Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
Necessários:
- Caderno;
- Lápis;
- Régua;
- Grupo de alunos no Whatsapp;
- Zoom;
- Tabuleiro e peças do jogo.
Opcionais:
- Google Sala de Aula;
- Meet;
- Podcast.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Aquecimento
A atividade é uma retomada de conceitos que são fundamentais para a aula. Organize um encontro usando o Meet, Zoom ou grave um vídeo para a conversar com os alunos sobre a multiplicação de números inteiros. Use uma apresentação em Powerpoint para exemplificar uma resolução de expressão numérica. Estimule a conversa com boas perguntas, como:
- Os parênteses são importantes?
- Se eu colocasse mais um número, por exemplo: (-4) x (+5) x (-2), qual seria o sinal do resultado?
Ouça com atenção as respostas e anote-as para recuperá-las durante a discussão da atividade principal.
Atividade principal
Para a realização da atividade principal, os alunos precisam ter acesso à tabela para responder a proposta. Para isso, fotografe e compartilhe a atividade no grupo de Whatsapp ou Google Classroom, para que os alunos possam pensar e compartilhar estratégias para encontrar os valores desconhecidos.
Incentive-os a relacionar a mudança de sentido na reta numerada com o resultado das multiplicações. Oriente-os a filmar ou fotografar as estratégias e respostas, para compartilhar com o professor e a turma no momento da discussão das soluções.
Discussão das soluções
A discussão das soluções da atividade é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Os alunos devem postar os vídeos ou fotografias para compartilhar as respostas em um ambiente de interação, como Whatsapp ou Google Sala de Aula.
Ouça os comentários dos alunos sobre as regularidades percebidas. Comente sobre a atividade realizada, discuta sobre as representações na reta numerada e os resultados das multiplicações envolvendo números inteiros.
Raio X
O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto. Compartilhe a imagem do slide com os alunos usando o recurso de e-mail.
Peça para responderem a questão e devolva o e-mail com ela resolvida. Analise as respostas e elabore devolutivas individuais sobre a atividade e reenvie com comentários para os alunos.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos.
Sugestão Enviada Por: Renata da Silva Gonçalves
Código: MAT7_04NUM08
(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.
AULA 01
AULA 02
AULA 04
AULA 07
AULA 09
Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a resolver problemas com múltiplos e divisores de um número natural, conceituar os números inteiros e racionais como ampliação dos campos numéricos conhecidos, realizar as quatro operações e a potenciação com números inteiros, representar frações e porcentagens de todos discretos ou contínuos e explorar as quatro operações com números racionais positivos na forma decimal.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes