10758
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Geometria

Plano de aula - Classificando ângulos

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º do Fundamental sobre ângulos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciene Vaz de Brito Vargas

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT5_16GEO02

Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -

Para este plano, foque na etapa Aquecimento e Atividade principal

Aquecimento
Professor(a), você pode realizar o Aquecimento deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe em formato de texto ou envie o slide com o problema. As perguntas do “Discuta com a turma” também podem ser enviadas em formato de texto, e você pode solicitar que os alunos registrem suas respostas também em formato de texto. Para socializar as respostas, eles podem compartilhar uma foto no ambiente virtual que estejam utilizando para a interação.

Atividade principal
Professor(a), compartilhe as orientações de construção dessa atividade com os estudantes. Você pode enviar em formato de texto ou enviar o slide como imagem. Você pode sugerir que os alunos gravem vídeos mostrando suas construções. As perguntas do “Discuta com a turma” também podem ser enviadas em formato de texto e, caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, você pode verbalizar os questionamentos e permitir que os alunos também verbalizem suas respostas e mostrem suas construções. Uma construção no GeoGebra pode ser utilizada para complementar a discussão, você a encontra no seguinte link: https://www.geogebra.org/m/gTMSvJTB.

Discussão das soluções
Professor(a), compartilhe com a turma as estratégias de resolução presentes nesta etapa do plano de aula. Você pode perguntar aos alunos se eles teriam outras estratégias de resolução e solicitar que gravem vídeos compartilhando suas estratégias.

Sistematização
Professor(a), compartilhe com a turma as informações presentes no slide desta etapa do plano de aula, pode ser através de uma imagem ou em formato de texto. Solicite que os alunos registrem em seus cadernos.

Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de imagem para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma. As perguntas do “Discuta com a turma” também podem ser enviadas em formato de texto.

Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre a relação entre ângulos e ponteiros do relógio. Uma atividade familiar que pode ser realizada é a socialização dos horários das atividades da família. Por exemplo: o horário que eles costumam tomar café, almoçar, jantar, … e esses horários podem ser reproduzidos em um desenho e, em uma próxima aula, compartilhado com a turma.

Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa


Código: MAT5_16GEO02

(EF05MA18) Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação e de redução em malhas quadriculadas e usando tecnologias digitais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 5º ano:

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem representação de deslocamentos no plano cartesiano, Identificação de ângulos retos e não retos, Análise de figuras planas e suas propriedades, Classificação e representação de figuras não planas e Ampliação e redução de figuras poligonais.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas