10754
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Encontrar a bolinha diferente é possível?

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Explorar situações de aleatoriedade; Elaborar argumentos baseados na interpretação das informações sobre probabilidades; Compreender eventos aleatórios.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francislene Aparecida Guglielmo Vilela Dourado

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Francislene Ap. Guglielmo Vilela Dourado

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF02MA21 - Classificar resultados de eventos cotidianos aleatórios como “pouco prováveis”, “muito prováveis”, “improváveis” e “impossíveis”.

Objetivos específicos

- Explorar situações de aleatoriedade;

- Elaborar argumentos consistentes, baseados na interpretação das informações, fazendo uso de conhecimentos sobre probabilidades;

- Compreender eventos aleatórios, sendo “pouco ou muito provável”, “improvável” ou “impossível”.

Conceito-chave

- Aleatoriedade,  possibilidades, provável, improvável, impossível.

Recursos necessários

-Atividades impressas: Atividade principal, raio X e atividades complementares.

-Quadro para o registro de pontos importantes da discussão/ socialização.

-Lápis.

-Caderno.

-Relógio ou cronômetro.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Neste momento de retomada coletiva, é necessário que você já tenha explorado com o aluno o conceito de eventos aleatórios, mostrando que a solução pode ser muito, ou pouco provável, improvável ou impossível de acontecer. Ao apresentar essa situação, tenha como foco retomar o que são eventos aleatórios e explore situações do dia a dia.

Propósito: Retomar situações em que os resultados sejam pouco prováveis, improváveis ou impossíveis de acontecerem.

Discuta com a turma:

  • O que são situações pouco prováveis, improváveis ou impossíveis de acontecerem?
  • Em quanto tempo será que é possível localizar a bolinha amarela?

Materiais complementares:

Para compreender mais sobre eventos aleatórios, acesse aqui.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5).

Orientações: Forme duplas, de maneira que os alunos possam interagir de forma significativa. Antes de apresentar a situação, explore com os alunos o tempo de 1 minuto, e, se possível, peça algum desafio nesse tempo, como contar de 1 a 100, desamarrar e tirar o tênis, colocar e amarrar novamente (pode ser pedido para um aluno na classe, como desafio, apenas para que tenham mais concreto o que equivale à um minutos), marque no relógio para que possam cronometrar juntos o tempo disponibilizado.

Propósito: Apresentar o contexto da situação a ser explorada.

Discuta com a turma:

  • Se estivessem nessa piscina, seria possível encontrar a bola rosa, nesse tempo?
  • É fácil ou difícil encontrar uma bolinha de determinada cor, em um lugar que há centenas de bolinhas de outra cor?
  • Será que é possível alguma criança conseguir encontrar a bolinha, com o tempo determinado?
  • Se os olhos das meninas fossem vendados, seria mais fácil ou mais difícil encontrar a bolinha?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5).

Orientações: Após explorar a apresentação da situação, proponha as questões uma a uma, e dê um tempo para que, em duplas, cheguem a uma conclusão sobre a situação levantada. Peça que anotem/registrem as possíveis respostas.

Propósito: Propor os questionamentos a serem discutidos em duplas.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Leia novamente as perguntas e peça que as duplas apresentem suas hipóteses e vá anotando no quadro. Questione-os sobre o motivo de tal hipótese.

Propósito: Socializar as hipóteses levantadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Em qual estratégia pensaram para responder a pergunta?
  • Existem outras possibilidades?
  • Todos as duplas seguiram o mesmo caminho para responder as perguntas?
  • Alguma dupla fez diferente? Como fez?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Conclua a aula com alguns questionamentos e explore as conclusões dos alunos com a atividade realizada.

Propósito: Concluir a aula.

Discuta com a turma:

  • O que é algo imprevisível?
  • Você já se deparou com situações em que os resultados são imprevisíveis ou impossíveis? Quais?
  • O que são possibilidades?
  • Há alguma situação em que viu várias possibilidades de resultados? quais?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Utilize a atividade para a verificação de aprendizagem, se os alunos compreenderam, ou não, a possibilidade do evento ocorrer. Marque no relógio 30 segundos e veja com alunos para que eles tenham a noção da duração desse tempo.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem na aleatoriedade, vivenciando situações envolvendo situações nesse contexto.

Discuta com a turma:

  • Existe a possibilidade desse evento acontecer?
  • Podemos afirmar que Maria encontrará as bolinhas amarela no tempo determinado?
  • Então podemos afirmar que essa situação é impossível?


Materiais complementares

Raio X

Raio X 2

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Francislene Ap. Guglielmo Vilela Dourado

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF02MA21 - Classificar resultados de eventos cotidianos aleatórios como “pouco prováveis”, “muito prováveis”, “improváveis” e “impossíveis”.

Objetivos específicos

- Explorar situações de aleatoriedade;

- Elaborar argumentos consistentes, baseados na interpretação das informações, fazendo uso de conhecimentos sobre probabilidades;

- Compreender eventos aleatórios, sendo “pouco ou muito provável”, “improvável” ou “impossível”.

Conceito-chave

- Aleatoriedade,  possibilidades, provável, improvável, impossível.

Recursos necessários

-Atividades impressas: Atividade principal, raio X e atividades complementares.

-Quadro para o registro de pontos importantes da discussão/ socialização.

-Lápis.

-Caderno.

-Relógio ou cronômetro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Neste momento de retomada coletiva, é necessário que você já tenha explorado com o aluno o conceito de eventos aleatórios, mostrando que a solução pode ser muito, ou pouco provável, improvável ou impossível de acontecer. Ao apresentar essa situação, tenha como foco retomar o que são eventos aleatórios e explore situações do dia a dia.

Propósito: Retomar situações em que os resultados sejam pouco prováveis, improváveis ou impossíveis de acontecerem.

Discuta com a turma:

  • O que são situações pouco prováveis, improváveis ou impossíveis de acontecerem?
  • Em quanto tempo será que é possível localizar a bolinha amarela?

Materiais complementares:

Para compreender mais sobre eventos aleatórios, acesse aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5).

Orientações: Forme duplas, de maneira que os alunos possam interagir de forma significativa. Antes de apresentar a situação, explore com os alunos o tempo de 1 minuto, e, se possível, peça algum desafio nesse tempo, como contar de 1 a 100, desamarrar e tirar o tênis, colocar e amarrar novamente (pode ser pedido para um aluno na classe, como desafio, apenas para que tenham mais concreto o que equivale à um minutos), marque no relógio para que possam cronometrar juntos o tempo disponibilizado.

Propósito: Apresentar o contexto da situação a ser explorada.

Discuta com a turma:

  • Se estivessem nessa piscina, seria possível encontrar a bola rosa, nesse tempo?
  • É fácil ou difícil encontrar uma bolinha de determinada cor, em um lugar que há centenas de bolinhas de outra cor?
  • Será que é possível alguma criança conseguir encontrar a bolinha, com o tempo determinado?
  • Se os olhos das meninas fossem vendados, seria mais fácil ou mais difícil encontrar a bolinha?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5).

Orientações: Após explorar a apresentação da situação, proponha as questões uma a uma, e dê um tempo para que, em duplas, cheguem a uma conclusão sobre a situação levantada. Peça que anotem/registrem as possíveis respostas.

Propósito: Propor os questionamentos a serem discutidos em duplas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Leia novamente as perguntas e peça que as duplas apresentem suas hipóteses e vá anotando no quadro. Questione-os sobre o motivo de tal hipótese.

Propósito: Socializar as hipóteses levantadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Em qual estratégia pensaram para responder a pergunta?
  • Existem outras possibilidades?
  • Todos as duplas seguiram o mesmo caminho para responder as perguntas?
  • Alguma dupla fez diferente? Como fez?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Conclua a aula com alguns questionamentos e explore as conclusões dos alunos com a atividade realizada.

Propósito: Concluir a aula.

Discuta com a turma:

  • O que é algo imprevisível?
  • Você já se deparou com situações em que os resultados são imprevisíveis ou impossíveis? Quais?
  • O que são possibilidades?
  • Há alguma situação em que viu várias possibilidades de resultados? quais?

Slide Plano Aula

Orientações: Utilize a atividade para a verificação de aprendizagem, se os alunos compreenderam, ou não, a possibilidade do evento ocorrer. Marque no relógio 30 segundos e veja com alunos para que eles tenham a noção da duração desse tempo.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem na aleatoriedade, vivenciando situações envolvendo situações nesse contexto.

Discuta com a turma:

  • Existe a possibilidade desse evento acontecer?
  • Podemos afirmar que Maria encontrará as bolinhas amarela no tempo determinado?
  • Então podemos afirmar que essa situação é impossível?


Materiais complementares

Raio X

Raio X 2

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 2º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os alunos aprendem análise da ideia de aleatório em situações do cotidiano e pesquisa estatística, conceituando ideias de provável, improvável, certo e incerto.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA21 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano