Objetivo
Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Francislene Ap. Guglielmo Vilela Dourado
Mentor: Mara Elizabeth Mansani
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
EF02MA21 - Classificar resultados de eventos cotidianos aleatórios como “pouco prováveis”, “muito prováveis”, “improváveis” e “impossíveis”.
Objetivos específicos
- Explorar situações de aleatoriedade
- Elaborar argumentos consistentes baseados na interpretação das informações, fazendo uso de conhecimentos sobre probabilidades
- Compreender eventos aleatórios, sendo “pouco ou muito provável”, “improvável” ou “impossível”.
Conceito-chave
- Aleatoriedade, possibilidades, provável, improvável, impossível.
Recursos necessários
- Dois dados iguais uma para cada alunos (atividade de raio x)
- Atividade principal impressa ( uma por dupla).
- Quadro para registrar pontos importantes durante discussão/ socialização.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Você pode projetar ou imprimir a situação problema. Também pode escrever no quadro.
Faça a leitura coletiva e discuta com os alunos a situação proposta.
Propósito: Discutir as possibilidades de resultados em eventos aleatórios.
Discuta com a turma:
- Você conhece um skate?
- É fácil andar de skate? Por quê?
- Quem nunca andou de skate poderá ter dificuldade em aprender?
- É comum pessoas que andam de skate cair quando andam ou estão aprendendo?
- O é pouco provável?
- O que é improvável?
- O que é impossível?
- Existe a possibilidade dele cair em todas as tentativas ou apenas nas primeiras?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Apresente a proposta e deixe os alunos, em duplas, chegarem a uma conclusão sobre as possibilidades de Alice conseguir ou não abrir o cadeado na primeira tentativa. Ande entre as duplas, questione-as, auxiliando a avançar em suas conclusões.
Propósito: Propor uma situação com possibilidades para discussão.
Discuta com a turma:
- Quantas chances Alice tem para abrir o cadeado com a chave correta?
- Se errar na primeira tentativa, ainda restarão quantas chances?
- E após duas tentativas erradas, é certeza que na terceira ela acertará? Por quê?
- É correto afirmar que ela conseguirá logo na primeira tentativa? Por quê?
Materiais complementares:
Discussão da solução (slides 5 e 6)
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Peça que as duplas apresentem suas conclusões para o restante da classe. Vá anotando no quadro as hipóteses. Peça que façam o registro no caderno das possibilidades.
Propósito: Socializar hipóteses levantadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- É possível saber se a escolha da chave na primeira tentativa será a correta?
- Quantas chances ela tem de acertar a chave?
- Podemos dizer que é impossível acertar na primeira tentativa? Por quê?
- Em algum momento ela vai acertar a chave?
- Como você escolheria a chave?
Materiais complementares:
Discussão da solução (slides 5 e 6)
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Peça que as duplas apresentem suas conclusões para o restante da classe. Vá anotando no quadro as hipóteses. Peça que façam o registro no caderno das possibilidades.
Propósito: Socializar hipóteses levantadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- É possível saber se a escolha da chave na primeira tentativa será a correta?
- Quantas chances ela tem de acertar a chave?
- Podemos dizer que é impossível acertar na primeira tentativa? Por quê?
- Em algum momento ela vai acertar a chave?
- Como você escolheria a chave?
Materiais complementares:
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Conclua a aula com alguns questionamentos e explore as conclusões dos alunos com a atividade realizada.
Propósito: Apresentar o conceito, contextualizando-o com situações do dia a dia.
Discuta com a turma:
- Vocês concordam com essa afirmação? Justifique.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Apresente aos alunos o que são eventos aleatórios, em que os resultados independem das estratégias e dos recursos utilizados, e não há resolução predefinida.
Propósito: Concluir a aula, associando eventos aleatórios às possibilidades de ocorrer ou não.
Materiais complementares:
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: É importante propor aos alunos uma nova situação para que validem o conceito da aula. Com essa atividade, podemos verificar se é possível ter um ganhador numa disputa de lançamento de dados com uma quantidade limitada de lançamentos e um número pré determinado a ser conseguido. O aluno vivenciando a situação poderá constatar a possibilidade ou dificuldade de se ter um ganhador nessa situação.
Se não tiver dados suficientes para os alunos utilizarem nas duplas, pode-se pedir que utilizem em grupos maiores, cada um jogando em sua vez.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem na aleatoriedade, vivenciando situações que envolvam esse conceito.
Materiais complementares: