10737
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Geometria

Plano de aula - Lugar geométrico e Mediatriz

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre utilizar o conceito de mediatriz para resolver problemas

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Edinalva Rodrigues Ferreira

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Edinalva Rodrigues Ferreira

Mentor: Fabrício Ferreira

Especialista da área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF08MA14- Aplicar conceito de mediatriz e bissetriz como lugares geométricos na resolução de problemas.

Objetivo específico

Utilizar o conceito de mediatriz para resolver problemas

Conceito-chave

Mediatriz e lugar geométrico

Recursos necessários

  • Régua;
  • Compasso;
  • Lápis;
  • Atividade impressa.


Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Explique aos alunos o tema da aula e o que se espera que ele aprenda com o desenvolvimento da atividade.

Propósito: Tornar o aluno ciente do conceito que será desenvolvido na atividade da aula.

Discuta com a turma: Faça algumas perguntas para perceber o que os alunos já conhecem sobre o tema que será trabalhado na aula. Por exemplo:

O que você entende quando falamos de mediatriz de um segmento?

E lugar geométrico, já ouviu falar ou já estudou algo sobre isso?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min

Orientação: Antes de começar a aula prepare o ambiente e os recursos necessários para a atividade. Coloque as cadeiras enfileiradas (uma ao lado da outra) e para marcar as cadeiras das extremidades, você pode usar folhas de papel coloridas. Para a atividade não ficar muito extensa, divida a sala em dois grupos. Um de alunos que ficarão posicionados nos pontos marcados e outro para medir as distâncias entre os alunos e a fileira de cadeiras.

Neste momento esclareça o significado da palavra equidistante, que aparecerá em alguns momentos da atividade.

Propósito: Motivar os alunos para o envolvimento na atividade e assimilação do conceito de mediatriz de um segmento como lugar geométrico.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 min

Orientação: Peça que os alunos leiam as instruções da atividade e verifique se eles compreenderam o que deve ser feito. Durante a atividade circule pela sala, entre os alunos, e observe os comportamentos dos alunos no desenvolvimento da aula. É importante observar as conversas para detectar as possíveis dificuldades e fazer intervenções quando necessário. Antes de começar a resolver a atividade é comum que surjam perguntas do tipo: como começo? Posso colocar as cadeiras em qualquer lugar?...Nestes casos, não deixe o aluno sem resposta para que ele não perca o interesse na atividade, porém tenha cuidado em não permitir que o aluno faça reflexões e descobertas.

Propósito: Apresentar as comandas para realização da atividade da aula.

Discuta com a turma: Enquanto os alunos fazem a atividade, você pode se aproximar de alguns e fazer perguntas sobre o posicionamento das cadeiras ou dos alunos, do tipo:

Esta é a única posição que as cadeiras podem estar? E se mudar os alunos de lugar, o que acontece?

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 min

Orientação:Escolha uns três alunos da classe e peça que eles apresentem e comentem suas soluções. A partir das construções, faça as perguntas aos alunos. Se houver respostas equivocadas, faça considerações necessárias para que não haja dúvidas conceituais.

Propósito: Ajustar o entendimento dos alunos em relação ao tema desenvolvido na aula.

Discuta com a turma: Para auxiliar na aprendizagem do aluno, você pode perguntar se há dúvidas em relação ao conceito trabalhado na aula. Pode pedir que os alunos expliquem aos colegas o que aprenderam com a atividade.

Sistematização do conteúdo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientação: Faça, junto com os alunos, uma sistematização do conceito de mediatriz de um segmento como lugar geométrico, relacionando os procedimentos utilizados durante a atividade.

Propósito: Fazer a sistematização das formulações feitas pelos alunos .

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientação:Faça um resumo do desenvolvimento das atividades realizadas na aula para que os alunos percebam a trajetória percorrida na aula. Você pode construir este resumo junto com os alunos, pedindo que eles descrevam o que fizeram.

Propósito: Apresentar uma síntese do percurso das atividades.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 min

Orientação: Durante a atividade, circule entre os alunos e observe se todos compreenderam a comanda da atividade. Veja se estão com dúvidas, faça intervenções que auxiliem o desenvolvimento da habilidade, sem dar respostas diretas aos questionamentos.

Propósito: Verificar se o aluno teve compreensão do conceito de construção de mediatriz como lugar geométrico e aplicá-lo na resolução de problemas.

Discuta com a turma:

Quais foram as estratégias utilizadas para resolução da atividade?

Quais as facilidades e dificuldades encontradas na atividade?

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Explique aos alunos o tema da aula e o que se espera que ele aprenda com o desenvolvimento da atividade.

Propósito: Tornar o aluno ciente do conceito que será desenvolvido na atividade da aula.

Discuta com a turma: Faça algumas perguntas para perceber o que os alunos já conhecem sobre o tema que será trabalhado na aula. Por exemplo:

O que você entende quando falamos de mediatriz de um segmento?

E lugar geométrico, já ouviu falar ou já estudou algo sobre isso?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Edinalva Rodrigues Ferreira

Mentor: Fabrício Ferreira

Especialista da área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF08MA14- Aplicar conceito de mediatriz e bissetriz como lugares geométricos na resolução de problemas.

Objetivo específico

Utilizar o conceito de mediatriz para resolver problemas

Conceito-chave

Mediatriz e lugar geométrico

Recursos necessários

  • Régua;
  • Compasso;
  • Lápis;
  • Atividade impressa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min

Orientação: Antes de começar a aula prepare o ambiente e os recursos necessários para a atividade. Coloque as cadeiras enfileiradas (uma ao lado da outra) e para marcar as cadeiras das extremidades, você pode usar folhas de papel coloridas. Para a atividade não ficar muito extensa, divida a sala em dois grupos. Um de alunos que ficarão posicionados nos pontos marcados e outro para medir as distâncias entre os alunos e a fileira de cadeiras.

Neste momento esclareça o significado da palavra equidistante, que aparecerá em alguns momentos da atividade.

Propósito: Motivar os alunos para o envolvimento na atividade e assimilação do conceito de mediatriz de um segmento como lugar geométrico.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 min

Orientação: Peça que os alunos leiam as instruções da atividade e verifique se eles compreenderam o que deve ser feito. Durante a atividade circule pela sala, entre os alunos, e observe os comportamentos dos alunos no desenvolvimento da aula. É importante observar as conversas para detectar as possíveis dificuldades e fazer intervenções quando necessário. Antes de começar a resolver a atividade é comum que surjam perguntas do tipo: como começo? Posso colocar as cadeiras em qualquer lugar?...Nestes casos, não deixe o aluno sem resposta para que ele não perca o interesse na atividade, porém tenha cuidado em não permitir que o aluno faça reflexões e descobertas.

Propósito: Apresentar as comandas para realização da atividade da aula.

Discuta com a turma: Enquanto os alunos fazem a atividade, você pode se aproximar de alguns e fazer perguntas sobre o posicionamento das cadeiras ou dos alunos, do tipo:

Esta é a única posição que as cadeiras podem estar? E se mudar os alunos de lugar, o que acontece?

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 min

Orientação:Escolha uns três alunos da classe e peça que eles apresentem e comentem suas soluções. A partir das construções, faça as perguntas aos alunos. Se houver respostas equivocadas, faça considerações necessárias para que não haja dúvidas conceituais.

Propósito: Ajustar o entendimento dos alunos em relação ao tema desenvolvido na aula.

Discuta com a turma: Para auxiliar na aprendizagem do aluno, você pode perguntar se há dúvidas em relação ao conceito trabalhado na aula. Pode pedir que os alunos expliquem aos colegas o que aprenderam com a atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientação: Faça, junto com os alunos, uma sistematização do conceito de mediatriz de um segmento como lugar geométrico, relacionando os procedimentos utilizados durante a atividade.

Propósito: Fazer a sistematização das formulações feitas pelos alunos .

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientação:Faça um resumo do desenvolvimento das atividades realizadas na aula para que os alunos percebam a trajetória percorrida na aula. Você pode construir este resumo junto com os alunos, pedindo que eles descrevam o que fizeram.

Propósito: Apresentar uma síntese do percurso das atividades.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 min

Orientação: Durante a atividade, circule entre os alunos e observe se todos compreenderam a comanda da atividade. Veja se estão com dúvidas, faça intervenções que auxiliem o desenvolvimento da habilidade, sem dar respostas diretas aos questionamentos.

Propósito: Verificar se o aluno teve compreensão do conceito de construção de mediatriz como lugar geométrico e aplicá-lo na resolução de problemas.

Discuta com a turma:

Quais foram as estratégias utilizadas para resolução da atividade?

Quais as facilidades e dificuldades encontradas na atividade?

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 8º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem congruência de triângulos, propriedades dos quadriláteros, construções geométricas e lugar geométrico.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano