10720
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Números

Plano de aula - Que números coloco na reta numerada?

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Utilizar a reta numerada para resolver situações problemas em que seja necessário localizar , representar e comparar números de até 5 ordens.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata Ariane Capovilla

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Renata Capovilla

Mentor:  Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(Continuação da EF04MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar.

Objetivos específicos:

Utilizar a reta numerada para resolver situações problemas em que seja necessário localizar , representar e comparar números de até 5 ordens.

Conceito-chave

Representação e determinação de intervalos e localização de pontos na reta numerada.

Recursos necessários:

  • caderno,
  • lápis,
  • borracha,
  • lápis colorido,
  • cola,
  • atividades impressas (se desejar).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula. Este é um momento importante para que o aluno possa ter mais foco e saber o que deverá saber ao final da aula.

Propósito: Apresentar o objetivo aos alunos, para que saibam que ao final da aula deverão saber determinar o intervalo e quantidades de pontos para uma reta numerada.

Retomada (slide 3 e 4) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Inicie a aula entregando a atividade aos alunos, apresentando um cartaz ou projetando a situação problema. Se os alunos não tiverem a atividade impressa, é importante que a tabela apresentada no slide 3 seja colocada em um cartaz ou no quadro, assim como as retas e apresentadas aos alunos simultaneamente, para que possam resolver o problema. Apresente a proposta e permita que os alunos pensem alguns minutos, individualmente, na resolução. Depois, discuta e faça resoluções coletivamente. Registre as hipóteses da escolha da reta.

Propósito: Relembrar o uso da reta numerada e o posicionamento dos números.

Discuta com a turma:

  • As duas retas representam os dados da tabela?
  • Qual das duas representa adequadamente? Explique sua escolha.

Materiais complementares para impressão:

Atividade de retomada

Resolução da atividade retomada

Retomada (slide 3 e 4) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Inicie a aula entregando a atividade aos alunos, apresentando um cartaz ou projetando a situação problema. Se os alunos não tiverem a atividade impressa, é importante que a tabela apresentada no slide 3 seja colocada em um cartaz ou no quadro, assim como as retas e apresentadas aos alunos simultaneamente, para que possam resolver o problema. Apresente a proposta e permita que os alunos pensem alguns minutos, individualmente, na resolução. Depois, discuta e faça resoluções coletivamente. Registre as hipóteses da escolha da reta.

Propósito: Relembrar o uso da reta numerada e o posicionamento dos números.

Discuta com a turma:

  • As duas retas representam os dados da tabela?
  • Qual das duas representa adequadamente? Explique sua escolha.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientação: Peça que os alunos se dividam em duplas e apresente a situação. Proponha que, discutam e façam os pontos e intervalos. Dê um tempo para que o façam. Circule entre os alunos, observe como analisam os dados do problema e faça intervenções para que avancem em suas propostas. Após esse momento, peça que juntem 3 duplas e que cada dupla apresente às outras duas a solução pensada para a reta, explicando suas estratégias. Os alunos devem comparar as retas que fizeram.

Posteriormente devem fazer a discussão coletiva, apresentando as diferentes resoluções para a classe.

Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre a reta numerada e os intervalos possíveis para representá-la.

Discuta com a turma:

  • A reta apresentada traz quais informações?
  • O que é preciso fazer?
  • Como podemos determinar o intervalo dos pontos?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Discussão das soluções (slides 6 a 8) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Nesse momento, os grupos apresentarão suas comparações ao restante da classe. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Deixe os grupos se posicionarem e registre na lousa as soluções que destacarem. Os slides de discussão devem ser apresentados após esse momento.

No slide 6 os alunos verão uma representação, com intervalos de 5 000, e no slide 7 é apresentado a resolução com um intervalo numérico de 10 000. No slide 8 há um registro explicativo sobre a importância de observar os valores dos dados já apresentados na reta.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações e intervalos da reta numérica.

Discuta com a turma:

  • As representações das retas eram iguais?
  • Quais eram as diferenças?
  • Houve alguma representação errada? Explique.

Discussão das soluções (slides 6 a 8) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Peça que as duplas compartilhem como fizeram e os intervalos que estabeleceram para a reta numerada. Esse é um momento importante, pois os alunos irão explicar suas ideias e comparar suas soluções com outras, além das demais duplas que já expuseram. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções e observe se os dados do texto foram colocados nas posições adequadas.

No slide 6 os alunos verão uma representação, com intervalos de 5 000, e no slide 7 é apresentado a resolução com um intervalo numérico de 10 000. No slide 8 há um registro explicativo sobre a importância de observar os valores dos dados já apresentados na reta.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações e intervalos da reta numérica.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o registro?
  • Todas as retas da turma foram representadas com o mesmo intervalo numérico?
  • O fato de não serem iguais deixa a resolução errada?
  • Qual o maior intervalo feito na classe? E o menor?

Discussão das soluções (slides 6 a 8) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Peça que as duplas compartilhem como fizeram e os intervalos que estabeleceram para a reta numerada. Esse é um momento importante, pois os alunos irão explicar suas ideias e comparar suas soluções com outras, além das demais duplas que já expuseram. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções e observe se os dados do texto foram colocados nas posições adequadas.

No slide 6 os alunos verão uma representação, com intervalos de 5 000, e no slide 7 é apresentado a resolução com um intervalo numérico de 10 000. No slide 8 há um registro explicativo sobre a importância de observar os valores dos dados já apresentados na reta.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações e intervalos da reta numérica.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o registro?
  • Todas as retas da turma foram representadas com o mesmo intervalo numérico?
  • O fato de não serem iguais deixa a resolução errada?
  • Qual o maior intervalo feito na classe? E o menor?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Retomar o conceito do que foi trabalhado na aula.

Orientação: Apresente o slide e leia para os alunos se preferir faça um cartaz ou apenas leia, deixe que os alunos exponham suas conclusões.

Discuta com a turma:

  • Vocês concordam com essa afirmação? Justifiquem.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.

Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos quanto ao uso da reta numerada no que se refere a representação de dados de uma situação.

Discuta com a turma:

  • Podemos iniciar a reta em que número?
  • Qual será o maior ponto representado nessa reta?

Professor peça para que os alunos justifiquem sua resposta nesse momento.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Raio X

Resolucão da Raio X

Atividades complementares

Resolução das atividades complementares

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula. Este é um momento importante para que o aluno possa ter mais foco e saber o que deverá saber ao final da aula.

Propósito: Apresentar o objetivo aos alunos, para que saibam que ao final da aula deverão saber determinar o intervalo e quantidades de pontos para uma reta numerada.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Renata Capovilla

Mentor:  Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(Continuação da EF04MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar.

Objetivos específicos:

Utilizar a reta numerada para resolver situações problemas em que seja necessário localizar , representar e comparar números de até 5 ordens.

Conceito-chave

Representação e determinação de intervalos e localização de pontos na reta numerada.

Recursos necessários:

  • caderno,
  • lápis,
  • borracha,
  • lápis colorido,
  • cola,
  • atividades impressas (se desejar).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Inicie a aula entregando a atividade aos alunos, apresentando um cartaz ou projetando a situação problema. Se os alunos não tiverem a atividade impressa, é importante que a tabela apresentada no slide 3 seja colocada em um cartaz ou no quadro, assim como as retas e apresentadas aos alunos simultaneamente, para que possam resolver o problema. Apresente a proposta e permita que os alunos pensem alguns minutos, individualmente, na resolução. Depois, discuta e faça resoluções coletivamente. Registre as hipóteses da escolha da reta.

Propósito: Relembrar o uso da reta numerada e o posicionamento dos números.

Discuta com a turma:

  • As duas retas representam os dados da tabela?
  • Qual das duas representa adequadamente? Explique sua escolha.

Materiais complementares para impressão:

Atividade de retomada

Resolução da atividade retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Inicie a aula entregando a atividade aos alunos, apresentando um cartaz ou projetando a situação problema. Se os alunos não tiverem a atividade impressa, é importante que a tabela apresentada no slide 3 seja colocada em um cartaz ou no quadro, assim como as retas e apresentadas aos alunos simultaneamente, para que possam resolver o problema. Apresente a proposta e permita que os alunos pensem alguns minutos, individualmente, na resolução. Depois, discuta e faça resoluções coletivamente. Registre as hipóteses da escolha da reta.

Propósito: Relembrar o uso da reta numerada e o posicionamento dos números.

Discuta com a turma:

  • As duas retas representam os dados da tabela?
  • Qual das duas representa adequadamente? Explique sua escolha.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientação: Peça que os alunos se dividam em duplas e apresente a situação. Proponha que, discutam e façam os pontos e intervalos. Dê um tempo para que o façam. Circule entre os alunos, observe como analisam os dados do problema e faça intervenções para que avancem em suas propostas. Após esse momento, peça que juntem 3 duplas e que cada dupla apresente às outras duas a solução pensada para a reta, explicando suas estratégias. Os alunos devem comparar as retas que fizeram.

Posteriormente devem fazer a discussão coletiva, apresentando as diferentes resoluções para a classe.

Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre a reta numerada e os intervalos possíveis para representá-la.

Discuta com a turma:

  • A reta apresentada traz quais informações?
  • O que é preciso fazer?
  • Como podemos determinar o intervalo dos pontos?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Nesse momento, os grupos apresentarão suas comparações ao restante da classe. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Deixe os grupos se posicionarem e registre na lousa as soluções que destacarem. Os slides de discussão devem ser apresentados após esse momento.

No slide 6 os alunos verão uma representação, com intervalos de 5 000, e no slide 7 é apresentado a resolução com um intervalo numérico de 10 000. No slide 8 há um registro explicativo sobre a importância de observar os valores dos dados já apresentados na reta.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações e intervalos da reta numérica.

Discuta com a turma:

  • As representações das retas eram iguais?
  • Quais eram as diferenças?
  • Houve alguma representação errada? Explique.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Peça que as duplas compartilhem como fizeram e os intervalos que estabeleceram para a reta numerada. Esse é um momento importante, pois os alunos irão explicar suas ideias e comparar suas soluções com outras, além das demais duplas que já expuseram. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções e observe se os dados do texto foram colocados nas posições adequadas.

No slide 6 os alunos verão uma representação, com intervalos de 5 000, e no slide 7 é apresentado a resolução com um intervalo numérico de 10 000. No slide 8 há um registro explicativo sobre a importância de observar os valores dos dados já apresentados na reta.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações e intervalos da reta numérica.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o registro?
  • Todas as retas da turma foram representadas com o mesmo intervalo numérico?
  • O fato de não serem iguais deixa a resolução errada?
  • Qual o maior intervalo feito na classe? E o menor?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Peça que as duplas compartilhem como fizeram e os intervalos que estabeleceram para a reta numerada. Esse é um momento importante, pois os alunos irão explicar suas ideias e comparar suas soluções com outras, além das demais duplas que já expuseram. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções e observe se os dados do texto foram colocados nas posições adequadas.

No slide 6 os alunos verão uma representação, com intervalos de 5 000, e no slide 7 é apresentado a resolução com um intervalo numérico de 10 000. No slide 8 há um registro explicativo sobre a importância de observar os valores dos dados já apresentados na reta.

Propósito: Instigar a discussão sobre as diferentes representações e intervalos da reta numérica.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o registro?
  • Todas as retas da turma foram representadas com o mesmo intervalo numérico?
  • O fato de não serem iguais deixa a resolução errada?
  • Qual o maior intervalo feito na classe? E o menor?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Retomar o conceito do que foi trabalhado na aula.

Orientação: Apresente o slide e leia para os alunos se preferir faça um cartaz ou apenas leia, deixe que os alunos exponham suas conclusões.

Discuta com a turma:

  • Vocês concordam com essa afirmação? Justifiquem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.

Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos quanto ao uso da reta numerada no que se refere a representação de dados de uma situação.

Discuta com a turma:

  • Podemos iniciar a reta em que número?
  • Qual será o maior ponto representado nessa reta?

Professor peça para que os alunos justifiquem sua resposta nesse momento.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Raio X

Resolucão da Raio X

Atividades complementares

Resolução das atividades complementares

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 4º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem representação e comparação de números naturais de até 5 ordens, decomposição com adições e multiplicações por potências de 10; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, incluindo cálculo mental e resolução de problemas envolvendo contagem; frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/0 e 1/100) e representação das frações 1/10 e 1/100 na forma decimal, na reta numerada e em valores monetários.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano