10725
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Geometria

Plano de aula - Se divertindo com o estudo dos ângulos

Plano de aula de Matemática com atividades para 5ºano do Fundamental sobre Representar e identificar ângulos em imagens e objetos.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciene Vaz de Brito Vargas

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Autor: Luciene Vaz de Brito Vargas

Mentor: Paula Massi Reis Pires

Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF05MA15 Interpretar, descrever e representar a localização ou movimentação de objetos no plano cartesiano (1o quadrante), utilizando coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e de sentido e giros.

Objetivos específicos

Representar e identificar  ângulos em imagens e objetos.

Conceito-chave

Ângulos

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas;
  • Régua;
  • Lápis;
  • Borracha.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete o slide para a turma e peça para eles indicarem oralmente onde se encontra ângulo retos. Caso não tenha acesso à multimídia imprima as imagens da atividade proposta peça para os alunos circularem os ângulos retos. Peça para que os alunos justificarem o que é um ângulo reto e qual seria sua medida. Muitos alunos confundem o ângulo reto com o ângulo raso (180º). Verifique se isto ocorre em sua sala. Notamos o ângulo reto no canto da placa de basquete, no encontro do eixo com a haste móvel da balança (formando uma letra T), no eixo da balança com sua base, e nos cantos da placa de informação.

Propósito: Reconhecer ângulos retos em imagens do cotidiano.

Discuta com a turma:

  • Qual a posição dos lados de um ângulo num ângulo reto?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Organize a sala em duplas produtivas. Entregue uma cópia da atividade impressa para cada dupla. Faça a leitura compartilhada do enunciado e verifique se todos os alunos compreenderam a proposta. Peça para que os alunos registrem os percursos usando a régua sobre a planta baixa entregue. Em seguida dê alguns minutos para que os alunos troquem hipóteses entre si. Percorra a sala observando a interação entre os integrantes da dupla. Verifique se identificaram os ângulos retos de forma adequada.

Propósito: Representar o percurso proposto na atividade e analisar quantos ângulos de 90º foram formados.

Discuta com a turma:

  • Qual a menor quantidade de ângulos retos que Mariana poderá fazer para chegar à sua carteira?
  • De quantas maneiras diferentes o percurso de Mariana pode ser realizado?
  • Mariana poderia fazer o percurso sem usar ângulos retos? Como isto seria possível? Faça um desenho representando esta situação.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Socializar os percursos feitos pelos alunos e as estratégias utilizadas para formação de ângulos retos na atividade proposta. Peça para que um representante de cada dupla falar sobre o percurso traçado explicando os momentos onde Mariana teve que mudar de direção. Procure selecionar produções que tenham resultados diferentes para explorar quantidades diferentes de ângulos retos.

Propósito: Explorar as estratégias utilizadas pelos alunos para identificar a quantidade de ângulos retos formados.

Discuta com a turma:

  • Todos encontraram o mesmo percurso?
  • Quantos percursos diferentes podemos encontrar usando apenas ângulos retos?
  • Se pudéssemos usar outros ângulos que não sejam retos quantos percursos seriam possíveis?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Neste momento faremos o fechamento da aula elencando os principais resultados obtidos durante a aula. Sempre que o aluno sentir necessidade ele poderá usar esta informação. No caso as informações pertinentes desta aula são a noção de ângulo a partir de movimentações realizadas no plano e a identificação de ângulos retos.

Propósito: Sintetizar os principais resultados desenvolvidos nesta aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Faça a pergunta do slide para os alunos, ou se preferir escreva na lousa. Caminhe entre os alunos para analisar como desenvolvem a atividade. Isso lhe dará pista sobre a compreensão do conteúdo estudado nesta aula.

Sabendo que uma volta completa dos minutos equivale a 360º a medida entre um número e outro no mostrador do relógio é de 30º (360º : 12). Conforme os ponteiros do minuto avança, o ponteiro das horas também avança, porém com uma velocidade menor. Do ponteiro dos minutos até o ponteiro das horas existem três números resultando, assim, num ângulo de 90º (ângulo reto).

Propósito: Verificar se o objetivo da aula foi atingido (reconhecimento de ângulos em figuras diversas).

Discuta com a turma:

  • Considerando que quando o ponteiro maior (minutos) se desloca o ponteiro menor (horas) também se move com uma velocidade mais devagar, existiria outro horário no qual os ponteiros formariam um ângulo reto? Que horário seria este?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução raio x

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Autor: Luciene Vaz de Brito Vargas

Mentor: Paula Massi Reis Pires

Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF05MA15 Interpretar, descrever e representar a localização ou movimentação de objetos no plano cartesiano (1o quadrante), utilizando coordenadas cartesianas, indicando mudanças de direção e de sentido e giros.

Objetivos específicos

Representar e identificar  ângulos em imagens e objetos.

Conceito-chave

Ângulos

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas;
  • Régua;
  • Lápis;
  • Borracha.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete o slide para a turma e peça para eles indicarem oralmente onde se encontra ângulo retos. Caso não tenha acesso à multimídia imprima as imagens da atividade proposta peça para os alunos circularem os ângulos retos. Peça para que os alunos justificarem o que é um ângulo reto e qual seria sua medida. Muitos alunos confundem o ângulo reto com o ângulo raso (180º). Verifique se isto ocorre em sua sala. Notamos o ângulo reto no canto da placa de basquete, no encontro do eixo com a haste móvel da balança (formando uma letra T), no eixo da balança com sua base, e nos cantos da placa de informação.

Propósito: Reconhecer ângulos retos em imagens do cotidiano.

Discuta com a turma:

  • Qual a posição dos lados de um ângulo num ângulo reto?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Organize a sala em duplas produtivas. Entregue uma cópia da atividade impressa para cada dupla. Faça a leitura compartilhada do enunciado e verifique se todos os alunos compreenderam a proposta. Peça para que os alunos registrem os percursos usando a régua sobre a planta baixa entregue. Em seguida dê alguns minutos para que os alunos troquem hipóteses entre si. Percorra a sala observando a interação entre os integrantes da dupla. Verifique se identificaram os ângulos retos de forma adequada.

Propósito: Representar o percurso proposto na atividade e analisar quantos ângulos de 90º foram formados.

Discuta com a turma:

  • Qual a menor quantidade de ângulos retos que Mariana poderá fazer para chegar à sua carteira?
  • De quantas maneiras diferentes o percurso de Mariana pode ser realizado?
  • Mariana poderia fazer o percurso sem usar ângulos retos? Como isto seria possível? Faça um desenho representando esta situação.

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Socializar os percursos feitos pelos alunos e as estratégias utilizadas para formação de ângulos retos na atividade proposta. Peça para que um representante de cada dupla falar sobre o percurso traçado explicando os momentos onde Mariana teve que mudar de direção. Procure selecionar produções que tenham resultados diferentes para explorar quantidades diferentes de ângulos retos.

Propósito: Explorar as estratégias utilizadas pelos alunos para identificar a quantidade de ângulos retos formados.

Discuta com a turma:

  • Todos encontraram o mesmo percurso?
  • Quantos percursos diferentes podemos encontrar usando apenas ângulos retos?
  • Se pudéssemos usar outros ângulos que não sejam retos quantos percursos seriam possíveis?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Neste momento faremos o fechamento da aula elencando os principais resultados obtidos durante a aula. Sempre que o aluno sentir necessidade ele poderá usar esta informação. No caso as informações pertinentes desta aula são a noção de ângulo a partir de movimentações realizadas no plano e a identificação de ângulos retos.

Propósito: Sintetizar os principais resultados desenvolvidos nesta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Faça a pergunta do slide para os alunos, ou se preferir escreva na lousa. Caminhe entre os alunos para analisar como desenvolvem a atividade. Isso lhe dará pista sobre a compreensão do conteúdo estudado nesta aula.

Sabendo que uma volta completa dos minutos equivale a 360º a medida entre um número e outro no mostrador do relógio é de 30º (360º : 12). Conforme os ponteiros do minuto avança, o ponteiro das horas também avança, porém com uma velocidade menor. Do ponteiro dos minutos até o ponteiro das horas existem três números resultando, assim, num ângulo de 90º (ângulo reto).

Propósito: Verificar se o objetivo da aula foi atingido (reconhecimento de ângulos em figuras diversas).

Discuta com a turma:

  • Considerando que quando o ponteiro maior (minutos) se desloca o ponteiro menor (horas) também se move com uma velocidade mais devagar, existiria outro horário no qual os ponteiros formariam um ângulo reto? Que horário seria este?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução raio x

Resolução atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 5º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem representação de deslocamentos no plano cartesiano, Identificação de ângulos retos e não retos, Análise de figuras planas e suas propriedades, Classificação e representação de figuras não planas e Ampliação e redução de figuras poligonais.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano