Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Projete o slide para a turma e peça para eles indicarem oralmente onde se encontra ângulo retos. Caso não tenha acesso à multimídia imprima as imagens da atividade proposta peça para os alunos circularem os ângulos retos. Peça para que os alunos justificarem o que é um ângulo reto e qual seria sua medida. Muitos alunos confundem o ângulo reto com o ângulo raso (180º). Verifique se isto ocorre em sua sala. Notamos o ângulo reto no canto da placa de basquete, no encontro do eixo com a haste móvel da balança (formando uma letra T), no eixo da balança com sua base, e nos cantos da placa de informação.
Propósito: Reconhecer ângulos retos em imagens do cotidiano.
Discuta com a turma:
- Qual a posição dos lados de um ângulo num ângulo reto?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Organize a sala em duplas produtivas. Entregue uma cópia da atividade impressa para cada dupla. Faça a leitura compartilhada do enunciado e verifique se todos os alunos compreenderam a proposta. Peça para que os alunos registrem os percursos usando a régua sobre a planta baixa entregue. Em seguida dê alguns minutos para que os alunos troquem hipóteses entre si. Percorra a sala observando a interação entre os integrantes da dupla. Verifique se identificaram os ângulos retos de forma adequada.
Propósito: Representar o percurso proposto na atividade e analisar quantos ângulos de 90º foram formados.
Discuta com a turma:
- Qual a menor quantidade de ângulos retos que Mariana poderá fazer para chegar à sua carteira?
- De quantas maneiras diferentes o percurso de Mariana pode ser realizado?
- Mariana poderia fazer o percurso sem usar ângulos retos? Como isto seria possível? Faça um desenho representando esta situação.
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução atividade principal
Guia de intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Socializar os percursos feitos pelos alunos e as estratégias utilizadas para formação de ângulos retos na atividade proposta. Peça para que um representante de cada dupla falar sobre o percurso traçado explicando os momentos onde Mariana teve que mudar de direção. Procure selecionar produções que tenham resultados diferentes para explorar quantidades diferentes de ângulos retos.
Propósito: Explorar as estratégias utilizadas pelos alunos para identificar a quantidade de ângulos retos formados.
Discuta com a turma:
- Todos encontraram o mesmo percurso?
- Quantos percursos diferentes podemos encontrar usando apenas ângulos retos?
- Se pudéssemos usar outros ângulos que não sejam retos quantos percursos seriam possíveis?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Neste momento faremos o fechamento da aula elencando os principais resultados obtidos durante a aula. Sempre que o aluno sentir necessidade ele poderá usar esta informação. No caso as informações pertinentes desta aula são a noção de ângulo a partir de movimentações realizadas no plano e a identificação de ângulos retos.
Propósito: Sintetizar os principais resultados desenvolvidos nesta aula.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Faça a pergunta do slide para os alunos, ou se preferir escreva na lousa. Caminhe entre os alunos para analisar como desenvolvem a atividade. Isso lhe dará pista sobre a compreensão do conteúdo estudado nesta aula.
Sabendo que uma volta completa dos minutos equivale a 360º a medida entre um número e outro no mostrador do relógio é de 30º (360º : 12). Conforme os ponteiros do minuto avança, o ponteiro das horas também avança, porém com uma velocidade menor. Do ponteiro dos minutos até o ponteiro das horas existem três números resultando, assim, num ângulo de 90º (ângulo reto).
Propósito: Verificar se o objetivo da aula foi atingido (reconhecimento de ângulos em figuras diversas).
Discuta com a turma:
- Considerando que quando o ponteiro maior (minutos) se desloca o ponteiro menor (horas) também se move com uma velocidade mais devagar, existiria outro horário no qual os ponteiros formariam um ângulo reto? Que horário seria este?
Materiais complementares:
Atividade raio x
Atividade complementar
Resolução raio x
Resolução atividade complementar