9537
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Vértices e lados

POR: Artur Ribeiro dos Santos, 16/07/2018
Código: MAT1_09GEO03

1º ano / Matemática / Geometria

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

Plano de aula de matemética com atividades para 1º do Fundamental sobre identificar e nomear características, lados e vértices em quadrados, triângulos e retângulos.

 

Objetivo. select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Artur Ribeiro Santos

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

Objetivos específicos

Identificar e nomear características, lados e vértices em quadrados, triângulos e retângulos.

Conceito-chave

Lados e vértices em quadrados, retângulos e triângulos

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folha sulfite.
  • Folha sulfite.
  • Palitos de dente.
  • Cola branca.
  • Tesoura.





Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projetar ou ler o objeto para as crianças.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projetar a obra para as crianças ou apresentá-la impressa.

Reconhecer as figuras geométricas planas contidas na obra.

Nomear as figuras geométricas planas contidas na obra.

Apresentar o conceito de reta.

Propósito: Levantar hipóteses das crianças quando a lado e vértice em figuras geométricas planas.

Discuta com a turma:

  • Que figuras geométricas planas podemos reconhecer nessa obra de arte?
  • Como conseguimos distinguir uma figura da outra?
  • Vocês notaram as grandes linhas pretas que as separam?
  • Quantas linhas retas são necessárias para formar um triângulo?

Atividade principal. select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Entregue a cada criança uma folha sulfite, um punhado de palitos de dente e cola branca.

Nesta atividade eles construirão a forma de um quadrado, um triângulo e um retângulo com auxílio dos palitos.

Nesta atividade, cada palito deve ser entendido como uma reta.

As crianças devem colar os palitos na folha para manter as figuras.

Propósito: Construir triângulo, quadrado e retângulo com palitos de dente utilizando o conceito de reta.

Discuta com a turma:

  • Quantas retas vocês usarão para montar um triângulo?
  • Quantos palitos vocês usarão para montar o quadrado?
  • E para montar o retângulo, quantos palitos vocês usarão?

Materiais Complementares:

Guia de intervenção

Discussão da solução. select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Selecionar algumas crianças para compartilhar seu trabalho com a turma.

Levantar outras possibilidades de construção da forma geométrica plana.

Apresentar o conceito de lado relacionando-o com o uso dos palitos como retas.

Apresentar o conceito de vértice relacionando-o com a junção entre palitos como encontro de retas

Propósito: Discutir as formas de representação das figuras geométricas planas sugeridas.

Discuta com a turma:

  • De quantas retas precisamos para formar um retângulo?
  • Quantos encontros entre retas temos em um quadrado?
  • Quantas vértices existem num triângulo?

Materiais Complementares:

Resolução do Aquecimento

Sistematização. select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Preencher a tabela conceitual.

Realizar a contagem de lados das figuras geométricas planas propostas.

Realizar a contagem de vértices das figuras geométricas planas propostas.

Propósito: Reconhecer e nomear lados e vértices em figuras geométricas planas.

Discuta com a turma:

  • Quantos lados e vértices tem cada uma dessas figuras geométricas planas?

Encerramento. select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projetar para as crianças ou registrar a sentença no quadro.

Propósito: Encerrar a discussão sistematizando os conceitos.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos hoje?
  • O triângulo tem o mesmo número de lados e vértices?
  • E o quadrado?

Raio X. select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Certifique-se de que as crianças possuem tesoura sem ponta e cola.

Entregue as folhas para a realização da atividade. Leia o enunciado.

Circule pela sala a fim de acompanhar os procedimentos.

Auxilie as crianças no que for preciso.

Propósito: Verificação das aprendizagens.

Discuta com a turma:

  • Quais dessas formas geométricas são planas?
  • Todas as formas geométricas planas que temos nesta folha têm lados?
  • Todas as formas geométricas planas que temos nesta folha têm vértices?
  • Como identificar se uma figura geométrica plana possui lados e vértices?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projetar ou ler o objeto para as crianças.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Artur Ribeiro Santos

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

Objetivos específicos

Identificar e nomear características, lados e vértices em quadrados, triângulos e retângulos.

Conceito-chave

Lados e vértices em quadrados, retângulos e triângulos

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folha sulfite.
  • Folha sulfite.
  • Palitos de dente.
  • Cola branca.
  • Tesoura.




Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projetar a obra para as crianças ou apresentá-la impressa.

Reconhecer as figuras geométricas planas contidas na obra.

Nomear as figuras geométricas planas contidas na obra.

Apresentar o conceito de reta.

Propósito: Levantar hipóteses das crianças quando a lado e vértice em figuras geométricas planas.

Discuta com a turma:

  • Que figuras geométricas planas podemos reconhecer nessa obra de arte?
  • Como conseguimos distinguir uma figura da outra?
  • Vocês notaram as grandes linhas pretas que as separam?
  • Quantas linhas retas são necessárias para formar um triângulo?

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Entregue a cada criança uma folha sulfite, um punhado de palitos de dente e cola branca.

Nesta atividade eles construirão a forma de um quadrado, um triângulo e um retângulo com auxílio dos palitos.

Nesta atividade, cada palito deve ser entendido como uma reta.

As crianças devem colar os palitos na folha para manter as figuras.

Propósito: Construir triângulo, quadrado e retângulo com palitos de dente utilizando o conceito de reta.

Discuta com a turma:

  • Quantas retas vocês usarão para montar um triângulo?
  • Quantos palitos vocês usarão para montar o quadrado?
  • E para montar o retângulo, quantos palitos vocês usarão?

Materiais Complementares:

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Selecionar algumas crianças para compartilhar seu trabalho com a turma.

Levantar outras possibilidades de construção da forma geométrica plana.

Apresentar o conceito de lado relacionando-o com o uso dos palitos como retas.

Apresentar o conceito de vértice relacionando-o com a junção entre palitos como encontro de retas

Propósito: Discutir as formas de representação das figuras geométricas planas sugeridas.

Discuta com a turma:

  • De quantas retas precisamos para formar um retângulo?
  • Quantos encontros entre retas temos em um quadrado?
  • Quantas vértices existem num triângulo?

Materiais Complementares:

Resolução do Aquecimento

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Preencher a tabela conceitual.

Realizar a contagem de lados das figuras geométricas planas propostas.

Realizar a contagem de vértices das figuras geométricas planas propostas.

Propósito: Reconhecer e nomear lados e vértices em figuras geométricas planas.

Discuta com a turma:

  • Quantos lados e vértices tem cada uma dessas figuras geométricas planas?

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projetar para as crianças ou registrar a sentença no quadro.

Propósito: Encerrar a discussão sistematizando os conceitos.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos hoje?
  • O triângulo tem o mesmo número de lados e vértices?
  • E o quadrado?

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Certifique-se de que as crianças possuem tesoura sem ponta e cola.

Entregue as folhas para a realização da atividade. Leia o enunciado.

Circule pela sala a fim de acompanhar os procedimentos.

Auxilie as crianças no que for preciso.

Propósito: Verificação das aprendizagens.

Discuta com a turma:

  • Quais dessas formas geométricas são planas?
  • Todas as formas geométricas planas que temos nesta folha têm lados?
  • Todas as formas geométricas planas que temos nesta folha têm vértices?
  • Como identificar se uma figura geométrica plana possui lados e vértices?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Artur Ribeiro Santos

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

Objetivos específicos

Identificar e nomear características, lados e vértices em quadrados, triângulos e retângulos.

Conceito-chave

Lados e vértices em quadrados, retângulos e triângulos

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folha sulfite.
  • Folha sulfite.
  • Palitos de dente.
  • Cola branca.
  • Tesoura.





Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes