10745
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Comparando números e múltiplos da potência de base 10

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Comparar números naturais com múltiplos da potência de base 10.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marytta Vilela Perez Masseli

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Marytta Rennó Masseli

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF06MA11 - Fazer estimativas de quantidades e aproximar números para múltiplos de potência de 10 mais próxima

Objetivos específicos

Comparar números naturais com múltiplos da potência de base 10.

Conceito-chave

Ler, interpretar, aproximar e comparar números naturais com múltiplos da potência de base 10.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Faça a leitura ou projete esse objetivo para os estudantes.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Material de apoio:

Monografia que apresenta a importância do jogo no ensino da matemática

http://www.pucrs.br/ciencias/viali/tic_literatura/jogos/Marcos_Aurelio_Cabral.pdf

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Inicie a aula lendo com a turma os itens e perguntando a eles como fariam para resolver cada um. Peça para que registrem as possibilidades das quantidades de notas. Se preferir, pode simular a compra desses objetos com notas de R$ 10,00 impressas.

Propósito: Perceber na turma, as dificuldades encontradas para estimar e aproximar um valor a uma quantidade dada.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram a quantidade de notas?
  • Porque deve ser um valor acima do que é dado em cada item?
  • Existem outras formas de resolver?

Materiais complementares para impressão:

Atividade de aquecimento

Resolução da atividade aquecimento

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5)

Orientação: Você deverá entregar uma tabuleiro para cada estudante ou projetar o jogo ou desenhar no quadro, caso não seja possível imprimir.

Parte I: (7 minutos) cada estudante, individualmente, deverá encontrar o caminho crescente dos números, até a saída.

Para aquelas turmas em que foi projetada ou desenhado no quadro, pedir para que os estudantes registrem em seus cadernos os números na ordem que devem seguir.

Para aqueles que foi entregue impresso, deverão sinalizar na própria folha do jogo, o caminho escolhido.

Parte II: (8 minutos) os estudantes deverão ser reunidos em duplas, para compartilharem suas soluções com as respectivas opções de caminhos.

Caso haja divergência, deverão discutir entre eles, qual a melhor resposta, registrando como foi pensado.

Caso não haja divergência, peça que registrem como foi pensado o caminho.

Propósito: jogar a “trilha das potências de base 10” comparando números naturais com múltiplos da potência de base 10.

Discuta com a turma:

  • Caso seja necessário intervir, questione como fariam para determinar o caminho crescente? O que deve ser observado? O que significa ser crescente?
  • Como podemos comparar números escritos de formas diferentes?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5)

Orientação: Você deverá entregar uma tabuleiro para cada estudante ou projetar o jogo ou desenhar no quadro, caso não seja possível imprimir.

Parte I: (7 minutos) cada estudante, individualmente, deverá encontrar o caminho crescente dos números, até a saída.

Para aquelas turmas em que foi projetada ou desenhado no quadro, pedir para que os estudantes registrem em seus cadernos os números na ordem que devem seguir.

Para aqueles que foi entregue impresso, deverão sinalizar na própria folha do jogo, o caminho escolhido.

Parte II: (8 minutos) os estudantes deverão ser reunidos em duplas, para compartilharem suas soluções com as respectivas opções de caminhos.

Caso haja divergência, deverão discutir entre eles, qual a melhor resposta, registrando como foi pensado.

Caso não haja divergência, peça que registrem como foi pensado o caminho.

Propósito: jogar a “trilha das potências de base 10” comparando números naturais com múltiplos da potência de base 10.

Discuta com a turma:

  • Caso seja necessário intervir, questione como fariam para determinar o caminho crescente? O que deve ser observado? O que significa ser crescente?
  • Como podemos comparar números escritos de formas diferentes?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 19)

Orientação: Deixe que os alunos falem sobre as estratégias que usaram e seus respectivos caminhos. Vá registrando no quadro as respostas dadas.

Após a explanação dos alunos, se for necessário, ou se você desejar dar alguma orientação sobre o trabalho realizado, projete essa sequência de slides mostrando um dos caminhos possíveis (existem outros).

Discuta com a turma:

  • Todos os caminhos apresentados estão corretos?
  • Existem outras possibilidades?

Propósito: Compartilhar as respostas dadas e os caminhos escolhidos.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 19)

Orientação: Deixe que os alunos falem sobre as estratégias que usaram e seus respectivos caminhos. Vá registrando no quadro as respostas dadas.

Após a explanação dos alunos, se for necessário, ou se você desejar dar alguma orientação sobre o trabalho realizado, projete essa sequência de slides mostrando um dos caminhos possíveis (existem outros).

Discuta com a turma:

  • Todos os caminhos apresentados estão corretos?
  • Existem outras possibilidades?

Propósito: Compartilhar as respostas dadas e os caminhos escolhidos.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 19)

Orientação: Deixe que os alunos falem sobre as estratégias que usaram e seus respectivos caminhos. Vá registrando no quadro as respostas dadas.

Após a explanação dos alunos, se for necessário, ou se você desejar dar alguma orientação sobre o trabalho realizado, projete essa sequência de slides mostrando um dos caminhos possíveis (existem outros).

Discuta com a turma:

  • Todos os caminhos apresentados estão corretos?
  • Existem outras possibilidades?

Propósito: Compartilhar as respostas dadas e os caminhos escolhidos.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 19)

Orientação: Deixe que os alunos falem sobre as estratégias que usaram e seus respectivos caminhos. Vá registrando no quadro as respostas dadas.

Após a explanação dos alunos, se for necessário, ou se você desejar dar alguma orientação sobre o trabalho realizado, projete essa sequência de slides mostrando um dos caminhos possíveis (existem outros).

Discuta com a turma:

  • Todos os caminhos apresentados estão corretos?
  • Existem outras possibilidades?

Propósito: Compartilhar as respostas dadas e os caminhos escolhidos.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 19)

Orientação: Deixe que os alunos falem sobre as estratégias que usaram e seus respectivos caminhos. Vá registrando no quadro as respostas dadas.

Após a explanação dos alunos, se for necessário, ou se você desejar dar alguma orientação sobre o trabalho realizado, projete essa sequência de slides mostrando um dos caminhos possíveis (existem outros).

Discuta com a turma:

  • Todos os caminhos apresentados estão corretos?
  • Existem outras possibilidades?

Propósito: Compartilhar as respostas dadas e os caminhos escolhidos.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 19)

Orientação: Deixe que os alunos falem sobre as estratégias que usaram e seus respectivos caminhos. Vá registrando no quadro as respostas dadas.

Após a explanação dos alunos, se for necessário, ou se você desejar dar alguma orientação sobre o trabalho realizado, projete essa sequência de slides mostrando um dos caminhos possíveis (existem outros).

Discuta com a turma:

  • Todos os caminhos apresentados estão corretos?
  • Existem outras possibilidades?

Propósito: Compartilhar as respostas dadas e os caminhos escolhidos.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 19)

Orientação: Deixe que os alunos falem sobre as estratégias que usaram e seus respectivos caminhos. Vá registrando no quadro as respostas dadas.

Após a explanação dos alunos, se for necessário, ou se você desejar dar alguma orientação sobre o trabalho realizado, projete essa sequência de slides mostrando um dos caminhos possíveis (existem outros).

Discuta com a turma:

  • Todos os caminhos apresentados estão corretos?
  • Existem outras possibilidades?

Propósito: Compartilhar as respostas dadas e os caminhos escolhidos.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 19)

Orientação: Deixe que os alunos falem sobre as estratégias que usaram e seus respectivos caminhos. Vá registrando no quadro as respostas dadas.

Após a explanação dos alunos, se for necessário, ou se você desejar dar alguma orientação sobre o trabalho realizado, projete essa sequência de slides mostrando um dos caminhos possíveis (existem outros).

Discuta com a turma:

  • Todos os caminhos apresentados estão corretos?
  • Existem outras possibilidades?

Propósito: Compartilhar as respostas dadas e os caminhos escolhidos.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 19)

Orientação: Deixe que os alunos falem sobre as estratégias que usaram e seus respectivos caminhos. Vá registrando no quadro as respostas dadas.

Após a explanação dos alunos, se for necessário, ou se você desejar dar alguma orientação sobre o trabalho realizado, projete essa sequência de slides mostrando um dos caminhos possíveis (existem outros).

Discuta com a turma:

  • Todos os caminhos apresentados estão corretos?
  • Existem outras possibilidades?

Propósito: Compartilhar as respostas dadas e os caminhos escolhidos.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 19)

Orientação: Deixe que os alunos falem sobre as estratégias que usaram e seus respectivos caminhos. Vá registrando no quadro as respostas dadas.

Após a explanação dos alunos, se for necessário, ou se você desejar dar alguma orientação sobre o trabalho realizado, projete essa sequência de slides mostrando um dos caminhos possíveis (existem outros).

Discuta com a turma:

  • Todos os caminhos apresentados estão corretos?
  • Existem outras possibilidades?

Propósito: Compartilhar as respostas dadas e os caminhos escolhidos.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 19)

Orientação: Deixe que os alunos falem sobre as estratégias que usaram e seus respectivos caminhos. Vá registrando no quadro as respostas dadas.

Após a explanação dos alunos, se for necessário, ou se você desejar dar alguma orientação sobre o trabalho realizado, projete essa sequência de slides mostrando um dos caminhos possíveis (existem outros).

Discuta com a turma:

  • Todos os caminhos apresentados estão corretos?
  • Existem outras possibilidades?

Propósito: Compartilhar as respostas dadas e os caminhos escolhidos.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 19)

Orientação: Deixe que os alunos falem sobre as estratégias que usaram e seus respectivos caminhos. Vá registrando no quadro as respostas dadas.

Após a explanação dos alunos, se for necessário, ou se você desejar dar alguma orientação sobre o trabalho realizado, projete essa sequência de slides mostrando um dos caminhos possíveis (existem outros).

Discuta com a turma:

  • Todos os caminhos apresentados estão corretos?
  • Existem outras possibilidades?

Propósito: Compartilhar as respostas dadas e os caminhos escolhidos.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 19)

Orientação: Deixe que os alunos falem sobre as estratégias que usaram e seus respectivos caminhos. Vá registrando no quadro as respostas dadas.

Após a explanação dos alunos, se for necessário, ou se você desejar dar alguma orientação sobre o trabalho realizado, projete essa sequência de slides mostrando um dos caminhos possíveis (existem outros).

Discuta com a turma:

  • Todos os caminhos apresentados estão corretos?
  • Existem outras possibilidades?

Propósito: Compartilhar as respostas dadas e os caminhos escolhidos.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 19)

Orientação: Deixe que os alunos falem sobre as estratégias que usaram e seus respectivos caminhos. Vá registrando no quadro as respostas dadas.

Após a explanação dos alunos, se for necessário, ou se você desejar dar alguma orientação sobre o trabalho realizado, projete essa sequência de slides mostrando um dos caminhos possíveis (existem outros).

Discuta com a turma:

  • Todos os caminhos apresentados estão corretos?
  • Existem outras possibilidades?

Propósito: Compartilhar as respostas dadas e os caminhos escolhidos.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação:

Projete ou anote no quadro o slide

Propósito: Retomar o conteúdo desta unidade.

Discuta com a turma:

  • Existem outras formas para compararmos dois números escritos de formas diferentes?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Apresente a situação para a turma e peça para resolverem individualmente o problema proposto.

Lembre-se de que o raio x é o momento que os estudantes possuem para avaliar se a escolha da estratégia usada na atividade principal é viável para ser usada em outras situações-problema.

Discuta com a turma:

Depois da resolução do raio X:

  • Qual é a diferença entre esta trilha e a trilha da atividade principal? Espera-se que os alunos observem que, ao contrário da atividade principal, esta trilha será preenchida em ordem decrescente.
  • Quais foram as estratégias que vocês utilizaram para preencher a trilha?

Propósito: Verificar a aprendizagem do aluno.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Raio X

Resolução da Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Faça a leitura ou projete esse objetivo para os estudantes.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Material de apoio:

Monografia que apresenta a importância do jogo no ensino da matemática

http://www.pucrs.br/ciencias/viali/tic_literatura/jogos/Marcos_Aurelio_Cabral.pdf


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Marytta Rennó Masseli

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF06MA11 - Fazer estimativas de quantidades e aproximar números para múltiplos de potência de 10 mais próxima

Objetivos específicos

Comparar números naturais com múltiplos da potência de base 10.

Conceito-chave

Ler, interpretar, aproximar e comparar números naturais com múltiplos da potência de base 10.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Inicie a aula lendo com a turma os itens e perguntando a eles como fariam para resolver cada um. Peça para que registrem as possibilidades das quantidades de notas. Se preferir, pode simular a compra desses objetos com notas de R$ 10,00 impressas.

Propósito: Perceber na turma, as dificuldades encontradas para estimar e aproximar um valor a uma quantidade dada.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram a quantidade de notas?
  • Porque deve ser um valor acima do que é dado em cada item?
  • Existem outras formas de resolver?

Materiais complementares para impressão:

Atividade de aquecimento

Resolução da atividade aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5)

Orientação: Você deverá entregar uma tabuleiro para cada estudante ou projetar o jogo ou desenhar no quadro, caso não seja possível imprimir.

Parte I: (7 minutos) cada estudante, individualmente, deverá encontrar o caminho crescente dos números, até a saída.

Para aquelas turmas em que foi projetada ou desenhado no quadro, pedir para que os estudantes registrem em seus cadernos os números na ordem que devem seguir.

Para aqueles que foi entregue impresso, deverão sinalizar na própria folha do jogo, o caminho escolhido.

Parte II: (8 minutos) os estudantes deverão ser reunidos em duplas, para compartilharem suas soluções com as respectivas opções de caminhos.

Caso haja divergência, deverão discutir entre eles, qual a melhor resposta, registrando como foi pensado.

Caso não haja divergência, peça que registrem como foi pensado o caminho.

Propósito: jogar a “trilha das potências de base 10” comparando números naturais com múltiplos da potência de base 10.

Discuta com a turma:

  • Caso seja necessário intervir, questione como fariam para determinar o caminho crescente? O que deve ser observado? O que significa ser crescente?
  • Como podemos comparar números escritos de formas diferentes?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5)

Orientação: Você deverá entregar uma tabuleiro para cada estudante ou projetar o jogo ou desenhar no quadro, caso não seja possível imprimir.

Parte I: (7 minutos) cada estudante, individualmente, deverá encontrar o caminho crescente dos números, até a saída.

Para aquelas turmas em que foi projetada ou desenhado no quadro, pedir para que os estudantes registrem em seus cadernos os números na ordem que devem seguir.

Para aqueles que foi entregue impresso, deverão sinalizar na própria folha do jogo, o caminho escolhido.

Parte II: (8 minutos) os estudantes deverão ser reunidos em duplas, para compartilharem suas soluções com as respectivas opções de caminhos.

Caso haja divergência, deverão discutir entre eles, qual a melhor resposta, registrando como foi pensado.

Caso não haja divergência, peça que registrem como foi pensado o caminho.

Propósito: jogar a “trilha das potências de base 10” comparando números naturais com múltiplos da potência de base 10.

Discuta com a turma:

  • Caso seja necessário intervir, questione como fariam para determinar o caminho crescente? O que deve ser observado? O que significa ser crescente?
  • Como podemos comparar números escritos de formas diferentes?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 19)

Orientação: Deixe que os alunos falem sobre as estratégias que usaram e seus respectivos caminhos. Vá registrando no quadro as respostas dadas.

Após a explanação dos alunos, se for necessário, ou se você desejar dar alguma orientação sobre o trabalho realizado, projete essa sequência de slides mostrando um dos caminhos possíveis (existem outros).

Discuta com a turma:

  • Todos os caminhos apresentados estão corretos?
  • Existem outras possibilidades?

Propósito: Compartilhar as respostas dadas e os caminhos escolhidos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 19)

Orientação: Deixe que os alunos falem sobre as estratégias que usaram e seus respectivos caminhos. Vá registrando no quadro as respostas dadas.

Após a explanação dos alunos, se for necessário, ou se você desejar dar alguma orientação sobre o trabalho realizado, projete essa sequência de slides mostrando um dos caminhos possíveis (existem outros).

Discuta com a turma:

  • Todos os caminhos apresentados estão corretos?
  • Existem outras possibilidades?

Propósito: Compartilhar as respostas dadas e os caminhos escolhidos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 19)

Orientação: Deixe que os alunos falem sobre as estratégias que usaram e seus respectivos caminhos. Vá registrando no quadro as respostas dadas.

Após a explanação dos alunos, se for necessário, ou se você desejar dar alguma orientação sobre o trabalho realizado, projete essa sequência de slides mostrando um dos caminhos possíveis (existem outros).

Discuta com a turma:

  • Todos os caminhos apresentados estão corretos?
  • Existem outras possibilidades?

Propósito: Compartilhar as respostas dadas e os caminhos escolhidos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 19)

Orientação: Deixe que os alunos falem sobre as estratégias que usaram e seus respectivos caminhos. Vá registrando no quadro as respostas dadas.

Após a explanação dos alunos, se for necessário, ou se você desejar dar alguma orientação sobre o trabalho realizado, projete essa sequência de slides mostrando um dos caminhos possíveis (existem outros).

Discuta com a turma:

  • Todos os caminhos apresentados estão corretos?
  • Existem outras possibilidades?

Propósito: Compartilhar as respostas dadas e os caminhos escolhidos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 19)

Orientação: Deixe que os alunos falem sobre as estratégias que usaram e seus respectivos caminhos. Vá registrando no quadro as respostas dadas.

Após a explanação dos alunos, se for necessário, ou se você desejar dar alguma orientação sobre o trabalho realizado, projete essa sequência de slides mostrando um dos caminhos possíveis (existem outros).

Discuta com a turma:

  • Todos os caminhos apresentados estão corretos?
  • Existem outras possibilidades?

Propósito: Compartilhar as respostas dadas e os caminhos escolhidos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 19)

Orientação: Deixe que os alunos falem sobre as estratégias que usaram e seus respectivos caminhos. Vá registrando no quadro as respostas dadas.

Após a explanação dos alunos, se for necessário, ou se você desejar dar alguma orientação sobre o trabalho realizado, projete essa sequência de slides mostrando um dos caminhos possíveis (existem outros).

Discuta com a turma:

  • Todos os caminhos apresentados estão corretos?
  • Existem outras possibilidades?

Propósito: Compartilhar as respostas dadas e os caminhos escolhidos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 19)

Orientação: Deixe que os alunos falem sobre as estratégias que usaram e seus respectivos caminhos. Vá registrando no quadro as respostas dadas.

Após a explanação dos alunos, se for necessário, ou se você desejar dar alguma orientação sobre o trabalho realizado, projete essa sequência de slides mostrando um dos caminhos possíveis (existem outros).

Discuta com a turma:

  • Todos os caminhos apresentados estão corretos?
  • Existem outras possibilidades?

Propósito: Compartilhar as respostas dadas e os caminhos escolhidos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 19)

Orientação: Deixe que os alunos falem sobre as estratégias que usaram e seus respectivos caminhos. Vá registrando no quadro as respostas dadas.

Após a explanação dos alunos, se for necessário, ou se você desejar dar alguma orientação sobre o trabalho realizado, projete essa sequência de slides mostrando um dos caminhos possíveis (existem outros).

Discuta com a turma:

  • Todos os caminhos apresentados estão corretos?
  • Existem outras possibilidades?

Propósito: Compartilhar as respostas dadas e os caminhos escolhidos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 19)

Orientação: Deixe que os alunos falem sobre as estratégias que usaram e seus respectivos caminhos. Vá registrando no quadro as respostas dadas.

Após a explanação dos alunos, se for necessário, ou se você desejar dar alguma orientação sobre o trabalho realizado, projete essa sequência de slides mostrando um dos caminhos possíveis (existem outros).

Discuta com a turma:

  • Todos os caminhos apresentados estão corretos?
  • Existem outras possibilidades?

Propósito: Compartilhar as respostas dadas e os caminhos escolhidos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 19)

Orientação: Deixe que os alunos falem sobre as estratégias que usaram e seus respectivos caminhos. Vá registrando no quadro as respostas dadas.

Após a explanação dos alunos, se for necessário, ou se você desejar dar alguma orientação sobre o trabalho realizado, projete essa sequência de slides mostrando um dos caminhos possíveis (existem outros).

Discuta com a turma:

  • Todos os caminhos apresentados estão corretos?
  • Existem outras possibilidades?

Propósito: Compartilhar as respostas dadas e os caminhos escolhidos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 19)

Orientação: Deixe que os alunos falem sobre as estratégias que usaram e seus respectivos caminhos. Vá registrando no quadro as respostas dadas.

Após a explanação dos alunos, se for necessário, ou se você desejar dar alguma orientação sobre o trabalho realizado, projete essa sequência de slides mostrando um dos caminhos possíveis (existem outros).

Discuta com a turma:

  • Todos os caminhos apresentados estão corretos?
  • Existem outras possibilidades?

Propósito: Compartilhar as respostas dadas e os caminhos escolhidos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 19)

Orientação: Deixe que os alunos falem sobre as estratégias que usaram e seus respectivos caminhos. Vá registrando no quadro as respostas dadas.

Após a explanação dos alunos, se for necessário, ou se você desejar dar alguma orientação sobre o trabalho realizado, projete essa sequência de slides mostrando um dos caminhos possíveis (existem outros).

Discuta com a turma:

  • Todos os caminhos apresentados estão corretos?
  • Existem outras possibilidades?

Propósito: Compartilhar as respostas dadas e os caminhos escolhidos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 19)

Orientação: Deixe que os alunos falem sobre as estratégias que usaram e seus respectivos caminhos. Vá registrando no quadro as respostas dadas.

Após a explanação dos alunos, se for necessário, ou se você desejar dar alguma orientação sobre o trabalho realizado, projete essa sequência de slides mostrando um dos caminhos possíveis (existem outros).

Discuta com a turma:

  • Todos os caminhos apresentados estão corretos?
  • Existem outras possibilidades?

Propósito: Compartilhar as respostas dadas e os caminhos escolhidos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 19)

Orientação: Deixe que os alunos falem sobre as estratégias que usaram e seus respectivos caminhos. Vá registrando no quadro as respostas dadas.

Após a explanação dos alunos, se for necessário, ou se você desejar dar alguma orientação sobre o trabalho realizado, projete essa sequência de slides mostrando um dos caminhos possíveis (existem outros).

Discuta com a turma:

  • Todos os caminhos apresentados estão corretos?
  • Existem outras possibilidades?

Propósito: Compartilhar as respostas dadas e os caminhos escolhidos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação:

Projete ou anote no quadro o slide

Propósito: Retomar o conteúdo desta unidade.

Discuta com a turma:

  • Existem outras formas para compararmos dois números escritos de formas diferentes?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Apresente a situação para a turma e peça para resolverem individualmente o problema proposto.

Lembre-se de que o raio x é o momento que os estudantes possuem para avaliar se a escolha da estratégia usada na atividade principal é viável para ser usada em outras situações-problema.

Discuta com a turma:

Depois da resolução do raio X:

  • Qual é a diferença entre esta trilha e a trilha da atividade principal? Espera-se que os alunos observem que, ao contrário da atividade principal, esta trilha será preenchida em ordem decrescente.
  • Quais foram as estratégias que vocês utilizaram para preencher a trilha?

Propósito: Verificar a aprendizagem do aluno.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Raio X

Resolução da Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 6º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano