10744
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Álgebra

Plano de aula - Valor numérico de uma expressão algébrica!

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Calcular o valor numérico de expressões algébricas através de figuras diversas; elaborar problemas que envolvam o valor numérico de expressões algébricas, através de figuras.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Geraldo Aparecido do Prado Paula

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Geraldo Prado

Mentor: Sandra Amorim

Especialista de área: Sandra Amorim

Habilidade da BNCC

(EF08MA06)  Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações.

Objetivos específicos

Calcular o valor numérico de  expressões algébricas através de figuras diversas; elaborar problemas que envolvam o valor numérico de expressões algébricas, através de figuras.

Conceito-chave

Calcular o valor numérico de expressões algébricas.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete o slide ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3).

Orientações: Projete o slide no quadro ou leia juntamente com os alunos.

Propósito: Retomar o conceito de valor numérico de uma expressão algébrica.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (Slides 4 e 5).

Orientações: Para a ATIVIDADE 1 - Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e desenvolvam estratégias para que possam responder aos questionamentos. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que compartilhem o que discutiram. Para a ATIVIDADE 2 - À partir do banco de figuras disponibilizadas, os alunos poderão criar novos desafios e/ou expressões algébricas para serem resolvidas pelos seus colegas.

Não limite às operações de adição e/ou subtração. Diga-os que poderão fazer uso de multiplicações e também divisões, se for possível.

Propósito: Resolver o valor numérico de uma expressão algébrica através da apresentação de figuras no lugar das variáveis clássicas da Matemática.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (Slides 4 e 5).

Orientações: Para a ATIVIDADE 1 - Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e desenvolvam estratégias para que possam responder aos questionamentos. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que compartilhem o que discutiram. Para a ATIVIDADE 2 - À partir do banco de figuras disponibilizadas, os alunos poderão criar novos desafios e/ou expressões algébricas para serem resolvidas pelos seus colegas.

Não limite às operações de adição e/ou subtração. Diga-os que poderão fazer uso de multiplicações e também divisões, se for possível.

Propósito: Resolver o valor numérico de uma expressão algébrica através da apresentação de figuras no lugar das variáveis clássicas da Matemática.

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Para a ATIVIDADE 1 - Discuta com os alunos os detalhes das figuras ocuparem os lugares das variáveis, fazendo o mesmo papel que estas na expressão algébrica.

Mostre-os a relação entre elas, sem contudo escrever expressões matemáticas clássicas. Por exemplo: não substitua UVA por U e MAÇÃ por M e escreva U=5+M; esta maneira puramente algébrica afastaria o propósito lúdico da atividade. Para a ATIVIDADE 2 - Depois de criados e repassados aos colegas, escolha dois deles para virem até à frente e apresentar o problema e a solução deste à turma.

À princípio, deixe que apresentem sem interrupções, caso errem e/ou não se comuniquem na linguagem matemática formal. Ao final, faça as ponderações e observações que forem pertinentes.

Propósito: Apresentar a solução do problema principal e das atividades propostas pelos alunos.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o texto com os alunos e busque associar os exercícios da Atividade Principal com os tópicos apresentados. Diga-lhes que a Matemática se apresenta de inúmeras maneiras, sendo a forma tradicional, apenas uma delas.

Propósito: Fazer com que os alunos observem o que foi aprendido na aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete o slide no quadro, e peça que os alunos leiam, pensem e resolvam a expressão. Ajude os alunos que estiverem com dúvida, mas lembre-se de não dar a resposta para eles, mas faça-os pensarem sozinhos.

Propósito: Associar as figuras e suas partes para o cálculo do valor numérico da operação sugerida.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Raio X

Resolução da atividade Raio X

Atividade complementar

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete o slide ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Geraldo Prado

Mentor: Sandra Amorim

Especialista de área: Sandra Amorim

Habilidade da BNCC

(EF08MA06)  Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações.

Objetivos específicos

Calcular o valor numérico de  expressões algébricas através de figuras diversas; elaborar problemas que envolvam o valor numérico de expressões algébricas, através de figuras.

Conceito-chave

Calcular o valor numérico de expressões algébricas.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3).

Orientações: Projete o slide no quadro ou leia juntamente com os alunos.

Propósito: Retomar o conceito de valor numérico de uma expressão algébrica.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (Slides 4 e 5).

Orientações: Para a ATIVIDADE 1 - Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e desenvolvam estratégias para que possam responder aos questionamentos. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que compartilhem o que discutiram. Para a ATIVIDADE 2 - À partir do banco de figuras disponibilizadas, os alunos poderão criar novos desafios e/ou expressões algébricas para serem resolvidas pelos seus colegas.

Não limite às operações de adição e/ou subtração. Diga-os que poderão fazer uso de multiplicações e também divisões, se for possível.

Propósito: Resolver o valor numérico de uma expressão algébrica através da apresentação de figuras no lugar das variáveis clássicas da Matemática.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos (Slides 4 e 5).

Orientações: Para a ATIVIDADE 1 - Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e desenvolvam estratégias para que possam responder aos questionamentos. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que compartilhem o que discutiram. Para a ATIVIDADE 2 - À partir do banco de figuras disponibilizadas, os alunos poderão criar novos desafios e/ou expressões algébricas para serem resolvidas pelos seus colegas.

Não limite às operações de adição e/ou subtração. Diga-os que poderão fazer uso de multiplicações e também divisões, se for possível.

Propósito: Resolver o valor numérico de uma expressão algébrica através da apresentação de figuras no lugar das variáveis clássicas da Matemática.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Para a ATIVIDADE 1 - Discuta com os alunos os detalhes das figuras ocuparem os lugares das variáveis, fazendo o mesmo papel que estas na expressão algébrica.

Mostre-os a relação entre elas, sem contudo escrever expressões matemáticas clássicas. Por exemplo: não substitua UVA por U e MAÇÃ por M e escreva U=5+M; esta maneira puramente algébrica afastaria o propósito lúdico da atividade. Para a ATIVIDADE 2 - Depois de criados e repassados aos colegas, escolha dois deles para virem até à frente e apresentar o problema e a solução deste à turma.

À princípio, deixe que apresentem sem interrupções, caso errem e/ou não se comuniquem na linguagem matemática formal. Ao final, faça as ponderações e observações que forem pertinentes.

Propósito: Apresentar a solução do problema principal e das atividades propostas pelos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o texto com os alunos e busque associar os exercícios da Atividade Principal com os tópicos apresentados. Diga-lhes que a Matemática se apresenta de inúmeras maneiras, sendo a forma tradicional, apenas uma delas.

Propósito: Fazer com que os alunos observem o que foi aprendido na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete o slide no quadro, e peça que os alunos leiam, pensem e resolvam a expressão. Ajude os alunos que estiverem com dúvida, mas lembre-se de não dar a resposta para eles, mas faça-os pensarem sozinhos.

Propósito: Associar as figuras e suas partes para o cálculo do valor numérico da operação sugerida.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Raio X

Resolução da atividade Raio X

Atividade complementar

Resolução atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 8º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a simplificação e desenvolvimento de expressões algébricas, o cálculo do valor numérico de uma expressão algébrica, a representação de relações lineares no plano cartesiano, a resolução de equações e sistema de equações lineares, identificação e resolução de equação polinomial do tipo ax² = b e variação de grandezas direta e inversamente proporcionais.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano