10777
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Tem vértices ou não tem?

POR: Maria Luisa do Nascimento Quandt 17/07/2018
Código: MAT1_10GEO10

1º ano / Matemática / Geometria

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Existência ou não de vértices em cubo, bloco retangular, cilindro e esfera

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Maria Luisa do Nascimento Quandt

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.

Objetivos específicos

Identificar quais formas não planas possuem vértices e quais não possuem (cubo, cilindro, bloco retangular e esfera)

Conceito-chave

Existência ou não de vértices em cubo, bloco retangular, cilindro e esfera.

Conhecimentos prévios

Identificação de formas não planas (cubo, cilindro,esfera e bloco retangular) faces e vértices

Recursos necessários

-Cartolina ou papel canson para imprimir as fichas;

- Folhas impressas das atividades de Raio X e atividades complementares;

- Modelo para a impressão de fichas.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia para a turma o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Realize a leitura do slide, diga aos alunos que o tema da aula será vértices de formas não planas. Propor aos alunos que falem o que sabem sobre vértices.

Propósito: Antecipar o assunto que será discutido, por meio da reflexão sobre o que são vértices.

Discuta com a turma:

  • Quando se pensa em vértice do que vocês lembram?

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 24 minutos. (Slides 4 a 6)

Orientação: Realize a leitura do slide; Organize a turma em duplas e entregue a cada dupla fichas com imagens de objetos (impressas em cartolina ou papel canson), cujo modelo está disponível nos materiais complementares; Determine que um aluno da dupla deverá pegar só as fichas de objetos que possuem vértices e o outro deve pegar as fichas dos objetos que não possuem vértices; Ambos deverão guardar as fichas para si; Circule pela sala para esclarecer dúvidas que surgirem.

Propósito: Discriminar objetos que possuem vértices e objetos que não possuem vértices.

Discuta com a turma:

  • O que você pode observar nas imagens para saber se um objeto possui ou não vértices?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 24 minutos. (Slides 4 a 6)

Orientação: Realize a leitura do slide; Organize a turma em duplas e entregue a cada dupla fichas com imagens de objetos (impressas em cartolina ou papel canson), cujo modelo está disponível nos materiais complementares; Determine que um aluno da dupla deverá pegar só as fichas de objetos que possuem vértices e o outro deve pegar as fichas dos objetos que não possuem vértices; Ambos deverão guardar as fichas para si; Circule pela sala para esclarecer dúvidas que surgirem.

Propósito: Discriminar objetos que possuem vértices e objetos que não possuem vértices.

Discuta com a turma:

  • O que você pode observar nas imagens para saber se um objeto possui ou não vértices?

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 24 minutos. (Slides 4 a 6)

Orientação: Realize a leitura do slide; Organize a turma em duplas e entregue a cada dupla fichas com imagens de objetos (impressas em cartolina ou papel canson), cujo modelo está disponível nos materiais complementares; Determine que um aluno da dupla deverá pegar só as fichas de objetos que possuem vértices e o outro deve pegar as fichas dos objetos que não possuem vértices; Ambos deverão guardar as fichas para si; Circule pela sala para esclarecer dúvidas que surgirem.

Propósito: Discriminar objetos que possuem vértices e objetos que não possuem vértices.

Discuta com a turma:

  • O que você pode observar nas imagens para saber se um objeto possui ou não vértices?

Discussão da Solução select-down

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientação: Realize a leitura do slide e sugira que os alunos comentem de que maneira verificaram a existência de vértices nos objetos, estimule-os a refletir sobre as características das formas nas quais foram identificados vértices e das quais não foram identificados vértices.

Propósito: Discutir e refletir sobre os critérios para identificação dos objetos que possuem vértices e dos que não possuem.

Discuta com a turma:

  • Que características dos objetos foram observados para identificar a existência de vértices?
  • O que os objetos que possuem vértices têm em comum?
  • Quais são as formas dos objetos que possuem vértices?
  • Quais são as formas dos objetos que não possuem vértices?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Realize a leitura do slide e encerre a aula, retomando o que foi aprendido.

Propósito: Sintetizar as aprendizagens sobre a existência de vértices em algumas formas e outras não.

Raio X select-down

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientação: Entregue as folhas de atividade; Realize a leitura da atividade e oriente os alunos para que localizem os objetos que possuem vértices, circulando de verde e localizem objetos que não possuem vértices, circulando de vermelho.

Propósito: Verificar se os alunos identificam quais são os objetos que possuem vértices e os que não possuem.

Discuta com a turma:

  • Observando as formas dos objetos que possuem vértices, a que conclusão é possível chegar?
  • Observando as formas dos objetos que não possuem vértices, a que conclusão é possível chegar?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia para a turma o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Maria Luisa do Nascimento Quandt

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.

Objetivos específicos

Identificar quais formas não planas possuem vértices e quais não possuem (cubo, cilindro, bloco retangular e esfera)

Conceito-chave

Existência ou não de vértices em cubo, bloco retangular, cilindro e esfera.

Conhecimentos prévios

Identificação de formas não planas (cubo, cilindro,esfera e bloco retangular) faces e vértices

Recursos necessários

-Cartolina ou papel canson para imprimir as fichas;

- Folhas impressas das atividades de Raio X e atividades complementares;

- Modelo para a impressão de fichas.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Realize a leitura do slide, diga aos alunos que o tema da aula será vértices de formas não planas. Propor aos alunos que falem o que sabem sobre vértices.

Propósito: Antecipar o assunto que será discutido, por meio da reflexão sobre o que são vértices.

Discuta com a turma:

  • Quando se pensa em vértice do que vocês lembram?

Tempo sugerido: 24 minutos. (Slides 4 a 6)

Orientação: Realize a leitura do slide; Organize a turma em duplas e entregue a cada dupla fichas com imagens de objetos (impressas em cartolina ou papel canson), cujo modelo está disponível nos materiais complementares; Determine que um aluno da dupla deverá pegar só as fichas de objetos que possuem vértices e o outro deve pegar as fichas dos objetos que não possuem vértices; Ambos deverão guardar as fichas para si; Circule pela sala para esclarecer dúvidas que surgirem.

Propósito: Discriminar objetos que possuem vértices e objetos que não possuem vértices.

Discuta com a turma:

  • O que você pode observar nas imagens para saber se um objeto possui ou não vértices?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 24 minutos. (Slides 4 a 6)

Orientação: Realize a leitura do slide; Organize a turma em duplas e entregue a cada dupla fichas com imagens de objetos (impressas em cartolina ou papel canson), cujo modelo está disponível nos materiais complementares; Determine que um aluno da dupla deverá pegar só as fichas de objetos que possuem vértices e o outro deve pegar as fichas dos objetos que não possuem vértices; Ambos deverão guardar as fichas para si; Circule pela sala para esclarecer dúvidas que surgirem.

Propósito: Discriminar objetos que possuem vértices e objetos que não possuem vértices.

Discuta com a turma:

  • O que você pode observar nas imagens para saber se um objeto possui ou não vértices?

Tempo sugerido: 24 minutos. (Slides 4 a 6)

Orientação: Realize a leitura do slide; Organize a turma em duplas e entregue a cada dupla fichas com imagens de objetos (impressas em cartolina ou papel canson), cujo modelo está disponível nos materiais complementares; Determine que um aluno da dupla deverá pegar só as fichas de objetos que possuem vértices e o outro deve pegar as fichas dos objetos que não possuem vértices; Ambos deverão guardar as fichas para si; Circule pela sala para esclarecer dúvidas que surgirem.

Propósito: Discriminar objetos que possuem vértices e objetos que não possuem vértices.

Discuta com a turma:

  • O que você pode observar nas imagens para saber se um objeto possui ou não vértices?

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientação: Realize a leitura do slide e sugira que os alunos comentem de que maneira verificaram a existência de vértices nos objetos, estimule-os a refletir sobre as características das formas nas quais foram identificados vértices e das quais não foram identificados vértices.

Propósito: Discutir e refletir sobre os critérios para identificação dos objetos que possuem vértices e dos que não possuem.

Discuta com a turma:

  • Que características dos objetos foram observados para identificar a existência de vértices?
  • O que os objetos que possuem vértices têm em comum?
  • Quais são as formas dos objetos que possuem vértices?
  • Quais são as formas dos objetos que não possuem vértices?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Realize a leitura do slide e encerre a aula, retomando o que foi aprendido.

Propósito: Sintetizar as aprendizagens sobre a existência de vértices em algumas formas e outras não.

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientação: Entregue as folhas de atividade; Realize a leitura da atividade e oriente os alunos para que localizem os objetos que possuem vértices, circulando de verde e localizem objetos que não possuem vértices, circulando de vermelho.

Propósito: Verificar se os alunos identificam quais são os objetos que possuem vértices e os que não possuem.

Discuta com a turma:

  • Observando as formas dos objetos que possuem vértices, a que conclusão é possível chegar?
  • Observando as formas dos objetos que não possuem vértices, a que conclusão é possível chegar?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Maria Luisa do Nascimento Quandt

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.

Objetivos específicos

Identificar quais formas não planas possuem vértices e quais não possuem (cubo, cilindro, bloco retangular e esfera)

Conceito-chave

Existência ou não de vértices em cubo, bloco retangular, cilindro e esfera.

Conhecimentos prévios

Identificação de formas não planas (cubo, cilindro,esfera e bloco retangular) faces e vértices

Recursos necessários

-Cartolina ou papel canson para imprimir as fichas;

- Folhas impressas das atividades de Raio X e atividades complementares;

- Modelo para a impressão de fichas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes