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Plano de aula - Quem trabalha mais, recebe mais

Plano de aula de Matemática com atividades para 6ºano do Fundamental sobre Resolução de problemas, partilha em duas partes desiguais, razão.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Machado Pinheiro

 

Objetivos select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernanda Machado Pinheiro

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF06MA14) Resolver e elaborar problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo.

Objetivos específicos

Explorar a razão entre as partes e entre as partes e o todo na partilha em duas quantidades desiguais.

Conceito-chave

Resolução de problemas, partilha em duas partes desiguais, razão.

Recursos necessários

  • Caderno, lápis e borracha;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia os objetivos para a turma.

Propósito: Compartilhar os objetivos da aula.

Aquecimento select-down

Aquecimento

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça aos alunos que, em duplas, leiam a atividade proposta, envolvendo a todos e motivando-os a encontrar uma solução. Faça perguntas para certificar-se de que entenderam o problema. Peça para que levantem a mão quando terminarem cada uma das situações apresentadas. Observe a resposta de todos. Peça a um aluno que compartilhe sua resposta na lousa e explique a estratégia que usou para encontrar a solução. Pergunte aos demais se alguém fez diferente, permitindo que diferentes estratégias sejam compartilhadas. Registre em suas anotações pessoais, os nomes de quem não fez as divisões corretamente e também o que escreveu como resposta. Se possível, pergunte como pensou para chegar nesta resposta.

Resolução

Para resolver este problema vamos pensar em uma situação de cada vez:

  • Na primeira situação vamos repartir os 600 gibis considerando a informação de que as duas turmas têm a mesma quantidade de alunos. Então fazemos 600 : 2 = 300. Concluímos preenchendo a primeira linha da tabela com 300 gibis para o 6º ano A e 300 gibis para o 6º ano B.
  • Na segunda situação vamos repartir os 600 gibis considerando a informação de que a turma A tem o dobro de alunos da turma B. Então fazemos 600 : 3 = 200. Desta forma uma parte fica para a turma B e o dobro, isto é, 2 x 200 = 400 fica para a turma A. Concluímos preenchendo a segunda linha da tabela com 400 gibis para o 6º ano A e 200 gibis para o 6º ano B.
  • Na terceira situação vamos repartir os 600 gibis considerando a informação de que a turma A tem a terça parte da quantidade de alunos da turma B. Então fazemos 600 : 4 = 150. Desta forma uma parte fica para a turma A e o triplo desta quantidade, isto é, 3 x 150 = 450 fica para a turma B. Concluímos preenchendo a terceira linha da tabela com 150 gibis para o 6º ano A e 450 gibis para o 6º ano B.
  • Na quarta situação vamos repartir os 600 gibis considerando a informação de que três quintos dos alunos do 6º ano estão na turma A. Então fazemos 600 : 5 = 120. Desta forma, 3 x 120 = 360 gibis ficam para a turma A e 2 x 120 = 240 gibis ficam para a turma B. Concluímos preenchendo a última linha da tabela com 360 gibis para o 6º ano A e 240 gibis para o 6º ano B.

Propósito: Perceber que é possível dividir uma quantidade em duas partes de diferentes maneiras.

Discuta com a turma:

  • É possível dividir esta quantidade em duas partes?
  • Há apenas uma maneira de dividir uma quantidade em duas partes?
  • Que divisão você acha que deve ser feita em cada uma das situações apresentadas?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientação: Para realização desta atividade, sugerimos que os alunos estejam em duplas. Organize as duplas e peça que respondam as perguntas individualmente e depois discutam na dupla, e assim resolvam a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.

Propósito: Dividir uma quantidade em duas partes de diferentes maneiras, explorando a razão entre as partes e entre as partes e o todo na partilha em duas quantidades desiguais.

Discuta com a turma:

  • Na situação apresentada, o trabalho foi realizado por quem? Eles trabalharam juntos e ao mesmo tempo? Como dividiram o trabalho?
  • Neste caso, as duas partes são iguais? São diferentes? Como é esta diferença?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientação: Para realização desta atividade, sugerimos que os alunos estejam em duplas. Organize as duplas e peça que respondam às perguntas individualmente e depois discutam na dupla, e assim resolvam a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.

Propósito: Dividir uma quantidade em duas partes de diferentes maneiras, explorando a razão entre as partes e entre as partes e o todo na partilha em duas quantidades desiguais.

Discuta com a turma:

  • Na situação apresentada, o trabalho foi realizado por Bruno e Diego, mas cada um fez uma parte. Eles trabalharam juntos e ao mesmo tempo? Como dividiram o trabalho?
  • Como devem dividir a quantia que receberam pelo trabalho realizado? Devem dividir em partes iguais?
  • Que quantia Diego disse que deve receber? Bruno deve receber a mesma quantia? Quanto Bruno deve receber?
  • Afinal, quanto receberam pelo trabalho realizado? Como é possível fazer este cálculo? Há somente uma maneira de calcular este valor?

Discussão da solução select-down

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6 e 7)

Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma toda, as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Nestes slides apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar este slide para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Como você pensou para descobrir a solução deste problema?
  • Alguém usou uma estratégia diferente?

Discussão da solução select-down

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6 e 7)

Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma toda, as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Nestes slides apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar este slide para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Como você pensou para descobrir a solução deste problema?
  • Alguém usou uma estratégia diferente?

Sistematização do conceito select-down

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Projete ou leia o texto do slide para a turma, sistematizando a ideia de que podemos dividir uma quantidade em duas partes de diferentes maneiras, explorando a razão entre as partes e entre as partes e o todo na partilha em duas quantidades desiguais.

Propósito: Sistematizar os conceitos estudados na atividade.

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o texto do slide para a turma, retomando com a turma os objetivos propostos para esta aula.

Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.

Raio X select-down

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Quando terminarem, faça a correção coletiva.

Propósito: Resolver problemas que envolvam a ideia de partilha de uma quantidade em duas partes desiguais.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia os objetivos para a turma.

Propósito: Compartilhar os objetivos da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernanda Machado Pinheiro

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

(EF06MA14) Resolver e elaborar problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo.

Objetivos específicos

Explorar a razão entre as partes e entre as partes e o todo na partilha em duas quantidades desiguais.

Conceito-chave

Resolução de problemas, partilha em duas partes desiguais, razão.

Recursos necessários

  • Caderno, lápis e borracha;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Aquecimento

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça aos alunos que, em duplas, leiam a atividade proposta, envolvendo a todos e motivando-os a encontrar uma solução. Faça perguntas para certificar-se de que entenderam o problema. Peça para que levantem a mão quando terminarem cada uma das situações apresentadas. Observe a resposta de todos. Peça a um aluno que compartilhe sua resposta na lousa e explique a estratégia que usou para encontrar a solução. Pergunte aos demais se alguém fez diferente, permitindo que diferentes estratégias sejam compartilhadas. Registre em suas anotações pessoais, os nomes de quem não fez as divisões corretamente e também o que escreveu como resposta. Se possível, pergunte como pensou para chegar nesta resposta.

Resolução

Para resolver este problema vamos pensar em uma situação de cada vez:

  • Na primeira situação vamos repartir os 600 gibis considerando a informação de que as duas turmas têm a mesma quantidade de alunos. Então fazemos 600 : 2 = 300. Concluímos preenchendo a primeira linha da tabela com 300 gibis para o 6º ano A e 300 gibis para o 6º ano B.
  • Na segunda situação vamos repartir os 600 gibis considerando a informação de que a turma A tem o dobro de alunos da turma B. Então fazemos 600 : 3 = 200. Desta forma uma parte fica para a turma B e o dobro, isto é, 2 x 200 = 400 fica para a turma A. Concluímos preenchendo a segunda linha da tabela com 400 gibis para o 6º ano A e 200 gibis para o 6º ano B.
  • Na terceira situação vamos repartir os 600 gibis considerando a informação de que a turma A tem a terça parte da quantidade de alunos da turma B. Então fazemos 600 : 4 = 150. Desta forma uma parte fica para a turma A e o triplo desta quantidade, isto é, 3 x 150 = 450 fica para a turma B. Concluímos preenchendo a terceira linha da tabela com 150 gibis para o 6º ano A e 450 gibis para o 6º ano B.
  • Na quarta situação vamos repartir os 600 gibis considerando a informação de que três quintos dos alunos do 6º ano estão na turma A. Então fazemos 600 : 5 = 120. Desta forma, 3 x 120 = 360 gibis ficam para a turma A e 2 x 120 = 240 gibis ficam para a turma B. Concluímos preenchendo a última linha da tabela com 360 gibis para o 6º ano A e 240 gibis para o 6º ano B.

Propósito: Perceber que é possível dividir uma quantidade em duas partes de diferentes maneiras.

Discuta com a turma:

  • É possível dividir esta quantidade em duas partes?
  • Há apenas uma maneira de dividir uma quantidade em duas partes?
  • Que divisão você acha que deve ser feita em cada uma das situações apresentadas?

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientação: Para realização desta atividade, sugerimos que os alunos estejam em duplas. Organize as duplas e peça que respondam as perguntas individualmente e depois discutam na dupla, e assim resolvam a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.

Propósito: Dividir uma quantidade em duas partes de diferentes maneiras, explorando a razão entre as partes e entre as partes e o todo na partilha em duas quantidades desiguais.

Discuta com a turma:

  • Na situação apresentada, o trabalho foi realizado por quem? Eles trabalharam juntos e ao mesmo tempo? Como dividiram o trabalho?
  • Neste caso, as duas partes são iguais? São diferentes? Como é esta diferença?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientação: Para realização desta atividade, sugerimos que os alunos estejam em duplas. Organize as duplas e peça que respondam às perguntas individualmente e depois discutam na dupla, e assim resolvam a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução.

Propósito: Dividir uma quantidade em duas partes de diferentes maneiras, explorando a razão entre as partes e entre as partes e o todo na partilha em duas quantidades desiguais.

Discuta com a turma:

  • Na situação apresentada, o trabalho foi realizado por Bruno e Diego, mas cada um fez uma parte. Eles trabalharam juntos e ao mesmo tempo? Como dividiram o trabalho?
  • Como devem dividir a quantia que receberam pelo trabalho realizado? Devem dividir em partes iguais?
  • Que quantia Diego disse que deve receber? Bruno deve receber a mesma quantia? Quanto Bruno deve receber?
  • Afinal, quanto receberam pelo trabalho realizado? Como é possível fazer este cálculo? Há somente uma maneira de calcular este valor?

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6 e 7)

Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma toda, as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Nestes slides apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar este slide para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Como você pensou para descobrir a solução deste problema?
  • Alguém usou uma estratégia diferente?

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6 e 7)

Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma toda, as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Nestes slides apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar este slide para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Como você pensou para descobrir a solução deste problema?
  • Alguém usou uma estratégia diferente?

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Projete ou leia o texto do slide para a turma, sistematizando a ideia de que podemos dividir uma quantidade em duas partes de diferentes maneiras, explorando a razão entre as partes e entre as partes e o todo na partilha em duas quantidades desiguais.

Propósito: Sistematizar os conceitos estudados na atividade.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o texto do slide para a turma, retomando com a turma os objetivos propostos para esta aula.

Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Quando terminarem, faça a correção coletiva.

Propósito: Resolver problemas que envolvam a ideia de partilha de uma quantidade em duas partes desiguais.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

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