10753
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Resultados imprevisíveis

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Explorar situações de aleatoriedade; Elaborar argumentos baseados na interpretação das informações sobre probabilidades; Compreender eventos aleatórios.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francislene Aparecida Guglielmo Vilela Dourado

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT2_23PES_01

Recursos
- Necessários: Caderno e lápis.
- Opcionais: - Atividades impressas;
- Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail.
- Caixa, latinha ou saco (não transparente) e alguns objetos coloridos, pode ser dados ou clipes ou bolinhas...

Para este plano, a sugestão é que foque no Aquecimento, na Atividade principal e na Discussão da solução, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.

Aquecimento
Sugerimos uma atividade inicial para ser desenvolvida antes da atividade do aquecimento e estas podem ser conduzidas na primeira aula, com o objetivo de oportunizar discussões das possibilidades de resultados em eventos aleatórios. Logo, como o objetivo do plano é “Reconhecer as possibilidades para que um evento aconteça”, é totalmente pertinente realizar as duas atividades, que pode ser em aula síncrona ou assíncrona.

Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você pode apresentar a seguinte situação.

Atividade inicial:
Apresente uma caixa (não transparente) com 4 dados brancos e 1 vermelho. (Lembrando que esses objetos podem ser substituídos por outros de mais fácil acesso, inclusive citados nos recursos e quantidades diferentes também, mas importante que sejam quantidades pequenas).
Com os dados dentro da caixa, balance-a e aguce a curiosidade dos alunos, perguntando: O que acham que tenho dentro dessa caixa?
Após as respostas dadas, retire os objetos da caixa e mostre para os alunos.
Depois apresente a seguinte situação: Se eu colocar os cinco dados dentro da caixa e começar a tirar um deles sem olhar.
     - O que vocês acham que vou tirar?
     - Eu poderia tirar uma borracha?
     - Seria possível eu tirar um dado azul? E vermelho? E branco?
     - Se na primeira vez eu tirar um dado vermelho, na segunda eu poderia tirar outro dado vermelho?
Lembrando professor(a) de usar as palavrinhas “pouco provável”, “muito provável”, “improvável”, “impossível”, para que os alunos possam ir se familiarizando.

Em seguida pode apresentar o slide 3 referente a atividade do aquecimento, e estimular uma conversa coletiva sobre as questões apresentadas, inclusive fazendo os questionamentos do “Discuta com a turma” sugerido no plano.

Na aula assíncrona, você pode compartilhar com os alunos, a atividade inicial por vídeo, via WhatsApp ou e-mail, e pedir que os alunos deem seus resultados pelo mesmo meio de comunicação recebido. Após essa primeira atividade, apresente a sugestão do aquecimento (slide 3), solicitando que eles compartilhem suas ideias.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, organize as atividades sugeridas, com outras atividades desse e de outros planos, e formem uma sequência. Faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para a realização das mesmas. Solicite às famílias que peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”. De forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.

Atividade principal
A atividade principal deve ser apresentada em uma segunda aula. Logo, essa atividade pode ser conduzida pelo mesmo meio de comunicação adotado nas atividades anteriores.

Na aula síncrona, você pode apresentar o slide 4, e desafiar os alunos a realizarem a leitura da problematização e solucioná-la no caderno, mobilizando os conhecimentos que já possuem. Estabeleça um tempo para responderem e em seguida inicie os questionamentos apresentados no “Discuta com a turma”. Lembrando de incentivar os alunos a explicarem suas ideias.

Na aula assíncrona, você pode fotografar ou printar a tela do slide 4 e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Estabelecendo um prazo para a devolutiva da resolução, deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, esta atividade deve ser inserida na sequência que apresenta a atividade inicial e o aquecimento.

Vale ressaltar que a Atividade complementar do plano apresenta proposta que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.

Discussão das soluções
Na aula síncrona, concluindo a resolução do problema, importante criar um momento de socialização com os colegas, oportunizando o aluno explicar seu raciocínio.
Após os alunos compartilharem e discutirem as possibilidades, você pode apresentar o slide 6 que aborda a Discussão da solução, provocando reflexões por meio dos questionamentos do "Discuta com a turma".

Na aula assíncrona, as resoluções do problema devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou física). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização das possibilidades apresentadas pelos alunos e das apresentadas na Discussão da solução (slide 6), por meio de fotos, mensagem de texto, áudio ou vídeo, provocando reflexões. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as soluções e explicações apresentadas e encaminhar para os alunos que recorrem a este meio de comunicação.

Encerramento
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para a resolução das atividades, oportunize a leitura do texto apresentado no encerramento (slide 8) para sistematizar os conceitos abordados nas atividades.

Raio X
A atividade do Raio X, apresentada no slide 9, pode ser usada para verificar se os alunos reconhecem possibilidades de acontecimento em eventos aleatórios.
Dessa forma, professor, utilize para apresentar esse problema, o mesmo meio de comunicação adotado para a realização das atividades anteriores, ressaltando a importância de você realizar a análise das respostas apresentadas por cada estudante e quando possível possibilitar a discussão das mesmas.

Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e se possível acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Sugira aos alunos que socializem, com seus familiares, o que aprenderam nesta aula, pensando inclusive em situações do seu cotidiano que envolvem a aleatoriedade.
Este pode ser um momento muito relevante de interação na família e de grande aprendizado.

Sugestão Enviada Por: Sônia Maria Neves


Código: MAT2_23PES01

(EF02MA21) Classificar resultados de eventos cotidianos aleatórios como “pouco prováveis”, “muito prováveis”, “improváveis” e “impossíveis”.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 2º ano:

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os alunos aprendem análise da ideia de aleatório em situações do cotidiano e pesquisa estatística, conceituando ideias de provável, improvável, certo e incerto.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas