Objetivo.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Artur Ribeiro Santos
Mentor: Cibele Diogo Kimura
Especialista de área: Priscila Cristina Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.
Objetivos específicos
Estabelecer relações entre objetos com figura geométrica plana, observando suas características.
Conceito-chave
Formas planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo).
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca.
- Dado de 6 lados.
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projetar ou ler o objeto para as crianças.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento.
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Projetar ou colar o desenho do caminhão no quadro. Discutir com as crianças sobre a representação das figuras geométricas planas encontradas em componentes do caminhão:
- Roda = círculo
- Janela = quadrado
- Baú = retângulo
Propósito: Retomar a discussão sobre figuras geométricas planas representadas em objetos do dia a dia.
Discuta com a turma:
- Quem sabe me dizer o que é isso?
- Quais as partes que compõe esse caminhão?
- Quem pode descrever para a turma como é essa roda?
- Com o qual figura geométrica plana se parecem as rodas do caminhão?
- E as janelas?
Atividade principal
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientação: Dirija-se com as crianças para o pátio ou arraste as carteiras e cadeiras para um canto da sala, deixando o máximo de espaço livre possível. Separe as crianças em quatro equipes: por cor, por exemplo. Proponha que as crianças sentem-se em uma única grande roda junto a suas respectivas equipes. Coloque dentro da roda 30 folhas de papel sulfite (rascunho) numeradas em sequência, formando uma trilha pelo espaço. Distribua 8 folhas com um sinal de interrogação sobre 8 números quaisquer da trilha.
Selecione 1 objeto para marcar cada equipe na trilha. Cada equipe se moverá na trilha a partir da jogada de um dado de 6 lados.
Toda vez que o objeto marcador de alguma equipe parar sobre uma folha marcada com o sinal de interrogação, deverá responder uma pergunta lida pelo professor. Todas as perguntas são feitas para um grupo. Assim, toda a vez que um grupo for consultado, ele deve se reunir para discutir a resposta entre si, antes de apresenta-la definitivamente ao professor.
Toda pergunta da trilha é uma oportunidade para que todos aprendam. Quando um grupo apresentar uma resposta, pergunte aos demais grupos como eles responderiam. Toda resposta certa obriga a equipe avançar uma casa na trilha. Toda resposta errada obriga a equipe voltar uma casa na trilha.
Propósito: Apresentar as regras do jogo e sua mecânica.
Discuta com a turma: Apresentar as seguintes questões norteadoras:
- Quantas figuras geométricas planas conhecemos?
- Todas as figuras geométricas planas são iguais?
- Nós encontramos figuras geométricas planas no nosso dia a dia?
Materiais Complementares:
Discussão da Solução.
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Projete e/ou leia a questão para as crianças. Levante junto com as crianças outras possibilidades de respostas para algumas perguntas do jogo.
Propósito: Remontar as discussões que se deram durante o jogo.
Discuta com a turma:
- Um grupo respondeu que a lousa se parece com um retângulo, o que faz que a lousa se pareça um retângulo?
- De que outra forma quatro crianças podem representar um quadrado?
- Alguém saberia formar uma outra figura geométrica plana usando o corpo das crianças?
Materiais Complementares:
Encerramento.
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Leia e/ou projete a questão para as crianças. Pergunte para a algumas crianças o que elas aprenderam nessa aula. Convide algumas crianças para falar sobre a atividade. Medie as respostas, incentive-os a comparar suas resposta
Propósito: Encerrar a discussão sistematizando os conceitos visitados.
Discuta com a turma:
- O que aprendemos com esse jogo?
- O que precisamos lembrar para responder às perguntas do jogo?
- Alguém quer responder de outra forma que o grupo respondeu?
- Qual foi a resposta do seu grupo e qual a resposta que você quis dar?
Raio X.
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Separar uma caixa de papelão com diversos objetos do dia a dia das crianças onde seja possível ou não se reconhecer formas geométricas planas. Ler para classe o enunciado. Cada uma delas deve se levantar do seu lugar, se dirigir até a caixa com os objetos, fazer uma escolha de acordo com o enunciado proposto e expor para seu grupo os motivos da escolha feita considerando os aspectos discutidos na aula. Registrar os pontos centrais da fala de cada crianças para que seja possível uma análise dos resultados obtidos.
Propósito: Propor uma verificação para as aprendizagens.
Discuta com a turma:
Apresentar as questões norteadoras:
- Quais são as formas geométricas planas que estudamos?
- Quais desses objetos do nosso dia-a-dia se parecem com formas geométricas planas?
- Quais são as características de uma figura geométrica plana tem esse objeto?”
Materiais Complementares: