10729
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Compondo e decompondo números decimais.

Plano de aula de Matemática com atividades para 5ºano do Fundamental sobre Representação de números decimais no quadro de ordens e composição e decomposição numérica.

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cátia do Vale dos Santos Mendes,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Cátia do Vale dos Santos Mendes

Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF05MA02 - Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.

Objetivos específicos

Identificar as ordens e classes dos números decimais até centésimos;

Exercitar a composição e decomposição de números decimais;

Representar números decimais no quadro de ordens.

Conhecimentos prévios

Reconhecer ordens e classes numéricas;

Composição e decomposição numérica.

Conceito-chave

Representação  de números decimais no quadro de ordens e composição e decomposição numérica.

Recursos necessários

Cadernos, atividade impressa, material dourado, quadro, pinceis ou giz coloridos, lápis de cor, lápis de escrever, réguas e borrachas.


  • Tempo sugerido: 2 minutos
  • Orientação: Apenas leia o objetivo para a turma, ressaltando a importância da colaboração dos alunos para atingir as metas estabelecidas para a aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Retome com os alunos as características do número decimal, ou seja, números que possuem vírgula para separar as partes decimais das inteiras, sendo a parte decimal (menor que a inteira). Também relembre que em um número, cada algarismo se encontra em uma determinada ordem, que pertence a determinada classe (conjunto de ordens).

Propósito: Retomar o conceito de números decimais e valor posicional.

Discuta com a turma:

  • O que são números decimais?
  • Que moeda representa o inteiro? E a parte decimal? Por quê?
  • O que é valor posicional?
  • Que número vem antes e que número vem depois da vírgula? Por quê?
  • Qual a ordem correspondente a cada algarismo?

Atividade Principal 1. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 6).

Orientação: Para esta atividade, peça que os alunos (individualmente) contem quantas pecinhas de cada tipo possuem. Esclareça que, o mesmo pode compor as peças, ou seja, ele pode realizar trocas, na medida que encontra quantidades iguais. Por exemplo: dez cubinhos formam uma barrinha e dez barrinhas formam uma plaquinha. Este procedimento, possibilita ao aluno a compreensão das características do Sistema de Numeração Decimal.

Propósito: Representar um número decimal no quadro de ordens até centésimos, explorando sua composição.

Discuta com a turma:

  • De quantas barrinhas preciso para formar a plaquinha? E de quantos cubinhos preciso para formar uma barrinha?
  • Por que existe uma vírgula no quadro de ordens?
  • O que representam os décimos do quadro de ordens? E os centésimos?
  • Quantas barrinhas são apresentadas na atividade? Elas representam mais ou menos de um inteiro?
  • Quantos cubinhos são apresentados na atividade? É possível substituí-los por quantas barrinhas?
  • Quantas unidades são apresentadas na atividade, considerando a possibilidade de substituição das barrinhas por plaquinha?
  • Quantas barrinhas sobram após substituir algumas delas por uma plaquinha?
  • Quantas barrinhas são possíveis de se formar com os cubinhos apresentados? Quantos cubinhos sobram?
  • Quantos décimos são apresentados? E centésimos?
  • Qual o número formado com as peças apresentadas?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Atividade principal 2. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 6).

Orientação: Lembre aos alunos que a plaquinha é composta por vários pedacinhos, inclusive por partes que representam as barrinhas. Portanto, há a possibilidade de decompô-la em dez barrinhas. Assim, a cada dez barrinhas temos uma plaquinha inteira.

Propósito: Representar um número decimal no quadro de ordens, explorando sua decomposição.

Discuta com a turma:

  • Se decompormos a plaquinha em barrinhas, quantas barrinhas teremos?
  • Quantas barrinhas são apresentadas na imagem?
  • Que número decimal uma barrinha representa em relação à plaquinha?
  • Que número decimal as barrinhas apresentadas representam?

Atividade principal 3. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 6).

Orientação: Para realizar esta atividade, reúna os alunos em pequenos grupos e deixe que manuseiem o material dourado, verificando o número decimal formado com as pecinhas disponíveis, considerando a plaquinha como a unidade. Esclareça que devem utilizar apenas estas peças e lembre da correspondência que cada pecinha tem em relação à outra.

Propósito: Representar um número decimal utilizando o material dourado.

Discuta com a turma:

  • Quantas pecinhas de cada tipo são apresentadas?
  • De quantas barrinhas preciso para formar a plaquinha? Que número decimal representa a plaquinha?
  • De quantos cubinhos preciso para formar a barrinha? Que número decimal representa a barrinha?
  • Que algarismo estará na unidade? Por quê?
  • Que algarismo estará na ordem dos décimos? Por quê?
  • Que algarismo estará nos centésimos? Por quê?

Discussão da solução. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 7 a 10).

Orientação: Oriente os alunos a formar barrinhas com os cubinhos e plaquinhas com as barrinhas, ou seja, realizar as composições. É interessante possam manusear quantidades de cubinhos, de barrinhas e de plaquinha, de forma que façam as trocas de maneira concreta.

Propósito: Explorar a composição dos números decimais com o uso do material dourado.

Discuta com a turma:

  • Quantos cubinhos são apresentados na atividade?
  • De quantos cubinhos precisamos para formar uma plaquinha? E para formar uma barrinha?
  • Quantas barrinhas podemos formar com os cubinhos presentes na atividade? Quantos sobraram?
  • Que ordem os cubinhos ocuparão no quadro de ordens? Por quê?
  • De quantas barrinhas precisamos para formar uma plaquinha? Quanta sobrarão?
  • Que ordem será ocupada pelas barrinhas que sobraram?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 7 a 10).

Orientação: Peça aos alunos que observem a composição do material dourado que realizaram nas etapas anteriores da resolução (formação da plaquinha, da barrinha e as pecinhas que sobraram). Deixe que formem o número apontado na atividade a partir das pecinhas e que troquem a plaquinha por centésimos e por décimos para perceberem a composição da mesma. A partir desta observação, será possível perceber qual o número foi formado.

Propósito: Explorar a composição e representação dos números decimais com o uso do material dourado.

Discuta com a turma:

  • Quantos cubinhos sobraram? Que ordem eles ocuparão?
  • Quantas barrinhas sobraram? Que ordem elas ocuparão?
  • Quantas unidades/ plaquinhas temos? Que ordem elas ocuparão?
  • Quantos centésimos formam uma plaquinha? E quantos décimos?
  • Que número foi formado?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 7 a 10).

Orientação: Se for necessário, deixe que os alunos realizem a troca com material concreto, facilitando a compreensão da resolução.

Propósito: Explorar a decomposição dos números decimais com o uso do material dourado.

Discuta com a turma:

  • Quantas barrinhas foram utilizadas?
  • Quantas barrinha são necessárias para compor uma plaquinha?
  • Podemos representar os dez décimos de que maneira no quadro de ordens?

Discussão da solução. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 7 a 10).

Orientação: Para a realização desta atividade, deixe que os alunos manuseiem o material dourado, percebendo o que cada peça representa em relação à outra.

Propósito: Representar números decimais, observando sua composição com o uso de material dourado.

Discuta com a turma:

  • Quantas plaquinhas são apresentadas? Então, existem quantas unidades?
  • Que pecinha representará os décimos? Por quê? Quantos décimos desagrupados são apresentados?
  • Que pecinha representará os centésimos? Por quê? Quantos centésimos desagrupados são apresentados?
  • Quantas unidades, décimos e centésimos temos?
  • Qual o número formado pelas pecinhas apresentadas?

Encerramento. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Peça aos alunos que relembrem o caminho que percorreram para chegar à solução das atividades realizadas. Desta forma, conseguirão consolidar o conteúdo abordado na aula.

Propósito: Consolidar a composição e a decomposição de números decimais, estabelecendo trocas.

Discuta com a turma:

  • Quantos centésimos são necessários para formar um décimo?
  • Quantos décimos são necessários para formar uma unidade?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Organize os alunos em semicírculo. Peça que cada um realize sua atividade e, posteriormente, comparem as respostas. Enquanto resolvem a questão, lembre aos alunos que a vírgula separa os inteiros das partes menores que o inteiro e que, nesse caso, o inteiro é representado pelos reais.

Propósito: Verificar se os alunos compreenderam a representação dos números decimais no quadro de ordens até centésimo.

Discuta com a turma:

  • Quantos reais ele ganhou do pai para comprar o jogo?
  • Que número deverá ficar antes da vírgula? E depois? Por quê?
  • Qual o algarismo que se encontrará na ordem dos décimos? E dos centésimos? Por que ocupam esta posição?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano
  • Tempo sugerido: 2 minutos
  • Orientação: Apenas leia o objetivo para a turma, ressaltando a importância da colaboração dos alunos para atingir as metas estabelecidas para a aula.

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autora: Cátia do Vale dos Santos Mendes

    Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

    Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

    Habilidade da BNCC

    EF05MA02 - Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.

    Objetivos específicos

    Identificar as ordens e classes dos números decimais até centésimos;

    Exercitar a composição e decomposição de números decimais;

    Representar números decimais no quadro de ordens.

    Conhecimentos prévios

    Reconhecer ordens e classes numéricas;

    Composição e decomposição numérica.

    Conceito-chave

    Representação  de números decimais no quadro de ordens e composição e decomposição numérica.

    Recursos necessários

    Cadernos, atividade impressa, material dourado, quadro, pinceis ou giz coloridos, lápis de cor, lápis de escrever, réguas e borrachas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Retome com os alunos as características do número decimal, ou seja, números que possuem vírgula para separar as partes decimais das inteiras, sendo a parte decimal (menor que a inteira). Também relembre que em um número, cada algarismo se encontra em uma determinada ordem, que pertence a determinada classe (conjunto de ordens).

Propósito: Retomar o conceito de números decimais e valor posicional.

Discuta com a turma:

  • O que são números decimais?
  • Que moeda representa o inteiro? E a parte decimal? Por quê?
  • O que é valor posicional?
  • Que número vem antes e que número vem depois da vírgula? Por quê?
  • Qual a ordem correspondente a cada algarismo?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 6).

Orientação: Para esta atividade, peça que os alunos (individualmente) contem quantas pecinhas de cada tipo possuem. Esclareça que, o mesmo pode compor as peças, ou seja, ele pode realizar trocas, na medida que encontra quantidades iguais. Por exemplo: dez cubinhos formam uma barrinha e dez barrinhas formam uma plaquinha. Este procedimento, possibilita ao aluno a compreensão das características do Sistema de Numeração Decimal.

Propósito: Representar um número decimal no quadro de ordens até centésimos, explorando sua composição.

Discuta com a turma:

  • De quantas barrinhas preciso para formar a plaquinha? E de quantos cubinhos preciso para formar uma barrinha?
  • Por que existe uma vírgula no quadro de ordens?
  • O que representam os décimos do quadro de ordens? E os centésimos?
  • Quantas barrinhas são apresentadas na atividade? Elas representam mais ou menos de um inteiro?
  • Quantos cubinhos são apresentados na atividade? É possível substituí-los por quantas barrinhas?
  • Quantas unidades são apresentadas na atividade, considerando a possibilidade de substituição das barrinhas por plaquinha?
  • Quantas barrinhas sobram após substituir algumas delas por uma plaquinha?
  • Quantas barrinhas são possíveis de se formar com os cubinhos apresentados? Quantos cubinhos sobram?
  • Quantos décimos são apresentados? E centésimos?
  • Qual o número formado com as peças apresentadas?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 6).

Orientação: Lembre aos alunos que a plaquinha é composta por vários pedacinhos, inclusive por partes que representam as barrinhas. Portanto, há a possibilidade de decompô-la em dez barrinhas. Assim, a cada dez barrinhas temos uma plaquinha inteira.

Propósito: Representar um número decimal no quadro de ordens, explorando sua decomposição.

Discuta com a turma:

  • Se decompormos a plaquinha em barrinhas, quantas barrinhas teremos?
  • Quantas barrinhas são apresentadas na imagem?
  • Que número decimal uma barrinha representa em relação à plaquinha?
  • Que número decimal as barrinhas apresentadas representam?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 6).

Orientação: Para realizar esta atividade, reúna os alunos em pequenos grupos e deixe que manuseiem o material dourado, verificando o número decimal formado com as pecinhas disponíveis, considerando a plaquinha como a unidade. Esclareça que devem utilizar apenas estas peças e lembre da correspondência que cada pecinha tem em relação à outra.

Propósito: Representar um número decimal utilizando o material dourado.

Discuta com a turma:

  • Quantas pecinhas de cada tipo são apresentadas?
  • De quantas barrinhas preciso para formar a plaquinha? Que número decimal representa a plaquinha?
  • De quantos cubinhos preciso para formar a barrinha? Que número decimal representa a barrinha?
  • Que algarismo estará na unidade? Por quê?
  • Que algarismo estará na ordem dos décimos? Por quê?
  • Que algarismo estará nos centésimos? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 7 a 10).

Orientação: Oriente os alunos a formar barrinhas com os cubinhos e plaquinhas com as barrinhas, ou seja, realizar as composições. É interessante possam manusear quantidades de cubinhos, de barrinhas e de plaquinha, de forma que façam as trocas de maneira concreta.

Propósito: Explorar a composição dos números decimais com o uso do material dourado.

Discuta com a turma:

  • Quantos cubinhos são apresentados na atividade?
  • De quantos cubinhos precisamos para formar uma plaquinha? E para formar uma barrinha?
  • Quantas barrinhas podemos formar com os cubinhos presentes na atividade? Quantos sobraram?
  • Que ordem os cubinhos ocuparão no quadro de ordens? Por quê?
  • De quantas barrinhas precisamos para formar uma plaquinha? Quanta sobrarão?
  • Que ordem será ocupada pelas barrinhas que sobraram?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 7 a 10).

Orientação: Peça aos alunos que observem a composição do material dourado que realizaram nas etapas anteriores da resolução (formação da plaquinha, da barrinha e as pecinhas que sobraram). Deixe que formem o número apontado na atividade a partir das pecinhas e que troquem a plaquinha por centésimos e por décimos para perceberem a composição da mesma. A partir desta observação, será possível perceber qual o número foi formado.

Propósito: Explorar a composição e representação dos números decimais com o uso do material dourado.

Discuta com a turma:

  • Quantos cubinhos sobraram? Que ordem eles ocuparão?
  • Quantas barrinhas sobraram? Que ordem elas ocuparão?
  • Quantas unidades/ plaquinhas temos? Que ordem elas ocuparão?
  • Quantos centésimos formam uma plaquinha? E quantos décimos?
  • Que número foi formado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 7 a 10).

Orientação: Se for necessário, deixe que os alunos realizem a troca com material concreto, facilitando a compreensão da resolução.

Propósito: Explorar a decomposição dos números decimais com o uso do material dourado.

Discuta com a turma:

  • Quantas barrinhas foram utilizadas?
  • Quantas barrinha são necessárias para compor uma plaquinha?
  • Podemos representar os dez décimos de que maneira no quadro de ordens?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 7 a 10).

Orientação: Para a realização desta atividade, deixe que os alunos manuseiem o material dourado, percebendo o que cada peça representa em relação à outra.

Propósito: Representar números decimais, observando sua composição com o uso de material dourado.

Discuta com a turma:

  • Quantas plaquinhas são apresentadas? Então, existem quantas unidades?
  • Que pecinha representará os décimos? Por quê? Quantos décimos desagrupados são apresentados?
  • Que pecinha representará os centésimos? Por quê? Quantos centésimos desagrupados são apresentados?
  • Quantas unidades, décimos e centésimos temos?
  • Qual o número formado pelas pecinhas apresentadas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Peça aos alunos que relembrem o caminho que percorreram para chegar à solução das atividades realizadas. Desta forma, conseguirão consolidar o conteúdo abordado na aula.

Propósito: Consolidar a composição e a decomposição de números decimais, estabelecendo trocas.

Discuta com a turma:

  • Quantos centésimos são necessários para formar um décimo?
  • Quantos décimos são necessários para formar uma unidade?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Organize os alunos em semicírculo. Peça que cada um realize sua atividade e, posteriormente, comparem as respostas. Enquanto resolvem a questão, lembre aos alunos que a vírgula separa os inteiros das partes menores que o inteiro e que, nesse caso, o inteiro é representado pelos reais.

Propósito: Verificar se os alunos compreenderam a representação dos números decimais no quadro de ordens até centésimo.

Discuta com a turma:

  • Quantos reais ele ganhou do pai para comprar o jogo?
  • Que número deverá ficar antes da vírgula? E depois? Por quê?
  • Qual o algarismo que se encontrará na ordem dos décimos? E dos centésimos? Por que ocupam esta posição?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 5º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano