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Plano de aula > Matemática > 2º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Chances de ganhar um jogo, quais são?

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Explorar situações de aleatoriedade; Elaborar argumentos baseados na interpretação das informações sobre probabilidades; Compreender eventos aleatórios.

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Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francislene Aparecida Guglielmo Vilela Dourado

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Francislene Ap. Guglielmo Vilela Dourado

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF02MA21 - Classificar resultados de eventos cotidianos aleatórios como “pouco prováveis”, “muito prováveis”, “improváveis” e “impossíveis”.

Objetivos específicos

- Explorar situações de aleatoriedade;

- Elaborar argumentos consistentes baseados na interpretação das informações, fazendo uso de conhecimentos sobre probabilidades;

- Compreender eventos aleatórios, sendo “pouco ou muito provável”, “improvável” ou “impossível”.

Conceito-chave

- Aleatoriedade, probabilidade, pouco provável, impossível.

Recursos necessários

- Moeda (para cara ou coroa).

- Atividades impressas (uma por dupla).

- Quadro para registrar pontos importantes durante discussão/ socialização.

- Caderno.

- Cola.

- Lápis.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slide 3 e 4).

Orientações: É necessário que você já tenha explorado com o aluno o conceito de eventos aleatórios, em que muitas vezes o resultado que temos nem sempre é aquele que esperamos e, até mesmo, que as soluções podem ser muito ou pouco prováveis de acontecerem, improvável ou impossível de acontecer. Exponha imagens de jogos e brincadeiras utilizadas pelas crianças, como cara ou coroa, par ou ímpar, sorteio.

Propósito: Retomar conceito de aleatoriedade e a possibilidade de soluções, coletivamente.

Discuta com a turma:

  • Que tipo de acontecimentos no nosso dia a dia podem apresentar situações muito ou pouco prováveis de acontecerem, improváveis ou impossíveis de acontecerem?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slide 3 e 4).

Orientações: Ao apresentar essa situação aos alunos, é importante ter como foco que a escolha do time a começar com a bola, é algo aleatório. Retome o que é evento aleatório e explore situações do dia a dia similares a essa com jogos e brincadeira que estão frequentemente participando. Exemplo: quando tiram “cara ou coroa” para iniciar um jogo ou “par ou ímpar” para começar uma brincadeira, etc.

Propósito: Retomar conceito de aleatoriedade e a possibilidade de soluções, coletivamente.

Discuta com a turma:

  • Existe alguma forma de ajudar na escolha de quem começa com a bola?
  • De que formas podem decidir?

Materiais complementares:

Sugestão de leitura: EVENTOS ALEATÓRIOS: Compreensões de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 5 e 6).

Orientações: Coletivamente, apresente as questões e converse com a turma. Se houver crianças que desconhecem o jogo, você deve explicá-lo e, havendo possibilidade, jogue com eles. Outra opção é conversar com a professora de educação física para que ela apresente esse jogo aos alunos em um momento anterior à essa aula.

Propósito: Apresentar o contexto da situação a ser explorada.

Discuta com a turma:

  • Quais são as regras do jogo?
  • Que time inicia com a bola?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Se preferir, confira as regras do jogo: Como jogar queimada.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 5 e 6).

Orientações: Após explorar a apresentação da situação, proponha as questões e dê um tempo para que em duplas cheguem a uma conclusão sobre a situação. Peça que anotem/registrem as hipóteses. Ressaltar que o time, para iniciar o jogo, pode ser escolhido de forma aleatória (cara ou coroa, par ou ímpar, sorteio etc). Se houver possibilidade, faça o jogo de queimada com a classe, ou proponha uma atividade interdisciplinar com o profissional da Educação Física.

Propósito: Discutir, em duplas, as hipóteses do jogo.

Discuta com a turma:

  • Ao ler as falas das amigas, é possível saber que equipe tem mais chances?
  • No jogo de queimadas é possível ou não saber que equipe será a vencedora?
  • É possível concordar com uma delas? Por quê?
  • Uma das equipes têm mais chances? Por quê?

Materiais complementares

Para saber mais sobre interdisciplinaridade, clique aqui.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que as duplas apresentem suas hipóteses. Discutam coletivamente o que for apresentado.

Propósito: Socializar hipóteses levantadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como chegaram a essa conclusão?
  • Todos tiveram a mesma resposta?
  • O que há de diferente nas respostas das duplas?
  • Em um jogo o resultado é sempre igual?
  • Há fatores que alteram o resultado de um jogo? Quais podem ser esses fatores?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que as duplas apresentem suas hipóteses. Discutam coletivamente o que for apresentado.

Propósito: Socializar hipóteses levantadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como chegaram a essa conclusão?
  • Todos tiveram a mesma resposta?
  • O que há de diferente nas respostas das duplas?
  • Em um jogo o resultado é sempre igual?
  • Há fatores que alteram o resultado de um jogo? Quais podem ser esses fatores?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Conclua a aula com alguns questionamentos e explore as conclusões dos alunos com a atividade realizada. Verifique se ainda há dúvidas.

Propósito: Concluir a aula.

Discuta com a turma:

  • O que são eventos aleatórios? Em que situações ocorrem?
  • Quais situações que você conhece pode ter o resultado modificado a qualquer momento?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Orientações: A atividade deve ser aplicada como verificação de aprendizagem. Apresente aos alunos uma moeda para que visualizem o que é “cara ou coroa”, faça algumas jogadas com eles, peça que um escolham “cara ou coroa”, jogue a moeda e explore as possibilidades de a criança acertar ou não. Não se esqueça de elencar as conclusões que os alunos apresentaram anteriormente.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem na aleatoriedade, vivenciando situações envolvendo esse conceito.

Discuta com a turma:

  • Alguém tem mais chances?
  • Como são duas crianças e duas opções, podemos dizer que os dois tem as mesmas chances? Por quê?
  • É possível prever quem vai ganhar o jogo?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Francislene Ap. Guglielmo Vilela Dourado

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF02MA21 - Classificar resultados de eventos cotidianos aleatórios como “pouco prováveis”, “muito prováveis”, “improváveis” e “impossíveis”.

Objetivos específicos

- Explorar situações de aleatoriedade;

- Elaborar argumentos consistentes baseados na interpretação das informações, fazendo uso de conhecimentos sobre probabilidades;

- Compreender eventos aleatórios, sendo “pouco ou muito provável”, “improvável” ou “impossível”.

Conceito-chave

- Aleatoriedade, probabilidade, pouco provável, impossível.

Recursos necessários

- Moeda (para cara ou coroa).

- Atividades impressas (uma por dupla).

- Quadro para registrar pontos importantes durante discussão/ socialização.

- Caderno.

- Cola.

- Lápis.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slide 3 e 4).

Orientações: É necessário que você já tenha explorado com o aluno o conceito de eventos aleatórios, em que muitas vezes o resultado que temos nem sempre é aquele que esperamos e, até mesmo, que as soluções podem ser muito ou pouco prováveis de acontecerem, improvável ou impossível de acontecer. Exponha imagens de jogos e brincadeiras utilizadas pelas crianças, como cara ou coroa, par ou ímpar, sorteio.

Propósito: Retomar conceito de aleatoriedade e a possibilidade de soluções, coletivamente.

Discuta com a turma:

  • Que tipo de acontecimentos no nosso dia a dia podem apresentar situações muito ou pouco prováveis de acontecerem, improváveis ou impossíveis de acontecerem?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slide 3 e 4).

Orientações: Ao apresentar essa situação aos alunos, é importante ter como foco que a escolha do time a começar com a bola, é algo aleatório. Retome o que é evento aleatório e explore situações do dia a dia similares a essa com jogos e brincadeira que estão frequentemente participando. Exemplo: quando tiram “cara ou coroa” para iniciar um jogo ou “par ou ímpar” para começar uma brincadeira, etc.

Propósito: Retomar conceito de aleatoriedade e a possibilidade de soluções, coletivamente.

Discuta com a turma:

  • Existe alguma forma de ajudar na escolha de quem começa com a bola?
  • De que formas podem decidir?

Materiais complementares:

Sugestão de leitura: EVENTOS ALEATÓRIOS: Compreensões de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 5 e 6).

Orientações: Coletivamente, apresente as questões e converse com a turma. Se houver crianças que desconhecem o jogo, você deve explicá-lo e, havendo possibilidade, jogue com eles. Outra opção é conversar com a professora de educação física para que ela apresente esse jogo aos alunos em um momento anterior à essa aula.

Propósito: Apresentar o contexto da situação a ser explorada.

Discuta com a turma:

  • Quais são as regras do jogo?
  • Que time inicia com a bola?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Se preferir, confira as regras do jogo: Como jogar queimada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 5 e 6).

Orientações: Após explorar a apresentação da situação, proponha as questões e dê um tempo para que em duplas cheguem a uma conclusão sobre a situação. Peça que anotem/registrem as hipóteses. Ressaltar que o time, para iniciar o jogo, pode ser escolhido de forma aleatória (cara ou coroa, par ou ímpar, sorteio etc). Se houver possibilidade, faça o jogo de queimada com a classe, ou proponha uma atividade interdisciplinar com o profissional da Educação Física.

Propósito: Discutir, em duplas, as hipóteses do jogo.

Discuta com a turma:

  • Ao ler as falas das amigas, é possível saber que equipe tem mais chances?
  • No jogo de queimadas é possível ou não saber que equipe será a vencedora?
  • É possível concordar com uma delas? Por quê?
  • Uma das equipes têm mais chances? Por quê?

Materiais complementares

Para saber mais sobre interdisciplinaridade, clique aqui.

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Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que as duplas apresentem suas hipóteses. Discutam coletivamente o que for apresentado.

Propósito: Socializar hipóteses levantadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como chegaram a essa conclusão?
  • Todos tiveram a mesma resposta?
  • O que há de diferente nas respostas das duplas?
  • Em um jogo o resultado é sempre igual?
  • Há fatores que alteram o resultado de um jogo? Quais podem ser esses fatores?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que as duplas apresentem suas hipóteses. Discutam coletivamente o que for apresentado.

Propósito: Socializar hipóteses levantadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como chegaram a essa conclusão?
  • Todos tiveram a mesma resposta?
  • O que há de diferente nas respostas das duplas?
  • Em um jogo o resultado é sempre igual?
  • Há fatores que alteram o resultado de um jogo? Quais podem ser esses fatores?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Conclua a aula com alguns questionamentos e explore as conclusões dos alunos com a atividade realizada. Verifique se ainda há dúvidas.

Propósito: Concluir a aula.

Discuta com a turma:

  • O que são eventos aleatórios? Em que situações ocorrem?
  • Quais situações que você conhece pode ter o resultado modificado a qualquer momento?

Slide Plano Aula

Orientações: A atividade deve ser aplicada como verificação de aprendizagem. Apresente aos alunos uma moeda para que visualizem o que é “cara ou coroa”, faça algumas jogadas com eles, peça que um escolham “cara ou coroa”, jogue a moeda e explore as possibilidades de a criança acertar ou não. Não se esqueça de elencar as conclusões que os alunos apresentaram anteriormente.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem na aleatoriedade, vivenciando situações envolvendo esse conceito.

Discuta com a turma:

  • Alguém tem mais chances?
  • Como são duas crianças e duas opções, podemos dizer que os dois tem as mesmas chances? Por quê?
  • É possível prever quem vai ganhar o jogo?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

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