Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT6_08NUM03
Recursos
- Necessários: Papel, lápis, caderno
- Opcionais: Meet, Hangout, WhatsApp,
Khan Academy: https://pt.khanacademy.org/math/pre-algebra/pre-algebra-ratios-rates/pre-algebra-percent-problems/v/taking-a-percentage-example
Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal
Aquecimento
Você pode disponibilizar aos alunos (via WhatsApp) o slide do Aquecimento que é uma preparação para Atividade Principal.
Atividade principal
Compartilhe o slide da “Atividade Principal” para os estudantes. Você pode fazer isso usando o WhatsApp, Meet ou outro meio de comunicação combinado com eles. Oriente-os a observar o gráfico referente a cada porcentagem e reflita sobre as questões propostas.
O vídeo da Khan Academy a seguir pode ser usado para ampliar compreensões acerca do entendimento dessas representações, para alunos que possuem acesso à internet:
https://pt.khanacademy.org/math/pre-algebra/pre-algebra-ratios-rates/pre-algebra-percent-problems/v/taking-a-percentage-example.
Se sua aula for assíncrona, você pode deixar impressa na escola ou enviar pelo grupo de WhatsApp e combinar um retorno com eles para uma devolutiva. Nesse retorno, você pode enviar um áudio, registros de outros alunos para que eles comparem com suas estratégias e colem no seu caderno como repertório de soluções.
Discussão das soluções
Incentive os alunos a tentarem explicar o raciocínio utilizado para solucionar as questões. Para isso, organize o momento usando o recurso do Meet ou respostas enviadas pelo WhatsApp para uma maior interação entre os alunos. A intenção é formar um painel de soluções e promover uma discussão rica e estimuladora entre os alunos e professor. Neste momento, estimule a turma a falar como pensou para resolver o problema e compartilhar suas resoluções. É importante que eles percebam que existem diferentes formas de chegar a uma mesma resposta. Peça que, quem puder, usem a calculadora para encontrar os resultados.
Raio X
O Raio X pode ser usado em outros momentos como forma de ampliação das aprendizagens. Utilize também, como forma de revisão e consolidação das aprendizagens, as atividades complementares.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos podem estar ocupados com outras funções em casa ou mesmo trabalhando. Uma sugestão que sempre é bem vinda é que os familiares podem perguntar o que estão aprendendo, como está sendo as aulas, se eles estão tendo alguma dificuldade ou algo ao qual eles possam se sentir acolhidos Uma sugestão aqui seria os familiares assistirem com os alunos o vídeo https://pt.khanacademy.org/math/pre-algebra/pre-algebra-ratios-rates/pre-algebra-percent-problems/v/taking-a-percentage-example
mencionado acima: e deixar que o estudante conte o que aprendeu nessa aula! Fica a dica!
Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira
Código: MAT6_08NUM03
(EF06MA13) Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.
AULA 01
AULA 02
AULA 05
Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes