Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Geraldo Prado
Mentor: Sandra Amorim
Especialista de área: Sandra Amorim
Habilidade da BNCC
(EF08MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações.
Objetivos específicos
Calcular o valor numérico de expressões algébricas através de figuras diversas; elaborar problemas que envolvam o valor numérico de expressões algébricas, através de figuras.
Conceito-chave
Calcular o valor numérico de expressões algébricas.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete o slide ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3).
Orientações: Projete o slide no quadro ou leia juntamente com os alunos.
Propósito: Retomar o conceito de valor numérico de uma expressão algébrica.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 23 minutos (Slides 4 e 5).
Orientações: Para a ATIVIDADE 1 - Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e desenvolvam estratégias para que possam responder aos questionamentos. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que compartilhem o que discutiram. Para a ATIVIDADE 2 - À partir do banco de figuras disponibilizadas, os alunos poderão criar novos desafios e/ou expressões algébricas para serem resolvidas pelos seus colegas.
Não limite às operações de adição e/ou subtração. Diga-os que poderão fazer uso de multiplicações e também divisões, se for possível.
Propósito: Resolver o valor numérico de uma expressão algébrica através da apresentação de figuras no lugar das variáveis clássicas da Matemática.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 23 minutos (Slides 4 e 5).
Orientações: Para a ATIVIDADE 1 - Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e desenvolvam estratégias para que possam responder aos questionamentos. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que compartilhem o que discutiram. Para a ATIVIDADE 2 - À partir do banco de figuras disponibilizadas, os alunos poderão criar novos desafios e/ou expressões algébricas para serem resolvidas pelos seus colegas.
Não limite às operações de adição e/ou subtração. Diga-os que poderão fazer uso de multiplicações e também divisões, se for possível.
Propósito: Resolver o valor numérico de uma expressão algébrica através da apresentação de figuras no lugar das variáveis clássicas da Matemática.
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Para a ATIVIDADE 1 - Discuta com os alunos os detalhes das figuras ocuparem os lugares das variáveis, fazendo o mesmo papel que estas na expressão algébrica.
Mostre-os a relação entre elas, sem contudo escrever expressões matemáticas clássicas. Por exemplo: não substitua UVA por U e MAÇÃ por M e escreva U=5+M; esta maneira puramente algébrica afastaria o propósito lúdico da atividade. Para a ATIVIDADE 2 - Depois de criados e repassados aos colegas, escolha dois deles para virem até à frente e apresentar o problema e a solução deste à turma.
À princípio, deixe que apresentem sem interrupções, caso errem e/ou não se comuniquem na linguagem matemática formal. Ao final, faça as ponderações e observações que forem pertinentes.
Propósito: Apresentar a solução do problema principal e das atividades propostas pelos alunos.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o texto com os alunos e busque associar os exercícios da Atividade Principal com os tópicos apresentados. Diga-lhes que a Matemática se apresenta de inúmeras maneiras, sendo a forma tradicional, apenas uma delas.
Propósito: Fazer com que os alunos observem o que foi aprendido na aula.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Distribua as atividades impressas ou projete o slide no quadro, e peça que os alunos leiam, pensem e resolvam a expressão. Ajude os alunos que estiverem com dúvida, mas lembre-se de não dar a resposta para eles, mas faça-os pensarem sozinhos.
Propósito: Associar as figuras e suas partes para o cálculo do valor numérico da operação sugerida.
Materiais complementares para impressão:
Resolução atividade complementar