10727
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Bingo Mental com adições e subtrações

Plano de aula de Matemática com atividades para 5°ano do Fundamental sobre Sistema de numeração decimal e tabuada.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paula Gilves

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT5_02NUM03

Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -

Para este plano, foque na etapa Retomada, Atividade principal e/ou Discussão das soluções

Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Caso a aula ocorra de forma síncrona em alguma plataforma que possibilite a interação com os alunos, verbalize as instruções propostas e, posteriormente, proponha uma discussão/reflexão sobre como os alunos realizaram os cálculos mentalmente. Caso a aula ocorra de forma assíncrona você pode compartilhar com os alunos as instruções em formato de texto ou enviar um áudio para a turma.

Atividade principal
Professor, caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona em uma plataforma que permita a interação entre áudio e vídeo, realize o jogo proposto. Explique para a turma como o jogo se constitui, você pode ler as instruções e também enviar o seguinte documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uXQZAtr24hd3YcE9bGtgGETpUJgxHW8668HmgsfQYRktTJXnNjSAY5ht33HE/ativaula-mat5-02num03.pdf. Sugerimos que a serem escolhidos para os resultados sejam de 20 a 200. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona realize apenas a reflexão de possíveis jogadas, como articulado na etapa Discussão das soluções deste plano.

Discussão das soluções
Professor(a), como este plano de aula propõe a realização de um jogo, sugerimos que você inicie a aula explicando como ele se constitui, mas sem a necessidade de realizá-lo caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona. A partir disso, inicie uma discussão com a turma de algumas possíveis situações de jogo. Independentemente se a aula estiver ocorrendo de forma síncrona ou assíncrona, compartilhe com a turma os slides presentes nesta etapa do plano, seja compartilhando sua tela, enviando a imagem no ambiente virtual que a aula esteja sendo realizada ou até gravando um vídeo. Você pode compartilhar também no grupo que talvez possuam nas redes sociais, enviar por e-mail, disponibilizar impressões na escola, etc. Compartilhe em formato de texto, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas considerações/reflexões e caso esteja ocorrendo de forma assíncrona os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio.

Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de imagem para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma.

Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre estratégias para realizar cálculo mental. Proponha que eles joguem “Bingo mental com adições e subtrações” (jogo proposto na Atividade principal) com seus familiares, eles podem encontrar as regras no link a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uXQZAtr24hd3YcE9bGtgGETpUJgxHW8668HmgsfQYRktTJXnNjSAY5ht33HE/ativaula-mat5-02num03.pdf.

Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa


Código: MAT5_02NUM03

(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 5º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas