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Plano de aula > Matemática > 5º ano > Álgebra

Plano de aula - Regularidade na multiplicação e divisão de decimais por 10, 100 e 1 000

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Identificar o padrão e a regularidade em multiplicações e divisões de números decimais por 10, 100 e 1 000.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Regina Kaminski,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Márcia Regina Kaminski

Mentor: Carla Simone Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

Identificar a regularidade presente nas multiplicações ou divisões por 10, 100 e 1000 e expressar a regularidade observada por escrito.



Objetivo específico

Identificar o padrão e a regularidade em multiplicações e divisões de números decimais  por 10, 100 e 1 000.

Conceito-chave

Multiplicação e divisão de decimais por 10, 100 e 1000.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis preto e de cor.
  • Ao menos uma calculadora por grupo de três alunos. Mas também é possível a realização da atividade sem calculadora caso não seja possível.
  • Uma caixa ou sacolas por grupo de alunos para o sorteio dos números.
  • Folhas impressas com as fichas dos números que serão sorteados (disponíveis para impressão nos materiais complementares).

    Título do plano - Planos de aula - 5º ano


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Peça que os alunos se organizem em grupos de três participantes. Entregue uma ficha para cada aluno. A sugestão é que você utilize a calculadora para a realização da atividade caso a escola tenha esse material disponível. Neste caso, cada grupo precisará de ao menos uma calculadora. Caso a escola não tenha esse recurso, você pode solicitar previamente que os alunos tragam de casa uma calculadora para essa aula, ou ainda utilizar no Laboratório de Informática as calculadoras dos computadores, caso a escola conte com esse espaço. Se não for possível, realize a atividade de forma convencional. Você pode imprimir a ficha do aquecimento aqui: Aquecimento . As operações e resultados obtidos em cada alternativa serão: a) 230 x 10 = 2 300 e 230 ÷ 10 = 23; b) 2 300 x 100 = 230 000 e 2 300 ÷ 100 = 23; c) 23 000 x 1 000 = 23 000 000 e 23 000 ÷ 1 000 = 23. Durante a atividade, observe o registro dos alunos na intenção de verificar como estão pensando a respeito da atividade. Após o preenchimento, solicite aos alunos que expliquem como chegaram ao resultado, neste momento não é necessário explicar o conceito.

Propósito: Recordar o que acontece com multiplicações e divisões terminadas em zero.

Discuta com a turma:

  • O que aconteceu com o número 230 quando multiplicamos por 10? E quando dividimos por 10?
  • O que aconteceu com o número 2 300 quando multiplicamos por 100? E quando dividimos por 100?
  • O que aconteceu com o número 23 000 quando multiplicamos por 1 000? E quando dividimos por 1 000?
  • Seria possível calcularmos isso mentalmente?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientações: Leia as regras da atividade coletivamente. Você já deve ter preparado previamente o material e deve distribuir da seguinte maneira: uma folha da atividade principal com as regras do jogo, a tabela para preenchimento dos resultados e as questões para cada aluno. Também uma caixa com os números para sorteio em cada grupo e ao menos uma calculadora por grupo. Para as primeiras cinco rodadas, sorteie um número. Por exemplo, 35. Ele deve ser registrado na coluna da parte inteira. A partir daí, o aluno fará os cálculos solicitados e registrará na tabela os resultados. Para as próximas rodadas sorteie dois números. Suponha que o primeiro seja 23, ele deve ser anotado na coluna que indica a parte inteira. O segundo número sorteado, por exemplo 456, deve ser registrado na coluna que indica a parte decimal. Na terceira, coluna da tabela, os alunos devem fazer o registro do número formado juntando a parte inteira com a decimal. Em nosso exemplo, seria o número 23, 456. A partir daí o aluno deve fazer os cálculos solicitados para preencher a tabela com o auxílio da calculadora. Os registros devem ser feitos por todos os alunos do grupo. Depois proponha que observando a tabela de resultados os alunos respondam as questões propostas.

Propósito: Identificar o padrão e a regularidade presentes em multiplicações e divisões de números decimais por 10, 100 e 1 000.

Discuta com a turma:

  • Todos compreenderam as regras da atividade?
  • O que significa parte inteira?
  • O que significa parte decimal?
  • Estão observando algo curioso nos resultados encontrados?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Material complementar

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientações: Leia as regras da atividade coletivamente. Você já deve ter preparado previamente o material e deve distribuir da seguinte maneira: uma folha da atividade principal com as regras do jogo, a tabela para preenchimento dos resultados e as questões para cada aluno. Também uma caixa com os números para sorteio em cada grupo e ao menos uma calculadora por grupo. Para as primeiras cinco rodadas, sorteie um número. Por exemplo, 35. Ele deve ser registrado na coluna da parte inteira. A partir daí, o aluno fará os cálculos solicitados e registrará na tabela os resultados. Para as próximas rodadas sorteie dois números. Suponha que o primeiro seja 23, ele deve ser anotado na coluna que indica a parte inteira. O segundo número sorteado, por exemplo 456, deve ser registrado na coluna que indica a parte decimal. Na terceira, coluna da tabela, os alunos devem fazer o registro do número formado juntando a parte inteira com a decimal. Em nosso exemplo, seria o número 23, 456. A partir daí o aluno deve fazer os cálculos solicitados para preencher a tabela com o auxílio da calculadora. Os registros devem ser feitos por todos os alunos do grupo. Depois proponha que observando a tabela de resultados os alunos respondam as questões propostas.

Propósito: Identificar o padrão e a regularidade presentes em multiplicações e divisões de números decimais por 10, 100 e 1 000.

Discuta com a turma:

  • Todos compreenderam as regras da atividade?
  • O que significa parte inteira?
  • O que significa parte decimal?
  • Estão observando algo curioso nos resultados encontrados?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientações: Leia as regras da atividade coletivamente. Você já deve ter preparado previamente o material e deve distribuir da seguinte maneira: uma folha da atividade principal com as regras do jogo, a tabela para preenchimento dos resultados e as questões para cada aluno. Também uma caixa com os números para sorteio em cada grupo e ao menos uma calculadora por grupo. Para as primeiras cinco rodadas, sorteie um número. Por exemplo, 35. Ele deve ser registrado na coluna da parte inteira. A partir daí, o aluno fará os cálculos solicitados e registrará na tabela os resultados. Para as próximas rodadas, sorteie dois números. Suponha que o primeiro seja 23, ele deve ser anotado na coluna que indica a parte inteira. O segundo número sorteado, por exemplo, 456, deve ser registrado na coluna que indica a parte decimal. Na terceira coluna da tabela, os alunos devem fazer o registro do número formado, juntando a parte inteira com a decimal. Em nosso exemplo, seria o número 23, 456. A partir daí o aluno deve fazer os cálculos solicitados para preencher a tabela com o auxílio da calculadora. Os registros devem ser feitos por todos os alunos do grupo. Depois proponha que observando a tabela de resultados os alunos respondam as questões propostas.

Propósito: Identificar o padrão e a regularidade presentes em multiplicações e divisões de números decimais por 10, 100 e 1 000.

Discuta com a turma:

  • Todos compreenderam as regras da atividade?
  • O que significa parte inteira?
  • O que significa parte decimal?
  • Estão observando algo curioso nos resultados encontrados?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slides 7 a 10).

Orientações: Por se tratar de uma atividade que envolve sorteio, as tabelas não serão iguais. O objetivo é que os alunos observem que mesmo com números diferentes, o padrão e a regularidade presentes nas multiplicações e divisões de números decimais por 10, 100 e 1000 é o mesmo. Assim, para discutir as soluções é interessante que você tenha uma tabela base para ser observada. Essa tabela base poderá ser a de um ou dois grupos específicos, ou você poderá anotar na lousa, ou mesmo no slide do computador caso tenha essa possibilidade, um ou dois resultados de cada grupo para ter uma tabela mesclada com resultados de grupos diferentes. Apresente o modelo de tabela com alguns resultados e passe para a discussão das questões.

Propósito: Discutir com a turma as respostas das questões da atividade a partir da observação dos registros das operações.

Discuta com a turma:

  • Existe alguma semelhança nos resultados ?
  • Qual é a semelhança entre os resultados e os números que foram multiplicados e divididos por 10, 100 e 1 000?
  • O que acontece com o número quando multiplicamos? Ele fica maior ou menor que o anterior?
  • O que acontece com o número quando dividimos? Ele fica maior ou menor que o anterior?
  • É perceptível alguma regularidade?
  • O valor posicional dos algarismos é o mesmo após realizados os cálculos?
  • Qual é o padrão e regularidade que observamos em multiplicações por 10, 100, e 1 000?
  • Qual é o padrão e regularidade que observamos em divisões por 10, 100, e 1 000?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slides 7 a 10).

Orientações: Assim como no preenchimento da tabela, as respostas às questões serão elaboradas pelos alunos e por isso serão diferentes em relação às expressões utilizadas para explicar o que foi observado. Porém, as respostas deverão girar em torno do que é apresentado nos slides. Mas não apresente os slides antes de ouvir os alunos. Primeiro, faça as perguntas e deixe que se expressem comentando o que puderam observar tanto na tabela do seu grupo como quanto nas dos demais depois das comparações. Após ouvir a turma e discutir se todos concordam com o padrão e regularidade observados, apresente a resposta dos slides.

Propósito: Discutir com a turma as respostas das questões da atividade a partir da observação dos registros das operações.

Discuta com a turma:

  • Como vocês responderam a primeira pergunta? Todos concordam? Alguém observou algo diferente?
  • Como vocês responderam a segunda pergunta? Todos concordam? Alguém observou algo diferente?
  • Como vocês responderam a terceira pergunta? Todos concordam? Alguém observou algo diferente?
  • Como vocês responderam a quarta pergunta? Todos concordam? Alguém observou algo diferente?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slides 7 a 10).

Orientações: Assim como no preenchimento da tabela, as respostas às questões serão elaboradas pelos alunos e por isso serão diferentes em relação às expressões utilizadas para explicar o que foi observado. Porém, as respostas deverão girar em torno do que é apresentado nos slides. Mas não apresente os slides antes de ouvir os alunos. Primeiro, faça as perguntas e deixe que se expressem comentando o que puderam observar tanto na tabela do seu grupo como quanto nas dos demais depois das comparações. Após ouvir a turma e discutir se todos concordam com o padrão e regularidade observados, apresente a resposta dos slides.

Propósito: Discutir com a turma as respostas das questões da atividade a partir da observação dos registros das operações.

Discuta com a turma:

  • Como vocês responderam a primeira pergunta? Todos concordam? Alguém observou algo diferente?
  • Como vocês responderam a segunda pergunta? Todos concordam? Alguém observou algo diferente?
  • Como vocês responderam a terceira pergunta? Todos concordam? Alguém observou algo diferente?
  • Como vocês responderam a quarta pergunta? Todos concordam? Alguém observou algo diferente?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slides 7 a 10).

Orientações: Assim como no preenchimento da tabela, as respostas às questões serão elaboradas pelos alunos e por isso serão diferentes em relação às expressões utilizadas para explicar o que foi observado. Porém, as respostas deverão girar em torno do que é apresentado nos slides. Mas não apresente os slides antes de ouvir os alunos. Primeiro, faça as perguntas e deixe que se expressem comentando o que puderam observar tanto na tabela do seu grupo como quanto nas dos demais depois das comparações. Após ouvir a turma e discutir se todos concordam com o padrão e regularidade observados, apresente a resposta dos slides.

Propósito: Discutir com a turma as respostas das questões da atividade a partir da observação dos registros das operações.

Discuta com a turma:

  • Como vocês responderam a primeira pergunta? Todos concordam? Alguém observou algo diferente?
  • Como vocês responderam a segunda pergunta? Todos concordam? Alguém observou algo diferente?
  • Como vocês responderam a terceira pergunta? Todos concordam? Alguém observou algo diferente?
  • Como vocês responderam a quarta pergunta? Todos concordam? Alguém observou algo diferente?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slides 11 a 15).

Orientações: Apresente o conceito envolvido em multiplicações e divisões de números decimais por 10 100 ou 1 000. Destaque e relembre de forma simples que o zero como multiplicador de qualquer número, sempre dá resultado zero. E que o 1 como multiplicador de qualquer número, sempre dará como resultado o próprio número. Porém, precisamos estar atentos às regras de reagrupamento do Sistema de Numeração Decimal e ao valor posicional dos números. Por estas razões, há uma regularidade na multiplicação e divisão de números decimais por 10, 100 e 1 000. Nas multiplicações, deslocamos a vírgula para a direita conforme a quantidade de algarismos zeros do multiplicador pois o número se torna maior. Nas divisões, deslocamos a vírgula para a esquerda conforme a quantidade de algarismos zeros do divisor pois o número se torna menor.

Propósito: Sistematizar o conceito sobre padrão e regularidade em multiplicações e divisões de decimais por 10, 100 e 1 000.

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slides 11 a 15).

Orientações: Apresente o conceito envolvido em multiplicações e divisões de números decimais por 10 100 ou 1 000. Destaque e relembre de forma simples que o zero como multiplicador de qualquer número, sempre dá resultado zero. E que o 1 como multiplicador de qualquer número, sempre dará como resultado o próprio número. Porém, precisamos estar atentos às regras de reagrupamento do Sistema de Numeração Decimal e ao valor posicional dos números. Por estas razões, há uma regularidade na multiplicação e divisão de números decimais por 10, 100 e 1 000. Nas multiplicações, deslocamos a vírgula para a direita conforme a quantidade de algarismos zeros do multiplicador pois o número se torna maior. Nas divisões, deslocamos a vírgula para a esquerda conforme a quantidade de algarismos zeros do divisor pois o número se torna menor.

Propósito: Sistematizar o conceito sobre padrão e regularidade em multiplicações e divisões de decimais por 10, 100 e 1 000.

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slides 11 a 15).

Orientações: Apresente o conceito envolvido em multiplicações e divisões de números decimais por 10 100 ou 1 000. Destaque e relembre de forma simples que o zero como multiplicador de qualquer número, sempre dá resultado zero. E que o 1 como multiplicador de qualquer número, sempre dará como resultado o próprio número. Porém, precisamos estar atentos às regras de reagrupamento do Sistema de Numeração Decimal e ao valor posicional dos números. Por estas razões, há uma regularidade na multiplicação e divisão de números decimais por 10, 100 e 1 000. Nas multiplicações, deslocamos a vírgula para a direita conforme a quantidade de algarismos zeros do multiplicador pois o número se torna maior. Nas divisões, deslocamos a vírgula para a esquerda conforme a quantidade de algarismos zeros do divisor pois o número se torna menor.

Propósito: Sistematizar o conceito sobre padrão e regularidade em multiplicações e divisões de decimais por 10, 100 e 1 000.

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slides 11 a 15).

Orientações: Apresente o conceito envolvido em multiplicações e divisões de números decimais por 10 100 ou 1 000. Destaque e relembre de forma simples que o zero como multiplicador de qualquer número, sempre dá resultado zero. E que o 1 como multiplicador de qualquer número, sempre dará como resultado o próprio número. Porém, precisamos estar atentos às regras de reagrupamento do Sistema de Numeração Decimal e ao valor posicional dos números. Por estas razões, há uma regularidade na multiplicação e divisão de números decimais por 10, 100 e 1 000. Nas multiplicações, deslocamos a vírgula para a direita conforme a quantidade de algarismos zeros do multiplicador pois o número se torna maior. Nas divisões, deslocamos a vírgula para a esquerda conforme a quantidade de algarismos zeros do divisor pois o número se torna menor.

Propósito: Sistematizar o conceito sobre padrão e regularidade em multiplicações e divisões de decimais por 10, 100 e 1 000.

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slides 11 a 15).

Orientações: Apresente o conceito envolvido em multiplicações e divisões de números decimais por 10 100 ou 1 000. Destaque e relembre de forma simples que o zero como multiplicador de qualquer número, sempre dá resultado zero. E que o 1 como multiplicador de qualquer número, sempre dará como resultado o próprio número. Porém, precisamos estar atentos às regras de reagrupamento do Sistema de Numeração Decimal e ao valor posicional dos números. Por estas razões, há uma regularidade na multiplicação e divisão de números decimais por 10, 100 e 1 000. Nas multiplicações, deslocamos a vírgula para a direita conforme a quantidade de algarismos zeros do multiplicador pois o número se torna maior. Nas divisões, deslocamos a vírgula para a esquerda conforme a quantidade de algarismos zeros do divisor pois o número se torna menor.

Propósito: Sistematizar o conceito sobre padrão e regularidade em multiplicações e divisões de decimais por 10, 100 e 1 000.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o conteúdo do balão com os alunos para resumir o padrão e a regularidade estudados durante a aula.

Propósito: Finalizar a aula resumindo o que foi estudado.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Leia o conteúdo do slide com os alunos e peça que realizem as operações mentalmente aplicando o que foi estudado durante a aula sobre as multiplicações e divisões de números decimais por 10, 100 e 1 000.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem aplicar o conceito estudado para resolver cálculos.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Márcia Regina Kaminski

Mentor: Carla Simone Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

Identificar a regularidade presente nas multiplicações ou divisões por 10, 100 e 1000 e expressar a regularidade observada por escrito.



Objetivo específico

Identificar o padrão e a regularidade em multiplicações e divisões de números decimais  por 10, 100 e 1 000.

Conceito-chave

Multiplicação e divisão de decimais por 10, 100 e 1000.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Lápis preto e de cor.
  • Ao menos uma calculadora por grupo de três alunos. Mas também é possível a realização da atividade sem calculadora caso não seja possível.
  • Uma caixa ou sacolas por grupo de alunos para o sorteio dos números.
  • Folhas impressas com as fichas dos números que serão sorteados (disponíveis para impressão nos materiais complementares).

    Título do plano - Planos de aula - 5º ano

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Peça que os alunos se organizem em grupos de três participantes. Entregue uma ficha para cada aluno. A sugestão é que você utilize a calculadora para a realização da atividade caso a escola tenha esse material disponível. Neste caso, cada grupo precisará de ao menos uma calculadora. Caso a escola não tenha esse recurso, você pode solicitar previamente que os alunos tragam de casa uma calculadora para essa aula, ou ainda utilizar no Laboratório de Informática as calculadoras dos computadores, caso a escola conte com esse espaço. Se não for possível, realize a atividade de forma convencional. Você pode imprimir a ficha do aquecimento aqui: Aquecimento . As operações e resultados obtidos em cada alternativa serão: a) 230 x 10 = 2 300 e 230 ÷ 10 = 23; b) 2 300 x 100 = 230 000 e 2 300 ÷ 100 = 23; c) 23 000 x 1 000 = 23 000 000 e 23 000 ÷ 1 000 = 23. Durante a atividade, observe o registro dos alunos na intenção de verificar como estão pensando a respeito da atividade. Após o preenchimento, solicite aos alunos que expliquem como chegaram ao resultado, neste momento não é necessário explicar o conceito.

Propósito: Recordar o que acontece com multiplicações e divisões terminadas em zero.

Discuta com a turma:

  • O que aconteceu com o número 230 quando multiplicamos por 10? E quando dividimos por 10?
  • O que aconteceu com o número 2 300 quando multiplicamos por 100? E quando dividimos por 100?
  • O que aconteceu com o número 23 000 quando multiplicamos por 1 000? E quando dividimos por 1 000?
  • Seria possível calcularmos isso mentalmente?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientações: Leia as regras da atividade coletivamente. Você já deve ter preparado previamente o material e deve distribuir da seguinte maneira: uma folha da atividade principal com as regras do jogo, a tabela para preenchimento dos resultados e as questões para cada aluno. Também uma caixa com os números para sorteio em cada grupo e ao menos uma calculadora por grupo. Para as primeiras cinco rodadas, sorteie um número. Por exemplo, 35. Ele deve ser registrado na coluna da parte inteira. A partir daí, o aluno fará os cálculos solicitados e registrará na tabela os resultados. Para as próximas rodadas sorteie dois números. Suponha que o primeiro seja 23, ele deve ser anotado na coluna que indica a parte inteira. O segundo número sorteado, por exemplo 456, deve ser registrado na coluna que indica a parte decimal. Na terceira, coluna da tabela, os alunos devem fazer o registro do número formado juntando a parte inteira com a decimal. Em nosso exemplo, seria o número 23, 456. A partir daí o aluno deve fazer os cálculos solicitados para preencher a tabela com o auxílio da calculadora. Os registros devem ser feitos por todos os alunos do grupo. Depois proponha que observando a tabela de resultados os alunos respondam as questões propostas.

Propósito: Identificar o padrão e a regularidade presentes em multiplicações e divisões de números decimais por 10, 100 e 1 000.

Discuta com a turma:

  • Todos compreenderam as regras da atividade?
  • O que significa parte inteira?
  • O que significa parte decimal?
  • Estão observando algo curioso nos resultados encontrados?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Material complementar

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientações: Leia as regras da atividade coletivamente. Você já deve ter preparado previamente o material e deve distribuir da seguinte maneira: uma folha da atividade principal com as regras do jogo, a tabela para preenchimento dos resultados e as questões para cada aluno. Também uma caixa com os números para sorteio em cada grupo e ao menos uma calculadora por grupo. Para as primeiras cinco rodadas, sorteie um número. Por exemplo, 35. Ele deve ser registrado na coluna da parte inteira. A partir daí, o aluno fará os cálculos solicitados e registrará na tabela os resultados. Para as próximas rodadas sorteie dois números. Suponha que o primeiro seja 23, ele deve ser anotado na coluna que indica a parte inteira. O segundo número sorteado, por exemplo 456, deve ser registrado na coluna que indica a parte decimal. Na terceira, coluna da tabela, os alunos devem fazer o registro do número formado juntando a parte inteira com a decimal. Em nosso exemplo, seria o número 23, 456. A partir daí o aluno deve fazer os cálculos solicitados para preencher a tabela com o auxílio da calculadora. Os registros devem ser feitos por todos os alunos do grupo. Depois proponha que observando a tabela de resultados os alunos respondam as questões propostas.

Propósito: Identificar o padrão e a regularidade presentes em multiplicações e divisões de números decimais por 10, 100 e 1 000.

Discuta com a turma:

  • Todos compreenderam as regras da atividade?
  • O que significa parte inteira?
  • O que significa parte decimal?
  • Estão observando algo curioso nos resultados encontrados?
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 15 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientações: Leia as regras da atividade coletivamente. Você já deve ter preparado previamente o material e deve distribuir da seguinte maneira: uma folha da atividade principal com as regras do jogo, a tabela para preenchimento dos resultados e as questões para cada aluno. Também uma caixa com os números para sorteio em cada grupo e ao menos uma calculadora por grupo. Para as primeiras cinco rodadas, sorteie um número. Por exemplo, 35. Ele deve ser registrado na coluna da parte inteira. A partir daí, o aluno fará os cálculos solicitados e registrará na tabela os resultados. Para as próximas rodadas, sorteie dois números. Suponha que o primeiro seja 23, ele deve ser anotado na coluna que indica a parte inteira. O segundo número sorteado, por exemplo, 456, deve ser registrado na coluna que indica a parte decimal. Na terceira coluna da tabela, os alunos devem fazer o registro do número formado, juntando a parte inteira com a decimal. Em nosso exemplo, seria o número 23, 456. A partir daí o aluno deve fazer os cálculos solicitados para preencher a tabela com o auxílio da calculadora. Os registros devem ser feitos por todos os alunos do grupo. Depois proponha que observando a tabela de resultados os alunos respondam as questões propostas.

Propósito: Identificar o padrão e a regularidade presentes em multiplicações e divisões de números decimais por 10, 100 e 1 000.

Discuta com a turma:

  • Todos compreenderam as regras da atividade?
  • O que significa parte inteira?
  • O que significa parte decimal?
  • Estão observando algo curioso nos resultados encontrados?
Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slides 7 a 10).

Orientações: Por se tratar de uma atividade que envolve sorteio, as tabelas não serão iguais. O objetivo é que os alunos observem que mesmo com números diferentes, o padrão e a regularidade presentes nas multiplicações e divisões de números decimais por 10, 100 e 1000 é o mesmo. Assim, para discutir as soluções é interessante que você tenha uma tabela base para ser observada. Essa tabela base poderá ser a de um ou dois grupos específicos, ou você poderá anotar na lousa, ou mesmo no slide do computador caso tenha essa possibilidade, um ou dois resultados de cada grupo para ter uma tabela mesclada com resultados de grupos diferentes. Apresente o modelo de tabela com alguns resultados e passe para a discussão das questões.

Propósito: Discutir com a turma as respostas das questões da atividade a partir da observação dos registros das operações.

Discuta com a turma:

  • Existe alguma semelhança nos resultados ?
  • Qual é a semelhança entre os resultados e os números que foram multiplicados e divididos por 10, 100 e 1 000?
  • O que acontece com o número quando multiplicamos? Ele fica maior ou menor que o anterior?
  • O que acontece com o número quando dividimos? Ele fica maior ou menor que o anterior?
  • É perceptível alguma regularidade?
  • O valor posicional dos algarismos é o mesmo após realizados os cálculos?
  • Qual é o padrão e regularidade que observamos em multiplicações por 10, 100, e 1 000?
  • Qual é o padrão e regularidade que observamos em divisões por 10, 100, e 1 000?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slides 7 a 10).

Orientações: Assim como no preenchimento da tabela, as respostas às questões serão elaboradas pelos alunos e por isso serão diferentes em relação às expressões utilizadas para explicar o que foi observado. Porém, as respostas deverão girar em torno do que é apresentado nos slides. Mas não apresente os slides antes de ouvir os alunos. Primeiro, faça as perguntas e deixe que se expressem comentando o que puderam observar tanto na tabela do seu grupo como quanto nas dos demais depois das comparações. Após ouvir a turma e discutir se todos concordam com o padrão e regularidade observados, apresente a resposta dos slides.

Propósito: Discutir com a turma as respostas das questões da atividade a partir da observação dos registros das operações.

Discuta com a turma:

  • Como vocês responderam a primeira pergunta? Todos concordam? Alguém observou algo diferente?
  • Como vocês responderam a segunda pergunta? Todos concordam? Alguém observou algo diferente?
  • Como vocês responderam a terceira pergunta? Todos concordam? Alguém observou algo diferente?
  • Como vocês responderam a quarta pergunta? Todos concordam? Alguém observou algo diferente?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slides 7 a 10).

Orientações: Assim como no preenchimento da tabela, as respostas às questões serão elaboradas pelos alunos e por isso serão diferentes em relação às expressões utilizadas para explicar o que foi observado. Porém, as respostas deverão girar em torno do que é apresentado nos slides. Mas não apresente os slides antes de ouvir os alunos. Primeiro, faça as perguntas e deixe que se expressem comentando o que puderam observar tanto na tabela do seu grupo como quanto nas dos demais depois das comparações. Após ouvir a turma e discutir se todos concordam com o padrão e regularidade observados, apresente a resposta dos slides.

Propósito: Discutir com a turma as respostas das questões da atividade a partir da observação dos registros das operações.

Discuta com a turma:

  • Como vocês responderam a primeira pergunta? Todos concordam? Alguém observou algo diferente?
  • Como vocês responderam a segunda pergunta? Todos concordam? Alguém observou algo diferente?
  • Como vocês responderam a terceira pergunta? Todos concordam? Alguém observou algo diferente?
  • Como vocês responderam a quarta pergunta? Todos concordam? Alguém observou algo diferente?

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (Slides 7 a 10).

Orientações: Assim como no preenchimento da tabela, as respostas às questões serão elaboradas pelos alunos e por isso serão diferentes em relação às expressões utilizadas para explicar o que foi observado. Porém, as respostas deverão girar em torno do que é apresentado nos slides. Mas não apresente os slides antes de ouvir os alunos. Primeiro, faça as perguntas e deixe que se expressem comentando o que puderam observar tanto na tabela do seu grupo como quanto nas dos demais depois das comparações. Após ouvir a turma e discutir se todos concordam com o padrão e regularidade observados, apresente a resposta dos slides.

Propósito: Discutir com a turma as respostas das questões da atividade a partir da observação dos registros das operações.

Discuta com a turma:

  • Como vocês responderam a primeira pergunta? Todos concordam? Alguém observou algo diferente?
  • Como vocês responderam a segunda pergunta? Todos concordam? Alguém observou algo diferente?
  • Como vocês responderam a terceira pergunta? Todos concordam? Alguém observou algo diferente?
  • Como vocês responderam a quarta pergunta? Todos concordam? Alguém observou algo diferente?

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Tempo previsto: 10 minutos (Slides 11 a 15).

Orientações: Apresente o conceito envolvido em multiplicações e divisões de números decimais por 10 100 ou 1 000. Destaque e relembre de forma simples que o zero como multiplicador de qualquer número, sempre dá resultado zero. E que o 1 como multiplicador de qualquer número, sempre dará como resultado o próprio número. Porém, precisamos estar atentos às regras de reagrupamento do Sistema de Numeração Decimal e ao valor posicional dos números. Por estas razões, há uma regularidade na multiplicação e divisão de números decimais por 10, 100 e 1 000. Nas multiplicações, deslocamos a vírgula para a direita conforme a quantidade de algarismos zeros do multiplicador pois o número se torna maior. Nas divisões, deslocamos a vírgula para a esquerda conforme a quantidade de algarismos zeros do divisor pois o número se torna menor.

Propósito: Sistematizar o conceito sobre padrão e regularidade em multiplicações e divisões de decimais por 10, 100 e 1 000.

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Tempo previsto: 10 minutos (Slides 11 a 15).

Orientações: Apresente o conceito envolvido em multiplicações e divisões de números decimais por 10 100 ou 1 000. Destaque e relembre de forma simples que o zero como multiplicador de qualquer número, sempre dá resultado zero. E que o 1 como multiplicador de qualquer número, sempre dará como resultado o próprio número. Porém, precisamos estar atentos às regras de reagrupamento do Sistema de Numeração Decimal e ao valor posicional dos números. Por estas razões, há uma regularidade na multiplicação e divisão de números decimais por 10, 100 e 1 000. Nas multiplicações, deslocamos a vírgula para a direita conforme a quantidade de algarismos zeros do multiplicador pois o número se torna maior. Nas divisões, deslocamos a vírgula para a esquerda conforme a quantidade de algarismos zeros do divisor pois o número se torna menor.

Propósito: Sistematizar o conceito sobre padrão e regularidade em multiplicações e divisões de decimais por 10, 100 e 1 000.

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Tempo previsto: 10 minutos (Slides 11 a 15).

Orientações: Apresente o conceito envolvido em multiplicações e divisões de números decimais por 10 100 ou 1 000. Destaque e relembre de forma simples que o zero como multiplicador de qualquer número, sempre dá resultado zero. E que o 1 como multiplicador de qualquer número, sempre dará como resultado o próprio número. Porém, precisamos estar atentos às regras de reagrupamento do Sistema de Numeração Decimal e ao valor posicional dos números. Por estas razões, há uma regularidade na multiplicação e divisão de números decimais por 10, 100 e 1 000. Nas multiplicações, deslocamos a vírgula para a direita conforme a quantidade de algarismos zeros do multiplicador pois o número se torna maior. Nas divisões, deslocamos a vírgula para a esquerda conforme a quantidade de algarismos zeros do divisor pois o número se torna menor.

Propósito: Sistematizar o conceito sobre padrão e regularidade em multiplicações e divisões de decimais por 10, 100 e 1 000.

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Tempo previsto: 10 minutos (Slides 11 a 15).

Orientações: Apresente o conceito envolvido em multiplicações e divisões de números decimais por 10 100 ou 1 000. Destaque e relembre de forma simples que o zero como multiplicador de qualquer número, sempre dá resultado zero. E que o 1 como multiplicador de qualquer número, sempre dará como resultado o próprio número. Porém, precisamos estar atentos às regras de reagrupamento do Sistema de Numeração Decimal e ao valor posicional dos números. Por estas razões, há uma regularidade na multiplicação e divisão de números decimais por 10, 100 e 1 000. Nas multiplicações, deslocamos a vírgula para a direita conforme a quantidade de algarismos zeros do multiplicador pois o número se torna maior. Nas divisões, deslocamos a vírgula para a esquerda conforme a quantidade de algarismos zeros do divisor pois o número se torna menor.

Propósito: Sistematizar o conceito sobre padrão e regularidade em multiplicações e divisões de decimais por 10, 100 e 1 000.

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Tempo previsto: 10 minutos (Slides 11 a 15).

Orientações: Apresente o conceito envolvido em multiplicações e divisões de números decimais por 10 100 ou 1 000. Destaque e relembre de forma simples que o zero como multiplicador de qualquer número, sempre dá resultado zero. E que o 1 como multiplicador de qualquer número, sempre dará como resultado o próprio número. Porém, precisamos estar atentos às regras de reagrupamento do Sistema de Numeração Decimal e ao valor posicional dos números. Por estas razões, há uma regularidade na multiplicação e divisão de números decimais por 10, 100 e 1 000. Nas multiplicações, deslocamos a vírgula para a direita conforme a quantidade de algarismos zeros do multiplicador pois o número se torna maior. Nas divisões, deslocamos a vírgula para a esquerda conforme a quantidade de algarismos zeros do divisor pois o número se torna menor.

Propósito: Sistematizar o conceito sobre padrão e regularidade em multiplicações e divisões de decimais por 10, 100 e 1 000.

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Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o conteúdo do balão com os alunos para resumir o padrão e a regularidade estudados durante a aula.

Propósito: Finalizar a aula resumindo o que foi estudado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Leia o conteúdo do slide com os alunos e peça que realizem as operações mentalmente aplicando o que foi estudado durante a aula sobre as multiplicações e divisões de números decimais por 10, 100 e 1 000.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem aplicar o conceito estudado para resolver cálculos.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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AULAS DE Álgebra do 5º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem propriedades da igualdade e noção de equivalência, Investigação de padrões e expressão da regularidade observada em sequências numéricas ou geométricas, Investigação e expressão de regularidades na multiplicação e divisão de números decimais por 10, 100, 1000 e análise de grandezas diretamente proporcionais.

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