10726
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Diferentes maneiras de visualizar prismas e pirâmides

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre reconhecer prismas e pirâmides

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cristiane de Souza Pereira

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Cristiane de Souza Pereira

Mentora: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

EF06MA16 ? Descrição da habilidade: Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função do seu polígono da base, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial.

Objetivos específicos:  Reconhecer prismas e pirâmides através de suas diferentes representações.

Conceito-chave: Descrever semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Recursos necessários: Atividade impressa; lápis; lápis de cor vermelho, amarelo e azul; tesoura e cola.

Material de uso coletivo:  Pincel e/ou giz para lousa.

Indicação de leitura:

KALEF, A. M .M R. Vendo e entendendo poliedros. Niterói: Eduff, 1998.





Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Projete a imagem ou escreva as perguntas na lousa. Deixe que os alunos pensem por alguns instantes. Para construir a torre de cubos você poderá utilizar material dourado se julgar necessário. É importante retomar os conceitos de prismas e pirâmides com a turma:

Prismas: São poliedros que apresentam duas bases paralelas e congruentes, n faces laterais (paralelogramos) e (n+2) faces.

Pirâmides: São poliedros que apresentam uma base, n faces laterais (triângulos) e (n+1) faces.

Propósito: Despertar a percepção e o interesse dos alunos.

Discuta com a turma

  • Quem gostaria de compartilhar suas conclusões com a turma?
  • Alguém pensou em algo diferente? Conte-nos como você pensou?

Atividade principal (slides 4 e 5) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Você poderá projetar a atividade na lousa e entregar uma folha com as instruções para cada dupla. Peça aos alunos que representem como Catarina pode ter apresentado a amostra. Pergunte aos alunos quantas cores conseguem visualizar ao olhar a caixinha de cima, após ela ser montada.

Seria possível Catarina apresentar uma amostra em que as três cores apareçam em uma mesma vista?

Propósito: Reconhecer prismas e pirâmides através de suas diferentes representações.

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando?
  • Quais estratégias utilizaram para resolver o problema?
  • Ao observar um cubo de cima, quantas faces vocês conseguem visualizar?
  • Existe algum poliedro que conseguimos observar mais de uma face em sua vista superior? Cite um exemplo.

Atividade principal (slides 4 e 5) select-down

Slide Plano Aula

Título:

Atividade principal (slides 4 e 5)

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Professor você poderá projetar a atividade na lousa e entregar uma folha com as instruções para cada dupla. Peça aos alunos que represente como Catarina pode ter apresentado a amostra. Professor pergunte aos alunos quantas cores conseguem visualizar ao olhar a caixinha de cima, após ela ser montada.

Seria possível Catarina apresentar uma amostra em que as três cores apareçam em uma mesma vista?

Propósito: Reconhecer prismas e pirâmides através de suas diferentes representações.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando?
  • Quais estratégias utilizaram para resolver o problema?
  • Ao observar um cubo de cima, quantas faces vocês conseguem visualizar?
  • Existe algum poliedro que conseguimos observar mais de uma face em sua vista superior? Cite um exemplo.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Convide um aluno para compartilhar com a turma as conclusões encontradas pela dupla. Peça que o aluno utilize o material produzido a partir da planificação e apresente o processo que foi utilizado para solucionar o problema proposto. A exposição do material propiciará o envolvimento de toda a turma. Além disso, o resultado apresentado de maneira visual poderá ajudar outros alunos na compreensão do processo de resolução. Caso julgue necessário leve para sala algumas pirâmides, esse material pode ser de madeira, acrílico ou papel (produzidas a partir de uma planificação).

Propósito: Conhecer as estratégias realizadas pelos alunos, para colorir as faces do cubo e identificar se eles conseguiram reconhecer características comuns e diferenças existentes entre prismas e pirâmides, através de suas diferentes representações.

Discuta com a turma:

  • Qual a estratégia vocês utilizaram para colorir as faces do cubo?
  • Alguém pensou em uma estratégia diferente?
  • Como vocês pensaram? Em quais conclusões chegaram?
  • Vocês conseguem visualizar quantas faces de um cubo utilizando a vista superior? E de uma pirâmide?
  • Quais diferenças vocês conseguem identificar entre prismas e pirâmides?
  • Será que cabe a mesma quantidade de doces nas caixinhas em forma de cubo e pirâmide(considerando arestas de mesma medida)?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Peça aos alunos que registrem em seus cadernos o aprendizado adquirido nesta aula, pontuando facilidades e dificuldades encontradas. Circule pela sala para acompanhar estes registros e caso julgue necessário realize uma sistematização na lousa. Encerre a atividade retomando com os estudantes as diferenças e semelhanças entre prismas e pirâmides.

Propóstito: Sistematizar a aprendizagem da aula.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais diferenças existentes entre prismas e pirâmides?
  • Essas diferenças são observadas através das diferentes vistas? O que podemos observar através das vistas laterais destes poliedros?

Raio X (slides 8 e 9) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade . O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar as justificativas de cada um. Ao final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as justificativas na lousa.

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Propósito: Verificar se os alunos conseguem registrar as justificativas pontuando as semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Raio X (slides 8 e 9) select-down

Slide Plano Aula Raio X (slides 8 e 9)

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade . O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar as justificativas de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as justificativas na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem registrar as justificativas pontuando as semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.



Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Cristiane de Souza Pereira

Mentora: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

EF06MA16 ? Descrição da habilidade: Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função do seu polígono da base, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial.

Objetivos específicos:  Reconhecer prismas e pirâmides através de suas diferentes representações.

Conceito-chave: Descrever semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Recursos necessários: Atividade impressa; lápis; lápis de cor vermelho, amarelo e azul; tesoura e cola.

Material de uso coletivo:  Pincel e/ou giz para lousa.

Indicação de leitura:

KALEF, A. M .M R. Vendo e entendendo poliedros. Niterói: Eduff, 1998.




Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Projete a imagem ou escreva as perguntas na lousa. Deixe que os alunos pensem por alguns instantes. Para construir a torre de cubos você poderá utilizar material dourado se julgar necessário. É importante retomar os conceitos de prismas e pirâmides com a turma:

Prismas: São poliedros que apresentam duas bases paralelas e congruentes, n faces laterais (paralelogramos) e (n+2) faces.

Pirâmides: São poliedros que apresentam uma base, n faces laterais (triângulos) e (n+1) faces.

Propósito: Despertar a percepção e o interesse dos alunos.

Discuta com a turma

  • Quem gostaria de compartilhar suas conclusões com a turma?
  • Alguém pensou em algo diferente? Conte-nos como você pensou?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Você poderá projetar a atividade na lousa e entregar uma folha com as instruções para cada dupla. Peça aos alunos que representem como Catarina pode ter apresentado a amostra. Pergunte aos alunos quantas cores conseguem visualizar ao olhar a caixinha de cima, após ela ser montada.

Seria possível Catarina apresentar uma amostra em que as três cores apareçam em uma mesma vista?

Propósito: Reconhecer prismas e pirâmides através de suas diferentes representações.

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando?
  • Quais estratégias utilizaram para resolver o problema?
  • Ao observar um cubo de cima, quantas faces vocês conseguem visualizar?
  • Existe algum poliedro que conseguimos observar mais de uma face em sua vista superior? Cite um exemplo.
Slide Plano Aula

Título:

Atividade principal (slides 4 e 5)

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Professor você poderá projetar a atividade na lousa e entregar uma folha com as instruções para cada dupla. Peça aos alunos que represente como Catarina pode ter apresentado a amostra. Professor pergunte aos alunos quantas cores conseguem visualizar ao olhar a caixinha de cima, após ela ser montada.

Seria possível Catarina apresentar uma amostra em que as três cores apareçam em uma mesma vista?

Propósito: Reconhecer prismas e pirâmides através de suas diferentes representações.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando?
  • Quais estratégias utilizaram para resolver o problema?
  • Ao observar um cubo de cima, quantas faces vocês conseguem visualizar?
  • Existe algum poliedro que conseguimos observar mais de uma face em sua vista superior? Cite um exemplo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Convide um aluno para compartilhar com a turma as conclusões encontradas pela dupla. Peça que o aluno utilize o material produzido a partir da planificação e apresente o processo que foi utilizado para solucionar o problema proposto. A exposição do material propiciará o envolvimento de toda a turma. Além disso, o resultado apresentado de maneira visual poderá ajudar outros alunos na compreensão do processo de resolução. Caso julgue necessário leve para sala algumas pirâmides, esse material pode ser de madeira, acrílico ou papel (produzidas a partir de uma planificação).

Propósito: Conhecer as estratégias realizadas pelos alunos, para colorir as faces do cubo e identificar se eles conseguiram reconhecer características comuns e diferenças existentes entre prismas e pirâmides, através de suas diferentes representações.

Discuta com a turma:

  • Qual a estratégia vocês utilizaram para colorir as faces do cubo?
  • Alguém pensou em uma estratégia diferente?
  • Como vocês pensaram? Em quais conclusões chegaram?
  • Vocês conseguem visualizar quantas faces de um cubo utilizando a vista superior? E de uma pirâmide?
  • Quais diferenças vocês conseguem identificar entre prismas e pirâmides?
  • Será que cabe a mesma quantidade de doces nas caixinhas em forma de cubo e pirâmide(considerando arestas de mesma medida)?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Peça aos alunos que registrem em seus cadernos o aprendizado adquirido nesta aula, pontuando facilidades e dificuldades encontradas. Circule pela sala para acompanhar estes registros e caso julgue necessário realize uma sistematização na lousa. Encerre a atividade retomando com os estudantes as diferenças e semelhanças entre prismas e pirâmides.

Propóstito: Sistematizar a aprendizagem da aula.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais diferenças existentes entre prismas e pirâmides?
  • Essas diferenças são observadas através das diferentes vistas? O que podemos observar através das vistas laterais destes poliedros?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade . O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar as justificativas de cada um. Ao final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as justificativas na lousa.

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Propósito: Verificar se os alunos conseguem registrar as justificativas pontuando as semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Slide Plano Aula
Raio X (slides 8 e 9)

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade . O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar as justificativas de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as justificativas na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem registrar as justificativas pontuando as semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 6º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a associar os vértices de um polígono a pares ordenados no plano cartesiano; identificar e utilizar as propriedades de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides; classificar polígonos quanto ao número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados; construir figuras semelhantes por ampliação e redução; construir retas paralelas e perpendiculares, descrever rotações e translações de formas planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano