Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Paula Gilves
Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
Complemento da habilidade (EF05MA07) - Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos
Objetivos específicos
Desenvolver estratégias de cálculo mental em operações do campo aditivo.
Conhecimento Prévio
Sistema de numeração decimal e tabuada.
Conceito-chave
Cálculo Mental
Recursos necessários
- Cartelas do bingo
- Operações
- Lousa e giz
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma explicando-o para que o compreendam..
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: (Slides 3 - 5) = 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula explicando aos alunos que na aula de hoje não terão apenas que realizar cálculos mentalmente, terão que compartilhar como pensaram para a realização dos mesmos.
Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre cálculo mental e as estratégias por eles utilizadas.
Discuta com a turma:
- É possível fazer conta sem utilizar lápis e papel? Como? (Aqui certamente dirão que pode-se utilizar calculadoras e outros materiais concretos)
- E se não pudermos utilizar nada disso, dá pra fazer conta? Como?
- Alguém quer nos contar como resolveria uma conta sem utilizar esses materiais?
Retomada
Tempo sugerido: (Slides 3 - 5) = 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula explicando aos alunos que na aula de hoje não terão apenas que realizar cálculos mentalmente, terão que compartilhar como pensaram para a realização dos mesmos.
Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre cálculo mental e as estratégias por eles utilizadas.
Discuta com a turma:
- Alguém já precisou fazer um cálculo mental, mas que o resultado não fosse exato?
- Qual era a situação?
- Como você pensou?
Retomada
Tempo sugerido: (Slides 3 - 5) = 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula explicando aos alunos que na aula de hoje não terão apenas que realizar cálculos mentalmente, terão que compartilhar como pensaram para a realização dos mesmos.
Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre cálculo mental e as estratégias por eles utilizadas.
Discuta com a turma:
- Alguém já precisou fazer um cálculo mental, mas que o resultado não fosse exato?
- Qual era a situação?
- Como você pensou?
Atividade principal
Tempo sugerido: (slides 6 - 9) = 20 minutos
Orientações: Inicie explicando aos alunos que farão um jogo de bingo diferente. Um jogo de bingo onde terão que calcular mentalmente algumas adições e subtrações.
Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre cálculo mental e as estratégias por eles utilizadas.
Discuta com a turma:
- Alguém já jogou bingo alguma vez?
- Quem pode me explicar como se joga bingo?
- Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: slides (6 - 9) = 20 minutos.
Orientação: Antes de iniciar a leitura das regras, explicar que realizarão o jogo individualmente ou em duplas, ficando a critério do professor decidir antecipadamente. Caso opte por desenvolver o jogo em duplas, lembre-se, ao formá-las, deverá focar os agrupamentos produtivos. Professor, a cada regra lida e discutida, questione com os alunos se ficou alguma dúvida, ou eles terão dificuldade para trabalharem autonomamente.
Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo pelos alunos para que assim, consigam realizá-lo autonomamente.
Discuta com a turma:
- Ficou alguma dúvida?
- Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha ficado muito claro até aqui?
Atividade principal
Tempo sugerido: slides (6 -9) = 20 minutos.
Orientação: Professor, nos materiais complementares você irá encontrar as adições e subtrações que deverão ser recortadas, dobradas e colocadas em saquinhos diferentes para garantir que saia, no sorteio, ambas as operações. Encontrará também uma tabela com as operações, seus resultados exatos e os valores que deverão ser disponibilizados aos alunos para que possam preencher suas cartelas do bingo. Essa tabela também poderá ser utilizada por você para conferir os resultados com os alunos que fizerem bingo. Nesta atividade, é interessante frisar para os alunos que o importante não é ser o mais rápido a calcular e sim ter preocupação em realizar o cálculo corretamente. Sugiro que após ler a operação que deverá ser calculada mentalmente pelos alunos, registre-a na lousa para que eles possam consultar caso esqueçam. Se julgar necessário, faça com eles o arredondamento das primeiras operações para que se interem com a proposta e passem a ter autonomia para fazerem por si.
Faça a leitura colaborativa das orientações do jogo, explicando e tirando todas as dúvidas possíveis.
É interessante ir mostrando aos alunos os materiais a medida que for falando sobre eles para que os alunos se interem com o mesmo.
Professor, a cada regra lida e discutida, questione com os alunos se ficou alguma dúvida, ou eles terão dificuldade para trabalharem autonomamente.
Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo pelos alunos para que assim, consigam realizá-lo autonomamente.
Discuta com a turma:
- Ficou alguma dúvida?
- Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha ficado muito claro até aqui?
Atividade principal
Tempo sugerido: slides (6 -9) = 20 minutos.
Orientação: Faça a leitura colaborativa das orientações do jogo, explicando e tirando todas as dúvidas possíveis.
Retome com os alunos o conteúdo de arredondamento, para arredondar um número, precisamos identificar para qual ordem decimal desejamos, no nosso caso, será para a dezena mais próxima, asssim, devemos observar a ordem das unidades, se a unidade for menor que cinco (1, 2, 3 ou 4), mantém- se a dezena, ou seja, a unidade será representada por zero e, quando a unidade for 5, 6, 7, 8 ou 9, aumenta-se uma dezena, ou seja, aproxima-se para a próxima dezena.
Combine com os alunos quantas linhas, colunas e diagonais irão valer antes do jogo reiniciar. Você pode sugerir, que o primeiro bindo seja de linha, o segundo de coluna ou diagonal e o terceiro, cartela cheia.
Professor, a cada regra lida e discutida, questione com os alunos se ficou alguma dúvida, ou eles terão dificuldade para trabalharem autonomamente.
Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo pelos alunos para que assim, consigam realizá-lo autonomamente.
Discuta com a turma:
- Ficou alguma dúvida?
- Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha ficado muito claro até aqui?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: (Slides 10 - 16) = 15 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que irão analisar uma situação de jogo semelhante a que fizeram.
Realizar a leitura colaborativa do slide, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido.
Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.
Discuta com a turma:
- Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: (Slides 10 - 16) = 15 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que irão analisar uma situação de jogo semelhante a que fizeram.
Realizar a leitura colaborativa do slide, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido.
alunos estão compreendendo o que está sendo discutido, bem como o tabuleiro e as disposição das fichas escolhidas pelas crianças.
Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.
Discuta com a turma:
- Alguém teria colocado as fichas em algum quadrinho diferente do que essas crianças escolheram? Por quê? Onde?
- Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: (Slides 10 - 16) = 15 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que irão analisar uma situação de jogo semelhante a que fizeram.
Realizar a leitura colaborativa do slide, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido.
Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.
Discuta com a turma:
- Alguém teria colocado as fichas em algum quadrinho diferente do que essas crianças escolheram? Por quê? Onde?
- Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: (Slides 10 - 16) = 15 minutos.
Orientações: Realizar a leitura colaborativa do slide, explorando a tabela de dupla entrada, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido, bem como o tabuleiro e as disposição das fichas escolhidas pelas crianças.
Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.
Discuta com a turma:
- Alguém teria colocado as fichas em algum quadrinho diferente do que essas crianças escolheram? Por quê? Onde?
- Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: (Slides 10 - 16) = 15 minutos.
Orientações: Realizar a leitura colaborativa do slide, explorando a tabela de dupla entrada, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido, bem como o tabuleiro e as disposição das fichas escolhidas pelas crianças.
Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.
Discuta com a turma:
- Alguém teria colocado as fichas em algum quadrinho diferente do que essas crianças escolheram? Por quê? Onde?
- Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: (Slides 10 - 16) = 15 minutos.
Orientações: Realizar a leitura colaborativa do slide, preferencialmente projetando seu conteúdo para que todos os alunos acompanhem a fala dos meninos, e, certificando-se que estão compreendendo o que está sendo discutido.
Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.
Discuta com a turma:
- Em um jogo de bingo há como adivinhar quais números serão sorteados?
- Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: (Slides 10 - 16) = 15 minutos.
Orientações: Realizar a leitura colaborativa do slide,preferencialmente projetando seu conteúdo para que todos os alunos acompanhem a fala dos meninos, e, certificando-se que estão compreendendo o que está sendo discutido.
Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.
Discuta com a turma:
- Em um jogo de bingo há como adivinhar quais números serão sorteados?
- Vocês concordam com a vitória da Maria na primeira rodada do Bingo?
- Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que após a discussão pode-se concluir que o cálculo mental é mais uma estratégia para facilitar nosso dia a dia, mas que é preciso pensar em estratégias, como o arredondamento por exemplo e assim não cometer erros. Deve frisar que, no cálculo mental, o importante é chegar ao resultado correto e não acabar primeiro. Professor, você pode projetar, imprimir ou até passar na lousa o conteúdo deste slide.
Propósito: Socializar a importância do cálculo mental e da necessidade de saber utilizá-los adequadamente no dia a dia.
Discuta com a turma:
- O que aprendemos na aula de hoje?
Orientações:
Peça que os alunos leiam a atividade e a realizem individualmente. Circule pela sala e questione alguns alunos para saber como estão pensando durante a realização da atividade proposta. Em seguida, socialize a resolução com os alunos. Professor, neste momento é interessante pedir que alguns alunos (escolhidos por você enquanto circulava pela sala e os observava na realização da proposta), expliquem aos colegas como pensaram ao fazer as atividades. Muitas vezes, as dúvidas de algumas crianças são sanadas em correções coletivas como essa.
O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um para possíveis ajustes de uma próxima aula.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em outra situação, avaliando os conhecimento sobre cálculo mental
Discuta com a turma:
- De onde deve partir meu raciocínio para calcular essas operações mentalmente?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que os alunos leiam a atividade e a realizem individualmente. Circule pela sala e questione alguns alunos para saber como estão pensando durante a realização da atividade proposta. Em seguida, socialize a resolução com os alunos. Professor, neste momento é interessante pedir que alguns alunos (escolhidos por você enquanto circulava pela sala e os observava na realização da proposta), expliquem aos colegas como pensaram ao fazer as atividades. Muitas vezes, as dúvidas de algumas crianças são sanadas em correções coletivas como essa.
O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um para possíveis ajustes de uma próxima aula.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em outra situação, avaliando os conhecimento sobre cálculo mental
Discuta com a turma:
- De onde deve partir meu raciocínio para calcular essas operações mentalmente?
- Materiais complementares:
Resolução atividade complementar