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Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Problemas de divisão com quociente decimal

Plano de aula de Matemática com atividades para 5ºano do Fundamental sobre Operação da divisão entre números naturais.

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: MONICA DIAS DO NASCIMENTO

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Monica Dias do Nascimento

Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF05MA08:  Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais envolvendo números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Objetivos específicos

Resolver problemas que envolvem a divisão de números naturais com o quociente decimal.

Conhecimentos prévios

Operação da divisão entre números naturais.

Conceito-chave

Aplicação da operação da divisão entre números naturais com quociente decimal na resolução de problemas.

Recursos necessários

  • Lápis,
  • borracha,
  • cola,
  • cópia das atividades.




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresentar para os alunos o objetivo da aula.

Propósito: Deixar o aluno consciente do objetivo da aula, qual conceito será discutido e qual é o foco de aprendizagem.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Resolver o problema coletivamente com a condução do professor, pois é através de questionamentos e reflexões que serão expostos os conhecimentos prévios dos alunos e suas possíveis fragilidades. Dessa forma, é importante trazer à tona discussões a respeito da decisão em utilizar a operação da divisão para resolver o problema, assim como as estratégias possíveis para a resolução

Propósito: Identificar se os alunos estão apropriados do significado da operação da divisão com quociente decimal.

Discuta com a turma:

  • O que significam os resultados encontrados?
  • Você utilizou alguma operação para chegar aos resultados? Qual?
  • Existe outra estratégia ou outra operação para a resolução?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5)

Orientação:* Nas duas atividades propostas, o aluno deverá elaborar, individualmente, estratégias para a resolução das situações propostas. É importante destacar que a operação da divisão pode ser representada por variados recursos mobilizados pelos alunos, tais como, palitinhos, desenhos, distribuição de elemento por elemento, dentre outros.

Propósito: Compreender a necessidade de continuar a divisão até encontrar o resto zero.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a estratégia que você utilizou para resolver a situação?
  • Você utilizou alguma operação matemática? Qual?
  • Os seus colegas chegaram às mesmas conclusões que você?
  • Porque, nesse problema, foi preciso dividir até encontrar o resto zero?
  • Em qualquer problema envolvendo divisão é preciso dividir até encontrar o resto zero?
  • Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:* 15 minutos (slides 4 e 5) - continuação

Orientação:* Nesta atividade, o aluno deverá elaborar, individualmente, estratégias para a resolução da situação. É importante destacar que a operação da divisão pode ser representada por variados recursos utilizados pelos alunos, tais como, palitinhos, desenhos, distribuição de elemento por elemento, dentre outros.

Propósito: Compreender a necessidade de continuar a divisão até encontrar o resto zero.

Discuta com a turma:*

  • Qual foi a estratégia que você utilizou para resolver a situação?
  • Você utilizou alguma operação matemática? Qual?
  • Os seus colegas chegaram às mesmas conclusões que você?
  • É possível dividir igualmente o valor da conta entre os 4 amigos?
  • Porque, nesse problema, foi preciso dividir até encontrar o resto zero?
  • Em qualquer problema envolvendo divisão é preciso dividir até encontrar o resto zero?
  • Se no problema tivesse 31 ovos para dividir para 4 pessoas você daria continuidade a divisão até o resto zero?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13)

Observação: A resolução das atividades foi indicada para ser individualmente, porém na discussão das soluções destacamos a importância de ser um momento coletivo de forma que possibilite aos alunos perceberem estratégias diferentes da que o mesmo pensou na resolução, ampliando assim o seu arsenal de estratégias matemáticas.

As possibilidades de respostas apresentadas têm uma característica descritiva do pensamento do aluno, ou seja, o aluno registra o seu pensamento para a resolução do problema (um exercício metacognitivo), ao passo que ele vai registrando, também toma consciência da sequência do raciocínio que adotou para a resolução.

Propósito: Discutir as possíveis estratégias para a resolução de um problema que envolve a operação da divisão com quociente decimal.

Discutir com a turma:

  • Você pode explicar a resolução apresentada por Carlos?
  • Você concorda com a resposta de Carlos?
  • A sua resposta coincidiu com a que Carlos apresentou?
  • Antes de resolver o problema você fez alguma estimativa para a resposta?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13) - continuação

Observação: A resolução das atividades foi indicada para ser individualmente, porém na discussão das soluções destacamos a importância de ser um momento coletivo de forma que possibilite aos alunos perceberem estratégias diferentes da que o mesmo pensou na resolução, ampliando assim o seu arsenal de estratégias matemáticas.

É importante que o aluno compreenda que o número 171 deverá ser dividido, e que assim, este número pode ser decomposto nas ordens. Dessa forma, o recurso material dourado contribui para o aluno compreender a decomposição, ou seja, a troca de uma centena por dez unidades, e assim sucessivamente.

Propósito: Discutir as possíveis estratégias para a resolução de um problema que envolve a operação da divisão com quociente decimal.

Discutir com a turma:

  • Você pode explicar porque é preciso trocar centena em dezenas?
  • Porque Carlos concluiu que 20 dezenas por mês representa R$ 20,00 por mês?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13) - continuação

Observação: A resolução das atividades foi indicada para ser individualmente, porém na discussão das soluções destacamos a importância de ser um momento coletivo de forma que possibilite aos alunos perceberem estratégias diferentes da que o mesmo pensou na resolução, ampliando assim o seu arsenal de estratégias matemáticas.

É importante que o aluno compreenda o raciocínio da decomposição do número a ser dividido nas ordens, que neste caso, são dezenas decompostas em unidades.

Propósito: Discutir as possíveis estratégias para a resolução de um problema que envolve a operação da divisão com quociente decimal.

Discutir com a turma:

  • Você pode explicar porque é preciso trocar dezenas em unidades?
  • Porque Carlos concluiu que 8 unidades por mês representa R$ 8,00 por mês?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13) - continuação

Observação: A resolução das atividades foi indicada para ser individualmente, porém na discussão das soluções destacamos a importância de ser um momento coletivo de forma que possibilite aos alunos perceberem estratégias diferentes da que o mesmo pensou na resolução, ampliando assim o seu arsenal de estratégias matemáticas.

As possibilidades de respostas apresentadas têm uma característica descritiva do pensamento do aluno, ou seja, o aluno registra o seu pensamento para a resolução do problema (um exercício metacognitivo), ao passo que ele vai registrando, também toma consciência da sequência do raciocínio que adotou para a resolução.

Propósito: Discutir as possíveis estratégias para a resolução de um problema que envolve a operação da divisão com quociente decimal.

Discutir com a turma:

  • Você pode explicar porque é preciso trocar unidades em décimos?
  • Porque Carlos concluiu que 5 décimos por mês representa R$ 0,50 por mês?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13) - continuação

Observação: A resolução das atividades foi indicada para ser individualmente, porém na discussão das soluções destacamos a importância de ser um momento coletivo de forma que possibilite aos alunos perceberem estratégias diferentes da que o mesmo pensou na resolução, ampliando assim o seu arsenal de estratégias matemáticas.

O professor deve destacar que a resposta de Carlos foi encontrada a partir da construção de um raciocínio baseado no agrupamento e troca e decomposição de números no Sistema de Numeração Decimal.

Outro aspecto relevante é abordar a relação entre a representação dos números no Sistema de Numeração Decimal e no Sistema Monetário, de forma que o aluno compreenda, por exemplo, o significado de R$ 0,50 e 5 décimos.

Propósito: Discutir as possíveis estratégias para a resolução de um problema que envolve a operação da divisão com quociente decimal.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13) - continuação

Observação: A resolução das atividades foi indicada para ser individualmente, porém na discussão das soluções destacamos a importância de ser um momento coletivo de forma que possibilite aos alunos perceberem estratégias diferentes da que o mesmo pensou na resolução, ampliando assim o seu arsenal de estratégias matemáticas.

As possibilidades de respostas apresentadas têm uma característica descritiva do pensamento do aluno, ou seja, o aluno registra o seu pensamento para a resolução do problema (um exercício metacognitivo), ao passo que ele vai registrando, também toma consciência da sequência do raciocínio que adotou para a resolução.

Propósito: Discutir as possíveis estratégias para a resolução de um problema que envolve a operação da divisão com quociente decimal.

Discutir com a turma:

  • Você pode explicar a resolução apresentada por João?
  • Você concorda com a resposta de João?
  • A sua resposta coincidiu com a que João apresentou?
  • Sobrou ou faltou dinheiro para pagar a conta?
  • Antes de resolver o problema você fez alguma estimativa para a resposta?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13) - continuação

Observação: A resolução das atividades foi indicada para ser individualmente, porém na discussão das soluções destacamos a importância de ser um momento coletivo de forma que possibilite aos alunos perceberem estratégias diferentes da que o mesmo pensou na resolução, ampliando assim o seu arsenal de estratégias matemáticas.

Nesta resolução, o aluno deve observar a descrição do raciocínio utilizado para a resolução do problema, uma oportunidade para revisar o algoritmo.

Propósito: Discutir as possíveis estratégias para a resolução de um problema que envolve a operação da divisão com quociente decimal.

Discutir com a turma:

  • Você pode explicar a resolução apresentada por Mariana?
  • Você concorda com a resposta de Mariana?
  • A sua resposta coincidiu com a que Mariana apresentou?
  • Sobrou ou faltou dinheiro para pagar a conta?
  • Antes de resolver o problema você fez alguma estimativa para a resposta?
  • Você pode explicar porque o 3 se transformou em 30?
  • Você pode explicar porque o surgimento da vírgula?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13) - continuação

Observação: A resolução das atividades foi indicada para ser individualmente, porém na discussão das soluções destacamos a importância de ser um momento coletivo de forma que possibilite aos alunos perceberem estratégias diferentes da que o mesmo pensou na resolução, ampliando assim o seu arsenal de estratégias matemáticas.

Nesta resolução, o aluno deve observar a descrição do raciocínio utilizado para a resolução do problema, uma oportunidade para revisar o algoritmo.

Propósito: Discutir as possíveis estratégias para a resolução de um problema que envolve a operação da divisão com quociente decimal.

Discutir com a turma:

  • Você pode explicar porque o 2 se transformou em 20?
  • A transformação do 3 e do 2 foi a mesma? Elas têm o mesmo significado?
  • É possível surgir outra vírgula?
  • Qual é a relação entre o 30 e 0 20 com o 75 após a vírgula?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Elaborar, coletivamente, uma síntese das principais ideias e conceitos discutidos ao longo da aula, além de realizar a leitura do encerramento já apresentado.

Propósito: Explorar a aprendizagem construída na aula.

Discuta com a turma:

  • O que significa decompor um número no SND?
  • Você pode explicar o surgimento da vírgula ao resolver uma divisão cujo quociente é um número decimal?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Observar a resolução apresentada pelos alunos, para identificar possíveis dificuldades ao resolver problemas que envolvem divisão entre números naturais com quociente decimal.

Propósito: Identificar a construção da habilidade de resolver problemas que envolvem divisão entre números naturais com quociente decimal.

Discuta com a turma:

  • A medida encontrada pelos alunos está correta? É possível o contorno de um quadrado medir 22 m?
  • Qual foi a estratégia que você utilizou para encontrar a resposta?
  • Você utilizou alguma operação matemática? Qual?
  • Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresentar para os alunos o objetivo da aula.

Propósito: Deixar o aluno consciente do objetivo da aula, qual conceito será discutido e qual é o foco de aprendizagem.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Monica Dias do Nascimento

Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF05MA08:  Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais envolvendo números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Objetivos específicos

Resolver problemas que envolvem a divisão de números naturais com o quociente decimal.

Conhecimentos prévios

Operação da divisão entre números naturais.

Conceito-chave

Aplicação da operação da divisão entre números naturais com quociente decimal na resolução de problemas.

Recursos necessários

  • Lápis,
  • borracha,
  • cola,
  • cópia das atividades.



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientação: Resolver o problema coletivamente com a condução do professor, pois é através de questionamentos e reflexões que serão expostos os conhecimentos prévios dos alunos e suas possíveis fragilidades. Dessa forma, é importante trazer à tona discussões a respeito da decisão em utilizar a operação da divisão para resolver o problema, assim como as estratégias possíveis para a resolução

Propósito: Identificar se os alunos estão apropriados do significado da operação da divisão com quociente decimal.

Discuta com a turma:

  • O que significam os resultados encontrados?
  • Você utilizou alguma operação para chegar aos resultados? Qual?
  • Existe outra estratégia ou outra operação para a resolução?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5)

Orientação:* Nas duas atividades propostas, o aluno deverá elaborar, individualmente, estratégias para a resolução das situações propostas. É importante destacar que a operação da divisão pode ser representada por variados recursos mobilizados pelos alunos, tais como, palitinhos, desenhos, distribuição de elemento por elemento, dentre outros.

Propósito: Compreender a necessidade de continuar a divisão até encontrar o resto zero.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a estratégia que você utilizou para resolver a situação?
  • Você utilizou alguma operação matemática? Qual?
  • Os seus colegas chegaram às mesmas conclusões que você?
  • Porque, nesse problema, foi preciso dividir até encontrar o resto zero?
  • Em qualquer problema envolvendo divisão é preciso dividir até encontrar o resto zero?
  • Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:* 15 minutos (slides 4 e 5) - continuação

Orientação:* Nesta atividade, o aluno deverá elaborar, individualmente, estratégias para a resolução da situação. É importante destacar que a operação da divisão pode ser representada por variados recursos utilizados pelos alunos, tais como, palitinhos, desenhos, distribuição de elemento por elemento, dentre outros.

Propósito: Compreender a necessidade de continuar a divisão até encontrar o resto zero.

Discuta com a turma:*

  • Qual foi a estratégia que você utilizou para resolver a situação?
  • Você utilizou alguma operação matemática? Qual?
  • Os seus colegas chegaram às mesmas conclusões que você?
  • É possível dividir igualmente o valor da conta entre os 4 amigos?
  • Porque, nesse problema, foi preciso dividir até encontrar o resto zero?
  • Em qualquer problema envolvendo divisão é preciso dividir até encontrar o resto zero?
  • Se no problema tivesse 31 ovos para dividir para 4 pessoas você daria continuidade a divisão até o resto zero?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13)

Observação: A resolução das atividades foi indicada para ser individualmente, porém na discussão das soluções destacamos a importância de ser um momento coletivo de forma que possibilite aos alunos perceberem estratégias diferentes da que o mesmo pensou na resolução, ampliando assim o seu arsenal de estratégias matemáticas.

As possibilidades de respostas apresentadas têm uma característica descritiva do pensamento do aluno, ou seja, o aluno registra o seu pensamento para a resolução do problema (um exercício metacognitivo), ao passo que ele vai registrando, também toma consciência da sequência do raciocínio que adotou para a resolução.

Propósito: Discutir as possíveis estratégias para a resolução de um problema que envolve a operação da divisão com quociente decimal.

Discutir com a turma:

  • Você pode explicar a resolução apresentada por Carlos?
  • Você concorda com a resposta de Carlos?
  • A sua resposta coincidiu com a que Carlos apresentou?
  • Antes de resolver o problema você fez alguma estimativa para a resposta?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13) - continuação

Observação: A resolução das atividades foi indicada para ser individualmente, porém na discussão das soluções destacamos a importância de ser um momento coletivo de forma que possibilite aos alunos perceberem estratégias diferentes da que o mesmo pensou na resolução, ampliando assim o seu arsenal de estratégias matemáticas.

É importante que o aluno compreenda que o número 171 deverá ser dividido, e que assim, este número pode ser decomposto nas ordens. Dessa forma, o recurso material dourado contribui para o aluno compreender a decomposição, ou seja, a troca de uma centena por dez unidades, e assim sucessivamente.

Propósito: Discutir as possíveis estratégias para a resolução de um problema que envolve a operação da divisão com quociente decimal.

Discutir com a turma:

  • Você pode explicar porque é preciso trocar centena em dezenas?
  • Porque Carlos concluiu que 20 dezenas por mês representa R$ 20,00 por mês?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13) - continuação

Observação: A resolução das atividades foi indicada para ser individualmente, porém na discussão das soluções destacamos a importância de ser um momento coletivo de forma que possibilite aos alunos perceberem estratégias diferentes da que o mesmo pensou na resolução, ampliando assim o seu arsenal de estratégias matemáticas.

É importante que o aluno compreenda o raciocínio da decomposição do número a ser dividido nas ordens, que neste caso, são dezenas decompostas em unidades.

Propósito: Discutir as possíveis estratégias para a resolução de um problema que envolve a operação da divisão com quociente decimal.

Discutir com a turma:

  • Você pode explicar porque é preciso trocar dezenas em unidades?
  • Porque Carlos concluiu que 8 unidades por mês representa R$ 8,00 por mês?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13) - continuação

Observação: A resolução das atividades foi indicada para ser individualmente, porém na discussão das soluções destacamos a importância de ser um momento coletivo de forma que possibilite aos alunos perceberem estratégias diferentes da que o mesmo pensou na resolução, ampliando assim o seu arsenal de estratégias matemáticas.

As possibilidades de respostas apresentadas têm uma característica descritiva do pensamento do aluno, ou seja, o aluno registra o seu pensamento para a resolução do problema (um exercício metacognitivo), ao passo que ele vai registrando, também toma consciência da sequência do raciocínio que adotou para a resolução.

Propósito: Discutir as possíveis estratégias para a resolução de um problema que envolve a operação da divisão com quociente decimal.

Discutir com a turma:

  • Você pode explicar porque é preciso trocar unidades em décimos?
  • Porque Carlos concluiu que 5 décimos por mês representa R$ 0,50 por mês?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13) - continuação

Observação: A resolução das atividades foi indicada para ser individualmente, porém na discussão das soluções destacamos a importância de ser um momento coletivo de forma que possibilite aos alunos perceberem estratégias diferentes da que o mesmo pensou na resolução, ampliando assim o seu arsenal de estratégias matemáticas.

O professor deve destacar que a resposta de Carlos foi encontrada a partir da construção de um raciocínio baseado no agrupamento e troca e decomposição de números no Sistema de Numeração Decimal.

Outro aspecto relevante é abordar a relação entre a representação dos números no Sistema de Numeração Decimal e no Sistema Monetário, de forma que o aluno compreenda, por exemplo, o significado de R$ 0,50 e 5 décimos.

Propósito: Discutir as possíveis estratégias para a resolução de um problema que envolve a operação da divisão com quociente decimal.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13) - continuação

Observação: A resolução das atividades foi indicada para ser individualmente, porém na discussão das soluções destacamos a importância de ser um momento coletivo de forma que possibilite aos alunos perceberem estratégias diferentes da que o mesmo pensou na resolução, ampliando assim o seu arsenal de estratégias matemáticas.

As possibilidades de respostas apresentadas têm uma característica descritiva do pensamento do aluno, ou seja, o aluno registra o seu pensamento para a resolução do problema (um exercício metacognitivo), ao passo que ele vai registrando, também toma consciência da sequência do raciocínio que adotou para a resolução.

Propósito: Discutir as possíveis estratégias para a resolução de um problema que envolve a operação da divisão com quociente decimal.

Discutir com a turma:

  • Você pode explicar a resolução apresentada por João?
  • Você concorda com a resposta de João?
  • A sua resposta coincidiu com a que João apresentou?
  • Sobrou ou faltou dinheiro para pagar a conta?
  • Antes de resolver o problema você fez alguma estimativa para a resposta?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13) - continuação

Observação: A resolução das atividades foi indicada para ser individualmente, porém na discussão das soluções destacamos a importância de ser um momento coletivo de forma que possibilite aos alunos perceberem estratégias diferentes da que o mesmo pensou na resolução, ampliando assim o seu arsenal de estratégias matemáticas.

Nesta resolução, o aluno deve observar a descrição do raciocínio utilizado para a resolução do problema, uma oportunidade para revisar o algoritmo.

Propósito: Discutir as possíveis estratégias para a resolução de um problema que envolve a operação da divisão com quociente decimal.

Discutir com a turma:

  • Você pode explicar a resolução apresentada por Mariana?
  • Você concorda com a resposta de Mariana?
  • A sua resposta coincidiu com a que Mariana apresentou?
  • Sobrou ou faltou dinheiro para pagar a conta?
  • Antes de resolver o problema você fez alguma estimativa para a resposta?
  • Você pode explicar porque o 3 se transformou em 30?
  • Você pode explicar porque o surgimento da vírgula?

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Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13) - continuação

Observação: A resolução das atividades foi indicada para ser individualmente, porém na discussão das soluções destacamos a importância de ser um momento coletivo de forma que possibilite aos alunos perceberem estratégias diferentes da que o mesmo pensou na resolução, ampliando assim o seu arsenal de estratégias matemáticas.

Nesta resolução, o aluno deve observar a descrição do raciocínio utilizado para a resolução do problema, uma oportunidade para revisar o algoritmo.

Propósito: Discutir as possíveis estratégias para a resolução de um problema que envolve a operação da divisão com quociente decimal.

Discutir com a turma:

  • Você pode explicar porque o 2 se transformou em 20?
  • A transformação do 3 e do 2 foi a mesma? Elas têm o mesmo significado?
  • É possível surgir outra vírgula?
  • Qual é a relação entre o 30 e 0 20 com o 75 após a vírgula?

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Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Elaborar, coletivamente, uma síntese das principais ideias e conceitos discutidos ao longo da aula, além de realizar a leitura do encerramento já apresentado.

Propósito: Explorar a aprendizagem construída na aula.

Discuta com a turma:

  • O que significa decompor um número no SND?
  • Você pode explicar o surgimento da vírgula ao resolver uma divisão cujo quociente é um número decimal?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Observar a resolução apresentada pelos alunos, para identificar possíveis dificuldades ao resolver problemas que envolvem divisão entre números naturais com quociente decimal.

Propósito: Identificar a construção da habilidade de resolver problemas que envolvem divisão entre números naturais com quociente decimal.

Discuta com a turma:

  • A medida encontrada pelos alunos está correta? É possível o contorno de um quadrado medir 22 m?
  • Qual foi a estratégia que você utilizou para encontrar a resposta?
  • Você utilizou alguma operação matemática? Qual?
  • Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

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