Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
- Necessários: papel e lápis.
- Opcionais: celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares.
Para este plano, a sugestão é focar na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos. Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Sugerimos que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, para que os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.
Aquecimento
Se a sua aula for simultânea, apresente a situação-problema do aquecimento e realize a discussão como indicado no plano, dando um tempo para que resolvam e registrem sua solução, antes de discutir as possibilidades. Primeiro, peça para alguns alunos contarem sobre como resolveram o problema ou mostrarem seus registros. A seguir, realize a apresentação e a conversa sobre o slide da retomada. No caso de uma aula assíncrona, grave um vídeo e dê um tempo para que os alunos pensem na solução. Então, vá apresentando possibilidades de resoluções, incluindo o slide da retomada. Outra alternativa é enviar a atividade (por meio digital ou impressa) para que façam em casa e te enviem os registros das resoluções. Neste caso, não envie a atividade principal junto, deixe para encaminhar juntamente com a devolutiva desta atividade. Solicite o acompanhamento de um familiar. Oriente as famílias para que conversem com os alunos sobre a situação e também sobre a solução que apresentaram, incentivando que pensem em outras formas de registrar e resolver. Pode sugerir algumas das questões das sessões “Discuta com a turma”: "Qual a pergunta do problema? Como você acha que pode resolver? Há outras formas de escrever o que fez para descobrir o resultado?". Encaminhe uma devolutiva aos alunos, incluindo a operação. Junto proponha questões para que possam responder, se possível com o acompanhamento de um familiar: "O que o ‘5” representa aqui: “5+4=9” E o “4”? Por que colocamos esse sinal “+”? O que ele quer dizer? Por que esse sinal “+“ ficou entre o número “5” e o número “4”? Quando usamos esse sinal “=” significa o quê? Por que o “9” veio depois desse sinal “=”?".
Atividade principal
Se não estiver encontrando virtualmente com os alunos, nem mesmo de forma assíncrona, encaminhe a impressão da atividade como continuidade à devolutiva do aquecimento e solicite para que realizem e te devolvam com o registro da resolução. Neste caso, pode mandar, nas instruções aos familiares, questões para que possam conversar com a criança, por exemplo: "Você conseguiu descobrir quantos arremessos cada um fez? Que pergunta deve responder? Como pode fazer para resolver o problema? Que resposta você encontrou? O seu resultado está correto? Como pode fazer a conferência do resultado? Tem outro jeito de registrar a resolução?". No caso de uma aula simultânea, apresente a situação e discuta com os alunos, sempre dando um tempo para realizarem e registrarem suas soluções. Outra possibilidade é você gravar um vídeo onde apresente a situação e oriente a resolução, colocando questões para a reflexão dos alunos. Se for desta maneira, solicite que encaminhem as resoluções a você por meio digital.
Discussão das soluções
Se estiver fazendo uma aula simultânea você poderá apresentar o slide e conversar sobre as soluções. Caso contrário, encaminhe em formato de devolutiva após receber as atividades resolvidas pelos alunos.
Encerramento
Se sua aula for presencial, faça um fechamento com a síntese apresentada no slide do encerramento.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, mas é importante que de alguma forma você tenha acesso à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
O convite aos familiares deve incentivar a vivenciarem e compartilharem com os alunos momentos de aprendizagem, de forma que fortaleçam vínculos e que possam contribuir para que os alunos aprendam, paulatinamente, a se organizar e tornar-se cada vez mais autônomos. É importante salientar que eles devem encorajá-los a pensar em estratégias para resolver as situações-problema de maneira mais independente possível. Encaminhe sempre orientações claras e que auxiliem os familiares.