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Jogo da velha com problemas de contagem

Matemática / Números

Alinhado à BNCC

(EF08MA03) Resolver e elaborar problemas de contagem cuja resolução envolva a aplicação do princípio multiplicativo.

Resumo da aula

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Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Altamiro Marlon Ribeiro

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF08MA03): Princípio multiplicativo da contagem (resolução de problemas de contagem)

Conhecimentos prévios

Representar um diagrama de árvore, construir tabela de dupla entrada ou utilizar o princípio multiplicativo da contagem para solução de um problema.

Objetivos específicos

Analisar a melhor forma de representar o princípio multiplicativo da contagem para  resolver um problema.

Conceito-chave

Contagem, princípio multiplicativo, tabela de dupla entrada e diagrama da árvore.

Recursos necessários

  • Projetor (caso haja)
  • Tabuleiro e grade de perguntas para o jogo impressas em folhas
  • Folhas A4 para o registro das soluções.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientação: Organize os alunos em duplas e de forma que não fiquem de costas uns para os outros. Projete o slide e/ou distribua cópias impressas da atividade, leia com a turma e dê tempo para uma discussão sobre a forma com que a personagem irá proceder para determinar a melhor forma de solucionar cada situação e peça para que os alunos compartilhem suas respostas com a turma. Pretende-se que os alunos apenas avaliem se usarão uma tabela ou um diagrama para representar a solução, você pode visualizar uma delas no documento de solução da atividade de retomada, nos links dos Materiais Complementares.

Propósito: Apresentar o enunciado da atividade e propor uma reflexão sobre a estratégia a se escolher para representar e solucionar um problema de contagem.

Discuta com a Turma:

  • Como vocês imaginam que pode ser representada a resposta do item A?
  • Como vocês imaginam que pode ser representada a resposta do item A?
  • A maneira como representar a solução do item A é valida para o item B?
  • Qual das duas perguntas exige mais empenho no momento da resolução?

  • Resposta (A) : Como são 3 decisões a serem tomadas: Escolher a cor da parte externa, depois a cor do triângulo b e em seguida escolher a cor da seta, sem repetir cores, podemos usar um diagrama de possibilidades para listar todas as formas diferentes de pintar a figura.
  • Resposta (B): Como temos que agrupar elementos de apenas 2 conjuntos ( conjunto das 6 faces do primeiro dado e o conjunto das 6 faces do segundo dado) podemos usar para determinar todas as possibilidades uma tabela de dupla entrada, obtendo todas as possibilidades de resultados e considerar apenas aquelas cujas somas sejam menores que 8.

Materiais complementares:

Atividade retomada

Resolução atividade retomada

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 à 10)

Orientação: Os alunos devem estar sentados em duplas, pois vão jogar um com o outro. Você deve organizar as duplas de modo que alunos com mais facilidade não joguem com aqueles que não tem tanta facilidade de aprendizagem, isso vai otimizar sua mediação, pois terá maior disponibilidade de tempo para auxiliar as duplas de alunos que apresentam maiores dificuldades de aprendizagem. Para cada dupla, entregue o tabuleiro do slide 9 (ou projete e peça que copiem em uma folha, ou até mesmo desenhe o tabuleiro na lousa para que copiem em uma folha) , três cartelas de perguntas ( slides 6, 7 e 8), um kit de símbolos X e O (slide 10), libere o uso da calculadora (solicite na aula anterior) libere também a consulta nas anotações do caderno (no caderno também deverão ser registradas as soluções das perguntas). Antes de iniciar o jogo, faça a demonstração de uma jogada contra um aluno voluntário, apresentando as regras e discutindo as dúvidas, leia as regras (slide 5). Após essa apresentação deixe os alunos jogarem. Você pode também apresentar as perguntas para cada rodada projetando os slides, distribuindo as cartelas de perguntas impressas ou mostrando os slides acima ou por meio de um cartaz, quando cada dupla começar a jogar circule pela sala acompanhando o desempenho e envolvimento de cada um, observe as atitudes de parceria entre os alunos e tire possíveis dúvidas. Neste momento de observação, peça para eles explicarem suas soluções, principalmente para aqueles que precisam de mais auxílio para avançar. Quando as duplas estiverem jogando fique com essas respostas impressas na mão para verificar se os alunos estão determinando as respostas corretas e ao circular pela sala incentive os alunos a resolver os problemas de diversas maneiras diferentes principalmente a mental para estimular o cálculo rápido. Muitos deles já terão autonomia e confiança para validarem as respostas por si só.

Propósito: Proporcionar uma forma divertida e lúdica de resolver problemas sobre o Princípio Multiplicativo da contagem.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 à 10).

Orientação: Os alunos devem estar sentados em duplas, pois vão jogar um com o outro. Você deve organizar as duplas de modo que alunos com mais facilidade não joguem com aqueles que não tem tanta facilidade de aprendizagem, isso vai otimizar sua mediação, pois terá maior disponibilidade de tempo para auxiliar as duplas de alunos que apresentam maiores dificuldades de aprendizagem. Para cada dupla entregue o tabuleiro do slide 9 (ou projete e peça que copiem em uma folha, ou até mesmo desenhe o tabuleiro na lousa para que copiem em uma folha) , três cartelas de perguntas ( slides 6, 7 e 8), um kit de símbolos X e O (slide 10), libere o uso da calculadora (solicite na aula anterior) libere também a consulta nas anotações do caderno (no caderno também deverão ser registradas as soluções das perguntas). Antes de iniciar o jogo, faça a demonstração de uma jogada contra um aluno voluntário, apresentando as regras e discutindo as dúvidas, leia as regras (slide 5). Após essa apresentação deixe os alunos jogarem. Você pode também apresentar as perguntas para cada rodada projetando os slides, distribuindo as cartelas de perguntas impressas ou mostrando os slides acima ou por meio de um cartaz, quando cada dupla começar a jogar circule pela sala acompanhando o desempenho e envolvimento de cada um, observe as atitudes de parceria entre os alunos e tire possíveis dúvidas. Neste momento de observação, peça para eles explicarem suas soluções, principalmente para aqueles que precisam de mais auxílio para avançar. Quando as duplas estiverem jogando fique com essas respostas impressas na mão para verificar se os alunos estão determinando as respostas corretas e ao circular pela sala incentive os alunos a resolver os problemas de diversas maneiras diferentes principalmente a mental para estimular o cálculo rápido. Muitos deles já terão autonomia e confiança para validarem as respostas por si só.

Propósito: Proporcionar uma forma divertida e lúdica de resolver problemas sobre o Princípio Multiplicativo da contagem.

Discuta com a Turma:

  • Todos entenderam as regras do jogo?
  • Algum aluno possui alguma sugestão que facilite o desenvolvimento do jogo?

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 à 10)

Orientação: Os alunos devem estar sentados em duplas, pois vão jogar um com o outro. Você deve organizar as duplas de modo que alunos com mais facilidade não joguem com aqueles que não tem tanta facilidade de aprendizagem, isso vai otimizar sua mediação, pois terá maior disponibilidade de tempo para auxiliar as duplas de alunos que apresentam maiores dificuldades de aprendizagem. Para cada dupla entregue o tabuleiro do slide 9 (ou projete e peça que copiem em uma folha, ou até mesmo desenhe o tabuleiro na lousa para que copiem em uma folha) , três cartelas de perguntas ( slides 6, 7 e 8), um kit de símbolos X e O (slide 10), libere o uso da calculadora (solicite na aula anterior) libere também a consulta nas anotações do caderno (no caderno também deverão ser registradas as soluções das perguntas). Antes de iniciar o jogo, faça a demonstração de uma jogada contra um aluno voluntário, apresentando as regras e discutindo as dúvidas, leia as regras (slide 5). Após essa apresentação deixe os alunos jogarem. Você pode também apresentar as perguntas para cada rodada projetando os slides, distribuindo as cartelas de perguntas impressas ou mostrando os slides acima ou por meio de um cartaz, quando cada dupla começar a jogar circule pela sala acompanhando o desempenho e envolvimento de cada um, observe as atitudes de parceria entre os alunos e tire possíveis dúvidas. Neste momento de observação, peça para eles explicarem suas soluções, principalmente para aqueles que precisam de mais auxílio para avançar. Quando as duplas estiverem jogando fique com essas respostas impressas na mão para verificar se os alunos estão determinando as respostas corretas e ao circular pela sala incentive os alunos a resolver os problemas de diversas maneiras diferentes principalmente a mental para estimular o cálculo rápido. Muitos deles já terão autonomia e confiança para validarem as respostas por si só.

Propósito: Proporcionar uma forma divertida e lúdica de resolver problemas sobre o Princípio Multiplicativo da contagem.

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 à 10)

Orientação: Os alunos devem estar sentados em duplas, pois vão jogar um com o outro. Você deve organizar as duplas de modo que alunos com mais facilidade não joguem com aqueles que não tem tanta facilidade de aprendizagem, isso vai otimizar sua mediação, pois terá maior disponibilidade de tempo para auxiliar as duplas de alunos que apresentam maiores dificuldades de aprendizagem. Para cada dupla entregue o tabuleiro do slide 9 (ou projete e peça que copiem em uma folha, ou até mesmo desenhe o tabuleiro na lousa para que copiem em uma folha) , três cartelas de perguntas ( slides 6, 7 e 8), um kit de símbolos X e O (slide 10), libere o uso da calculadora (solicite na aula anterior) libere também a consulta nas anotações do caderno (no caderno também deverão ser registradas as soluções das perguntas). Antes de iniciar o jogo, faça a demonstração de uma jogada contra um aluno voluntário, apresentando as regras e discutindo as dúvidas, leia as regras (slide 5). Após essa apresentação deixe os alunos jogarem. Você pode também apresentar as perguntas para cada rodada projetando os slides, distribuindo as cartelas de perguntas impressas ou mostrando os slides acima ou por meio de um cartaz, quando cada dupla começar a jogar circule pela sala acompanhando o desempenho e envolvimento de cada um, observe as atitudes de parceria entre os alunos e tire possíveis dúvidas. Neste momento de observação, peça para eles explicarem suas soluções, principalmente para aqueles que precisam de mais auxílio para avançar. Quando as duplas estiverem jogando fique com essas respostas impressas na mão para verificar se os alunos estão determinando as respostas corretas e ao circular pela sala incentive os alunos a resolver os problemas de diversas maneiras diferentes principalmente a mental para estimular o cálculo rápido. Muitos deles já terão autonomia e confiança para validarem as respostas por si só.

Propósito: Proporcionar uma forma divertida e lúdica de resolver problemas sobre o Princípio Multiplicativo da contagem.

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 à 10)

Orientação: Os alunos devem estar sentados em duplas, pois vão jogar um com o outro. Você deve organizar as duplas de modo que alunos com mais facilidade não joguem com aqueles que não tem tanta facilidade de aprendizagem, isso vai otimizar sua mediação, pois terá maior disponibilidade de tempo para auxiliar as duplas de alunos que apresentam maiores dificuldades de aprendizagem. Para cada dupla entregue o tabuleiro do slide 9 (ou projete e peça que copiem em uma folha, ou até mesmo desenhe o tabuleiro na lousa para que copiem em uma folha) , três cartelas de perguntas ( slides 6, 7 e 8), um kit de símbolos X e O (slide 10), libere o uso da calculadora (solicite na aula anterior) libere também a consulta nas anotações do caderno (no caderno também deverão ser registradas as soluções das perguntas). Antes de iniciar o jogo, faça a demonstração de uma jogada contra um aluno voluntário, apresentando as regras e discutindo as dúvidas, leia as regras (slide 5). Após essa apresentação deixe os alunos jogarem. Você pode também apresentar as perguntas para cada rodada projetando os slides, distribuindo as cartelas de perguntas impressas ou mostrando os slides acima ou por meio de um cartaz, quando cada dupla começar a jogar circule pela sala acompanhando o desempenho e envolvimento de cada um, observe as atitudes de parceria entre os alunos e tire possíveis dúvidas. Neste momento de observação, peça para eles explicarem suas soluções, principalmente para aqueles que precisam de mais auxílio para avançar. Quando as duplas estiverem jogando fique com essas respostas impressas na mão para verificar se os alunos estão determinando as respostas corretas e ao circular pela sala incentive os alunos a resolver os problemas de diversas maneiras diferentes principalmente a mental para estimular o cálculo rápido. Muitos deles já terão autonomia e confiança para validarem as respostas por si só.

Propósito: Proporcionar uma forma divertida e lúdica de resolver problemas sobre o Princípio Multiplicativo da contagem.

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 à 10)

Orientação: Os alunos devem estar sentados em duplas, pois vão jogar um com o outro. Você deve organizar as duplas de modo que alunos com mais facilidade não joguem com aqueles que não tem tanta facilidade de aprendizagem, isso vai otimizar sua mediação, pois terá maior disponibilidade de tempo para auxiliar as duplas de alunos que apresentam maiores dificuldades de aprendizagem. Para cada dupla entregue o tabuleiro do slide 9 (ou projete e peça que copiem em uma folha, ou até mesmo desenhe o tabuleiro na lousa para que copiem em uma folha) , três cartelas de perguntas ( slides 6, 7 e 8), um kit de símbolos X e O (slide 10), libere o uso da calculadora (solicite na aula anterior) libere também a consulta nas anotações do caderno (no caderno também deverão ser registradas as soluções das perguntas). Antes de iniciar o jogo, faça a demonstração de uma jogada contra um aluno voluntário, apresentando as regras e discutindo as dúvidas, leia as regras (slide 5). Após essa apresentação deixe os alunos jogarem. Você pode também apresentar as perguntas para cada rodada projetando os slides, distribuindo as cartelas de perguntas impressas ou mostrando os slides acima ou por meio de um cartaz, quando cada dupla começar a jogar circule pela sala acompanhando o desempenho e envolvimento de cada um, observe as atitudes de parceria entre os alunos e tire possíveis dúvidas. Neste momento de observação, peça para eles explicarem suas soluções, principalmente para aqueles que precisam de mais auxílio para avançar. Quando as duplas estiverem jogando fique com essas respostas impressas na mão para verificar se os alunos estão determinando as respostas corretas e ao circular pela sala incentive os alunos a resolver os problemas de diversas maneiras diferentes principalmente a mental para estimular o cálculo rápido. Muitos deles já terão autonomia e confiança para validarem as respostas por si só.

Propósito: Proporcionar uma forma divertida e lúdica de resolver problemas sobre o Princípio Multiplicativo da contagem.

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 à 10)

Orientação: Os alunos devem estar sentados em duplas, pois vão jogar um com o outro. Você deve organizar as duplas de modo que alunos com mais facilidade não joguem com aqueles que não tem tanta facilidade de aprendizagem, isso vai otimizar sua mediação, pois terá maior disponibilidade de tempo para auxiliar as duplas de alunos que apresentam maiores dificuldades de aprendizagem. Para cada dupla entregue o tabuleiro do slide 9 (ou projete e peça que copiem em uma folha, ou até mesmo desenhe o tabuleiro na lousa para que copiem em uma folha) , três cartelas de perguntas ( slides 6, 7 e 8), um kit de símbolos X e O (slide 10), libere o uso da calculadora (solicite na aula anterior) libere também a consulta nas anotações do caderno (no caderno também deverão ser registradas as soluções das perguntas). Antes de iniciar o jogo, faça a demonstração de uma jogada contra um aluno voluntário, apresentando as regras e discutindo as dúvidas, leia as regras (slide 5). Após essa apresentação deixe os alunos jogarem. Você pode também apresentar as perguntas para cada rodada projetando os slides, distribuindo as cartelas de perguntas impressas ou mostrando os slides acima ou por meio de um cartaz, quando cada dupla começar a jogar circule pela sala acompanhando o desempenho e envolvimento de cada um, observe as atitudes de parceria entre os alunos e tire possíveis dúvidas. Neste momento de observação, peça para eles explicarem suas soluções, principalmente para aqueles que precisam de mais auxílio para avançar. Quando as duplas estiverem jogando fique com essas respostas impressas na mão para verificar se os alunos estão determinando as respostas corretas e ao circular pela sala incentive os alunos a resolver os problemas de diversas maneiras diferentes principalmente a mental para estimular o cálculo rápido. Muitos deles já terão autonomia e confiança para validarem as respostas por si só.

Propósito: Proporcionar uma forma divertida e lúdica de resolver problemas sobre o Princípio Multiplicativo da contagem.

Tempo sugerido: 10 minutos (slide 11 à 16) .

Orientações: Durante a demonstração de uma jogada, feita entre você e um aluno voluntário, chame outros alunos para mostrarem outras formas de resolver a pergunta que você e o aluno adversário tiveram que responder para marcar suas casas no tabuleiro. Não valide nada ainda, permita a discussão, convide alguns que encontraram resultados diferentes dos corretos para mostrarem seus raciocínios, procure estimular a maior diversidade de respostas e estratégias, procurando sempre convidar quem quer falar para mostrar seus cálculos e raciocínios na lousa. É de extrema importância confrontar pontos de vistas diferentes para que os estudantes possam exercitar a análise crítica e aprender a aceitar pensamentos e ideias diferentes das suas. Quando os grupos estiverem apresentando seus pensamentos e resoluções esteja com essas respostas na mão para verificar se os alunos estão apresentando as respostas corretas.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Quais são as formas de se representar o princípio multiplicativo da contagem?

Sugestão de resposta: Diagrama de árvores, tabelas de dupla entrada, listas, em alguns casos, pontos no plano cartesiano.

  • Quando há alguma restrição no problema como devemos proceder?

Sugestão de resposta: Devemos iniciar pensando primeiro em como vamos lidar com essa restrição durante a resolução.

iano.

  • Qual foi a maior dificuldade encontrada na resolução dos problemas?
  • Se você pudesse alterar alguma regra do jogo o que mudaria? Por quê?
  • Existe alguma estratégia para ganhar vantagem durante o jogo? Qual?

Tempo sugerido: 10 minutos (slide 11 à 16) .

Orientações: Durante a demonstração de uma jogada, feita entre você e um aluno voluntário, chame outros alunos para mostrarem outras formas de resolver a pergunta que você e o aluno adversário tiveram que responder para marcar suas casas no tabuleiro. Não valide nada ainda, permita a discussão, convide alguns que encontraram resultados diferentes dos corretos para mostrarem seus raciocínios, procure estimular a maior diversidade de respostas e estratégias, procurando sempre convidar quem quer falar para mostrar seus cálculos e raciocínios na lousa. É de extrema importância confrontar pontos de vistas diferentes para que os estudantes possam exercitar a análise crítica e aprender a aceitar pensamentos e ideias diferentes das suas. Quando os grupos estiverem apresentando seus pensamentos e resoluções esteja com essas respostas na mão para verificar se os alunos estão apresentando as respostas corretas.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Quais são as formas de se representar o princípio multiplicativo da contagem?

Sugestão de resposta: Diagrama de árvores, tabelas de dupla entrada, listas, em alguns casos, pontos no plano cartesiano.

  • Quando há alguma restrição no problema como devemos proceder?

Sugestão de resposta: Devemos iniciar pensando primeiro em como vamos lidar com essa restrição durante a resolução.

iano.

  • Qual foi a maior dificuldade encontrada na resolução dos problemas?
  • Se você pudesse alterar alguma regra do jogo o que mudaria? Por quê?
  • Existe alguma estratégia para ganhar vantagem durante o jogo? Qual?

Tempo sugerido: 10 minutos (slide 11 à 16) .

Orientações: Durante a demonstração de uma jogada, feita entre você e um aluno voluntário, chame outros alunos para mostrarem outras formas de resolver a pergunta que você e o aluno adversário tiveram que responder para marcar suas casas no tabuleiro. Não valide nada ainda, permita a discussão, convide alguns que encontraram resultados diferentes dos corretos para mostrarem seus raciocínios, procure estimular a maior diversidade de respostas e estratégias, procurando sempre convidar quem quer falar para mostrar seus cálculos e raciocínios na lousa. É de extrema importância confrontar pontos de vistas diferentes para que os estudantes possam exercitar a análise crítica e aprender a aceitar pensamentos e ideias diferentes das suas. Quando os grupos estiverem apresentando seus pensamentos e resoluções esteja com essas respostas na mão para verificar se os alunos estão apresentando as respostas corretas.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Quais são as formas de se representar o princípio multiplicativo da contagem?

Sugestão de resposta: Diagrama de árvores, tabelas de dupla entrada, listas, em alguns casos, pontos no plano cartesiano.

  • Quando há alguma restrição no problema como devemos proceder?

Sugestão de resposta: Devemos iniciar pensando primeiro em como vamos lidar com essa restrição durante a resolução.

iano.

  • Qual foi a maior dificuldade encontrada na resolução dos problemas?
  • Se você pudesse alterar alguma regra do jogo o que mudaria? Por quê?
  • Existe alguma estratégia para ganhar vantagem durante o jogo? Qual?

Tempo sugerido: 10 minutos (slide 11 à 16) .

Orientações: Durante a demonstração de uma jogada, feita entre você e um aluno voluntário, chame outros alunos para mostrarem outras formas de resolver a pergunta que você e o aluno adversário tiveram que responder para marcar suas casas no tabuleiro. Não valide nada ainda, permita a discussão, convide alguns que encontraram resultados diferentes dos corretos para mostrarem seus raciocínios, procure estimular a maior diversidade de respostas e estratégias, procurando sempre convidar quem quer falar para mostrar seus cálculos e raciocínios na lousa. É de extrema importância confrontar pontos de vistas diferentes para que os estudantes possam exercitar a análise crítica e aprender a aceitar pensamentos e ideias diferentes das suas. Quando os grupos estiverem apresentando seus pensamentos e resoluções esteja com essas respostas na mão para verificar se os alunos estão apresentando as respostas corretas.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Quais são as formas de se representar o princípio multiplicativo da contagem?

Sugestão de resposta: Diagrama de árvores, tabelas de dupla entrada, listas, em alguns casos, pontos no plano cartesiano.

  • Quando há alguma restrição no problema como devemos proceder?

Sugestão de resposta: Devemos iniciar pensando primeiro em como vamos lidar com essa restrição durante a resolução.

iano.

  • Qual foi a maior dificuldade encontrada na resolução dos problemas?
  • Se você pudesse alterar alguma regra do jogo o que mudaria? Por quê?
  • Existe alguma estratégia para ganhar vantagem durante o jogo? Qual?

Tempo sugerido: 10 minutos (slide 11 à 16) .

Orientações: Durante a demonstração de uma jogada, feita entre você e um aluno voluntário, chame outros alunos para mostrarem outras formas de resolver a pergunta que você e o aluno adversário tiveram que responder para marcar suas casas no tabuleiro. Não valide nada ainda, permita a discussão, convide alguns que encontraram resultados diferentes dos corretos para mostrarem seus raciocínios, procure estimular a maior diversidade de respostas e estratégias, procurando sempre convidar quem quer falar para mostrar seus cálculos e raciocínios na lousa. É de extrema importância confrontar pontos de vistas diferentes para que os estudantes possam exercitar a análise crítica e aprender a aceitar pensamentos e ideias diferentes das suas. Quando os grupos estiverem apresentando seus pensamentos e resoluções esteja com essas respostas na mão para verificar se os alunos estão apresentando as respostas corretas.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Quais são as formas de se representar o princípio multiplicativo da contagem?

Sugestão de resposta: Diagrama de árvores, tabelas de dupla entrada, listas, em alguns casos, pontos no plano cartesiano.

  • Quando há alguma restrição no problema como devemos proceder?

Sugestão de resposta: Devemos iniciar pensando primeiro em como vamos lidar com essa restrição durante a resolução.

iano.

  • Qual foi a maior dificuldade encontrada na resolução dos problemas?
  • Se você pudesse alterar alguma regra do jogo o que mudaria? Por quê?
  • Existe alguma estratégia para ganhar vantagem durante o jogo? Qual?

Tempo sugerido: 10 minutos (slide 11 à 16) .

Orientações: Durante a demonstração de uma jogada, feita entre você e um aluno voluntário, chame outros alunos para mostrarem outras formas de resolver a pergunta que você e o aluno adversário tiveram que responder para marcar suas casas no tabuleiro. Não valide nada ainda, permita a discussão, convide alguns que encontraram resultados diferentes dos corretos para mostrarem seus raciocínios, procure estimular a maior diversidade de respostas e estratégias, procurando sempre convidar quem quer falar para mostrar seus cálculos e raciocínios na lousa. É de extrema importância confrontar pontos de vistas diferentes para que os estudantes possam exercitar a análise crítica e aprender a aceitar pensamentos e ideias diferentes das suas. Quando os grupos estiverem apresentando seus pensamentos e resoluções esteja com essas respostas na mão para verificar se os alunos estão apresentando as respostas corretas.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Quais são as formas de se representar o princípio multiplicativo da contagem?

Sugestão de resposta: Diagrama de árvores, tabelas de dupla entrada, listas, em alguns casos, pontos no plano cartesiano.

  • Quando há alguma restrição no problema como devemos proceder?

Sugestão de resposta: Devemos iniciar pensando primeiro em como vamos lidar com essa restrição durante a resolução.

iano.

  • Qual foi a maior dificuldade encontrada na resolução dos problemas?
  • Se você pudesse alterar alguma regra do jogo o que mudaria? Por quê?
  • Existe alguma estratégia para ganhar vantagem durante o jogo? Qual?

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Conclua as aprendizagens da aula, o que foi aprendido ao longo do jogo e se necessário utilize o texto do slide. Certifique-se se ainda há dúvidas, se houver esclareça-as, pois o próximo momento da aula é o RAIO X. Evidencie a relação entre o princípio multiplicativo da contagem e suas formas de representação bem como a prática de considerar primeiros as restrições quando existentes no problema.

Propósito: Relacionar o princípio multiplicativo da contagem com sua representação através de tabelas, gráficos e listas, bem como evidenciar que quando existem, as restrições devem ser consideradas em primeiro lugar nas etapas da resolução.

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientação: Ler junto com os alunos, verificar se todos compreenderam o problema e sabem o que devem fazer, e pedir para que resolvam. Circule pela sala para verificar as resoluções. Lembre-se que neste momento você está avaliando os avanços dos estudantes em relação ao conteúdo da aula. Procure identificar as dúvidas que ainda ficaram e reserve os minutos finais da aula para uma breve correção desta atividade (resolução da atividade disponível para impressão). Dê 5 minutos para a resolução e corrija em seguida.

Propósito: Verificar a assimilação dos conteúdos desenvolvidos durante a aula.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Altamiro Marlon Ribeiro

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF08MA03): Princípio multiplicativo da contagem (resolução de problemas de contagem)

Conhecimentos prévios

Representar um diagrama de árvore, construir tabela de dupla entrada ou utilizar o princípio multiplicativo da contagem para solução de um problema.

Objetivos específicos

Analisar a melhor forma de representar o princípio multiplicativo da contagem para  resolver um problema.

Conceito-chave

Contagem, princípio multiplicativo, tabela de dupla entrada e diagrama da árvore.

Recursos necessários

  • Projetor (caso haja)
  • Tabuleiro e grade de perguntas para o jogo impressas em folhas
  • Folhas A4 para o registro das soluções.

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