10774
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Números

Plano de aula - Escrever matematicamente resolução de problema aditivo

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º do Fundamental sobre Escrita matemática da operação de adição na horizontal com total 10.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elissandra de Oliveira de Almeida

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos
- Necessários: papel e lápis.
- Opcionais: celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares.

Para este plano, a sugestão é focar na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos. Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Sugerimos que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, para que os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.

Aquecimento
Se a sua aula for simultânea, apresente a situação-problema do aquecimento e realize a discussão como indicado no plano, dando um tempo para que resolvam e registrem sua solução, antes de discutir as possibilidades. Primeiro, peça para alguns alunos contarem sobre como resolveram o problema ou mostrarem seus registros. A seguir, realize a apresentação e a conversa sobre o slide da retomada. No caso de uma aula assíncrona, grave um vídeo e dê um tempo para que os alunos pensem na solução. Então, vá apresentando possibilidades de resoluções, incluindo o slide da retomada. Outra alternativa é enviar a atividade (por meio digital ou impressa) para que façam em casa e te enviem os registros das resoluções. Neste caso, não envie a atividade principal junto, deixe para encaminhar juntamente com a devolutiva desta atividade. Solicite o acompanhamento de um familiar. Oriente as famílias para que conversem com os alunos sobre a situação e também sobre a solução que apresentaram, incentivando que pensem em outras formas de registrar e resolver. Pode sugerir algumas das questões das sessões “Discuta com a turma”: "Qual a pergunta do problema? Como você acha que pode resolver? Há outras formas de escrever o que fez para descobrir o resultado?". Encaminhe uma devolutiva aos alunos, incluindo a operação. Junto proponha questões para que possam responder, se possível com o acompanhamento de um familiar: "O que o ‘5” representa aqui: “5+4=9” E o “4”? Por que colocamos esse sinal “+”? O que ele quer dizer? Por que esse sinal “+“ ficou entre o número “5” e o número “4”? Quando usamos esse sinal “=” significa o quê? Por que o “9” veio depois desse sinal “=”?".

Atividade principal
Se não estiver encontrando virtualmente com os alunos, nem mesmo de forma assíncrona, encaminhe a impressão da atividade como continuidade à devolutiva do aquecimento e solicite para que realizem e te devolvam com o registro da resolução. Neste caso, pode mandar, nas instruções aos familiares, questões para que possam conversar com a criança, por exemplo: "Você conseguiu descobrir quantos arremessos cada um fez? Que pergunta deve responder? Como pode fazer para resolver o problema? Que resposta você encontrou? O seu resultado está correto? Como pode fazer a conferência do resultado? Tem outro jeito de registrar a resolução?". No caso de uma aula simultânea, apresente a situação e discuta com os alunos, sempre dando um tempo para realizarem e registrarem suas soluções. Outra possibilidade é você gravar um vídeo onde apresente a situação e oriente a resolução, colocando questões para a reflexão dos alunos. Se for desta maneira, solicite que encaminhem as resoluções a você por meio digital.

Discussão das soluções
Se estiver fazendo uma aula simultânea você poderá apresentar o slide e conversar sobre as soluções. Caso contrário, encaminhe em formato de devolutiva após receber as atividades resolvidas pelos alunos.

Encerramento
Se sua aula for presencial, faça um fechamento com a síntese apresentada no slide do encerramento.

Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, mas é importante que de alguma forma você tenha acesso à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
O convite aos familiares deve incentivar a vivenciarem e compartilharem com os alunos momentos de aprendizagem, de forma que fortaleçam vínculos e que possam contribuir para que os alunos aprendam, paulatinamente, a se organizar e tornar-se cada vez mais autônomos. É importante salientar que eles devem encorajá-los a pensar em estratégias para resolver as situações-problema de maneira mais independente possível. Encaminhe sempre orientações claras e que auxiliem os familiares.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_05NUM07

(EF01MA06) Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 1º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem a percepção sobre a contagem e a ordem das quantidades, atividades de adição, sequências numéricas, identificação de diferenças e semelhanças entre os objetos de contagem, e demais conteúdos relacionados.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas