Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Samara Cintia Pinho de Moraes
Mentor: Fabio Menezes da Silva
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF05MA20) Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.
Objetivos específicos
- Dar significado às medidas de perímetro e área, a partir de situação problema que possibilite comparações entre essas duas grandezas.
Conceito-chave
Perímetro e área de figuras planas.
Recursos necessários
- Caderno,
- Lápis e borracha,
- Papel quadriculado,
- Lápis de cor,
- Papel sulfite para fotocópias.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Fazer leitura compartilhada com os alunos
Discuta com a turma:
- O que é perímetro e área?
- Qual a diferença entre os dois?
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Nesta parte da aula relembramos os conceitos de perímetro e área. O professor deve por meio de perguntas ativar a memória dos alunos sobre as definições e formas de calcular perímetro e área. Neste caso, são usadas perguntas para incitar a memória.
Propósito: Relembrar o conceito de perímetro e área de uma figura.
Discuta com a turma:
- Quem pode me dizer o que lembra sobre perímetro?
- E área?
- Como fazemos para achar a medida das duas?
Aqui o professor pode finalizar repassando as definições dos dois conceitos, como exemplo, a fala do personagem.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: A atividade deve ser realizada em duplas. Professor, você pode passar o enunciado do problema na lousa ou dado em folha fotocopiada para as duplas. Faça a leitura compartilhada do problema, pois ajuda no esclarecimento do que o problema pede. Nesta atividade os alunos aprenderão a comparar a superfície dos quadrados apresentados, neste caso, a comparação de grandezas de mesma natureza, como medir comprimento com outro comprimento, superfícies com outras superfícies. Três aspectos desse processo de medição são trabalhados: a escolha da unidade de medida; a comparação com o que será medido; expressar numericamente o resultado da medição feita, acompanhado da unidade de medida utilizada.
Propósito: Resolver problemas que envolvam medidas de perímetro e área de um polígono, sem unidades padrão.
Discuta com a turma:
- Vocês conseguem ver alguma diferença entre os retângulos a serem medidos?
- O quê podemos dizer sobre a relação entre as unidades de medidas ?
- Ao analisarmos os 3 retângulos, percebemos o quê em relação às medidas do perímetro da área?
- Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: O professor deve dirigir as discussões sobre a atividade, organizando, sistematizando e resumindo os resultados e resoluções encontradas pelos alunos. Deve-se promover a socialização das estratégias usadas pelos alunos para resolver a atividade. Escrever na lousa as diferentes estratégias encontradas na resolução da atividade, pois além de mostrar diferentes formas de resolução, auxilia no reconhecimento dos erros estratégicos do aluno para chegar ao resultado correto para saná-los. Identificar as dificuldades de compreensão dos conceitos estudados ou da proposta da própria atividade.
Propósito: Compartilhamento de idéias e estratégias dos alunos na busca da resolução do problema, para a percepção dos erros nesse processo ou no da apropriação dos conceitos ensinados.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Fazer um levantamento sobre o que se aprendeu em aula a respeito de perímetro e área na resolução de um problema, usando diferentes unidades de medida para medir uma mesma superfície.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Nesta atividade os alunos terão uma situação um pouco diferente da atividade principal. Eles usarão os mesmos conhecimentos para realizá-la, mas agora individualmente. Essa atividade pode ser passada no quadro ou ser entregue em fotocópia, disponível no modelo de impressão. O Raio X é uma atividade avaliativa para verificar se o conteúdo dado foi aprendido pelos alunos e se conseguem progredir resolvendo um problema de maior complexidade. Para acessar o resultado da atividade veja o documento Resolução de Raio x.
Propósito: Verificar se houve apropriação, por parte dos alunos, dos conceitos estudados na aula.
Discuta com a turma:
- Em relação à atividade feita na sala, foi muito diferente resolver essa? Por quê?
- Como vocês tentaram resolvê-lo?
Materiais complementares: