Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_06NUM08
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Retomada e Discussão das soluções
Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade e solicite que tentem resolver o problema. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas resoluções e conversem entre si, mas caso esteja ocorrendo de forma assíncrona os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio. Compartilhe, em formato de texto, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma” e solicite respostas em formato de texto ou áudio.
Atividade principal
Professor(a), explique como se constitui o jogo. Você pode compartilhar o documento a seguir com a turma: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/G8A5nkg9rV3D3pmvGEjPtY9AJ4K2AxedwfEkV5vEkzXXj3n3c6wWZnn3eu3z/ativaula-mat-06num08.pdf
Discussão das soluções
Professor(a), como este plano de aula propõe a realização de um jogo, sugerimos que você inicie a atividade explicando como ele se constitui, mas sem a necessidade de realizá-lo. A partir disso, inicie uma discussão com a turma de algumas possíveis situações de jogo. Independente se a aula estiver ocorrendo de forma síncrona ou assíncrona, compartilhe com a turma os slides presentes nesta etapa do plano, seja compartilhando sua tela, enviando a imagem no ambiente virtual que a aula esteja sendo realizada ou até gravando um vídeo. Para fomentar as discussões sobre comparação de decimais você pode solicitar que os alunos acessem o material a seguir: https://br.ixl.com/math/5-ano/converta-os-decimais-em-n%C3%BAmeros-mistos
Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de imagem para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma. Você pode sugerir que os alunos joguem “Comparação de decimais” eles podem acessar o jogo em https://escola.britannica.com.br/jogos/GM_4_22/index.html
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre comparação de números decimais na reta numérica. Proponha que eles utilizem e adaptem o problema proposto no Raio X com informações de seus familiares, como o tamanho das mãos, dos pés...
Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa
Código: MAT5_06NUM08
(EF05MA05) Comparar e ordenar números racionais positivos (representações fracionária e decimal), relacionando-os a pontos na reta numérica.
AULA 04
AULA 05
AULA 06
AULA 07
Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes