Objetivo
Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Francislene Ap. Guglielmo Vilela Dourado
Mentor: Mara Elizabeth Mansani
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
EF02MA21 - Classificar resultados de eventos cotidianos aleatórios como “pouco prováveis”, “muito prováveis”, “improváveis” e “impossíveis”.
Objetivos específicos
- Explorar situações de aleatoriedade;
- Elaborar argumentos consistentes, baseados na interpretação das informações, fazendo uso de conhecimentos sobre probabilidades;
- Compreender eventos aleatórios, sendo “pouco ou muito provável”, “improvável” ou “impossível”.
Conceito-chave
- Aleatoriedade, possibilidades, provável, improvável, impossível.
Recursos necessários
-Atividades impressas: Atividade principal, raio X e atividades complementares.
-Quadro para o registro de pontos importantes da discussão/ socialização.
-Lápis.
-Caderno.
-Relógio ou cronômetro.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Neste momento de retomada coletiva, é necessário que você já tenha explorado com o aluno o conceito de eventos aleatórios, mostrando que a solução pode ser muito, ou pouco provável, improvável ou impossível de acontecer. Ao apresentar essa situação, tenha como foco retomar o que são eventos aleatórios e explore situações do dia a dia.
Propósito: Retomar situações em que os resultados sejam pouco prováveis, improváveis ou impossíveis de acontecerem.
Discuta com a turma:
- O que são situações pouco prováveis, improváveis ou impossíveis de acontecerem?
- Em quanto tempo será que é possível localizar a bolinha amarela?
Materiais complementares:
Para compreender mais sobre eventos aleatórios, acesse aqui.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5).
Orientações: Forme duplas, de maneira que os alunos possam interagir de forma significativa. Antes de apresentar a situação, explore com os alunos o tempo de 1 minuto, e, se possível, peça algum desafio nesse tempo, como contar de 1 a 100, desamarrar e tirar o tênis, colocar e amarrar novamente (pode ser pedido para um aluno na classe, como desafio, apenas para que tenham mais concreto o que equivale à um minutos), marque no relógio para que possam cronometrar juntos o tempo disponibilizado.
Propósito: Apresentar o contexto da situação a ser explorada.
Discuta com a turma:
- Se estivessem nessa piscina, seria possível encontrar a bola rosa, nesse tempo?
- É fácil ou difícil encontrar uma bolinha de determinada cor, em um lugar que há centenas de bolinhas de outra cor?
- Será que é possível alguma criança conseguir encontrar a bolinha, com o tempo determinado?
- Se os olhos das meninas fossem vendados, seria mais fácil ou mais difícil encontrar a bolinha?
Materiais complementares
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5).
Orientações: Após explorar a apresentação da situação, proponha as questões uma a uma, e dê um tempo para que, em duplas, cheguem a uma conclusão sobre a situação levantada. Peça que anotem/registrem as possíveis respostas.
Propósito: Propor os questionamentos a serem discutidos em duplas.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Leia novamente as perguntas e peça que as duplas apresentem suas hipóteses e vá anotando no quadro. Questione-os sobre o motivo de tal hipótese.
Propósito: Socializar as hipóteses levantadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Em qual estratégia pensaram para responder a pergunta?
- Existem outras possibilidades?
- Todos as duplas seguiram o mesmo caminho para responder as perguntas?
- Alguma dupla fez diferente? Como fez?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Conclua a aula com alguns questionamentos e explore as conclusões dos alunos com a atividade realizada.
Propósito: Concluir a aula.
Discuta com a turma:
- O que é algo imprevisível?
- Você já se deparou com situações em que os resultados são imprevisíveis ou impossíveis? Quais?
- O que são possibilidades?
- Há alguma situação em que viu várias possibilidades de resultados? quais?
Raio X
Orientações: Utilize a atividade para a verificação de aprendizagem, se os alunos compreenderam, ou não, a possibilidade do evento ocorrer. Marque no relógio 30 segundos e veja com alunos para que eles tenham a noção da duração desse tempo.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem na aleatoriedade, vivenciando situações envolvendo situações nesse contexto.
Discuta com a turma:
- Existe a possibilidade desse evento acontecer?
- Podemos afirmar que Maria encontrará as bolinhas amarela no tempo determinado?
- Então podemos afirmar que essa situação é impossível?
Materiais complementares