Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivos
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia os objetivos para a turma.
Propósito: Compartilhar os objetivos da aula.
Aquecimento
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Peça aos alunos que, em duplas, leiam a atividade proposta, envolvendo a todos e motivando-os a encontrar uma solução. Faça perguntas para certificar-se de que entenderam o problema. Peça para que levantem a mão quando terminarem cada uma das situações apresentadas. Observe a resposta de todos. Peça a um aluno que compartilhe sua resposta na lousa e explique a estratégia que usou para encontrar a solução. Pergunte aos demais se alguém fez diferente, permitindo que diferentes estratégias sejam compartilhadas. Registre em suas anotações pessoais, os nomes de quem não fez as divisões corretamente e também o que escreveu como resposta. Se possível, pergunte como pensou para chegar nesta resposta.
Resolução
Para resolver este problema vamos pensar em uma situação de cada vez:
- Na primeira situação vamos repartir os 600 gibis considerando a informação de que as duas turmas têm a mesma quantidade de alunos. Então fazemos 600 : 2 = 300. Concluímos preenchendo a primeira linha da tabela com 300 gibis para o 6º ano A e 300 gibis para o 6º ano B.
- Na segunda situação vamos repartir os 600 gibis considerando a informação de que a turma A tem o dobro de alunos da turma B. Então fazemos 600 : 3 = 200. Desta forma uma parte fica para a turma B e o dobro, isto é, 2 x 200 = 400 fica para a turma A. Concluímos preenchendo a segunda linha da tabela com 400 gibis para o 6º ano A e 200 gibis para o 6º ano B.
- Na terceira situação vamos repartir os 600 gibis considerando a informação de que a turma A tem a terça parte da quantidade de alunos da turma B. Então fazemos 600 : 4 = 150. Desta forma uma parte fica para a turma A e o triplo desta quantidade, isto é, 3 x 150 = 450 fica para a turma B. Concluímos preenchendo a terceira linha da tabela com 150 gibis para o 6º ano A e 450 gibis para o 6º ano B.
- Na quarta situação vamos repartir os 600 gibis considerando a informação de que três quintos dos alunos do 6º ano estão na turma A. Então fazemos 600 : 5 = 120. Desta forma, 3 x 120 = 360 gibis ficam para a turma A e 2 x 120 = 240 gibis ficam para a turma B. Concluímos preenchendo a última linha da tabela com 360 gibis para o 6º ano A e 240 gibis para o 6º ano B.
Propósito: Perceber que é possível dividir uma quantidade em duas partes de diferentes maneiras.
Discuta com a turma:
- É possível dividir esta quantidade em duas partes?
- Há apenas uma maneira de dividir uma quantidade em duas partes?
- Que divisão você acha que deve ser feita em cada uma das situações apresentadas?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)
Orientação: Para realização desta atividade, sugerimos que os alunos estejam em duplas. Organize as duplas e peça que respondam as perguntas individualmente e depois discutam na dupla, e assim resolvam a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.
Propósito: Dividir uma quantidade em duas partes de diferentes maneiras, explorando a razão entre as partes e entre as partes e o todo na partilha em duas quantidades desiguais.
Discuta com a turma:
- Na situação apresentada, o trabalho foi realizado por quem? Eles trabalharam juntos e ao mesmo tempo? Como dividiram o trabalho?
- Neste caso, as duas partes são iguais? São diferentes? Como é esta diferença?
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução atividade principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)
Orientação: Para realização desta atividade, sugerimos que os alunos estejam em duplas. Organize as duplas e peça que respondam às perguntas individualmente e depois discutam na dupla, e assim resolvam a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.
Propósito: Dividir uma quantidade em duas partes de diferentes maneiras, explorando a razão entre as partes e entre as partes e o todo na partilha em duas quantidades desiguais.
Discuta com a turma:
- Na situação apresentada, o trabalho foi realizado por Bruno e Diego, mas cada um fez uma parte. Eles trabalharam juntos e ao mesmo tempo? Como dividiram o trabalho?
- Como devem dividir a quantia que receberam pelo trabalho realizado? Devem dividir em partes iguais?
- Que quantia Diego disse que deve receber? Bruno deve receber a mesma quantia? Quanto Bruno deve receber?
- Afinal, quanto receberam pelo trabalho realizado? Como é possível fazer este cálculo? Há somente uma maneira de calcular este valor?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6 e 7)
Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma toda, as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Nestes slides apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar este slide para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Como você pensou para descobrir a solução deste problema?
- Alguém usou uma estratégia diferente?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6 e 7)
Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma toda, as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Nestes slides apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar este slide para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.
Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- Como você pensou para descobrir a solução deste problema?
- Alguém usou uma estratégia diferente?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientação: Projete ou leia o texto do slide para a turma, sistematizando a ideia de que podemos dividir uma quantidade em duas partes de diferentes maneiras, explorando a razão entre as partes e entre as partes e o todo na partilha em duas quantidades desiguais.
Propósito: Sistematizar os conceitos estudados na atividade.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o texto do slide para a turma, retomando com a turma os objetivos propostos para esta aula.
Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.