10764
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Números

Plano de aula - Resolução de problemas do campo aditivo com a ideia da subtração

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre estratégias de resolução de problemas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elissandra de Oliveira de Almeida

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos
- Necessários: papel e lápis, moedas de dinheirinho, confeccionadas ou outro material para substituir as moedas, na quantidade 10 (palitos, feijões ou outro).
- Opcionais: celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.

Para este plano, a sugestão é focar na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos. Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Sugerimos que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, para que os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.

Aquecimento
A atividade de aquecimento pode ser realizada oralmente. Sugira aos alunos que tenham em mãos 10 moedas de dinheirinho ou outro material manipulável para substituir as moedas (palitos, feijões ou outro). Se conseguir, promova uma troca de ideias de como pensaram para encontrar a solução. No caso de uma aula assíncrona, grave um vídeo e dê um tempo para que os alunos pensem na solução. Então, vá apresentando possibilidades de resoluções. Ou envie a atividade (por meio digital ou impressa) para que façam em casa e te enviem os registros das resoluções. Solicite o acompanhamento de um familiar. Oriente as famílias para que estimulem os alunos a fazerem contagens e comparações, checarem resultados, construírem e testarem hipóteses de raciocínio. Pode sugerir as seguintes questões: "Quanto Felipe tem de dinheiro? Quanto custou a pipa? Para pagar a pipa será que Felipe precisa usar todas as moedas? Será que pode fazer de outro jeito para descobrir o resultado?".

Atividade principal
A proposta aqui é que os alunos realizem compras de brinquedos, registrando na tabela, mas sem realizar o jogo. Estimule os alunos para que façam duas ou três propostas diferentes de compras. Devem utilizar as “moedas” como se estivessem comprando e ir registrando na tabela (modelo abaixo). No caso de uma aula simultânea, explique que cada um tem 10 reais para comprar brinquedos. Apresente a roleta de brinquedos e explore oralmente o assunto:
     - O dinheiro que cada um tem é suficiente para comprar qualquer um dos brinquedos?
     - Qual é o brinquedo mais caro?
     - Qual é o brinquedo mais barato?
     - Para comprar mais brinquedos, qual vocês devem comprar? Quantos vocês podem comprar? Será que vai sobrar troco?
Reafirme que deverão fazer três propostas de compras diferentes partindo até 10 reais em cada proposta.

Caso a aula seja assíncrona, convide um familiar para acompanhar. Envie aos alunos as imagens da atividade por meio digital (ou impressão) juntamente com as comandas e as sugestões de questões para que as famílias explorem a situação com as crianças. Outra possibilidade é você gravar um vídeo onde apresente a situação e oriente a resolução. Você deverá receber as resoluções dos alunos por meio digital ou em papel, no prazo combinado com os familiares.

Discussão das soluções
Apresente ou encaminhe aos alunos a comanda (que está no slide da discussão das soluções) e promova uma discussão na aula simultânea ou, no caso da aula for assíncrona, sugira que façam uma conversa com o familiar que estiver disponível, orientando-se com as seguintes questões:
     - Compra 1: Quem comprou o pião e as bolas de gude gastou todo o dinheiro que tinha? Quanto custaram esses brinquedos?
     - Compra 2: Alguém comprou só a moto. Por quê?
     - Compra 3: Quem comprou o cubo mágico e as bolas de gude poderia comprar mais algum brinquedo?

Sistematização do conceito e Encerramento
Se a sua aula for presencial, faça um fechamento com a síntese do que os alunos aprenderam com essa aula. Pode usar os slides como apoio, lembrando que não realizaram o jogo, somente as possibilidades de compras.

Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, mas é importante que de alguma forma você tenha acesso à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
Lembre-se de estimular a participação das famílias e sempre valorizar o que eles puderem fazer para contribuir com a aprendizagem dos alunos. Explicite o quanto as crianças ganham com essa parceria. Oriente bem os familiares com relação ao acompanhamento das atividades. É importante salientar aos familiares para acompanharem os alunos, encorajá-los a realizarem as contagens, registros e comparações das quantidades de maneira mais independente possível.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_05NUM06

(EF01MA06) Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 1º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem a percepção sobre a contagem e a ordem das quantidades, atividades de adição, sequências numéricas, identificação de diferenças e semelhanças entre os objetos de contagem, e demais conteúdos relacionados.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas