Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_13NUM_03
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Google Formulários, Google Apresentações, WhatsApp, e-mail, Google Documentos.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Retomada
Em uma videoconferência via Google Meet o professor pode compartilhar sua tela com o slide da retomada e discutir com a turma a partir das questões presentes nas orientações ao professor. Caso o uso do recurso não seja possível, o professor pode propor aos alunos que respondam às questões de maneira escrita para que tenha um ponto de partida para a atividade principal.
Atividade principal
Usar o arquivo disponível nessa etapa para que a reta numerada seja explorada de maneira individual. Isso pode ser feito com o auxílio do Google Documentos, em que os alunos copiam o arquivo original com a imagem da reta e as questões para enviar o link posteriormente ao professor por e-mail ou WhatsApp. Caso a turma não consiga usar os recursos digitais, o professor pode propor as questões em atividade impressa, lembrando (independente se for digital ou não) de incluir as questões presentes nas orientações ao professor.
Como farão individualmente e no papel ou digitalmente, o professor não precisa se preocupar com as discussões sobre “o uso do próprio corpo auxiliando a marcação das frações”.
Discussão das soluções
O professor pode propor aos alunos que montem slides para socializar o que pensaram para responder às questões usando o Google Apresentações. Caso não usem do recurso digital, os alunos podem redigir uma explicação de como pensaram para responder às questões e o professor promove uma síntese dessas respostas para socializar de forma impressa posteriormente.
Sistematização
Não há.
Encerramento
O professor pode complementar as apresentações dos alunos da etapa “Discussão das Soluções” incluindo uma apresentação criada por ele com o Google Apresentações que faça o fechamento da aula. Caso não tenham o recurso digital disponível, o professor pode propor um registro em caderno sobre tudo o que aprenderam na aula.
Raio X
Propor as questões para que os alunos respondam junto com as questões presentes nas orientações ao professor. Caso tenham recursos digitais, propor que façam isso via Google Formulários.
Convite às famílias
Convidar as famílias a traçarem no chão a reta numerada de 0 a 1 junto aos alunos para que possam identificar as frações decimais indicadas na atividade principal.
Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé
Código: MAT4_13NUM03
(EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.
Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem representação e comparação de números naturais de até 5 ordens, decomposição com adições e multiplicações por potências de 10; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, incluindo cálculo mental e resolução de problemas envolvendo contagem; frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/0 e 1/100) e representação das frações 1/10 e 1/100 na forma decimal, na reta numerada e em valores monetários.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes