Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Flávia Luz Pessoa de Barros
Mentor: Maria Lydia Mello
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.
Objetivos específicos
Refletir sobre o Sistema Numérico, buscando identificar suas regularidades através da escrita de números de 2 algarismos.
Conceito-chave
Análise do Sistema Numérico e escrita numérica.
Recursos necessários
- Quadro-negro e giz;
- 10 garrafas pets;
- Cartões com números de 0 a 9. Um conjunto para cada dupla;
- Uma bola.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 e 4)
Orientação: Projete ou leia para a turma. Divida a sala em duplas e entregue para cada dupla um conjunto de cartões com algarismos de 0 a 9. Entregue uma folha para cada dupla, para que façam registros que julguem necessários. Escolha as duplas de acordo com o conhecimento das crianças, procurando formar agrupamentos produtivos (leia mais sobre esse tema neste link). Caso não seja possível que todos estejam em duplas, procure organizar trios. No quadro-negro, escreva o nome das duplas para registrar os pontos.
Propósito: Verificar os conhecimentos do grupo sobre o Sistema Numérico e composição de números de 2 algarismos.
Materiais complementares:
Resolução atividade aquecimento
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 e 4)
Orientação: Projete ou leia esse slide. Caso queria tê-lo em mãos, imprima as dicas clicando aqui. Dessa forma as crianças só saberão qual o números, conforme você for lendo, você também pode ir escrevendo no quadro-negro conforme vai lendo, assim as dicas ficam disponíveis para as crianças. Leia as dicas e depois , dupla por dupla peça para que eles mostrem o número formado. Não existe apenas um número possível, por isso é sempre interessante questioná-los sobre outra possibilidade. Ao lado dos nomes de cada dupla, marque um ponto para os que acertaram.
Propósito: Verificar os conhecimentos do grupo sobre o Sistema Numérico e composição de números de 2 algarismos.
Material complementar: Confira a resolução da retomada neste link.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 5 e 6)
Orientação: Leia para grupo ou projete esse slide. Pergunte a eles quem já jogou boliche. Veja quais são as diferenças entre esse boliche e o boliche tradicional. Antes do jogo começar. dê alguns exemplos de possibilidades de jogadas que podem acontecer no jogo. Certifique-se de que todos compreenderam o que deve ser feito.
Divida a turma em grupos de 5, cada grupo irá competir entre sí.
Propósito: Retomar conhecimentos prévios sobre o jogo e introduzir o tema do jogo Boliche.
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 5 e 6)
Orientação: Leia ou projete esse slide para o grupo. Você deve ter em mãos um conjunto de pinos de boliche com números. Cada pino será um número de 0 a 9. Você pode usar garrafas pet para construir o jogo. A bola utilizada pode ser qualquer uma que derrube os pinos. Para que as garrafas não fiquem tão leves, você pode colocar um pouco de água dentro. Estabeleça um limite de onde as crianças devem jogar a bola. Faça uma coluna para cada grupo no quadro-negro e escreva ao lado o nome dos componentes, os grupos podem ter um nome para identificação. Cada criança, assim que terminar a sua jogada, deve escrever o maior número que formou ao lado do seu nome. Ao final da rodada, todo o grupo deve analisar os números formados e ver quem foi o vencedor. O número de rodadas por grupo vai variar de acordo com o tamanho da sala, de preferência, duas rodadas por grupo.
Propósito: Organizar o jogo de boliche e jogar.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Esse é o momento de compartilhar a experiência vivida no jogo. Aqui é o momento de verificar quais regularidades as crianças perceberam. Por exemplo, que derrubar o algarismo 9 era sempre bom, ou que o maior número deveria sempre estar na casa da esquerda (dezena). Converse com eles sobre as rodadas que jogaram e como foram feitas as escolhas dos números. Você pode registrar as conclusões em que chegaram e depois deixar expostas em um cartaz na sala.
Propósito: Compartilhar a experiência da brincadeira e sistematizar o que descobriram.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: No grande grupo, discuta sobre o que eles aprenderam no dia de hoje. Retome o que foi registrado anteriormente e verifique se todos compreenderam e concordam.
Propósito: Retomar o conteúdo discutido nas atividades anteriores.
Raio x
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os alunos pensem individualmente.
Propósito: Auxiliar os alunos a transpor os conhecimentos mobilizados durante o jogo para uma situação-problema.
Discuta com a turma:
- Qual o número Paulo precisava ter derrubado também para vencer?
Materiais complementares:
Resolução atividade complementar