10716
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Problemas com perímetros e áreas

Plano de aula de Matemática com atividades para 5ºano do Fundamental sobre Perímetro e área de figuras planas.

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Samara Cintia Pinho de Moraes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Samara Cintia Pinho de Moraes

Mentor: Fabio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF05MA20) Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.

Objetivos específicos

  • Dar significado às medidas de perímetro e área, a partir de situação problema que possibilite comparações entre essas duas grandezas.

Conceito-chave

Perímetro e área de figuras planas.

Recursos necessários

  • Caderno,
  • Lápis e borracha,
  • Papel quadriculado,
  • Lápis de cor,
  • Papel sulfite para fotocópias.





Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Fazer leitura compartilhada com os alunos

Discuta com a turma:

  • O que é perímetro e área?
  • Qual a diferença entre os dois?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Nesta parte da aula relembramos os conceitos de perímetro e área. O professor deve por meio de perguntas ativar a memória dos alunos sobre as definições e formas de calcular perímetro e área. Neste caso, são usadas perguntas para incitar a memória.

Propósito: Relembrar o conceito de perímetro e área de uma figura.

Discuta com a turma:

  • Quem pode me dizer o que lembra sobre perímetro?
  • E área?
  • Como fazemos para achar a medida das duas?

Aqui o professor pode finalizar repassando as definições dos dois conceitos, como exemplo, a fala do personagem.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: A atividade deve ser realizada em duplas. Professor, você pode passar o enunciado do problema na lousa ou dado em folha fotocopiada para as duplas. Faça a leitura compartilhada do problema, pois ajuda no esclarecimento do que o problema pede. Nesta atividade os alunos aprenderão a comparar a superfície dos quadrados apresentados, neste caso, a comparação de grandezas de mesma natureza, como medir comprimento com outro comprimento, superfícies com outras superfícies. Três aspectos desse processo de medição são trabalhados: a escolha da unidade de medida; a comparação com o que será medido; expressar numericamente o resultado da medição feita, acompanhado da unidade de medida utilizada.

Propósito: Resolver problemas que envolvam medidas de perímetro e área de um polígono, sem unidades padrão.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguem ver alguma diferença entre os retângulos a serem medidos?
  • O quê podemos dizer sobre a relação entre as unidades de medidas ?
  • Ao analisarmos os 3 retângulos, percebemos o quê em relação às medidas do perímetro da área?
  • Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: O professor deve dirigir as discussões sobre a atividade, organizando, sistematizando e resumindo os resultados e resoluções encontradas pelos alunos. Deve-se promover a socialização das estratégias usadas pelos alunos para resolver a atividade. Escrever na lousa as diferentes estratégias encontradas na resolução da atividade, pois além de mostrar diferentes formas de resolução, auxilia no reconhecimento dos erros estratégicos do aluno para chegar ao resultado correto para saná-los. Identificar as dificuldades de compreensão dos conceitos estudados ou da proposta da própria atividade.

Propósito: Compartilhamento de idéias e estratégias dos alunos na busca da resolução do problema, para a percepção dos erros nesse processo ou no da apropriação dos conceitos ensinados.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Fazer um levantamento sobre o que se aprendeu em aula a respeito de perímetro e área na resolução de um problema, usando diferentes unidades de medida para medir uma mesma superfície.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Nesta atividade os alunos terão uma situação um pouco diferente da atividade principal. Eles usarão os mesmos conhecimentos para realizá-la, mas agora individualmente. Essa atividade pode ser passada no quadro ou ser entregue em fotocópia, disponível no modelo de impressão. O Raio X é uma atividade avaliativa para verificar se o conteúdo dado foi aprendido pelos alunos e se conseguem progredir resolvendo um problema de maior complexidade. Para acessar o resultado da atividade veja o documento Resolução de Raio x.

Propósito: Verificar se houve apropriação, por parte dos alunos, dos conceitos estudados na aula.

Discuta com a turma:

  • Em relação à atividade feita na sala, foi muito diferente resolver essa? Por quê?
  • Como vocês tentaram resolvê-lo?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução raio x

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Fazer leitura compartilhada com os alunos

Discuta com a turma:

  • O que é perímetro e área?
  • Qual a diferença entre os dois?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Samara Cintia Pinho de Moraes

Mentor: Fabio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF05MA20) Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.

Objetivos específicos

  • Dar significado às medidas de perímetro e área, a partir de situação problema que possibilite comparações entre essas duas grandezas.

Conceito-chave

Perímetro e área de figuras planas.

Recursos necessários

  • Caderno,
  • Lápis e borracha,
  • Papel quadriculado,
  • Lápis de cor,
  • Papel sulfite para fotocópias.




Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Nesta parte da aula relembramos os conceitos de perímetro e área. O professor deve por meio de perguntas ativar a memória dos alunos sobre as definições e formas de calcular perímetro e área. Neste caso, são usadas perguntas para incitar a memória.

Propósito: Relembrar o conceito de perímetro e área de uma figura.

Discuta com a turma:

  • Quem pode me dizer o que lembra sobre perímetro?
  • E área?
  • Como fazemos para achar a medida das duas?

Aqui o professor pode finalizar repassando as definições dos dois conceitos, como exemplo, a fala do personagem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: A atividade deve ser realizada em duplas. Professor, você pode passar o enunciado do problema na lousa ou dado em folha fotocopiada para as duplas. Faça a leitura compartilhada do problema, pois ajuda no esclarecimento do que o problema pede. Nesta atividade os alunos aprenderão a comparar a superfície dos quadrados apresentados, neste caso, a comparação de grandezas de mesma natureza, como medir comprimento com outro comprimento, superfícies com outras superfícies. Três aspectos desse processo de medição são trabalhados: a escolha da unidade de medida; a comparação com o que será medido; expressar numericamente o resultado da medição feita, acompanhado da unidade de medida utilizada.

Propósito: Resolver problemas que envolvam medidas de perímetro e área de um polígono, sem unidades padrão.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguem ver alguma diferença entre os retângulos a serem medidos?
  • O quê podemos dizer sobre a relação entre as unidades de medidas ?
  • Ao analisarmos os 3 retângulos, percebemos o quê em relação às medidas do perímetro da área?
  • Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: O professor deve dirigir as discussões sobre a atividade, organizando, sistematizando e resumindo os resultados e resoluções encontradas pelos alunos. Deve-se promover a socialização das estratégias usadas pelos alunos para resolver a atividade. Escrever na lousa as diferentes estratégias encontradas na resolução da atividade, pois além de mostrar diferentes formas de resolução, auxilia no reconhecimento dos erros estratégicos do aluno para chegar ao resultado correto para saná-los. Identificar as dificuldades de compreensão dos conceitos estudados ou da proposta da própria atividade.

Propósito: Compartilhamento de idéias e estratégias dos alunos na busca da resolução do problema, para a percepção dos erros nesse processo ou no da apropriação dos conceitos ensinados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Fazer um levantamento sobre o que se aprendeu em aula a respeito de perímetro e área na resolução de um problema, usando diferentes unidades de medida para medir uma mesma superfície.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Nesta atividade os alunos terão uma situação um pouco diferente da atividade principal. Eles usarão os mesmos conhecimentos para realizá-la, mas agora individualmente. Essa atividade pode ser passada no quadro ou ser entregue em fotocópia, disponível no modelo de impressão. O Raio X é uma atividade avaliativa para verificar se o conteúdo dado foi aprendido pelos alunos e se conseguem progredir resolvendo um problema de maior complexidade. Para acessar o resultado da atividade veja o documento Resolução de Raio x.

Propósito: Verificar se houve apropriação, por parte dos alunos, dos conceitos estudados na aula.

Discuta com a turma:

  • Em relação à atividade feita na sala, foi muito diferente resolver essa? Por quê?
  • Como vocês tentaram resolvê-lo?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução raio x

Resolução atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 5º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade, superfície, tempo e massa com unidades padronizadas, relação entre as unidades de medida de massa, capacidade e comprimento e sua representação decimal, Cálculo de área e perímetro em quadrados e retângulos e relações entre as duas medições, Medição do volume de cubo e paralelepípedo.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA20 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano