10725
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Geometria

Plano de aula - Se divertindo com o estudo dos ângulos

Plano de aula de Matemática com atividades para 5ºano do Fundamental sobre Representar e identificar ângulos em imagens e objetos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciene Vaz de Brito Vargas

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT5_16GEO03

Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -

Para este plano, foque na etapa Retomada e Atividade Principal

Retomada
Professor(a), você pode realizar a Retomada deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe em formato de imagem o slide com a atividade. A pergunta do “Discuta com a turma” pode ser enviada em formato de texto. Para socializar as respostas você pode orientar que os alunos salvem a imagem e destaquem nela os ângulos retos, como no exemplo abaixo.



Caso não seja possível realizar os destaques os alunos podem gravar um vídeo ou um áudio indicando a localização dos ângulos

Atividade principal
Professor(a), compartilhe em formato de imagem o slide com a atividade. As perguntas do “Discuta com a turma” podem ser enviadas em formato de texto. Para socializar as respostas você pode orientar que os alunos salvem a imagem e destaquem nela o caminho escolhido (como sugerido na retomada). Caso não seja possível realizar os destaques os alunos podem gravar um vídeo ou um áudio indicando o caminho que fizeram. As respostas do “Discuta com a turma” podem ser enviadas através de fotos.

Discussão das soluções
Professor(a), compartilhe com a turma as estratégias de resolução presentes nesta etapa do plano de aula. Você pode perguntar aos alunos se eles teriam outras estratégias de resolução e solicitar que gravem vídeos compartilhando suas estratégias.

Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de imagem para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma. As perguntas do “Discuta com a turma” também podem ser enviadas em formato de texto.

Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre a relação entre ângulos e ponteiros do relógio. Uma atividade familiar que pode ser realizada é socialização dos horários das atividades da família. Por exemplo: o horário que eles costumam tomar café, almoçar, jantar,...em algum desses horários os relógios do ponteiro formam ângulos reto? Vocês podem “brincar” com os ângulos dos ponteiros de um relógio físico ou então utilizar a seguinte construção no GeoGebra: https://www.geogebra.org/m/gTMSvJTB.

 

Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa


Código: MAT5_16GEO03

(EF05MA15) Interpretar, descrever e representar a localização ou movimentação de objetos no plano cartesiano (1º quadrante), utilizando coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e de sentido e giros.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 5º ano:

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem representação de deslocamentos no plano cartesiano, Identificação de ângulos retos e não retos, Análise de figuras planas e suas propriedades, Classificação e representação de figuras não planas e Ampliação e redução de figuras poligonais.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas