Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT8_15GEO04
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, régua, papel quadriculado, WhatsApp
- Opcionais: Messenger Sala de aluno ( https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy ( https://pt.khanacademy.org/)
Portal OBMEP ( https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie=3)
Geogebra https://play.google.com/store/apps/details?id=org.geogebra&hl=pt_BR
Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL
Aquecimento
Você pode usar o Aquecimento juntamente com a Atividade principal, adaptá-lo como exemplo nas orientações ou mesmo suprimi-lo para focar unicamente na Atividade principal.
Atividade principal
O uso do papel quadriculado é importante nessa atividade, especialmente se o aluno não tiver como imprimir. Há 3 itens na atividade. Você pode selecionar alguns ou solicitar que os alunos façam todas as questões. Encaminhe orientações, via áudio ou vídeo (WhatsApp), focando em informações que permitam que os alunos realizem a atividade autonomamente. A linguagem matemática adotada na situação é extremamente importante, por isso, talvez você tenha que retomá-la ou mesmo solicitar que os alunos façam um glossário com exemplos. Sugerimos que você encaminhe a atividade principal (versão impressa) para os alunos realizarem, solicitando que eles deem um retorno da atividade. Mantenha um canal de comunicação para dúvidas e esclarecimentos.
Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de congruência (link 1) e transformações (link 2). Você pode selecionar os materiais pertinentes e indicar aos alunos que possuem acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/geometry/hs-geo-congruence/hs-geo-trans-and-congruence
https://pt.khanacademy.org/math/geometry-home/transformations
No Portal da OBMEP há exploração dos elementos básicos da geometria plana (partes 1, 2 e 3) que pode servir de apoio aos alunos que possuem internet.
https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie=3
Discussão das soluções
Observe as respostas e dúvidas apresentadas pelos alunos para dar um feedback à turma. Considere, sobretudo, os equívocos e as estratégias adotadas para poder reorientar o estudo e dar dicas a para a realização de novas atividades (Raio X e atividades complementares). Use o WhatsApp e grave um áudio ou vídeo curto para dar um ‘fechamento’ à aula. Se sua turma dispuser de ferramentas e internet, dê preferência por realizar as discussões em tempo real, através de uma das plataformas sugeridas abaixo. Solicite que os alunos realizem as demais atividades propostas neste plano. Mas, não esqueça de manter um canal de comunicação para discussão também dessas novas atividades.
Se for possível discutir em tempo real com sua turma, use o Meet, Hangout ou Zoom e considere apenas os itens e os conceitos de maior relevância.
Você pode usar também o Messenger Sala de aluno https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/
Sistematização
xxxx
Encerramento
xxxx
Raio X
Use o Raio X e as atividades complementares como forma de revisão para consolidação das aprendizagens. Não esqueça de retomar discussões também dessas atividades e focar nos pontos de aprendizagem mais críticos.
Convite às famílias
Um dos itens da atividade principal pode ser adaptado para discussão com as famílias, sem a necessidade da linguagem específica matemática. Pessoas não letradas são capazes de analisar e opinar sobre a questão, mesmo que não conheçam os conceitos matemáticos de translação, reflexão e rotação.
Sugestão Enviada Por: Rita Batista
Código: MAT8_15GEO04
(EF08MA18) Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas (translação, reflexão e rotação), com o uso de instrumentos de desenho ou de softwares de geometria dinâmica.
Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem congruência de triângulos, propriedades dos quadriláteros, construções geométricas e lugar geométrico.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes