10756
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Acertar a bola na cesta: provável ou impossível?

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Explorar situações de aleatoriedade; Elaborar argumentos baseados na interpretação das informações sobre probabilidades; Compreender eventos aleatórios.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francislene Aparecida Guglielmo Vilela Dourado

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Francislene Ap. Guglielmo Vilela Dourado

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF02MA21 - Classificar resultados de eventos cotidianos aleatórios como “pouco prováveis”, “muito prováveis”, “improváveis” e “impossíveis”.

Objetivos específicos

- Explorar situações de aleatoriedade

- Elaborar argumentos consistentes baseados na interpretação das informações, fazendo uso de conhecimentos sobre probabilidades

- Compreender eventos aleatórios, sendo “pouco ou muito provável”, “improvável” ou “impossível”.

Conceito-chave

- Aleatoriedade,  probabilidade, pouco provável, impossível.

Recursos necessários

- Tabuleiros de Jogo da Velha (uma para cada dupla da turma), ou papel sulfite e lápis para que os alunos desenhem o jogo da velha.

- Atividade principal impressa ( uma por dupla).

- Quadro para registrar pontos importantes durante discussão/ socialização.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 e 6)

Orientações: Forme duplas. Fale sobre o jogo de basquete e socialize com os alunos o que eles sabem sobre o jogo: o que é, como se joga, a bola específica para o jogo etc. Após explorar as características do jogo oralmente, apresente a situação aos alunos.

Propósito: Apresentar o contexto da situação a ser explorada.

Discuta com a turma:

  • Qual é a situação proposta?
  • Acertar a cesta é possível ou impossível?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Pedir que as duplas apresentem suas conclusões. Tente motivar todas as duplas a apresentarem suas conclusões e discutam coletivamente o que vão apresentando. Anote na lousa ou no quadro branco as hipóteses levantadas pelas duplas.

Propósito: Socializar hipóteses levantadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • O que é uma situação pouco provável?
  • E improvável? O que seria?
  • Acertar a cesta com a bola é impossível? Por quê?
  • Ao delimitar a quantidade de arremessos fica mais fácil ou mais difícil acertá-los?

Encerrando select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Concluir a aula com alguns questionamentos e explorar as conclusões dos alunos com a atividade realizada. Nesse momento verificar se ainda há dúvidas, consulte o guia de intervenção, se necessário.

Propósito: Concluir a aula retomando o conceito trabalhado na atividade.

Discuta com a turma:

  • Jogar a bola na cesta é algo que qualquer jogador consegue?
  • Há fatores que podem ser determinantes para que alguém acerte ou erre o arremesso?
  • Há fatores que facilitam acertar ou errar a cesta?
  • É possível determinar quem consegue acertar ou não o arremesso de uma bola à cesta?
  • Acertar a cesta é possível ou impossível? Por quê?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Orientações: A atividade deve ser aplicada para iniciar a reflexão. O jogo é para constatar ou não as possibilidade de quem pode ganhá-lo. Apresentar aos alunos o Jogo da velha fazendo uma jogada com um dos alunos, para que a turma visualize como é e compreenda as regras. Não é necessário disponibilizar muito tempo para o jogo. A segunda parte da atividade deve ser feita individualmente, por se tratar da avaliação do aprendizado. Apresente as questões para que respondam individualmente.

Discuta com a turma:

  • Você conhece esse jogo?
  • É provável, improvável ou impossível que você ganhe?

Propósito: Apresentar a situação aos alunos e jogar.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Essa atividade é para verificação de aprendizagem e retomar pontos importantes caso os alunos ainda apresentem dúvidas sobre a aula. É importante apresentar as questões para reflitam individualmente suas possíveis hipóteses de resolução. Neste momento retome as conclusões dos alunos e sistematize um registro que englobe o que foi concluído de forma geral com a aula.

Utilize o Guia de Intervenção para discutir com os alunos as possíveis variações de respostas dadas e dificuldades encontradas.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem na aleatoriedade, vivenciando situações envolvendo eventos aleatórios.

Discuta com a turma:

  • Existe a possibilidade de não ter ganhador? Por quê?
  • Há elementos que interferem no andamento do jogo? Quais?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Francislene Ap. Guglielmo Vilela Dourado

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF02MA21 - Classificar resultados de eventos cotidianos aleatórios como “pouco prováveis”, “muito prováveis”, “improváveis” e “impossíveis”.

Objetivos específicos

- Explorar situações de aleatoriedade

- Elaborar argumentos consistentes baseados na interpretação das informações, fazendo uso de conhecimentos sobre probabilidades

- Compreender eventos aleatórios, sendo “pouco ou muito provável”, “improvável” ou “impossível”.

Conceito-chave

- Aleatoriedade,  probabilidade, pouco provável, impossível.

Recursos necessários

- Tabuleiros de Jogo da Velha (uma para cada dupla da turma), ou papel sulfite e lápis para que os alunos desenhem o jogo da velha.

- Atividade principal impressa ( uma por dupla).

- Quadro para registrar pontos importantes durante discussão/ socialização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 5 e 6)

Orientações: Forme duplas. Fale sobre o jogo de basquete e socialize com os alunos o que eles sabem sobre o jogo: o que é, como se joga, a bola específica para o jogo etc. Após explorar as características do jogo oralmente, apresente a situação aos alunos.

Propósito: Apresentar o contexto da situação a ser explorada.

Discuta com a turma:

  • Qual é a situação proposta?
  • Acertar a cesta é possível ou impossível?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Pedir que as duplas apresentem suas conclusões. Tente motivar todas as duplas a apresentarem suas conclusões e discutam coletivamente o que vão apresentando. Anote na lousa ou no quadro branco as hipóteses levantadas pelas duplas.

Propósito: Socializar hipóteses levantadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • O que é uma situação pouco provável?
  • E improvável? O que seria?
  • Acertar a cesta com a bola é impossível? Por quê?
  • Ao delimitar a quantidade de arremessos fica mais fácil ou mais difícil acertá-los?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Concluir a aula com alguns questionamentos e explorar as conclusões dos alunos com a atividade realizada. Nesse momento verificar se ainda há dúvidas, consulte o guia de intervenção, se necessário.

Propósito: Concluir a aula retomando o conceito trabalhado na atividade.

Discuta com a turma:

  • Jogar a bola na cesta é algo que qualquer jogador consegue?
  • Há fatores que podem ser determinantes para que alguém acerte ou erre o arremesso?
  • Há fatores que facilitam acertar ou errar a cesta?
  • É possível determinar quem consegue acertar ou não o arremesso de uma bola à cesta?
  • Acertar a cesta é possível ou impossível? Por quê?

Slide Plano Aula

Orientações: A atividade deve ser aplicada para iniciar a reflexão. O jogo é para constatar ou não as possibilidade de quem pode ganhá-lo. Apresentar aos alunos o Jogo da velha fazendo uma jogada com um dos alunos, para que a turma visualize como é e compreenda as regras. Não é necessário disponibilizar muito tempo para o jogo. A segunda parte da atividade deve ser feita individualmente, por se tratar da avaliação do aprendizado. Apresente as questões para que respondam individualmente.

Discuta com a turma:

  • Você conhece esse jogo?
  • É provável, improvável ou impossível que você ganhe?

Propósito: Apresentar a situação aos alunos e jogar.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Orientações: Essa atividade é para verificação de aprendizagem e retomar pontos importantes caso os alunos ainda apresentem dúvidas sobre a aula. É importante apresentar as questões para reflitam individualmente suas possíveis hipóteses de resolução. Neste momento retome as conclusões dos alunos e sistematize um registro que englobe o que foi concluído de forma geral com a aula.

Utilize o Guia de Intervenção para discutir com os alunos as possíveis variações de respostas dadas e dificuldades encontradas.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem na aleatoriedade, vivenciando situações envolvendo eventos aleatórios.

Discuta com a turma:

  • Existe a possibilidade de não ter ganhador? Por quê?
  • Há elementos que interferem no andamento do jogo? Quais?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 2º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os alunos aprendem análise da ideia de aleatório em situações do cotidiano e pesquisa estatística, conceituando ideias de provável, improvável, certo e incerto.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA21 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano