Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cibele Cristina Escudero.
Mentor: Cibele Diogo Kimura.
Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira.
Habilidade da BNCC
(EF02MA15) - Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.
Objetivos específicos
Analisar e traçar eixos de simetria em figuras planas e imagens.
Conceito-chave
Eixo de simetria em figuras planas e imagens.
Conhecimentos prévios
É importante que eles saibam o que vem a ser simetria e eixo de simetria.
Recursos necessários
- Lápis, borracha e régua.
- Atividades impressas em folhas ( atividade principal, atividade complementar, e raio x).
- Caso eles não reconheçam a simetria o espelho quadrado de bolsa.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Discuta com os alunos:
- O que vocês acham que vamos aprender hoje?
Retomada
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Inicie a aula e peça que observem a imagem e a linha vermelha. Peça que imaginem o que aconteceria se fosse dobrado o desenho bem na linha vermelha. Verifique se eles percebem que os lados são iguais. Pergunte se alguém sabe como é chamada essa linha. Veja se eles sabem que se trata de um eixo de simetria.
Propósito: Realizar um levantamento dos conhecimentos que serão abordados durante a aula.
Discuta com a turma:
- O que vocês perceberam em ambos os lados?
- Qual é o nome dessa linha?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Leia o slide para os alunos, em seguida contextualize a atividade que irão fazer. Informe que será realizada em duplas. A dupla, você professor, deverá organizar de acordo com as dificuldades dos alunos. Importante que essas duplas sejam produtivas, ou seja, com diferentes níveis de aprendizagem. Disponibilize a folha da atividade e uma régua para cada dupla.
Explique que eles irão analisar as imagens e traçar o eixo ou os eixos de simetria em cada uma das figuras. Enquanto eles realizam a atividade, circule pela classe e observe como eles estão fazendo os eixos. Verifique se as duplas estão conseguindo perceber todos os eixos. Após essa etapa eles irão comparar com os alunos da classe os eixos traçados em cada imagem.
Propósito: Fazer com que os alunos identifiquem os eixos de simetria em figuras planas e imagens.
Discuta com a turma:
- Ao traçar o eixo, qual semelhança vocês encontraram?
- Será que essa imagem possui somente esse eixo?
- Alguma dessas imagens possui mais de dois eixos? Quais figuras?
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Principal
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Essa discussão deverá ser realizada no coletivo. Neste momento, importante a professora não perder o objetivo da aula, ou seja, que após analisar as imagens consigam traçar os eixos de simetria.
Após circular pela classe, escolha duplas que tenham realizado a atividade de maneira diferente e leve para o quadro a discussão, questionando o porquê o número de eixos de algumas imagens estão diferentes ao observarmos os desenhos.
Realize a comparação, a fim de que eles percebam a quantidade correta de eixos em cada figura garantindo assim a simetria das imagens.
OBS:Caso ainda possua alunos que não consigam identificar a simetria para traçar o eixo, disponibilize um espelho quadrado de bolsa para que eles coloquem perpendicularmente sobre o meio da imagem e com isso irão ver a imagem refletida no espelho. Poderão ir manuseando o espelho a fim de identificar os demais eixos de simetria nas imagens.
Propósito: Fazer com que os alunos saibam identificar eixos de simetria nas imagens.
Discuta com a turma:
- Será que essa imagem possui somente esse eixo de simetria?
- Ao traçar os eixos de simetria, os dois lados mostraram semelhanças ou diferenças?
- Qual a imagem que possui maior número de eixos?
- Essas imagens possuem eixos somente na vertical ou horizontal?
Materiais Complementares:
Clique “aqui” para a resolução da atividade.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos o são figuras com simetria e seus eixos de simetria.
Propósito: Fazer com que os alunos saibam identificar eixos de simetria em figuras planas e em imagens.
Discuta com os alunos:
- O que vocês aprenderam sobre eixos de simetria?
- Acharam fácil identificar o eixo ou os eixos de simetria em uma imagem ?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação para o professor: Contextualize aos alunos que na atividade eles, em duplas, analisaram, identificaram e traçaram eixos de simetria em figuras planas como: quadrado, retângulo, triângulo e círculo e também em imagens e que agora a atividade será realizada individualmente. Leia o enunciado para os alunos e distribua a folha com as imagens.
Oriente que nesta atividade, eles deverão identificar e traçar o ou os eixos de simetria nas imagens. Enquanto eles realizam, circule pela classe para verificar se eles estão conseguindo identificar os eixos de simetria de cada imagem e como eles estão analisando cada uma.
Esse momento é importante para o professor perceber se eles compreenderam o conteúdo. Verifique se houve resolução diferente. Caso haja, separe um momento para colocar as imagens na lousa e discutir com a classe as diferentes resoluções.
Propósito: Verificar se os alunos identificam os eixos de simetria nas imagens.
Discuta com os alunos:
- Como vocês identificaram a simetria?
- Quais diferenças vocês perceberam entre as imagens?
Materiais complementares para impressão:
Resolução da atividade complementar