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Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Comparação de Números decimais: Jogo Super Trunfo “Animais”

Plano de aula de Matemática com atividades para 5ºano do Fundamental sobre Números decimais

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marcos Vinicius Zanutto

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Marcos Vinicius Zanutto

Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF05MA05) Comparar e ordenar números racionais positivos (representações fracionária e decimal), relacionando-os a pontos na reta numérica.

Objetivos específicos

  • Ampliar o conhecimento sobre comparação de números decimais;
  • Comparar medidas usando números decimais;

Conceito-chave

Números decimais

Conhecimentos prévios:

Conceito e comparação de números decimais.

Recursos necessários

  • Lousa
  • Cópias das cartas do jogo
  • Cópias do raio x (opcional)
  • Cópias das atividades complementares (opcional)
  • Lápis, borracha

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 4 minutos.

Orientações: Faça a pergunta proposta e verifique as respostas dos alunos. Peça que expliquem como chegaram à resposta, o que observaram para tal. É importante pedir para que verbalizem o que observam para determinar qual número decimal é maior.

RESPOSTA DA QUESTÃO PROPOSTA: A maior cédula é a de R$ 100,00 e a de R$ 2,00 é a que possui o menor comprimento.

Acesse aqui atividades complementares.

Propósito: Propor uma situação onde seja necessário comparar e definir qual número decimal é o maior e o menor.

Discuta com a turma:

? Como você soube definir a maior cédula?

? Para definir entre as cédulas de R$ 50,00 e R$ 20,00 qual é a maior? O que é observado?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 - 6).

Orientações: Professor, este jogo tem o objetivo de possibilitar que o aluno crie estratégias para comparar números decimais, garantindo o espírito de competição, coleguismo e companheirismo. Dessa forma, leia a primeira parte das regras e esclareça como são as cartas deste trunfo. O título das cartas representa o animal.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos que apresentarem dificuldade neste momento.

Propósito: Explicar as cartas do jogo “Super Trunfo: Animais”.

Discuta com a turma:

? O que é utilizado para definir as medidas deste trunfo?

? É possível comparar números sem a parte decimal com números que apresente parte decimal?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 - 6).

Orientações: Este momento esclarece como as rodadas ocorrerão e o que eles devem fazer e observar. Orientar que as comparações ocorrerão através dos números decimais que correspondem as medidas das características dos animais. O primeiro passo para a comparação entre os números decimais é comparar a parte inteira. Somente se necessário é feita a comparação da parte decimal.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos que apresentarem dificuldade neste momento.

Propósito: Explicar a segunda parte das regras do jogo.

Discuta com a turma:

? O que as medidas das características têm em comum?

? Como é definido qual número decimal é maior?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 - 6).

Orientações: Verificar se existe alguma dúvida acerca das regras do jogo e dar início.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos que apresentarem dificuldade neste momento.

Propósito: Permitir que os alunos iniciem as jogadas.

Discuta com a turma:

? O que deve ser feito ao se comparar números decimais?

? Qual a melhor estratégia para ganhar a rodada?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 7 - 8).

Orientações: Este é o momento de observação e discussão de dois exemplos de jogadas. A primeira jogada será comparada a característica “Velocidade”. As cartas escolhidas pelos jogadores foram: Coelho, Raposa e Girafa. Comparar com eles quem ganhou esta rodada, que foi Ana com a carta da raposa. Destacar com eles que apenas com a comparação da parte inteira foi possível definir o maior número.

Propósito: Iniciar a discussão sobre a comparação de números decimais.

Discuta com a turma:

? Qual será a característica observada?

? Quais números decimais que estão representados, nesta habilidade, nas três cartas selecionadas?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 7 - 8).

Orientações: Neste momento será discutido estratégias para escolher a carta para uma iniciar uma rodada, que o jogador escolhe a característica que será observada. Com as cartas que Maria possui em mãos, as melhores escolhas são as habilidades de velocidade da águia e da andorinha ou a massa do avestruz.

Propósito: Discutir estratégias para escolha de uma carta.

Discuta com a turma:

? Quais características de quais animais ela poderia escolher?

? Por que ele deveria fazer estas escolhas?

? Qual a melhor carta para tentar ganhar esta rodada?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade registrando as estratégias feitas no jogo.

Propósito: Fazer um encerramento dos conhecimentos tratados nesta aula.

Discuta com a turma:

? Quais foram as estratégias utilizadas para a comparação de números decimais?

? O que foi necessário fazer para conseguir comparar estes números?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule na sala observando se os todos os alunos compreenderam o enunciado e sabem o que devem fazer. O Raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Todos possuem a mesma medida de palmo?
  • O que você observou para definir a maior medida de palmo? E a menor?
  • Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Marcos Vinicius Zanutto

Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF05MA05) Comparar e ordenar números racionais positivos (representações fracionária e decimal), relacionando-os a pontos na reta numérica.

Objetivos específicos

  • Ampliar o conhecimento sobre comparação de números decimais;
  • Comparar medidas usando números decimais;

Conceito-chave

Números decimais

Conhecimentos prévios:

Conceito e comparação de números decimais.

Recursos necessários

  • Lousa
  • Cópias das cartas do jogo
  • Cópias do raio x (opcional)
  • Cópias das atividades complementares (opcional)
  • Lápis, borracha
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Tempo previsto: 4 minutos.

Orientações: Faça a pergunta proposta e verifique as respostas dos alunos. Peça que expliquem como chegaram à resposta, o que observaram para tal. É importante pedir para que verbalizem o que observam para determinar qual número decimal é maior.

RESPOSTA DA QUESTÃO PROPOSTA: A maior cédula é a de R$ 100,00 e a de R$ 2,00 é a que possui o menor comprimento.

Acesse aqui atividades complementares.

Propósito: Propor uma situação onde seja necessário comparar e definir qual número decimal é o maior e o menor.

Discuta com a turma:

? Como você soube definir a maior cédula?

? Para definir entre as cédulas de R$ 50,00 e R$ 20,00 qual é a maior? O que é observado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 - 6).

Orientações: Professor, este jogo tem o objetivo de possibilitar que o aluno crie estratégias para comparar números decimais, garantindo o espírito de competição, coleguismo e companheirismo. Dessa forma, leia a primeira parte das regras e esclareça como são as cartas deste trunfo. O título das cartas representa o animal.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos que apresentarem dificuldade neste momento.

Propósito: Explicar as cartas do jogo “Super Trunfo: Animais”.

Discuta com a turma:

? O que é utilizado para definir as medidas deste trunfo?

? É possível comparar números sem a parte decimal com números que apresente parte decimal?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

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Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 - 6).

Orientações: Este momento esclarece como as rodadas ocorrerão e o que eles devem fazer e observar. Orientar que as comparações ocorrerão através dos números decimais que correspondem as medidas das características dos animais. O primeiro passo para a comparação entre os números decimais é comparar a parte inteira. Somente se necessário é feita a comparação da parte decimal.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos que apresentarem dificuldade neste momento.

Propósito: Explicar a segunda parte das regras do jogo.

Discuta com a turma:

? O que as medidas das características têm em comum?

? Como é definido qual número decimal é maior?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos (slides 4 - 6).

Orientações: Verificar se existe alguma dúvida acerca das regras do jogo e dar início.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos que apresentarem dificuldade neste momento.

Propósito: Permitir que os alunos iniciem as jogadas.

Discuta com a turma:

? O que deve ser feito ao se comparar números decimais?

? Qual a melhor estratégia para ganhar a rodada?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 7 - 8).

Orientações: Este é o momento de observação e discussão de dois exemplos de jogadas. A primeira jogada será comparada a característica “Velocidade”. As cartas escolhidas pelos jogadores foram: Coelho, Raposa e Girafa. Comparar com eles quem ganhou esta rodada, que foi Ana com a carta da raposa. Destacar com eles que apenas com a comparação da parte inteira foi possível definir o maior número.

Propósito: Iniciar a discussão sobre a comparação de números decimais.

Discuta com a turma:

? Qual será a característica observada?

? Quais números decimais que estão representados, nesta habilidade, nas três cartas selecionadas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 7 - 8).

Orientações: Neste momento será discutido estratégias para escolher a carta para uma iniciar uma rodada, que o jogador escolhe a característica que será observada. Com as cartas que Maria possui em mãos, as melhores escolhas são as habilidades de velocidade da águia e da andorinha ou a massa do avestruz.

Propósito: Discutir estratégias para escolha de uma carta.

Discuta com a turma:

? Quais características de quais animais ela poderia escolher?

? Por que ele deveria fazer estas escolhas?

? Qual a melhor carta para tentar ganhar esta rodada?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade registrando as estratégias feitas no jogo.

Propósito: Fazer um encerramento dos conhecimentos tratados nesta aula.

Discuta com a turma:

? Quais foram as estratégias utilizadas para a comparação de números decimais?

? O que foi necessário fazer para conseguir comparar estes números?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule na sala observando se os todos os alunos compreenderam o enunciado e sabem o que devem fazer. O Raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Todos possuem a mesma medida de palmo?
  • O que você observou para definir a maior medida de palmo? E a menor?
  • Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

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