Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
- Tempo sugerido: 2 minutos
- Orientação: Apenas leia o objetivo para a turma, ressaltando a importância da colaboração dos alunos para atingir as metas estabelecidas para a aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientação: Retome com os alunos as características do número decimal, ou seja, números que possuem vírgula para separar as partes decimais das inteiras, sendo a parte decimal (menor que a inteira). Também relembre que em um número, cada algarismo se encontra em uma determinada ordem, que pertence a determinada classe (conjunto de ordens).
Propósito: Retomar o conceito de números decimais e valor posicional.
Discuta com a turma:
- O que são números decimais?
- Que moeda representa o inteiro? E a parte decimal? Por quê?
- O que é valor posicional?
- Que número vem antes e que número vem depois da vírgula? Por quê?
- Qual a ordem correspondente a cada algarismo?
Atividade Principal 1.
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 6).
Orientação: Para esta atividade, peça que os alunos (individualmente) contem quantas pecinhas de cada tipo possuem. Esclareça que, o mesmo pode compor as peças, ou seja, ele pode realizar trocas, na medida que encontra quantidades iguais. Por exemplo: dez cubinhos formam uma barrinha e dez barrinhas formam uma plaquinha. Este procedimento, possibilita ao aluno a compreensão das características do Sistema de Numeração Decimal.
Propósito: Representar um número decimal no quadro de ordens até centésimos, explorando sua composição.
Discuta com a turma:
- De quantas barrinhas preciso para formar a plaquinha? E de quantos cubinhos preciso para formar uma barrinha?
- Por que existe uma vírgula no quadro de ordens?
- O que representam os décimos do quadro de ordens? E os centésimos?
- Quantas barrinhas são apresentadas na atividade? Elas representam mais ou menos de um inteiro?
- Quantos cubinhos são apresentados na atividade? É possível substituí-los por quantas barrinhas?
- Quantas unidades são apresentadas na atividade, considerando a possibilidade de substituição das barrinhas por plaquinha?
- Quantas barrinhas sobram após substituir algumas delas por uma plaquinha?
- Quantas barrinhas são possíveis de se formar com os cubinhos apresentados? Quantos cubinhos sobram?
- Quantos décimos são apresentados? E centésimos?
- Qual o número formado com as peças apresentadas?
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução atividade principal
Guia de intervenção
Atividade principal 2.
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 6).
Orientação: Lembre aos alunos que a plaquinha é composta por vários pedacinhos, inclusive por partes que representam as barrinhas. Portanto, há a possibilidade de decompô-la em dez barrinhas. Assim, a cada dez barrinhas temos uma plaquinha inteira.
Propósito: Representar um número decimal no quadro de ordens, explorando sua decomposição.
Discuta com a turma:
- Se decompormos a plaquinha em barrinhas, quantas barrinhas teremos?
- Quantas barrinhas são apresentadas na imagem?
- Que número decimal uma barrinha representa em relação à plaquinha?
- Que número decimal as barrinhas apresentadas representam?
Atividade principal 3.
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 6).
Orientação: Para realizar esta atividade, reúna os alunos em pequenos grupos e deixe que manuseiem o material dourado, verificando o número decimal formado com as pecinhas disponíveis, considerando a plaquinha como a unidade. Esclareça que devem utilizar apenas estas peças e lembre da correspondência que cada pecinha tem em relação à outra.
Propósito: Representar um número decimal utilizando o material dourado.
Discuta com a turma:
- Quantas pecinhas de cada tipo são apresentadas?
- De quantas barrinhas preciso para formar a plaquinha? Que número decimal representa a plaquinha?
- De quantos cubinhos preciso para formar a barrinha? Que número decimal representa a barrinha?
- Que algarismo estará na unidade? Por quê?
- Que algarismo estará na ordem dos décimos? Por quê?
- Que algarismo estará nos centésimos? Por quê?
Discussão da solução.
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 7 a 10).
Orientação: Oriente os alunos a formar barrinhas com os cubinhos e plaquinhas com as barrinhas, ou seja, realizar as composições. É interessante possam manusear quantidades de cubinhos, de barrinhas e de plaquinha, de forma que façam as trocas de maneira concreta.
Propósito: Explorar a composição dos números decimais com o uso do material dourado.
Discuta com a turma:
- Quantos cubinhos são apresentados na atividade?
- De quantos cubinhos precisamos para formar uma plaquinha? E para formar uma barrinha?
- Quantas barrinhas podemos formar com os cubinhos presentes na atividade? Quantos sobraram?
- Que ordem os cubinhos ocuparão no quadro de ordens? Por quê?
- De quantas barrinhas precisamos para formar uma plaquinha? Quanta sobrarão?
- Que ordem será ocupada pelas barrinhas que sobraram?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 7 a 10).
Orientação: Peça aos alunos que observem a composição do material dourado que realizaram nas etapas anteriores da resolução (formação da plaquinha, da barrinha e as pecinhas que sobraram). Deixe que formem o número apontado na atividade a partir das pecinhas e que troquem a plaquinha por centésimos e por décimos para perceberem a composição da mesma. A partir desta observação, será possível perceber qual o número foi formado.
Propósito: Explorar a composição e representação dos números decimais com o uso do material dourado.
Discuta com a turma:
- Quantos cubinhos sobraram? Que ordem eles ocuparão?
- Quantas barrinhas sobraram? Que ordem elas ocuparão?
- Quantas unidades/ plaquinhas temos? Que ordem elas ocuparão?
- Quantos centésimos formam uma plaquinha? E quantos décimos?
- Que número foi formado?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 7 a 10).
Orientação: Se for necessário, deixe que os alunos realizem a troca com material concreto, facilitando a compreensão da resolução.
Propósito: Explorar a decomposição dos números decimais com o uso do material dourado.
Discuta com a turma:
- Quantas barrinhas foram utilizadas?
- Quantas barrinha são necessárias para compor uma plaquinha?
- Podemos representar os dez décimos de que maneira no quadro de ordens?
Discussão da solução.
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 7 a 10).
Orientação: Para a realização desta atividade, deixe que os alunos manuseiem o material dourado, percebendo o que cada peça representa em relação à outra.
Propósito: Representar números decimais, observando sua composição com o uso de material dourado.
Discuta com a turma:
- Quantas plaquinhas são apresentadas? Então, existem quantas unidades?
- Que pecinha representará os décimos? Por quê? Quantos décimos desagrupados são apresentados?
- Que pecinha representará os centésimos? Por quê? Quantos centésimos desagrupados são apresentados?
- Quantas unidades, décimos e centésimos temos?
- Qual o número formado pelas pecinhas apresentadas?
Encerramento.
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientação: Peça aos alunos que relembrem o caminho que percorreram para chegar à solução das atividades realizadas. Desta forma, conseguirão consolidar o conteúdo abordado na aula.
Propósito: Consolidar a composição e a decomposição de números decimais, estabelecendo trocas.
Discuta com a turma:
- Quantos centésimos são necessários para formar um décimo?
- Quantos décimos são necessários para formar uma unidade?
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Organize os alunos em semicírculo. Peça que cada um realize sua atividade e, posteriormente, comparem as respostas. Enquanto resolvem a questão, lembre aos alunos que a vírgula separa os inteiros das partes menores que o inteiro e que, nesse caso, o inteiro é representado pelos reais.
Propósito: Verificar se os alunos compreenderam a representação dos números decimais no quadro de ordens até centésimo.
Discuta com a turma:
- Quantos reais ele ganhou do pai para comprar o jogo?
- Que número deverá ficar antes da vírgula? E depois? Por quê?
- Qual o algarismo que se encontrará na ordem dos décimos? E dos centésimos? Por que ocupam esta posição?
Materiais complementares:
Atividade raio x
Atividade complementar
Resolução atividade raio x
Resolução atividade complementar