Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Confiar ou não confiar? Eis a questão!
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Pesquisar é preciso!
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Fernanda Cilene Moreira de Meira
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
EF07MA30 - Planejar e realizar pesquisa envolvendo tema da realidade social, identificando a necessidade de ser censitária ou de usar amostra, e interpretar os dados para comunicá-los por meio de relatório escrito, tabelas e gráficos, com o apoio de planilhas eletrônicas.
Objetivos específicos
Analisar criticamente aspectos que indicam o grau de confiabilidade de gráficos que comunicam um conjunto de dados.
Conceito-chave
Interpretação de dados estatísticos, apresentação e comunicação de resultados.
Recursos necessários
Projetor de slide (opcional), lousa.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Analisar criticamente aspectos que indicam o grau de confiabilidade de gráficos que comunicam um conjunto de dados.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula pedindo para um aluno ou aluna ler o questionamento inicial do slide. Peça para que alguns alunos dêem sua opinião sobre a questão proposta, justificando sua resposta. Discuta com a turma as observações iniciais feitas pelos alunos. Destaque a importância de que os gráficos sejam originados a partir da organização dos dados em tabelas ou outros instrumentos. Ressalte também que a escolha entre os diferentes tipos de gráficos deve ser realizada de acordo com as características dos dados que eles precisam comunicar e que os gráficos precisam ser construídos em escalas adequadas. Dê exemplos de conjuntos de dados que podem ser ilustrados por gráficos de barras (como quando queremos analisar a quantidade de alunos que comem frutas diariamente, por exemplo), de setores (comumente mais utilizado quando queremos fazer essa análise em dados percentuais, ou comparando uma parte dos dados com a totalidade deles), além do gráfico de linhas (quando queremos apresentar a evolução dos dados em um certo intervalo de tempo). Destaque para os alunos que há ainda outros gráficos, como o histograma (quando os dados são contínuos, como quando queremos comparar notas de grupos de alunos no intervalo compreendido entre 5 e 6, 6 e 7 e 7 e 8, por exemplo) e o pictograma, ou pictográfico (quando escolhemos apresentar esses dados por meio de desenhos ou figuras ilustrativas)
Propósito: Retomar o conceito de comunicação dos dados por gráficos para a compreensão adequada das informações a que eles se remetem.
Discuta com a turma:
- O que devemos levar em consideração ao escolher o gráfico mais adequado para comunicar o conjunto de dados que temos?
- Os gráficos podem ser utilizados para ressaltar alguma informação positiva ou disfarçar alguma negativa? Em caso afirmativo, como isso ocorre?
- Além da escolha do tipo de gráfico e da escala a ser utilizada, que outros elementos são importantes na hora de comunicar os resultados de uma pesquisa ou de um conjunto de dados qualquer?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Inicie a aula fazendo a leitura do problema com os alunos e proponha que eles discutam em duplas ou trios a situação apresentada. Sugira que eles anotem suas observações. Explore a situação com os alunos, perguntando se eles já notaram gráficos apresentados na mídia escrita (jornais ou revistas), audiovisual (televisão) ou online (redes sociais e internet em geral) com temáticas informativas.
Propósito: Fazer a interpretação crítica de dados estatísticos e analisar se eles estão adequadamente representados nos gráficos propostos
Discuta com a turma:
- Que fatores precisamos levar em conta para analisar se um gráfico está comunicando adequadamente os dados que menciona?
- Que mudança você proporia na forma de apresentar os dados dos dois gráficos ou de algum deles?
- É possível manipular ou escolher equivocadamente as escalas em planilhas eletrônicas? Em caso afirmativo, como corrigir isso?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Inicie a aula fazendo a leitura do problema com os alunos e proponha que eles discutam em duplas ou trios a situação apresentada. Sugira que eles anotem suas observações. Explore a situação com os alunos, perguntando se eles já notaram gráficos apresentados na mídia escrita (jornais ou revistas), audiovisual (televisão) ou online (redes sociais e internet em geral) com temáticas informativas.
Propósito: Fazer a interpretação crítica de dados estatísticos e analisar se eles estão adequadamente representados nos gráficos propostos
Discuta com a turma:
- Que fatores precisamos levar em conta para analisar se um gráfico está comunicando adequadamente os dados que menciona?
- Que mudança você proporia na forma de apresentar os dados dos dois gráficos ou de algum deles?
- É possível manipular ou escolher equivocadamente as escalas em planilhas eletrônicas? Em caso afirmativo, como corrigir isso?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Inicie a aula fazendo a leitura do problema com os alunos e proponha que eles discutam em duplas ou trios a situação apresentada. Sugira que eles anotem suas observações. Explore a situação com os alunos, perguntando se eles já notaram gráficos apresentados na mídia escrita (jornais ou revistas), audiovisual (televisão) ou online (redes sociais e internet em geral) com temáticas informativas.
Propósito: Fazer a interpretação crítica de dados estatísticos e analisar se eles estão adequadamente representados nos gráficos propostos
Discuta com a turma:
- Que fatores precisamos levar em conta para analisar se um gráfico está comunicando adequadamente os dados que menciona?
- Que mudança você proporia na forma de apresentar os dados dos dois gráficos ou de algum deles?
- É possível manipular ou escolher equivocadamente as escalas em planilhas eletrônicas? Em caso afirmativo, como corrigir isso?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Inicie a aula fazendo a leitura do problema com os alunos e proponha que eles discutam em duplas ou trios a situação apresentada. Sugira que eles anotem suas observações. Explore a situação com os alunos, perguntando se eles já notaram gráficos apresentados na mídia escrita (jornais ou revistas), audiovisual (televisão) ou online (redes sociais e internet em geral) com temáticas informativas.
Propósito: Fazer a interpretação crítica de dados estatísticos e analisar se eles estão adequadamente representados nos gráficos propostos
Discuta com a turma:
- Que fatores precisamos levar em conta para analisar se um gráfico está comunicando adequadamente os dados que menciona?
- Que mudança você proporia na forma de apresentar os dados dos dois gráficos ou de algum deles?
- É possível manipular ou escolher equivocadamente as escalas em planilhas eletrônicas? Em caso afirmativo, como corrigir isso?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Inicie a aula fazendo a leitura do problema com os alunos e proponha que eles discutam em duplas ou trios a situação apresentada. Sugira que eles anotem suas observações. Explore a situação com os alunos, perguntando se eles já notaram gráficos apresentados na mídia escrita (jornais ou revistas), audiovisual (televisão) ou online (redes sociais e internet em geral) com temáticas informativas.
Propósito: Fazer a interpretação crítica de dados estatísticos e analisar se eles estão adequadamente representados nos gráficos propostos
Discuta com a turma:
- Que fatores precisamos levar em conta para analisar se um gráfico está comunicando adequadamente os dados que menciona?
- Que mudança você proporia na forma de apresentar os dados dos dois gráficos ou de algum deles?
- É possível manipular ou escolher equivocadamente as escalas em planilhas eletrônicas? Em caso afirmativo, como corrigir isso?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 a 12).
Orientações: Professor, priorize as resoluções dos alunos em relação aos slides propostos. Lembre-se de que esse é o momento mais oportuno para que eles enriqueçam sua argumentação matemática, estabelecendo comunicação com os demais colegas. Solicite que uma ou mais dupla socialize suas respostas com a turma, promovendo uma discussão e reflexão coletiva. Aproveite esse momento para pedir aos alunos que tiveram dificuldades ou cometeram erros também compartilhem sua experiência com os colegas.
Propósito: Apresentar e discutir diferentes propostas de resolução, com enfoque na comunicação matemática e no pensamento crítico dos alunos.
Discuta com a turma:
- Com que objetivo os gráficos podem ser manipulados propositalmente?
- Alguma informação ilustrada por um gráfico já lhe causou surpresa ou apreensão? Em caso afirmativo, por quê?
- Como você aconselharia um leitor desses gráficos a analisá-los criticamente? Quais aspectos precisam ser analisados com cautela para concluir que um gráfico está comunicando os dados estatísticos de forma adequada?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 a 12).
Orientações: Professor, priorize as resoluções dos alunos em relação aos slides propostos. Lembre-se de que esse é o momento mais oportuno para que eles enriqueçam sua argumentação matemática, estabelecendo comunicação com os demais colegas. Solicite que uma ou mais dupla socialize suas respostas com a turma, promovendo uma discussão e reflexão coletiva. Aproveite esse momento para pedir aos alunos que tiveram dificuldades ou cometeram erros também compartilhem sua experiência com os colegas.
Propósito: Apresentar e discutir diferentes propostas de resolução, com enfoque na comunicação matemática e no pensamento crítico dos alunos.
Discuta com a turma:
- Com que objetivo os gráficos podem ser manipulados propositalmente?
- Alguma informação ilustrada por um gráfico já lhe causou surpresa ou apreensão? Em caso afirmativo, por quê?
- Como você aconselharia um leitor desses gráficos a analisá-los criticamente? Quais aspectos precisam ser analisados com cautela para concluir que um gráfico está comunicando os dados estatísticos de forma adequada?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 a 12).
Orientações: Professor, priorize as resoluções dos alunos em relação aos slides propostos. Lembre-se de que esse é o momento mais oportuno para que eles enriqueçam sua argumentação matemática, estabelecendo comunicação com os demais colegas. Solicite que uma ou mais dupla socialize suas respostas com a turma, promovendo uma discussão e reflexão coletiva. Aproveite esse momento para pedir aos alunos que tiveram dificuldades ou cometeram erros também compartilhem sua experiência com os colegas.
Propósito: Apresentar e discutir diferentes propostas de resolução, com enfoque na comunicação matemática e no pensamento crítico dos alunos.
Discuta com a turma:
- Com que objetivo os gráficos podem ser manipulados propositalmente?
- Alguma informação ilustrada por um gráfico já lhe causou surpresa ou apreensão? Em caso afirmativo, por quê?
- Como você aconselharia um leitor desses gráficos a analisá-los criticamente? Quais aspectos precisam ser analisados com cautela para concluir que um gráfico está comunicando os dados estatísticos de forma adequada?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 a 12).
Orientações: Essa atividade não possui uma resposta única. Cada grupo poderá escolher o título e escrever o parágrafo de acordo com seus conhecimentos prévios. É fundamental que o professor acompanhe todo o desenvolvimento da atividade e faça intervenções sempre que for preciso.
Propósito: Apresentar e discutir diferentes propostas de resolução, com enfoque na comunicação matemática e no pensamento crítico dos alunos.
Discuta com a turma:
- Com que objetivo os gráficos podem ser manipulados propositalmente?
- Alguma informação ilustrada por um gráfico já lhe causou surpresa ou apreensão? Em caso afirmativo, por quê?
- Como você aconselharia um leitor desses gráficos a analisá-los criticamente? Quais aspectos precisam ser analisados com cautela para concluir que um gráfico está comunicando os dados estatísticos de forma adequada?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Destaque a importância da análise crítica de informações ilustradas em gráficos e da responsabilidade em criá-los utilizando critérios e escalas adequados e refletir criticamente sobre fatores que influenciam a correlação entre os dados apresentados em texto e os gráficos que ilustram esses dados. Além de analisar e questionar a veracidade e confiabilidade das informações divulgadas pela mídia.
Discuta com a turma:
- As informações divulgadas pela mídia são sempre imparciais?
- Informações em gráficos e tabelas são sempre verdadeiras e inquestionáveis?
- Qual estratégias podem ser usadas para verificar a confiabilidade de uma informação?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Revise com os alunos a importância da escolha de uma escala adequada na criação de um gráfico. Peça que os alunos leiam, individualmente, a atividade.
Utilize o guia de intervenções para consultar orientações para o desenho.
Propósito: Observar aspectos que permitam ou não confiar nos resultados de uma pesquisa, analisar possíveis usos de estratégias de manipulação de dados e verificação de informações para chegar a conclusões.
Discuta com a turma:
- Toda informação estatística é sempre confiável?
- Qual a intenção em comparar a perda de peso entre pessoas que usam a pílula com pessoas que não usam?
- O gráfico pode induzir os clientes a pensar que a diferença entre os a perda de peso com uso da pílula é maior que o real?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Revise com os alunos a importância da escolha de uma escala adequada na criação de um gráfico. Peça que os alunos leiam, individualmente, a atividade.
Utilize o guia de intervenções para consultar orientações para o desenho.
Propósito: Observar aspectos que permitam ou não confiar nos resultados de uma pesquisa, analisar possíveis usos de estratégias de manipulação de dados e verificação de informações para chegar a conclusões.
Discuta com a turma:
- Toda informação estatística é sempre confiável?
- Qual a intenção em comparar a perda de peso entre pessoas que usam a pílula com pessoas que não usam?
- O gráfico pode induzir os clientes a pensar que a diferença entre os a perda de peso com uso da pílula é maior que o real?
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT7_26PES05
Recursos
- Necessários:
- caderno
- lápis
- régua
- grupo de alunos no Whatsapp
- Opcionais:
- Google Sala de Aula
- Meet
Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal
Retomada
Disponibilize a atividade usando um formulário, para que os alunos apresentem as suas respostas para a questão.
Atividade principal
A atividade pretende que os alunos façam a interpretação crítica de dados estatístico e analisem se estão adequadamente representados nos gráficos propostos. Na atividade, o gráfico a ser analisado trata-se dos níveis de analfabetismo no Brasil, você pode adaptar a atividade e usar gráficos que tratam dos índices do Covid-19 no Brasil.
Discussão das soluções
Apresente e discuta as diferentes propostas de resolução, com enfoque na comunicação matemática e no pensamento crítico dos alunos. Se for possível uma aula síncrona, projete esses dados e discuta com a turma as questões disponíveis no slide desta etapa. Caso esse recurso não seja possível elabore devolutivas para a turma e compartilhe-as usando o meio de comunicação acordado com a turma.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Fernanda Cilene Moreira de Meira
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
EF07MA30 - Planejar e realizar pesquisa envolvendo tema da realidade social, identificando a necessidade de ser censitária ou de usar amostra, e interpretar os dados para comunicá-los por meio de relatório escrito, tabelas e gráficos, com o apoio de planilhas eletrônicas.
Objetivos específicos
Analisar criticamente aspectos que indicam o grau de confiabilidade de gráficos que comunicam um conjunto de dados.
Conceito-chave
Interpretação de dados estatísticos, apresentação e comunicação de resultados.
Recursos necessários
Projetor de slide (opcional), lousa.