10759
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Álgebra

Plano de aula - Regularidade na multiplicação e divisão de decimais por 10, 100 e 1 000

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Identificar o padrão e a regularidade em multiplicações e divisões de números decimais por 10, 100 e 1 000.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Regina Kaminski,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT5_13ALG01

Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -

Para este plano, foque na etapa Aquecimento, Discussão das soluções, Sistematização e Encerramento

Aquecimento
Professor(a), você pode realizar o Aquecimento deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade e solicite que reproduzam os esquemas em seus cadernos e os complete. Envie, em formato de texto, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas resoluções e caso esteja ocorrendo de forma assíncrona os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio.

Atividade principal
Professor(a), explique como se constitui o jogo. Você pode compartilhar o documento a seguir com a turma: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Bq3G8PaY9wY6g4Kg5pr4QHMH7eHYDnFQADTSsUUDUf58uk6rTWRgdvc286Nt/ativaula-mat5-13alg01.pdf.

Discussão das soluções
Professor(a), como este plano de aula propõe a realização de um jogo, sugerimos que você inicie a atividade explicando como ele se constitui, mas sem a necessidade de realizá-lo. A partir disso, inicie uma discussão com a turma de algumas possíveis situações de jogo e respostas para os questionamentos da atividade. Independente se a aula estiver ocorrendo de forma síncrona ou assíncrona, compartilhe com a turma os slides presentes nesta etapa do plano, seja compartilhando sua tela, enviando a imagem no ambiente virtual que a aula esteja sendo realizada ou até gravando um vídeo. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas resoluções e caso esteja ocorrendo de forma assíncrona você pode gravar um vídeo refletindo sobre diferentes jogadas e os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio.

Sistematização
Professor(a), caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, apresente aos alunos os slides presentes nesta etapa da aula e vá refletindo sobre as considerações presentes. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona, sugerimos que você grave um vídeo mostrando os slides e refletindo sobre. Não sugerimos compartilhar os slides presentes nesta etapa, pois deixar que a interpretação seja realizada pelos alunos pode confundi-los.

Encerramento
Professor(a), solicite que os estudantes escrevam, com suas palavras, o que compreenderam sobre a posição da vírgula quando se multiplica e divide por 10, 100 e 1000. Existe algum padrão nessas multiplicações e divisões?

Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de imagem para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma. Solicite que os estudantes reproduzam as operações em seus cadernos e indiquem os resultados.

Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre multiplicação e divisão por 10, 100 e 1000. Proponha que eles conversem com seus familiares sobre suas alturas e que as multipliquem e dividam por 10, 100, 1000.

Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa


Código: MAT5_13ALG01

(EF05MA12) Resolver problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas, para associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros.

(EF05MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 5º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem propriedades da igualdade e noção de equivalência, Investigação de padrões e expressão da regularidade observada em sequências numéricas ou geométricas, Investigação e expressão de regularidades na multiplicação e divisão de números decimais por 10, 100, 1000 e análise de grandezas diretamente proporcionais.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas