Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Edinalva Rodrigues Ferreira
Mentor: Fabrício Ferreira
Especialista da área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF08MA14- Aplicar conceito de mediatriz e bissetriz como lugares geométricos na resolução de problemas.
Objetivo específico
Utilizar o conceito de mediatriz para resolver problemas
Conceito-chave
Mediatriz e lugar geométrico
Recursos necessários
- Régua;
- Compasso;
- Lápis;
- Atividade impressa.
Tempo sugerido: 2 min
Orientação: Explique aos alunos o tema da aula e o que se espera que ele aprenda com o desenvolvimento da atividade.
Propósito: Tornar o aluno ciente do conceito que será desenvolvido na atividade da aula.
Discuta com a turma: Faça algumas perguntas para perceber o que os alunos já conhecem sobre o tema que será trabalhado na aula. Por exemplo:
O que você entende quando falamos de mediatriz de um segmento?
E lugar geométrico, já ouviu falar ou já estudou algo sobre isso?
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 min
Orientação: Antes de começar a aula prepare o ambiente e os recursos necessários para a atividade. Coloque as cadeiras enfileiradas (uma ao lado da outra) e para marcar as cadeiras das extremidades, você pode usar folhas de papel coloridas. Para a atividade não ficar muito extensa, divida a sala em dois grupos. Um de alunos que ficarão posicionados nos pontos marcados e outro para medir as distâncias entre os alunos e a fileira de cadeiras.
Neste momento esclareça o significado da palavra equidistante, que aparecerá em alguns momentos da atividade.
Propósito: Motivar os alunos para o envolvimento na atividade e assimilação do conceito de mediatriz de um segmento como lugar geométrico.
Atividade principal
Tempo sugerido: 12 min
Orientação: Peça que os alunos leiam as instruções da atividade e verifique se eles compreenderam o que deve ser feito. Durante a atividade circule pela sala, entre os alunos, e observe os comportamentos dos alunos no desenvolvimento da aula. É importante observar as conversas para detectar as possíveis dificuldades e fazer intervenções quando necessário. Antes de começar a resolver a atividade é comum que surjam perguntas do tipo: como começo? Posso colocar as cadeiras em qualquer lugar?...Nestes casos, não deixe o aluno sem resposta para que ele não perca o interesse na atividade, porém tenha cuidado em não permitir que o aluno faça reflexões e descobertas.
Propósito: Apresentar as comandas para realização da atividade da aula.
Discuta com a turma: Enquanto os alunos fazem a atividade, você pode se aproximar de alguns e fazer perguntas sobre o posicionamento das cadeiras ou dos alunos, do tipo:
Esta é a única posição que as cadeiras podem estar? E se mudar os alunos de lugar, o que acontece?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 8 min
Orientação:Escolha uns três alunos da classe e peça que eles apresentem e comentem suas soluções. A partir das construções, faça as perguntas aos alunos. Se houver respostas equivocadas, faça considerações necessárias para que não haja dúvidas conceituais.
Propósito: Ajustar o entendimento dos alunos em relação ao tema desenvolvido na aula.
Discuta com a turma: Para auxiliar na aprendizagem do aluno, você pode perguntar se há dúvidas em relação ao conceito trabalhado na aula. Pode pedir que os alunos expliquem aos colegas o que aprenderam com a atividade.
Sistematização do conteúdo
Tempo sugerido: 5 min
Orientação: Faça, junto com os alunos, uma sistematização do conceito de mediatriz de um segmento como lugar geométrico, relacionando os procedimentos utilizados durante a atividade.
Propósito: Fazer a sistematização das formulações feitas pelos alunos .
Encerramento
Tempo sugerido: 5 min
Orientação:Faça um resumo do desenvolvimento das atividades realizadas na aula para que os alunos percebam a trajetória percorrida na aula. Você pode construir este resumo junto com os alunos, pedindo que eles descrevam o que fizeram.
Propósito: Apresentar uma síntese do percurso das atividades.
Raio X
Tempo sugerido: 8 min
Orientação: Durante a atividade, circule entre os alunos e observe se todos compreenderam a comanda da atividade. Veja se estão com dúvidas, faça intervenções que auxiliem o desenvolvimento da habilidade, sem dar respostas diretas aos questionamentos.
Propósito: Verificar se o aluno teve compreensão do conceito de construção de mediatriz como lugar geométrico e aplicá-lo na resolução de problemas.
Discuta com a turma:
Quais foram as estratégias utilizadas para resolução da atividade?
Quais as facilidades e dificuldades encontradas na atividade?