Objetivo
Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Francislene Ap. Guglielmo Vilela Dourado
Mentor: Mara Elizabeth Mansani
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
EF02MA21 - Classificar resultados de eventos cotidianos aleatórios como “pouco prováveis”, “muito prováveis”, “improváveis” e “impossíveis”.
Objetivos específicos
- Explorar situações de aleatoriedade
- Elaborar argumentos consistentes baseados na interpretação das informações, fazendo uso de conhecimentos sobre probabilidades
- Compreender eventos aleatórios, sendo “pouco ou muito provável”, “improvável” ou “impossível”.
Conceito-chave
- Aleatoriedade, probabilidade, pouco provável, impossível.
Recursos necessários
- Tabuleiros de Jogo da Velha (uma para cada dupla da turma), ou papel sulfite e lápis para que os alunos desenhem o jogo da velha.
- Atividade principal impressa ( uma por dupla).
- Quadro para registrar pontos importantes durante discussão/ socialização.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 e 6)
Orientações: Forme duplas. Fale sobre o jogo de basquete e socialize com os alunos o que eles sabem sobre o jogo: o que é, como se joga, a bola específica para o jogo etc. Após explorar as características do jogo oralmente, apresente a situação aos alunos.
Propósito: Apresentar o contexto da situação a ser explorada.
Discuta com a turma:
- Qual é a situação proposta?
- Acertar a cesta é possível ou impossível?
Materiais complementares:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Pedir que as duplas apresentem suas conclusões. Tente motivar todas as duplas a apresentarem suas conclusões e discutam coletivamente o que vão apresentando. Anote na lousa ou no quadro branco as hipóteses levantadas pelas duplas.
Propósito: Socializar hipóteses levantadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- O que é uma situação pouco provável?
- E improvável? O que seria?
- Acertar a cesta com a bola é impossível? Por quê?
- Ao delimitar a quantidade de arremessos fica mais fácil ou mais difícil acertá-los?
Encerrando
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Concluir a aula com alguns questionamentos e explorar as conclusões dos alunos com a atividade realizada. Nesse momento verificar se ainda há dúvidas, consulte o guia de intervenção, se necessário.
Propósito: Concluir a aula retomando o conceito trabalhado na atividade.
Discuta com a turma:
- Jogar a bola na cesta é algo que qualquer jogador consegue?
- Há fatores que podem ser determinantes para que alguém acerte ou erre o arremesso?
- Há fatores que facilitam acertar ou errar a cesta?
- É possível determinar quem consegue acertar ou não o arremesso de uma bola à cesta?
- Acertar a cesta é possível ou impossível? Por quê?
Raio X
Orientações: A atividade deve ser aplicada para iniciar a reflexão. O jogo é para constatar ou não as possibilidade de quem pode ganhá-lo. Apresentar aos alunos o Jogo da velha fazendo uma jogada com um dos alunos, para que a turma visualize como é e compreenda as regras. Não é necessário disponibilizar muito tempo para o jogo. A segunda parte da atividade deve ser feita individualmente, por se tratar da avaliação do aprendizado. Apresente as questões para que respondam individualmente.
Discuta com a turma:
- Você conhece esse jogo?
- É provável, improvável ou impossível que você ganhe?
Propósito: Apresentar a situação aos alunos e jogar.
Materiais complementares:
Resolução da atividade complementar
Raio X
Orientações: Essa atividade é para verificação de aprendizagem e retomar pontos importantes caso os alunos ainda apresentem dúvidas sobre a aula. É importante apresentar as questões para que reflitam individualmente suas possíveis hipóteses de resolução. Neste momento retome as conclusões dos alunos e sistematize um registro que englobe o que foi concluído de forma geral com a aula.
Utilize o Guia de Intervenção para discutir com os alunos as possíveis variações de respostas dadas e dificuldades encontradas.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem na aleatoriedade, vivenciando situações envolvendo eventos aleatórios.
Discuta com a turma:
- Existe a possibilidade de não ter ganhador? Por quê?
- Há elementos que interferem no andamento do jogo? Quais?
Materiais complementares:
Resolução da atividade complementar