10755
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • Formação para Redes

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Chances de ganhar um jogo, quais são?

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Explorar situações de aleatoriedade; Elaborar argumentos baseados na interpretação das informações sobre probabilidades; Compreender eventos aleatórios.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francislene Aparecida Guglielmo Vilela Dourado

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Objetivo 2. Retomada 3. Atividade Principal 4. Discussão das soluções 5. Encerramento 6. Raio X Materiais e Atividades
download Baixar plano

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Francislene Ap. Guglielmo Vilela Dourado

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF02MA21 - Classificar resultados de eventos cotidianos aleatórios como “pouco prováveis”, “muito prováveis”, “improváveis” e “impossíveis”.

Objetivos específicos

- Explorar situações de aleatoriedade;

- Elaborar argumentos consistentes baseados na interpretação das informações, fazendo uso de conhecimentos sobre probabilidades;

- Compreender eventos aleatórios, sendo “pouco ou muito provável”, “improvável” ou “impossível”.

Conceito-chave

- Aleatoriedade, probabilidade, pouco provável, impossível.

Recursos necessários

- Moeda (para cara ou coroa).

- Atividades impressas (uma por dupla).

- Quadro para registrar pontos importantes durante discussão/ socialização.

- Caderno.

- Cola.

- Lápis.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slide 3 e 4).

Orientações: É necessário que você já tenha explorado com o aluno o conceito de eventos aleatórios, em que muitas vezes o resultado que temos nem sempre é aquele que esperamos e, até mesmo, que as soluções podem ser muito ou pouco prováveis de acontecerem, improvável ou impossível de acontecer. Exponha imagens de jogos e brincadeiras utilizadas pelas crianças, como cara ou coroa, par ou ímpar, sorteio.

Propósito: Retomar conceito de aleatoriedade e a possibilidade de soluções, coletivamente.

Discuta com a turma:

  • Que tipo de acontecimentos no nosso dia a dia podem apresentar situações muito ou pouco prováveis de acontecerem, improváveis ou impossíveis de acontecerem?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slide 3 e 4).

Orientações: Ao apresentar essa situação aos alunos, é importante ter como foco que a escolha do time a começar com a bola, é algo aleatório. Retome o que é evento aleatório e explore situações do dia a dia similares a essa com jogos e brincadeira que estão frequentemente participando. Exemplo: quando tiram “cara ou coroa” para iniciar um jogo ou “par ou ímpar” para começar uma brincadeira, etc.

Propósito: Retomar conceito de aleatoriedade e a possibilidade de soluções, coletivamente.

Discuta com a turma:

  • Existe alguma forma de ajudar na escolha de quem começa com a bola?
  • De que formas podem decidir?

Materiais complementares:

Sugestão de leitura: EVENTOS ALEATÓRIOS: Compreensões de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 5 e 6).

Orientações: Coletivamente, apresente as questões e converse com a turma. Se houver crianças que desconhecem o jogo, você deve explicá-lo e, havendo possibilidade, jogue com eles. Outra opção é conversar com a professora de educação física para que ela apresente esse jogo aos alunos em um momento anterior à essa aula.

Propósito: Apresentar o contexto da situação a ser explorada.

Discuta com a turma:

  • Quais são as regras do jogo?
  • Que time inicia com a bola?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Se preferir, confira as regras do jogo: Como jogar queimada.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 5 e 6).

Orientações: Após explorar a apresentação da situação, proponha as questões e dê um tempo para que em duplas cheguem a uma conclusão sobre a situação. Peça que anotem/registrem as hipóteses. Ressaltar que o time, para iniciar o jogo, pode ser escolhido de forma aleatória (cara ou coroa, par ou ímpar, sorteio etc). Se houver possibilidade, faça o jogo de queimada com a classe, ou proponha uma atividade interdisciplinar com o profissional da Educação Física.

Propósito: Discutir, em duplas, as hipóteses do jogo.

Discuta com a turma:

  • Ao ler as falas das amigas, é possível saber que equipe tem mais chances?
  • No jogo de queimadas é possível ou não saber que equipe será a vencedora?
  • É possível concordar com uma delas? Por quê?
  • Uma das equipes têm mais chances? Por quê?

Materiais complementares

Para saber mais sobre interdisciplinaridade, clique aqui.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que as duplas apresentem suas hipóteses. Discutam coletivamente o que for apresentado.

Propósito: Socializar hipóteses levantadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como chegaram a essa conclusão?
  • Todos tiveram a mesma resposta?
  • O que há de diferente nas respostas das duplas?
  • Em um jogo o resultado é sempre igual?
  • Há fatores que alteram o resultado de um jogo? Quais podem ser esses fatores?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que as duplas apresentem suas hipóteses. Discutam coletivamente o que for apresentado.

Propósito: Socializar hipóteses levantadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como chegaram a essa conclusão?
  • Todos tiveram a mesma resposta?
  • O que há de diferente nas respostas das duplas?
  • Em um jogo o resultado é sempre igual?
  • Há fatores que alteram o resultado de um jogo? Quais podem ser esses fatores?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Conclua a aula com alguns questionamentos e explore as conclusões dos alunos com a atividade realizada. Verifique se ainda há dúvidas.

Propósito: Concluir a aula.

Discuta com a turma:

  • O que são eventos aleatórios? Em que situações ocorrem?
  • Quais situações que você conhece pode ter o resultado modificado a qualquer momento?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Orientações: A atividade deve ser aplicada como verificação de aprendizagem. Apresente aos alunos uma moeda para que visualizem o que é “cara ou coroa”, faça algumas jogadas com eles, peça que um escolham “cara ou coroa”, jogue a moeda e explore as possibilidades de a criança acertar ou não. Não se esqueça de elencar as conclusões que os alunos apresentaram anteriormente.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem na aleatoriedade, vivenciando situações envolvendo esse conceito.

Discuta com a turma:

  • Alguém tem mais chances?
  • Como são duas crianças e duas opções, podemos dizer que os dois tem as mesmas chances? Por quê?
  • É possível prever quem vai ganhar o jogo?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Francislene Ap. Guglielmo Vilela Dourado

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF02MA21 - Classificar resultados de eventos cotidianos aleatórios como “pouco prováveis”, “muito prováveis”, “improváveis” e “impossíveis”.

Objetivos específicos

- Explorar situações de aleatoriedade;

- Elaborar argumentos consistentes baseados na interpretação das informações, fazendo uso de conhecimentos sobre probabilidades;

- Compreender eventos aleatórios, sendo “pouco ou muito provável”, “improvável” ou “impossível”.

Conceito-chave

- Aleatoriedade, probabilidade, pouco provável, impossível.

Recursos necessários

- Moeda (para cara ou coroa).

- Atividades impressas (uma por dupla).

- Quadro para registrar pontos importantes durante discussão/ socialização.

- Caderno.

- Cola.

- Lápis.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slide 3 e 4).

Orientações: É necessário que você já tenha explorado com o aluno o conceito de eventos aleatórios, em que muitas vezes o resultado que temos nem sempre é aquele que esperamos e, até mesmo, que as soluções podem ser muito ou pouco prováveis de acontecerem, improvável ou impossível de acontecer. Exponha imagens de jogos e brincadeiras utilizadas pelas crianças, como cara ou coroa, par ou ímpar, sorteio.

Propósito: Retomar conceito de aleatoriedade e a possibilidade de soluções, coletivamente.

Discuta com a turma:

  • Que tipo de acontecimentos no nosso dia a dia podem apresentar situações muito ou pouco prováveis de acontecerem, improváveis ou impossíveis de acontecerem?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (Slide 3 e 4).

Orientações: Ao apresentar essa situação aos alunos, é importante ter como foco que a escolha do time a começar com a bola, é algo aleatório. Retome o que é evento aleatório e explore situações do dia a dia similares a essa com jogos e brincadeira que estão frequentemente participando. Exemplo: quando tiram “cara ou coroa” para iniciar um jogo ou “par ou ímpar” para começar uma brincadeira, etc.

Propósito: Retomar conceito de aleatoriedade e a possibilidade de soluções, coletivamente.

Discuta com a turma:

  • Existe alguma forma de ajudar na escolha de quem começa com a bola?
  • De que formas podem decidir?

Materiais complementares:

Sugestão de leitura: EVENTOS ALEATÓRIOS: Compreensões de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 5 e 6).

Orientações: Coletivamente, apresente as questões e converse com a turma. Se houver crianças que desconhecem o jogo, você deve explicá-lo e, havendo possibilidade, jogue com eles. Outra opção é conversar com a professora de educação física para que ela apresente esse jogo aos alunos em um momento anterior à essa aula.

Propósito: Apresentar o contexto da situação a ser explorada.

Discuta com a turma:

  • Quais são as regras do jogo?
  • Que time inicia com a bola?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Se preferir, confira as regras do jogo: Como jogar queimada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 5 e 6).

Orientações: Após explorar a apresentação da situação, proponha as questões e dê um tempo para que em duplas cheguem a uma conclusão sobre a situação. Peça que anotem/registrem as hipóteses. Ressaltar que o time, para iniciar o jogo, pode ser escolhido de forma aleatória (cara ou coroa, par ou ímpar, sorteio etc). Se houver possibilidade, faça o jogo de queimada com a classe, ou proponha uma atividade interdisciplinar com o profissional da Educação Física.

Propósito: Discutir, em duplas, as hipóteses do jogo.

Discuta com a turma:

  • Ao ler as falas das amigas, é possível saber que equipe tem mais chances?
  • No jogo de queimadas é possível ou não saber que equipe será a vencedora?
  • É possível concordar com uma delas? Por quê?
  • Uma das equipes têm mais chances? Por quê?

Materiais complementares

Para saber mais sobre interdisciplinaridade, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que as duplas apresentem suas hipóteses. Discutam coletivamente o que for apresentado.

Propósito: Socializar hipóteses levantadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como chegaram a essa conclusão?
  • Todos tiveram a mesma resposta?
  • O que há de diferente nas respostas das duplas?
  • Em um jogo o resultado é sempre igual?
  • Há fatores que alteram o resultado de um jogo? Quais podem ser esses fatores?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que as duplas apresentem suas hipóteses. Discutam coletivamente o que for apresentado.

Propósito: Socializar hipóteses levantadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como chegaram a essa conclusão?
  • Todos tiveram a mesma resposta?
  • O que há de diferente nas respostas das duplas?
  • Em um jogo o resultado é sempre igual?
  • Há fatores que alteram o resultado de um jogo? Quais podem ser esses fatores?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Conclua a aula com alguns questionamentos e explore as conclusões dos alunos com a atividade realizada. Verifique se ainda há dúvidas.

Propósito: Concluir a aula.

Discuta com a turma:

  • O que são eventos aleatórios? Em que situações ocorrem?
  • Quais situações que você conhece pode ter o resultado modificado a qualquer momento?

Slide Plano Aula

Orientações: A atividade deve ser aplicada como verificação de aprendizagem. Apresente aos alunos uma moeda para que visualizem o que é “cara ou coroa”, faça algumas jogadas com eles, peça que um escolham “cara ou coroa”, jogue a moeda e explore as possibilidades de a criança acertar ou não. Não se esqueça de elencar as conclusões que os alunos apresentaram anteriormente.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem na aleatoriedade, vivenciando situações envolvendo esse conceito.

Discuta com a turma:

  • Alguém tem mais chances?
  • Como são duas crianças e duas opções, podemos dizer que os dois tem as mesmas chances? Por quê?
  • É possível prever quem vai ganhar o jogo?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula
  • Para o professor
  • Documento

    Guia de intervenções

  • Documento

    Resolução da atividade principal

  • Documento

    Resolução da atividade complementar

  • Documento

    Resolução da Raio X

  • Para o aluno
  • Documento

    Atividade principal

  • Documento

    Atividade Raio X

  • Documento

    Atividades complementares


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Resultados imprevisíveis

AULA 02

Encontrar a bolinha diferente é possível?

AULA 04

Acertar a bola na cesta: provável ou impossível?

AULA 05

Possibilidades lançar dados

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 2º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os alunos aprendem análise da ideia de aleatório em situações do cotidiano e pesquisa estatística, conceituando ideias de provável, improvável, certo e incerto.

2º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano Aula Relacionado por Eixo Trabalhando com tabela de dupla entrada

2º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano Aula Relacionado por Eixo Possibilidades lançar dados

2º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano Aula Relacionado por Eixo Resultados imprevisíveis

2º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano Aula Relacionado por Eixo Encontrar a bolinha diferente é possível?

2º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano Aula Relacionado por Eixo Chances de ganhar um jogo, quais são?

2º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano Aula Relacionado por Eixo Acertar a bola na cesta: provável ou impossível?

2º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano Aula Relacionado por Eixo Você sabe fazer listas?

2º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano Aula Relacionado por Eixo Qual é a pergunta?

2º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano Aula Relacionado por Eixo TRATANDO E LENDO DADOS DE UMA PESQUISA

2º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano Aula Relacionado por Eixo CLASSIFICANDO DADOS DE UMA PESQUISA

2º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano Aula Relacionado por Eixo RECONSTRUINDO AS ETAPAS DA PESQUISA II

2º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano Aula Relacionado por Eixo Gráfico de barras: como e por que fazer

2º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano Aula Relacionado por Eixo RECONSTRUINDO AS ETAPAS DA PESQUISA I

2º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano Aula Relacionado por Eixo Produzindo Gráficos de barras

2º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano Aula Relacionado por Eixo Pesquisa: organização dos dados em tabelas de dupla entrada

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

2º ano / Matemática / Geometria

O lugar onde vivo

2º ano / Matemática / Geometria

Na janela o que é que tem

2º ano / Matemática / Geometria

Figuras planas em ambientes

2º ano / Matemática / Geometria

Figuras planas com palitos de fósforo

2º ano / Matemática / Números

Multiplicando por 2

2º ano / Matemática / Números

Multiplicando por 3

2º ano / Matemática / Números

Pensando sobre dobro e triplo

2º ano / Matemática / Geometria

Diferentes espaços e direções

2º ano / Matemática / Números

Aprendendo a adicionar e subtrair na reta numerada

2º ano / Matemática / Números

Adição na reta numerada - Parte I

2º ano / Matemática / Números

Adição na reta numerada - Parte II

2º ano / Matemática / Números

Subtração na reta numerada - Parte I

2º ano / Matemática / Geometria

Figuras planas e não planas

2º ano / Matemática / Geometria

Brincando com as figuras não planas: esfera e cilindro

2º ano / Matemática / Geometria

Brincando com as figuras não planas: cubo e paralelepíedo

2º ano / Matemática / Geometria

Planificando as figuras não planas

2º ano / Matemática / Números

Usando a calculadora

2º ano / Matemática / Geometria

Figuras planas em imagens

2º ano / Matemática / Geometria

Conhecendo as figuras planas

2º ano / Matemática / Números

O que é metade?

2º ano / Matemática / Geometria

Eu no planeta

2º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Trabalhando com tabela de dupla entrada

2º ano / Matemática / Resolução de Problemas

Resolução de problemas: muitos dados, e agora?

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Quantos metros têm? Estimando para descobrir!

2º ano / Matemática / Grandezas e Medidas

Resolução de situações-problema envolvendo composição de moedas

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA21 da BNCC

2º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Possibilidades lançar dados

2º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Resultados imprevisíveis

2º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Encontrar a bolinha diferente é possível?

2º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Chances de ganhar um jogo, quais são?

2º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Acertar a bola na cesta: provável ou impossível?

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Matemática 1º ANO Matemática 2º ANO Matemática 3º ANO Matemática 4º ANO Matemática 5º ANO Matemática 6º ANO Matemática 7º ANO Matemática 8º ANO Matemática 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann