9537
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Geometria

Plano de aula - Vértices e lados

Plano de aula de matemética com atividades para 1º do Fundamental sobre identificar e nomear características, lados e vértices em quadrados, triângulos e retângulos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Artur Ribeiro dos Santos,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT1_09GEO03

Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis, palitos de dentes, cola e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.

Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminharão à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.

No caso de uma aula simultânea, você pode realizar as atividades conforme propostas no plano de aula. Envie uma mensagem antecipada para que os alunos tenham em mãos os palitos de dentes, cola e papel. Se possível, organize mais de um encontro com grupos menores de alunos, para realizar as discussões previstas nos diversos momentos da aula, garantindo maior participação e as intervenções pontuais (Aquecimento, Atividade principal e Discussão das soluções). Feche a aula com a sistematização do conceito e o encerramento. Para o Raio X, pode seguir nossas sugestões abaixo.
Se sua aula for assíncrona, é importante contar com a participação de um adulto da família, para que possa ajudar a conduzir as propostas, conforme as sugestões abaixo. Encaminhe orientações bem completas aos familiares, inclusive sobre os conceitos: reta, lado, vértice. Assim, compreenderão os propósitos das atividades.

Aquecimento
Envie a imagem do slide e as questões do Discuta com a turma, para que observem e conversem em casa. Peça a um familiar que conduza a conversa, lendo as questões e discutindo com a criança.

Atividade principal, Discussão das soluções e Sistematização do conceito
Mande a comanda e orientações, para que expliquem a atividade às crianças. As questões do Discuta com a turma devem ser respondidas por escrito antes da realização da atividade. Solicite também que, após realizar a colagem das figuras geométricas, respondam algumas questões (referentes à discussão das soluções e sistematização do conceito):
     1. DE QUANTAS RETAS PRECISAMOS PARA FORMAR UM RETÂNGULO?
     2. QUANTOS ENCONTROS ENTRE RETAS TEMOS EM UM QUADRADO?
     3. QUANTAS VÉRTICES EXISTEM NUM TRIÂNGULO?
     4. PREENCHA O QUADRO COM AS INFORMAÇÕES, CONFORME APRENDEU:

Solicite que te encaminhem todas as atividades realizadas.

Encerramento
Faça uma devolutiva com as intervenções necessárias às atividades e um fechamento de acordo com o slide de encerramento do plano de aula.

Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
Convide as famílias dos alunos a conversarem com eles sobre as formas geométricas planas. Envie orientações bem claras, inclusive sobre os conceitos. Valorize a participação das famílias nos momentos de aprendizagem dos alunos.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_09GEO03

(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 1º ano:

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a identificar formas planas e não planas e a localizar objetos e pessoas no espaço a partir de diferentes referências e com uso de expressões referenciais (longe, perto, em cima, embaixo, dentro, fora etc.).

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas