Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_02NUM06
Recursos
- Necessários: Papel, lápis, imagens digitais ou impressas das atividades e orientações. Cartões numerados de 1 a 100, para o sorteio do bingo.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminharão à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
Aquecimento e Atividade principal
Se sua aula for assíncrona, pode solicitar que joguem bingo com os familiares (podem participar quantas pessoas quiserem, desde que cada um faça sua cartela) e, para tanto, envie orientações para a confecção das cartelas e as regras do jogo. Caso não ache viável, pode mandar uma situação onde já tenham 5 jogadores, cujas cartelas você já mande preenchidas e uma em branco com as instruções para que o aluno preencha. Essa será a sua cartela. Mande a sequência de números de 1 a 100 fora de ordem e peça para um familiar ler para a criança um a um, ou que faça o sorteio.
Numa aula simultânea, realize o bingo conversando sobre as regras e orientando a confecção das cartelas. Neste caso, o professor fará o sorteio dos números, mas pode solicitar que os alunos leiam algumas vezes, mesmo que coletivamente.
Discussão das soluções
Se tiver um encontre simultâneo com seus alunos, realize a proposta do plano de aula.
No caso de uma aula assíncrona, solicite que respondam por escrito e tem enviem:
1. QUAL O MAIOR NÚMERO SORTEADO?
2. E O MENOR?
3. QUEM FEZ BINGO?
4. VOCÊ SABE LER TODOS ESSES NÚMEROS QUE FORAM SORTEADOS?
Sistematização do conceito e Encerramento
Encerre a aula (se estiver falando com os alunos diretamente), ou envie uma devolutiva às respostas dos alunos com a síntese da aprendizagem desta aula, tendo como base a sistematização do conceito e o encerramento do plano de aula.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide os familiares a vivenciarem e compartilharem com os alunos um momento de aprendizagem de forma divertida. Explique os objetivos da atividade para que fique claro para os familiares. É importante salientar que devem encorajar os alunos a realizarem as leituras e identificações dos números.