAS DOS OBJETOS QUE POSSUEM VÉRTICES?
4. QUAIS SÃO AS FORMAS DOS OBJETOS QUE NÃO POSSUEM VÉRTICES?
Encerramento
Aula simultânea: Faça o encerramento como proposto no plano de aula.
Aula assíncrona: Faça uma devolutiva às atividades, com intervenções necessárias. e um fechamento baseado no encerramento do plano de aula.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, a resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide os familiares a vivenciarem e compartilharem com os alunos momentos de aprendizagem. É importante salientar aos familiares a acompanharem os alunos, que devem encorajá-los a separar as figuras e responder às questões com maior autonomia possível. Justifique a importância da participação de um adulto para que as atividades se desenvolvam. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.