10776
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Geometria

Plano de aula - Eixo de simetria em figuras planas e imagens

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Eixo de simetria em figuras planas e imagens

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cibele Cristina Escudero

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT2_15GEO10

Recursos
- Necessários: Atividade impressa ou enviada pela internet; régua e lápis de cor.
- Opcionais: Google Meet; WhatsApp; Vídeos sobre simetria: Identificação de figuras simétricas | Matemática | Khan Academy; Simetria; SIMETRIA DIVERTIDA E DESCOMPLICADA!; Simetria; Malha pontilhada ou folha do caderno de matemática (quadriculado).

Para este plano foque na etapa da Atividade Principal.

Atividade principal
Antes de iniciar a aula garanta que seus alunos já tenham algum conhecimento sobre figuras simétricas. Caso eles não tenham retome o conceito. Para isso você pode usar os vídeos que foram sugeridos nos recursos. Ou mandar um texto introdutório com o conceito e alguns exemplos junto à tarefa.
Encaminhe a atividade principal já impressa ou por e-mail para que os alunos possam imprimir a tarefa. Explique a eles que irão analisar as imagens e traçar o eixo ou os eixos de simetria em cada uma das figuras usando uma régua.
Se você tiver em momento síncrono com seus alunos, você pode compartilhar a sua tela do computador e apresentar você mesma um vídeo escolhido entre os sugeridos nos recursos. Depois oriente que eles analisem as figuras para verificar se possuem simetria e caso possuam, eles deverão identificar e traçar o eixo de simetria de cada uma delas. Informe que pode ter imagem com mais de um eixo e que eles devem identificá-lo.
Essas orientações também podem ser dadas usando o whatsApp, por meio do grupo da turma. Envie a imagem dos slides no grupo para que eles possam reproduzí-las. Pergunte:
     - Será que essas imagens possuem somente um eixo?
     - Alguma dessas imagens possui mais de dois eixos? Quais figuras?
Depois eles podem tirar foto de como ficaram suas figuras e enviar no grupo.

Discussão das soluções
Disponibilize um meio para que os alunos socializem os registros e discutam sobre as diferentes descobertas encontradas na análise das figuras e dos eixos de simetria. Realize a comparação, a fim de que eles percebam a quantidade correta de eixos em cada figura garantindo assim a simetria das imagens. Você pode fazer isso pelo grupo no WhatsApp, socializando os desenhos deles e fazendo as perguntas:

     - Como vocês identificaram a simetria?
     - Ao traçar os eixos de simetria, os dois lados mostraram semelhanças ou diferenças?
     - Qual a imagem que possui maior número de eixos?
     - Essas imagens possuem eixos somente na vertical ou horizontal?
No caso de não ter possibilidade de discussão, reúna algumas figuras traçadas pelos alunos, insira as questões para que eles possam fazer suas reflexões, tire cópias e encaminhe para todos junto à devolutiva de suas tarefas.

Encerramento
Encerre a atividade dizendo aos alunos que na aula de hoje, eles puderam observar e aprenderam a identificar a simetria e os eixos de simetria em figuras planas. Você pode mandar um texto junto à devolutiva ou no grupo de WhatsApp, valorizando as resoluções de cada um.

Raio X
Essa atividade serve para verificar se os alunos aplicam no desenho os conhecimentos adquiridos sobre simetria e eixo de simetria explorados durante a aula. Encaminhe a atividade impressa, ou por imagem da mesma forma que usou para desenvolver a atividade principal. As figuras são fáceis de serem reproduzidas, mas você pode pedir que escolham algumas. Os alunos podem usar a folha do caderno de matemática, contar os quadradinhos e traçar usando régua. É importante que eles garantam a simetria das figuras.

Convite às famílias
Incentive a participação dos responsáveis no desenvolvimento da atividade. Você pode gravar um áudio e solicitar apoio, ou mesmo enviar um pequeno texto junto com a atividade impressa. Compartilhe com eles os links dos vídeos que estão nos recursos, para que se tiverem acesso à internet, possam assistir com seus filhos.

Sugestão Enviada Por: Eliane Zanin


Código: MAT2_15GEO10

(EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 2º ano:

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem localização espacial, leitura e elaboração de plantas baixas, reconhecimento de figuras planas, sólidos geométricos e suas propriedades, problemas envolvendo formas geométricas e suas características.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas