10765
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Perímetro e Área de figuras e plantas irregulares

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Planta baixa, perímetro, área

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elizabeth Bento

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT6_21GRM04

Recursos

- Necessários: Caderno, lápis, borracha, malha quadriculada (0,5 x 1), régua, lápis de cor

- Opcionais: Google sala de aula, Meet
Plantas baixas: https://pt.khanacademy.org/math/6-ano-matematica/grandezas-e-medidas/planta-baixa-e-vistas-areas/v/plantas-baixas

Para este plano, foque na etapa Retomada

Retomada

Você pode fazer uma sala de aula invertida. Envie com antecedência para os alunos o arquivo da Retomada (whatsApp). Peçam que desenhem a malha usando as linhas do caderno. O objetivo da aula é ler a planta identificando suas medidas de perímetro e área. Oriente-os que pensem na atividade antes do dia do encontro marcado seguindo as seguintes as orientações:
     a) desenhar a planta inteira da praça;
     b) determinar a quantidade de cerca necessária para área verde;
     c) determinar as medidas de áreas dos espaços nas cores cinza e verde.

Observando a planta da praça enviada, os alunos precisam desenhar a planta completa e determinar o comprimento da cerca e a área a ser coberta pelo piso antiderrapante. Instigue-os a fazer antes da aula. É importante essa autonomia dos alunos. O erro e as tentativas faz parte da aprendizagem. Deixe um canal de comunicação sempre aberto entre vocês para possíveis dúvidas ou encaminhamentos. No dia do encontro marcado (Meet, Hangouts, Zoom, Teams), deixe que os alunos compartilhem como pensaram e, se tiver algum registro, esse é o momento de mostrar. Retome as perguntas direcionadas e converse sobre cada uma delas. É importante saber quais as possíveis dúvidas e/ou questionamentos dos alunos.

Compartilhe a tela com o desenho de cada parte, mostrando a decomposição e o cálculo do perímetro. Diga quais são as opções: eles podem contar os retângulos e calcular a área; calcular a área verde e a área cinza ou então subdividir em retângulos. É importante dizer e mostrar que não existe uma única maneira de resolver esse problema. Eles podem pensar em outros recortes. Estimular a desenhar e a fazer por si só, é um grande passo para a aprendizagem significativa. Aproveite, e converse sobre simetria da figura. Questione se vale a pena saber se a figura a ser desenhada é simétrica a que já existia. Faça boas perguntas com foco na aula.

Se sua aula fora assíncrona, deixe a tarefa na escola ou envie pelo whatasApp. Grave um áudio explicando e peçam que enviem para você combinando um retorno de devolutiva. Nesse retorno, você pode enviar o print com a planta para que eles comparem com a deles e colem no seu caderno.

Sugira aos alunos que tenham acesso à internet os vídeos da Plataforma Khan Academy:

https://pt.khanacademy.org/math/6-ano-matematica/grandezas-e-medidas/planta-baixa-e-vistas-areas/v/plantas-baixas.

Convite às famílias

A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados nessa fase com outras funções em casa. Peça às famílias, que oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções, conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês. Convide um familiar para que possa assistir aos vídeos com você e ajudar a construir a planta da sua casa. Que tal? Comece a medir os comprimentos e largura de cada cômodo. Fica a dica!!!

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira


Código: MAT6_21GRM04

(EF06MA28) Interpretar, descrever e desenhar plantas baixas simples de residências e vistas aéreas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 6º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem a resolver problemas de medidas envolvendo grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume; ampliam a noção de ângulo, interpretando, descrevendo e desenhando plantas baixas simples de residências e vistas aéreas; analisam e as mudanças no perímetro e na área de um quadrado obtido por ampliação ou redução.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas