10717
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Confiar ou não confiar? Eis a questão!

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Analisar criticamente aspectos que indicam o grau de confiabilidade de gráficos que comunicam um conjunto de dados.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Cilene Moreira de Meira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT7_26PES05

Recursos
- Necessários:
     - caderno
     - lápis
     - régua
     - grupo de alunos no Whatsapp

- Opcionais:
     - Google Sala de Aula
     - Meet

Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal

Retomada
Disponibilize a atividade usando um formulário , para que os alunos apresentem as suas respostas para a questão.

Atividade principal
A atividade pretende que os alunos façam a interpretação crítica de dados estatístico e analisem se estão adequadamente representados nos gráficos propostos. Na atividade, o gráfico a ser analisado trata-se dos níveis de analfabetismo no Brasil, você pode adaptar a atividade e usar gráficos que tratam dos índices do Covid-19 no Brasil.

Discussão das soluções
Apresente e discuta as diferentes propostas de resolução, com enfoque na comunicação matemática e no pensamento crítico dos alunos. Se for possível uma aula síncrona, projete esses dados e discuta com a turma as questões disponíveis no slide desta etapa. Caso esse recurso não seja possível elabore devolutivas para a turma e compartilhe-as usando o meio de comunicação acordado com a turma.

Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.

Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos.

Sugestão Enviada Por: Renata da Silva Gonçalves


Código: MAT7_26PES05

(EF07MA36) Planejar e realizar pesquisa envolvendo tema da realidade social, identificando a necessidade de ser censitária ou de usar amostra, e interpretar os dados para comunicá-los por meio de relatório escrito, tabelas e gráficos, com o apoio de planilhas eletrônicas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 7º ano:

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem a calcular probabilidade de ocorrência de eventos aleatórios, calcular média e amplitude de um conjunto de dados, planejar pesquisa amostral e pesquisa censitária e representar dados no gráfico de setores.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas