Objetivo
Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Francislene Ap. Guglielmo Vilela Dourado
Mentor: Mara Elizabeth Mansani
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
EF02MA21 - Classificar resultados de eventos cotidianos aleatórios como “pouco prováveis”, “muito prováveis”, “improváveis” e “impossíveis”.
Objetivos específicos
- Explorar situações de aleatoriedade;
- Elaborar argumentos consistentes baseados na interpretação das informações, fazendo uso de conhecimentos sobre probabilidades;
- Compreender eventos aleatórios, sendo “pouco ou muito provável”, “improvável” ou “impossível”.
Conceito-chave
- Aleatoriedade, probabilidade, pouco provável, impossível.
Recursos necessários
- Moeda (para cara ou coroa).
- Atividades impressas (uma por dupla).
- Quadro para registrar pontos importantes durante discussão/ socialização.
- Caderno.
- Cola.
- Lápis.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos (Slide 3 e 4).
Orientações: É necessário que você já tenha explorado com o aluno o conceito de eventos aleatórios, em que muitas vezes o resultado que temos nem sempre é aquele que esperamos e, até mesmo, que as soluções podem ser muito ou pouco prováveis de acontecerem, improvável ou impossível de acontecer. Exponha imagens de jogos e brincadeiras utilizadas pelas crianças, como cara ou coroa, par ou ímpar, sorteio.
Propósito: Retomar conceito de aleatoriedade e a possibilidade de soluções, coletivamente.
Discuta com a turma:
- Que tipo de acontecimentos no nosso dia a dia podem apresentar situações muito ou pouco prováveis de acontecerem, improváveis ou impossíveis de acontecerem?
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos (Slide 3 e 4).
Orientações: Ao apresentar essa situação aos alunos, é importante ter como foco que a escolha do time a começar com a bola, é algo aleatório. Retome o que é evento aleatório e explore situações do dia a dia similares a essa com jogos e brincadeira que estão frequentemente participando. Exemplo: quando tiram “cara ou coroa” para iniciar um jogo ou “par ou ímpar” para começar uma brincadeira, etc.
Propósito: Retomar conceito de aleatoriedade e a possibilidade de soluções, coletivamente.
Discuta com a turma:
- Existe alguma forma de ajudar na escolha de quem começa com a bola?
- De que formas podem decidir?
Materiais complementares:
Sugestão de leitura: EVENTOS ALEATÓRIOS: Compreensões de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 5 e 6).
Orientações: Coletivamente, apresente as questões e converse com a turma. Se houver crianças que desconhecem o jogo, você deve explicá-lo e, havendo possibilidade, jogue com eles. Outra opção é conversar com a professora de educação física para que ela apresente esse jogo aos alunos em um momento anterior à essa aula.
Propósito: Apresentar o contexto da situação a ser explorada.
Discuta com a turma:
- Quais são as regras do jogo?
- Que time inicia com a bola?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Se preferir, confira as regras do jogo: Como jogar queimada.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 5 e 6).
Orientações: Após explorar a apresentação da situação, proponha as questões e dê um tempo para que em duplas cheguem a uma conclusão sobre a situação. Peça que anotem/registrem as hipóteses. Ressaltar que o time, para iniciar o jogo, pode ser escolhido de forma aleatória (cara ou coroa, par ou ímpar, sorteio etc). Se houver possibilidade, faça o jogo de queimada com a classe, ou proponha uma atividade interdisciplinar com o profissional da Educação Física.
Propósito: Discutir, em duplas, as hipóteses do jogo.
Discuta com a turma:
- Ao ler as falas das amigas, é possível saber que equipe tem mais chances?
- No jogo de queimadas é possível ou não saber que equipe será a vencedora?
- É possível concordar com uma delas? Por quê?
- Uma das equipes têm mais chances? Por quê?
Materiais complementares
Para saber mais sobre interdisciplinaridade, clique aqui.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que as duplas apresentem suas hipóteses. Discutam coletivamente o que for apresentado.
Propósito: Socializar hipóteses levantadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Como chegaram a essa conclusão?
- Todos tiveram a mesma resposta?
- O que há de diferente nas respostas das duplas?
- Em um jogo o resultado é sempre igual?
- Há fatores que alteram o resultado de um jogo? Quais podem ser esses fatores?
Materiais complementares:
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que as duplas apresentem suas hipóteses. Discutam coletivamente o que for apresentado.
Propósito: Socializar hipóteses levantadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Como chegaram a essa conclusão?
- Todos tiveram a mesma resposta?
- O que há de diferente nas respostas das duplas?
- Em um jogo o resultado é sempre igual?
- Há fatores que alteram o resultado de um jogo? Quais podem ser esses fatores?
Materiais complementares:
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Conclua a aula com alguns questionamentos e explore as conclusões dos alunos com a atividade realizada. Verifique se ainda há dúvidas.
Propósito: Concluir a aula.
Discuta com a turma:
- O que são eventos aleatórios? Em que situações ocorrem?
- Quais situações que você conhece pode ter o resultado modificado a qualquer momento?
Raio X
Orientações: A atividade deve ser aplicada como verificação de aprendizagem. Apresente aos alunos uma moeda para que visualizem o que é “cara ou coroa”, faça algumas jogadas com eles, peça que um escolham “cara ou coroa”, jogue a moeda e explore as possibilidades de a criança acertar ou não. Não se esqueça de elencar as conclusões que os alunos apresentaram anteriormente.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem na aleatoriedade, vivenciando situações envolvendo esse conceito.
Discuta com a turma:
- Alguém tem mais chances?
- Como são duas crianças e duas opções, podemos dizer que os dois tem as mesmas chances? Por quê?
- É possível prever quem vai ganhar o jogo?
Materiais complementares: