9536
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Trilha geométrica

POR: Artur Ribeiro dos Santos, 16/07/2018
Código: MAT1_09GEO02

1º ano / Matemática / Geometria

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

Plano de aula de matemática com atividades para 1º do Fundamental sobre estabelecer relações entre objetos com figura geométrica plana, observando suas características.

 

Objetivo. select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Artur Ribeiro Santos

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Priscila Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

Objetivos específicos

Estabelecer relações entre objetos com figura geométrica plana, observando suas características.

Conceito-chave

Formas planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo).

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca.
  • Dado de 6 lados.
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projetar ou ler o objeto para as crianças.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento. select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projetar ou colar o desenho do caminhão no quadro. Discutir com as crianças sobre a representação das figuras geométricas planas encontradas em componentes do caminhão:

  • Roda = círculo
  • Janela = quadrado
  • Baú = retângulo

Propósito: Retomar a discussão sobre figuras geométricas planas representadas em objetos do dia a dia.

Discuta com a turma:

  • Quem sabe me dizer o que é isso?
  • Quais as partes que compõe esse caminhão?
  • Quem pode descrever para a turma como é essa roda?
  • Com o qual figura geométrica plana se parecem as rodas do caminhão?
  • E as janelas?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientação: Dirija-se com as crianças para o pátio ou arraste as carteiras e cadeiras para um canto da sala, deixando o máximo de espaço livre possível. Separe as crianças em quatro equipes: por cor, por exemplo. Proponha que as crianças sentem-se em uma única grande roda junto a suas respectivas equipes. Coloque dentro da roda 30 folhas de papel sulfite (rascunho) numeradas em sequência, formando uma trilha pelo espaço. Distribua 8 folhas com um sinal de interrogação sobre 8 números quaisquer da trilha.

Selecione 1 objeto para marcar cada equipe na trilha. Cada equipe se moverá na trilha a partir da jogada de um dado de 6 lados.

Toda vez que o objeto marcador de alguma equipe parar sobre uma folha marcada com o sinal de interrogação, deverá responder uma pergunta lida pelo professor. Todas as perguntas são feitas para um grupo. Assim, toda a vez que um grupo for consultado, ele deve se reunir para discutir a resposta entre si, antes de apresenta-la definitivamente ao professor.

Toda pergunta da trilha é uma oportunidade para que todos aprendam. Quando um grupo apresentar uma resposta, pergunte aos demais grupos como eles responderiam. Toda resposta certa obriga a equipe avançar uma casa na trilha. Toda resposta errada obriga a equipe voltar uma casa na trilha.

Propósito: Apresentar as regras do jogo e sua mecânica.

Discuta com a turma: Apresentar as seguintes questões norteadoras:

  • Quantas figuras geométricas planas conhecemos?
  • Todas as figuras geométricas planas são iguais?
  • Nós encontramos figuras geométricas planas no nosso dia a dia?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da Solução. select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete e/ou leia a questão para as crianças. Levante junto com as crianças outras possibilidades de respostas para algumas perguntas do jogo.

Propósito: Remontar as discussões que se deram durante o jogo.

Discuta com a turma:

  • Um grupo respondeu que a lousa se parece com um retângulo, o que faz que a lousa se pareça um retângulo?
  • De que outra forma quatro crianças podem representar um quadrado?
  • Alguém saberia formar uma outra figura geométrica plana usando o corpo das crianças?

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Encerramento. select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia e/ou projete a questão para as crianças. Pergunte para a algumas crianças o que elas aprenderam nessa aula. Convide algumas crianças para falar sobre a atividade. Medie as respostas, incentive-os a comparar suas resposta

Propósito: Encerrar a discussão sistematizando os conceitos visitados.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos com esse jogo?
  • O que precisamos lembrar para responder às perguntas do jogo?
  • Alguém quer responder de outra forma que o grupo respondeu?
  • Qual foi a resposta do seu grupo e qual a resposta que você quis dar?

Raio X. select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Separar uma caixa de papelão com diversos objetos do dia a dia das crianças onde seja possível ou não se reconhecer formas geométricas planas. Ler para classe o enunciado. Cada uma delas deve se levantar do seu lugar, se dirigir até a caixa com os objetos, fazer uma escolha de acordo com o enunciado proposto e expor para seu grupo os motivos da escolha feita considerando os aspectos discutidos na aula. Registrar os pontos centrais da fala de cada crianças para que seja possível uma análise dos resultados obtidos.

Propósito: Propor uma verificação para as aprendizagens.

Discuta com a turma:

Apresentar as questões norteadoras:

  • Quais são as formas geométricas planas que estudamos?
  • Quais desses objetos do nosso dia-a-dia se parecem com formas geométricas planas?
  • Quais são as características de uma figura geométrica plana tem esse objeto?”

Materiais Complementares:

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projetar ou ler o objeto para as crianças.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Artur Ribeiro Santos

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Priscila Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

Objetivos específicos

Estabelecer relações entre objetos com figura geométrica plana, observando suas características.

Conceito-chave

Formas planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo).

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca.
  • Dado de 6 lados.
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.



Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projetar ou colar o desenho do caminhão no quadro. Discutir com as crianças sobre a representação das figuras geométricas planas encontradas em componentes do caminhão:

  • Roda = círculo
  • Janela = quadrado
  • Baú = retângulo

Propósito: Retomar a discussão sobre figuras geométricas planas representadas em objetos do dia a dia.

Discuta com a turma:

  • Quem sabe me dizer o que é isso?
  • Quais as partes que compõe esse caminhão?
  • Quem pode descrever para a turma como é essa roda?
  • Com o qual figura geométrica plana se parecem as rodas do caminhão?
  • E as janelas?

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientação: Dirija-se com as crianças para o pátio ou arraste as carteiras e cadeiras para um canto da sala, deixando o máximo de espaço livre possível. Separe as crianças em quatro equipes: por cor, por exemplo. Proponha que as crianças sentem-se em uma única grande roda junto a suas respectivas equipes. Coloque dentro da roda 30 folhas de papel sulfite (rascunho) numeradas em sequência, formando uma trilha pelo espaço. Distribua 8 folhas com um sinal de interrogação sobre 8 números quaisquer da trilha.

Selecione 1 objeto para marcar cada equipe na trilha. Cada equipe se moverá na trilha a partir da jogada de um dado de 6 lados.

Toda vez que o objeto marcador de alguma equipe parar sobre uma folha marcada com o sinal de interrogação, deverá responder uma pergunta lida pelo professor. Todas as perguntas são feitas para um grupo. Assim, toda a vez que um grupo for consultado, ele deve se reunir para discutir a resposta entre si, antes de apresenta-la definitivamente ao professor.

Toda pergunta da trilha é uma oportunidade para que todos aprendam. Quando um grupo apresentar uma resposta, pergunte aos demais grupos como eles responderiam. Toda resposta certa obriga a equipe avançar uma casa na trilha. Toda resposta errada obriga a equipe voltar uma casa na trilha.

Propósito: Apresentar as regras do jogo e sua mecânica.

Discuta com a turma: Apresentar as seguintes questões norteadoras:

  • Quantas figuras geométricas planas conhecemos?
  • Todas as figuras geométricas planas são iguais?
  • Nós encontramos figuras geométricas planas no nosso dia a dia?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete e/ou leia a questão para as crianças. Levante junto com as crianças outras possibilidades de respostas para algumas perguntas do jogo.

Propósito: Remontar as discussões que se deram durante o jogo.

Discuta com a turma:

  • Um grupo respondeu que a lousa se parece com um retângulo, o que faz que a lousa se pareça um retângulo?
  • De que outra forma quatro crianças podem representar um quadrado?
  • Alguém saberia formar uma outra figura geométrica plana usando o corpo das crianças?

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia e/ou projete a questão para as crianças. Pergunte para a algumas crianças o que elas aprenderam nessa aula. Convide algumas crianças para falar sobre a atividade. Medie as respostas, incentive-os a comparar suas resposta

Propósito: Encerrar a discussão sistematizando os conceitos visitados.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos com esse jogo?
  • O que precisamos lembrar para responder às perguntas do jogo?
  • Alguém quer responder de outra forma que o grupo respondeu?
  • Qual foi a resposta do seu grupo e qual a resposta que você quis dar?

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Separar uma caixa de papelão com diversos objetos do dia a dia das crianças onde seja possível ou não se reconhecer formas geométricas planas. Ler para classe o enunciado. Cada uma delas deve se levantar do seu lugar, se dirigir até a caixa com os objetos, fazer uma escolha de acordo com o enunciado proposto e expor para seu grupo os motivos da escolha feita considerando os aspectos discutidos na aula. Registrar os pontos centrais da fala de cada crianças para que seja possível uma análise dos resultados obtidos.

Propósito: Propor uma verificação para as aprendizagens.

Discuta com a turma:

Apresentar as questões norteadoras:

  • Quais são as formas geométricas planas que estudamos?
  • Quais desses objetos do nosso dia-a-dia se parecem com formas geométricas planas?
  • Quais são as características de uma figura geométrica plana tem esse objeto?”

Materiais Complementares:

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Artur Ribeiro Santos

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Priscila Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

Objetivos específicos

Estabelecer relações entre objetos com figura geométrica plana, observando suas características.

Conceito-chave

Formas planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo).

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca.
  • Dado de 6 lados.
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.




Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes