Objetivo.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Artur Ribeiro Santos
Mentor: Cibele Diogo Kimura
Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.
Objetivos específicos
Identificar e nomear características, lados e vértices em quadrados, triângulos e retângulos.
Conceito-chave
Lados e vértices em quadrados, retângulos e triângulos
Recursos necessários
- Atividades impressas em folha sulfite.
- Folha sulfite.
- Palitos de dente.
- Cola branca.
- Tesoura.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projetar ou ler o objeto para as crianças.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Projetar a obra para as crianças ou apresentá-la impressa.
Reconhecer as figuras geométricas planas contidas na obra.
Nomear as figuras geométricas planas contidas na obra.
Apresentar o conceito de reta.
Propósito: Levantar hipóteses das crianças quando a lado e vértice em figuras geométricas planas.
Discuta com a turma:
- Que figuras geométricas planas podemos reconhecer nessa obra de arte?
- Como conseguimos distinguir uma figura da outra?
- Vocês notaram as grandes linhas pretas que as separam?
- Quantas linhas retas são necessárias para formar um triângulo?
Atividade principal.
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Entregue a cada criança uma folha sulfite, um punhado de palitos de dente e cola branca.
Nesta atividade eles construirão a forma de um quadrado, um triângulo e um retângulo com auxílio dos palitos.
Nesta atividade, cada palito deve ser entendido como uma reta.
As crianças devem colar os palitos na folha para manter as figuras.
Propósito: Construir triângulo, quadrado e retângulo com palitos de dente utilizando o conceito de reta.
Discuta com a turma:
- Quantas retas vocês usarão para montar um triângulo?
- Quantos palitos vocês usarão para montar o quadrado?
- E para montar o retângulo, quantos palitos vocês usarão?
Materiais Complementares:
Discussão da solução.
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Selecionar algumas crianças para compartilhar seu trabalho com a turma.
Levantar outras possibilidades de construção da forma geométrica plana.
Apresentar o conceito de lado relacionando-o com o uso dos palitos como retas.
Apresentar o conceito de vértice relacionando-o com a junção entre palitos como encontro de retas
Propósito: Discutir as formas de representação das figuras geométricas planas sugeridas.
Discuta com a turma:
- De quantas retas precisamos para formar um retângulo?
- Quantos encontros entre retas temos em um quadrado?
- Quantas vértices existem num triângulo?
Materiais Complementares:
Sistematização.
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Preencher a tabela conceitual.
Realizar a contagem de lados das figuras geométricas planas propostas.
Realizar a contagem de vértices das figuras geométricas planas propostas.
Propósito: Reconhecer e nomear lados e vértices em figuras geométricas planas.
Discuta com a turma:
- Quantos lados e vértices tem cada uma dessas figuras geométricas planas?
Encerramento.
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Projetar para as crianças ou registrar a sentença no quadro.
Propósito: Encerrar a discussão sistematizando os conceitos.
Discuta com a turma:
- O que aprendemos hoje?
- O triângulo tem o mesmo número de lados e vértices?
- E o quadrado?
Raio X.
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Certifique-se de que as crianças possuem tesoura sem ponta e cola.
Entregue as folhas para a realização da atividade. Leia o enunciado.
Circule pela sala a fim de acompanhar os procedimentos.
Auxilie as crianças no que for preciso.
Propósito: Verificação das aprendizagens.
Discuta com a turma:
- Quais dessas formas geométricas são planas?
- Todas as formas geométricas planas que temos nesta folha têm lados?
- Todas as formas geométricas planas que temos nesta folha têm vértices?
- Como identificar se uma figura geométrica plana possui lados e vértices?
Materiais Complementares: