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Plano de aula - Escrever matematicamente resolução de problema aditivo

POR: Elissandra de Oliveira de Almeida 17/07/2018
Código: MAT1_05NUM07

1º ano / Matemática / Números

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA06) Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º do Fundamental sobre Escrita matemática da operação de adição na horizontal com total 10.

 

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano foi elaborado pelo Time de Autores da NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra de Oliveira de Almeida

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

(EF01MA06) - Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo  para resolver problemas.



Conhecimentos prévios

Para o desenvolvimento do plano de aula é importante observar se os alunos são capazes de:

  1. Recitar a série numérica até 10;
  2. Relacionar símbolo-quantidade;
  3. Quantificar até 10;
  4. Reconhecer os sinais empregados na representação da operação de adição;
  5. Contar quantidades, juntando-as;

Objetivos específicos

  1. Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre resolução de problemas do campo aditivo (adição);
  2. Compreender a escrita matemática da operação de adição na horizontal;
  3. Valorizar as formas de registro empregadas pelos alunos;
  4. Socializar as formas de registro empregadas pelos alunos e a escrita matemática da operação de adição na horizontal.

Conceito-chave

Escrita matemática da operação de adição na horizontal com total 10.

Recursos necessários

  1. Cartaz (opcional) com: o problema do Aquecimento, da Atividade Principal, da Discussão da solução e do Encerramento;
  2. Atividades: Principal e a do Raio X impressas em folhas do tipo A4 para serem usadas conforme instruções dadas.

Tempo previsto: 8 minutos (slides 3 e 4).

Orientação: Projete ou reproduza o problema em um cartaz. Organize a turma de modo que todos os alunos tenham facilidade em visualizar o problema proposto. Leia o problema pelo menos duas vezes. Ouça as opiniões dos alunos sobre as estratégias empregadas por eles para responderem à pergunta do problema. Em seguida, explore o próximo slide.

Propósito: Identificar as estratégias de cálculo empregadas pelos alunos e o conhecimento de que dispõem sobre o registro da operação na horizontal.

Discuta com a turma:

  • Qual a pergunta do problema?
  • Como vocês acham que podemos resolver?
  • Há outras formas de escrevermos o que fizemos para descobrir o resultado?

Tempo previsto: 8 minutos (slides 3 e 4).

Orientação: Projete ou reproduza em um cartaz a fala apresentada no slide. Explore o registro da operação, relacionando os algarismos e sinais (+, =) às funções que possuem, contextualizando-os no problema apresentado anteriormente.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem quantos meninos e quantas meninas têm? Como podemos escrever isso?
  • Para descobrir quantas crianças são ao todo, o que vocês fizeram?
  • Vejam: o que o ‘5” representa aqui: “5+4=9” E o “4”?
  • Por que colocamos esse sinal “+”? O que ele quer dizer? Por que esse sinal “+“ ficou entre o número “5” e o número “4”?
  • Quando usamos esse sinal “=” significa o quê?
  • Por que o “9” veio depois desse sinal “=”?

Conclua a exploração da representação da operação na horizontal, fazendo a leitura do registro, ligado ao contexto do problema proposto. Por exemplo: “5 meninos mais 4 meninas é igual a 9 crianças.”

Tempo previsto: 10 minutos.

Orientação: Organize a turma em duplas. Entregue para cada aluno cópia do problema proposto. Projete ou reproduza em cartaz o problema. Leia o problema pelo menos duas vezes. Certifique-se de que os alunos compreenderam o que é para ser feito. Deixe os alunos à vontade para fazerem o registro como acharem melhor. Enquanto os alunos trabalham em duplas, passe pelas mesas, interaja com eles, observe estratégias empregadas, anote os diferentes tipos de registro que surgirem durante a realização da atividade para posterior discussão das soluções. Explique que primeiro devem resolver sozinhos e depois podem conversar com o colega.

Faça adequações no tempo de acordo com o tamanho da sua turma.

Propósito: Estimular os alunos a checarem resultados, analisarem as estratégias usadas, construírem e testarem hipóteses de raciocínio.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram descobrir quantos arremessos cada um fez?
  • Que pergunta devemos responder?
  • Como podemos fazer para resolver o problema?
  • Como seu colega fez?
  • Você concorda com o jeito dele?
  • Que resposta vocês encontraram? O resultado de vocês está correto?
  • Como fizeram a conferência do resultado do colega?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de Intervenção

Tempo previsto: 15 minutos.

Orientação: Reorganize a sala para que os alunos tenham condições de visualizar as possibilidades de registros que serão socializadas. Convide alguns alunos para escreverem no quadro os seus registros. Caso, não apareça alguma das possibilidades apresentadas no slide, projete-o, represente-o no quadro ou faça um cartaz contendo os três registros. Explore cada registro separadamente, dando oportunidade de as crianças explicarem o que pensam sobre cada um deles. É importante considerar todas as opiniões apresentadas pelos alunos. Aceitar diferentes tipos de registro significa acolher o modo de pensar do aluno. A diversidade de registros associada às explicações orais, por exemplo, são elementos indispensáveis à uma boa mediação pedagógica com vistas à promoção da aprendizagem. Lembre-se: O jeito da escola não é o único. Não necessariamente é o mais fácil, ainda que possa ser uma forma rápida de registro.

Propósito: Estimular os alunos a explicarem suas estratégias de cálculo, favorecendo a capacidade de pensar sobre as formas de representar seu raciocínio, oportunizando a troca de opiniões e comparação de resultados.

Discuta com a turma:

À partir dos registros acima converse com os alunos:

  • Registro com traços: Como vocês acham que pensou quem fez esse registro? Por que os traços estão afastados? Por que o número 10 aparece embaixo?
  • Registro na operação: O que esses números representam? Para que servem esses sinais “+” e “=”? O que vocês acharam desse jeito de fazer?
  • Registro com bolinhas: Quantas bolinhas foram desenhadas? Essa é a resposta do problema? O que aconteceu nesse registro?
  • Vocês acham que podemos usar qualquer um desses registros?

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Projete ou reproduza em cartaz o slide do Encerramento. Faça o fechamento da atividade principal, explicando que eles podem usar desenhos, traços, números e sinais para escrever a resposta do problema. Enfatize que é possível também usar a operação para responder à pergunta do problema.

Propósito: Destacar que a operação da adição na horizontal é uma possibilidade de registro da resposta para o problema.

Tempo previsto: 8 minutos.

Orientação: Projete ou reproduza no quadro ou em cartaz o problema. Leia o comando da atividade pelo menos duas vezes. Certifique-se de que os alunos entenderam a atividade. Explique que eles vão escrever nos quadros vazios o que está faltando para completar a operação. Entregue uma atividade para cada aluno e deixe-os trabalhar individualmente.

Propósito: Estimular os alunos a usarem o conhecimento adquirido.

Discuta com a turma:

  • O que vocês acham que significam essas bolas embaixo dos quadros?
  • O que vocês pensam em fazer para completar o que está faltando nos quadros?

Materiais complementares:

Atividade Complementar

Atividade de Raio X

Resolução da Atividade Complementar

Resolução da Atividade Raio X

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores da NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra de Oliveira de Almeida

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

(EF01MA06) - Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo  para resolver problemas.



Conhecimentos prévios

Para o desenvolvimento do plano de aula é importante observar se os alunos são capazes de:

  1. Recitar a série numérica até 10;
  2. Relacionar símbolo-quantidade;
  3. Quantificar até 10;
  4. Reconhecer os sinais empregados na representação da operação de adição;
  5. Contar quantidades, juntando-as;

Objetivos específicos

  1. Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre resolução de problemas do campo aditivo (adição);
  2. Compreender a escrita matemática da operação de adição na horizontal;
  3. Valorizar as formas de registro empregadas pelos alunos;
  4. Socializar as formas de registro empregadas pelos alunos e a escrita matemática da operação de adição na horizontal.

Conceito-chave

Escrita matemática da operação de adição na horizontal com total 10.

Recursos necessários

  1. Cartaz (opcional) com: o problema do Aquecimento, da Atividade Principal, da Discussão da solução e do Encerramento;
  2. Atividades: Principal e a do Raio X impressas em folhas do tipo A4 para serem usadas conforme instruções dadas.

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