10745
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Números

Plano de aula - Comparando números e múltiplos da potência de base 10

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Comparar números naturais com múltiplos da potência de base 10.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marytta Vilela Perez Masseli

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano

MAT6_07NUM05

Recursos

- Necessários: Caderno, lápis, borracha, grupo de whatsapp ou acesso a plataforma de interação combinada entre professor e alunos
- Opcionais: https://pt.khanacademy.org/math/pre-algebra/pre-algebra-exponents-radicals/pre-algebra-orders-of-magnitude/v/patterns-in-zeros-exercise.

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal e no Raio X.

Atividade principal

Professor, nessa proposta sugerimos o recurso da aula invertida. Para isso, os alunos precisam ter acesso ao problema proposto, que está no primeiro slide da Atividade Principal. Tire uma foto desse slide e disponibilize a imagem para os alunos, oriente-os a reproduzir a tabela no caderno e fazer a atividade proposta. Você poderá usar o meio de comunicação estabelecido com os alunos. Estimule os alunos a resolverem a atividade de forma autônoma. Durante a aula vocês irão retomar essa atividade e discutir as soluções.

Discussão das soluções

A discussão das soluções da atividade é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Peça a um aluno de cada grupo que tirem uma foto das suas resoluções e compartilhem no ambiente de interação combinado entre vocês, como whatsapp ou Google Sala de Aula, por exemplo. Se sua aula for síncrona, estimule os alunos usarem a ferramenta de áudio ou vídeo e falar como pensaram para atender o que foi solicitado. Esse momento da aula será muito importante, pois vocês irão sistematizar algumas ideias discutidas anteriormente. Reforce com os alunos a importância de registrar tudo o que fizerem, especialmente agora. Lembre-se que o objetivo da aula é que os alunos comparem número naturais com potências de base 10. Sendo assim, explore cada pergunta proposta nos itens “Orientação” e “Discuta com a turma”, solicitando que eles façam os registros para que possam perceber como se dá essa operação. Mas é possível que alguns alunos não percebam inicialmente essas relações. Por isso, você, professor, precisa ficar atento para identificar se os alunos conseguiram observar as relações que envolvem essa operação e lançar boas perguntas para que eles se aproximem do objetivo da aula. Para auxiliar os alunos na sistematização, você pode sugerir que eles assistam o vídeo https://pt.khanacademy.org/math/pre-algebra/pre-algebra-exponents-radicals/pre-algebra-orders-of-magnitude/v/patterns-in-zeros-exercise.

Raio X

Professor, você pode solicitar que os estudantes façam a atividade como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma. Você pode propor que os alunos escrevam, gravem um aúdio, ou até mesmo gravem um vídeo explicando como chegaram ao resultado do problema. É necessário que você compartilhe o slide de Raio X como imagem para que eles possam reproduzir a trilha.

 

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira


Código: MAT6_07NUM05

(EF06MA12) Fazer estimativas de quantidades e aproximar números para múltiplos da potência de 10 mais próxima.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 6º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas