Plano de Aula

Plano de aula: Escrever matematicamente resolução de problema aditivo

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Pequenos cálculos, jogos e problemas

Descrição

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores da NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra de Oliveira de Almeida

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

(EF01MA06) - Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo  para resolver problemas.



Conhecimentos prévios

Para o desenvolvimento do plano de aula é importante observar se os alunos são capazes de:

  1. Recitar a série numérica até 10;
  2. Relacionar símbolo-quantidade;
  3. Quantificar até 10;
  4. Reconhecer os sinais empregados na representação da operação de adição;
  5. Contar quantidades, juntando-as;

Objetivos específicos

  1. Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre resolução de problemas do campo aditivo (adição);
  2. Compreender a escrita matemática da operação de adição na horizontal;
  3. Valorizar as formas de registro empregadas pelos alunos;
  4. Socializar as formas de registro empregadas pelos alunos e a escrita matemática da operação de adição na horizontal.

Conceito-chave

Escrita matemática da operação de adição na horizontal com total 10.

Recursos necessários

  1. Cartaz (opcional) com: o problema do Aquecimento, da Atividade Principal, da Discussão da solução e do Encerramento;
  2. Atividades: Principal e a do Raio X impressas em folhas do tipo A4 para serem usadas conforme instruções dadas.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  1. Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre resolução de problemas do campo aditivo (adição);
  2. Compreender a escrita matemática da operação de adição na horizontal;
  3. Valorizar as formas de registro empregadas pelos alunos;
  4. Socializar as formas de registro empregadas pelos alunos e a escrita matemática da operação de adição na horizontal.

Alfabetização

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