10746
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Números

Plano de aula - Representando as frações com denominador 10 na reta numerada, utilizando o corpo.

Plano de aula de Matemática com atividades para 4ºano do Fundamental sobre Dividir um inteiro em partes iguais, representando as frações unitárias com denominador 10 na reta numerada.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mirian Carla Neiva Borges da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_13NUM_03

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Formulários, Google Apresentações, WhatsApp, e-mail, Google Documentos.

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.

Retomada
Em uma videoconferência via Google Meet o professor pode compartilhar sua tela com o slide da retomada e discutir com a turma a partir das questões presentes nas orientações ao professor. Caso o uso do recurso não seja possível, o professor pode propor aos alunos que respondam às questões de maneira escrita para que tenha um ponto de partida para a atividade principal.

Atividade principal
Usar o arquivo disponível nessa etapa para que a reta numerada seja explorada de maneira individual. Isso pode ser feito com o auxílio do Google Documentos, em que os alunos copiam o arquivo original com a imagem da reta e as questões para enviar o link posteriormente ao professor por e-mail ou WhatsApp. Caso a turma não consiga usar os recursos digitais, o professor pode propor as questões em atividade impressa, lembrando (independente se for digital ou não) de incluir as questões presentes nas orientações ao professor.
Como farão individualmente e no papel ou digitalmente, o professor não precisa se preocupar com as discussões sobre “o uso do próprio corpo auxiliando a marcação das frações”.

Discussão das soluções
O professor pode propor aos alunos que montem slides para socializar o que pensaram para responder às questões usando o Google Apresentações. Caso não usem do recurso digital, os alunos podem redigir uma explicação de como pensaram para responder às questões e o professor promove uma síntese dessas respostas para socializar de forma impressa posteriormente.

Sistematização
Não há.

Encerramento
O professor pode complementar as apresentações dos alunos da etapa “Discussão das Soluções” incluindo uma apresentação criada por ele com o Google Apresentações que faça o fechamento da aula. Caso não tenham o recurso digital disponível, o professor pode propor um registro em caderno sobre tudo o que aprenderam na aula.

Raio X
Propor as questões para que os alunos respondam junto com as questões presentes nas orientações ao professor. Caso tenham recursos digitais, propor que façam isso via Google Formulários.

Convite às famílias
Convidar as famílias a traçarem no chão a reta numerada de 0 a 1 junto aos alunos para que possam identificar as frações decimais indicadas na atividade principal.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_13NUM03

(EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 4º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem representação e comparação de números naturais de até 5 ordens, decomposição com adições e multiplicações por potências de 10; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, incluindo cálculo mental e resolução de problemas envolvendo contagem; frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/0 e 1/100) e representação das frações 1/10 e 1/100 na forma decimal, na reta numerada e em valores monetários.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas