10753
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Resultados imprevisíveis

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Explorar situações de aleatoriedade; Elaborar argumentos baseados na interpretação das informações sobre probabilidades; Compreender eventos aleatórios.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francislene Aparecida Guglielmo Vilela Dourado

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Francislene Ap. Guglielmo Vilela Dourado

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF02MA21 - Classificar resultados de eventos cotidianos aleatórios como “pouco prováveis”, “muito prováveis”, “improváveis” e “impossíveis”.

Objetivos específicos

- Explorar situações de aleatoriedade

- Elaborar argumentos consistentes baseados na interpretação das informações, fazendo uso de conhecimentos sobre probabilidades

- Compreender eventos aleatórios, sendo “pouco ou muito provável”, “improvável” ou “impossível”.

Conceito-chave

- Aleatoriedade, possibilidades, provável, improvável, impossível.

Recursos necessários

- Dois dados iguais uma para cada alunos (atividade de raio x)

- Atividade principal impressa ( uma por dupla).

- Quadro para registrar pontos importantes durante discussão/ socialização.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Você pode projetar ou imprimir a situação problema. Também pode escrever no quadro.

Faça a leitura coletiva e discuta com os alunos a situação proposta.

Propósito: Discutir as possibilidades de resultados em eventos aleatórios.

Discuta com a turma:

  • Você conhece um skate?
  • É fácil andar de skate? Por quê?
  • Quem nunca andou de skate poderá ter dificuldade em aprender?
  • É comum pessoas que andam de skate cair quando andam ou estão aprendendo?
  • O é pouco provável?
  • O que é improvável?
  • O que é impossível?
  • Existe a possibilidade dele cair em todas as tentativas ou apenas nas primeiras?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Apresente a proposta e deixe os alunos, em duplas, chegarem a uma conclusão sobre as possibilidades de Alice conseguir ou não abrir o cadeado na primeira tentativa. Ande entre as duplas, questione-os, auxiliando a avançar em suas conclusões.

Propósito: Propor uma situação com possibilidades para discussão.

Discuta com a turma:

  • Quantas chances Alice tem para abrir o cadeado com a chave correta?
  • Se errar na primeira tentativa, ainda restarão quantas chances?
  • E após duas tentativas erradas, é certeza que na terceira ela acertará? Por quê?
  • É correto afirmar que ela conseguirá logo na primeira tentativa? Por quê?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução (slides 5 e 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Peça que as duplas apresentem suas conclusões para o restante da classe. Vá anotando no quadro as hipóteses. Peça que façam o registro no caderno das possibilidades.

Propósito: Socializar hipóteses levantadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • É possível saber se a escolha da chave na primeira tentativa será a correta?
  • Quantas chances ela tem de acertar a chave?
  • Podemos dizer que é impossível acertar na primeira tentativa? Por quê?
  • Em algum momento ela vai acertar a chave?
  • Como você escolheria a chave?

Materiais complementares:

Resolução da Atividade Principal

Discussão da solução (slides 5 e 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Peça que as duplas apresentem suas conclusões para o restante da classe. Vá anotando no quadro as hipóteses. Peça que façam o registro no caderno das possibilidades.

Propósito: Socializar hipóteses levantadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • É possível saber se a escolha da chave na primeira tentativa será a correta?
  • Quantas chances ela tem de acertar a chave?
  • Podemos dizer que é impossível acertar na primeira tentativa? Por quê?
  • Em algum momento ela vai acertar a chave?
  • Como você escolheria a chave?

Materiais complementares:

Resolução da Atividade Principal

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Conclua a aula com alguns questionamentos e explore as conclusões dos alunos com a atividade realizada.

Propósito: Apresentar o conceito, contextualizando-o com situações do dia a dia.

Discuta com a turma:

  • Vocês concordam com essa afirmação? Justifique.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Apresente aos alunos o que são eventos aleatórios, em que os resultados independem das estratégias e dos recursos utilizados, e não há resolução predefinida.

Propósito: Concluir a aula, associando eventos aleatórios às possibilidades de ocorrer ou não.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: É importante propor aos alunos uma nova situação para que validem o conceito da aula. Com essa atividade, podemos verificar se é possível ter um ganhador numa disputa de lançamento de dados com uma quantidade limitada de lançamentos e um número pré determinado a ser conseguido. O aluno vivenciando a situação poderá constatar a possibilidade ou dificuldade de se ter um ganhador nessa situação.

Se não tiver dados suficientes para os alunos utilizarem nas duplas, pode-se pedir que utilizem em grupos maiores, cada um jogando em sua vez.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem na aleatoriedade, vivenciando situações que envolvam esse conceito.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Francislene Ap. Guglielmo Vilela Dourado

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF02MA21 - Classificar resultados de eventos cotidianos aleatórios como “pouco prováveis”, “muito prováveis”, “improváveis” e “impossíveis”.

Objetivos específicos

- Explorar situações de aleatoriedade

- Elaborar argumentos consistentes baseados na interpretação das informações, fazendo uso de conhecimentos sobre probabilidades

- Compreender eventos aleatórios, sendo “pouco ou muito provável”, “improvável” ou “impossível”.

Conceito-chave

- Aleatoriedade, possibilidades, provável, improvável, impossível.

Recursos necessários

- Dois dados iguais uma para cada alunos (atividade de raio x)

- Atividade principal impressa ( uma por dupla).

- Quadro para registrar pontos importantes durante discussão/ socialização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Você pode projetar ou imprimir a situação problema. Também pode escrever no quadro.

Faça a leitura coletiva e discuta com os alunos a situação proposta.

Propósito: Discutir as possibilidades de resultados em eventos aleatórios.

Discuta com a turma:

  • Você conhece um skate?
  • É fácil andar de skate? Por quê?
  • Quem nunca andou de skate poderá ter dificuldade em aprender?
  • É comum pessoas que andam de skate cair quando andam ou estão aprendendo?
  • O é pouco provável?
  • O que é improvável?
  • O que é impossível?
  • Existe a possibilidade dele cair em todas as tentativas ou apenas nas primeiras?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Apresente a proposta e deixe os alunos, em duplas, chegarem a uma conclusão sobre as possibilidades de Alice conseguir ou não abrir o cadeado na primeira tentativa. Ande entre as duplas, questione-os, auxiliando a avançar em suas conclusões.

Propósito: Propor uma situação com possibilidades para discussão.

Discuta com a turma:

  • Quantas chances Alice tem para abrir o cadeado com a chave correta?
  • Se errar na primeira tentativa, ainda restarão quantas chances?
  • E após duas tentativas erradas, é certeza que na terceira ela acertará? Por quê?
  • É correto afirmar que ela conseguirá logo na primeira tentativa? Por quê?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Peça que as duplas apresentem suas conclusões para o restante da classe. Vá anotando no quadro as hipóteses. Peça que façam o registro no caderno das possibilidades.

Propósito: Socializar hipóteses levantadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • É possível saber se a escolha da chave na primeira tentativa será a correta?
  • Quantas chances ela tem de acertar a chave?
  • Podemos dizer que é impossível acertar na primeira tentativa? Por quê?
  • Em algum momento ela vai acertar a chave?
  • Como você escolheria a chave?

Materiais complementares:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Peça que as duplas apresentem suas conclusões para o restante da classe. Vá anotando no quadro as hipóteses. Peça que façam o registro no caderno das possibilidades.

Propósito: Socializar hipóteses levantadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • É possível saber se a escolha da chave na primeira tentativa será a correta?
  • Quantas chances ela tem de acertar a chave?
  • Podemos dizer que é impossível acertar na primeira tentativa? Por quê?
  • Em algum momento ela vai acertar a chave?
  • Como você escolheria a chave?

Materiais complementares:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Conclua a aula com alguns questionamentos e explore as conclusões dos alunos com a atividade realizada.

Propósito: Apresentar o conceito, contextualizando-o com situações do dia a dia.

Discuta com a turma:

  • Vocês concordam com essa afirmação? Justifique.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Apresente aos alunos o que são eventos aleatórios, em que os resultados independem das estratégias e dos recursos utilizados, e não há resolução predefinida.

Propósito: Concluir a aula, associando eventos aleatórios às possibilidades de ocorrer ou não.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: É importante propor aos alunos uma nova situação para que validem o conceito da aula. Com essa atividade, podemos verificar se é possível ter um ganhador numa disputa de lançamento de dados com uma quantidade limitada de lançamentos e um número pré determinado a ser conseguido. O aluno vivenciando a situação poderá constatar a possibilidade ou dificuldade de se ter um ganhador nessa situação.

Se não tiver dados suficientes para os alunos utilizarem nas duplas, pode-se pedir que utilizem em grupos maiores, cada um jogando em sua vez.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem na aleatoriedade, vivenciando situações que envolvam esse conceito.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 2º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os alunos aprendem análise da ideia de aleatório em situações do cotidiano e pesquisa estatística, conceituando ideias de provável, improvável, certo e incerto.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA21 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano