10714
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Localizando datas

Plano de aula de Matemática com atividades para 1ºano do Fundamental sobre Medidas de tempo: escrita de data no formato dia, mês e ano.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Sonia Maria Manetta Cobianchi de Oliveira

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Sonia Maria Manetta Cobianchi de Oliveira

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF01MA18) Produzir a escrita de uma data, apresentando o dia, o mês e o ano, e indicar o dia da semana de uma data, consultando calendários.

Objetivos específicos

Identificar e localizar uma data no calendário utilizando o formato dia, mês e ano.

Conceito-chave

Medidas de tempo: escrita de data no formato dia, mês e ano.

Recursos necessários

  • Datas recortadas no formato dia, mês e ano.
  • Potes para colocar as datas recortadas (podem ser de garrafa pet ou caixinhas de leite).
  • Atividades impressas em folhas;
  • Lápis e borracha;
  • Calendário em tamanho grande.






Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente o calendário aos alunos e escolha uma data significativa (algum evento próximo ou o dia corrente) para localizar no calendário. Escreva a data no quadro utilizando o formato dia, mês e ano e peça ajuda aos alunos para localizá-la no calendário. Comece utilizando somente a informação do dia até que as crianças percebam que somente ela não é suficiente para localização, passe para o mês e explique como se encontra o mês fazendo a relação número-nome do mês e valide a informação sobre o ano presente no calendário.

Propósito: Localizar uma data no calendário com a ajuda dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Quais os elementos que formam a escrita de uma data?
  • Somente com a informação do dia eu consigo localizar a data no calendário?
  • Como localizar o mês corretamente?
  • A informação sobre o ano é importante? Por que?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Prepare previamente o material que será utilizado na aula, recorte as datas e coloque em recipientes, sendo um recipiente para cada grupo. Você pode utilizar potes feitos com garrafa pet e caixinhas de leite como recipientes. Fixe no quadro um calendário modelo para cada grupo. Divida a sala em grupos de quatro crianças. Os grupos deverão formar uma fila atrás da mesa com o recipiente que contém as datas recortadas. Combine um sinal com os estudantes e ao ser dado o sinal cada criança deverá localizar e marcar no calendário a sua frente a data que sortear.Ganhará o grupo que localizar todas as datas em menos tempo. Obs: Após a correção e discussão das soluções a turma pode validar coletivamente se este grupo é mesmo vencedor, de acordo com os acertos que obtiveram.

Propósito: Localizar e marcar datas no calendário.

Discuta com a turma:

  • Que elementos formam a data?
  • Que informações eu preciso conferir para localizar corretamente a data no calendário?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Utilize um calendário igual ao utilizado na atividade dos alunos, ampliado, para fazer as marcações de acordo com as respostas dos estudantes. Realize uma correção coletiva da atividade, grafando a data no quadro, ressaltando as informações necessárias para localização das datas e solicitando que um aluno venha até o quadro para marcá-la no calendário. Quando houver dúvidas ou duplas opiniões, sempre solicite que as crianças justifiquem suas hipóteses, fazendo intervenções somente quando não conseguirem chegar a uma válida. Logo após, faça a conferência dos calendários de cada grupo, validando ou não as marcações que fizeram.

Propósito: Discutir e compartilhar as diferentes soluções entre os alunos.

Discuta com a turma:

  • Que elementos devemos considerar para localizar uma data no calendário?
  • Qual é a ordem correta dos meses do ano?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Logo após a discussão sobre a atividade em dupla realizada pelos alunos, reforce os principais pontos conceituais tratados durante a atividade. Se necessário, utilize este slide como suporte. É importante que os alunos tenham conhecimento das informações:

  • O calendário compreende o período de um ano.
  • Os meses podem ter, no máximo, 31 dias.
  • O ano é dividido em 12 meses e existe uma ordem em que os meses aparecem no calendário.
  • Cada mês tem um nome e uma quantidade específica de dias.
  • A escrita de uma data precisa apresentar o dia, o mês e, o ano.
  • Com esses dados (dia, mês e ano) é possível localizar uma data no calendário.

Com base neste conhecimento, escreva juntamente com os alunos uma data próxima, no formato dia, mês e ano.

Propósito: Retomar o assunto da aula para sistematizar os conceitos abordados.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Peça que os alunos repitam em voz alta todas as características que precisam observar ao grafar uma data. Mostre algumas grafias de datas e verifiquem se concordam com a forma escrita ou não.

Propósito: Relembrar os assuntos discutidos na aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Distribua uma cópia de um trecho do calendário com a atividade para cada aluno, dizendo que eles precisarão encontrar as datas que receberam, marcando-as no calendário.

Propósito: Mobilizar os conceitos aprendidos durante a aula para resolver mais uma atividade envolvendo data.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram encontrar as informações solicitadas no calendário?
  • Como foi a experiência, fácil ou difícil?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução raio x

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Sonia Maria Manetta Cobianchi de Oliveira

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF01MA18) Produzir a escrita de uma data, apresentando o dia, o mês e o ano, e indicar o dia da semana de uma data, consultando calendários.

Objetivos específicos

Identificar e localizar uma data no calendário utilizando o formato dia, mês e ano.

Conceito-chave

Medidas de tempo: escrita de data no formato dia, mês e ano.

Recursos necessários

  • Datas recortadas no formato dia, mês e ano.
  • Potes para colocar as datas recortadas (podem ser de garrafa pet ou caixinhas de leite).
  • Atividades impressas em folhas;
  • Lápis e borracha;
  • Calendário em tamanho grande.





Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente o calendário aos alunos e escolha uma data significativa (algum evento próximo ou o dia corrente) para localizar no calendário. Escreva a data no quadro utilizando o formato dia, mês e ano e peça ajuda aos alunos para localizá-la no calendário. Comece utilizando somente a informação do dia até que as crianças percebam que somente ela não é suficiente para localização, passe para o mês e explique como se encontra o mês fazendo a relação número-nome do mês e valide a informação sobre o ano presente no calendário.

Propósito: Localizar uma data no calendário com a ajuda dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Quais os elementos que formam a escrita de uma data?
  • Somente com a informação do dia eu consigo localizar a data no calendário?
  • Como localizar o mês corretamente?
  • A informação sobre o ano é importante? Por que?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Prepare previamente o material que será utilizado na aula, recorte as datas e coloque em recipientes, sendo um recipiente para cada grupo. Você pode utilizar potes feitos com garrafa pet e caixinhas de leite como recipientes. Fixe no quadro um calendário modelo para cada grupo. Divida a sala em grupos de quatro crianças. Os grupos deverão formar uma fila atrás da mesa com o recipiente que contém as datas recortadas. Combine um sinal com os estudantes e ao ser dado o sinal cada criança deverá localizar e marcar no calendário a sua frente a data que sortear.Ganhará o grupo que localizar todas as datas em menos tempo. Obs: Após a correção e discussão das soluções a turma pode validar coletivamente se este grupo é mesmo vencedor, de acordo com os acertos que obtiveram.

Propósito: Localizar e marcar datas no calendário.

Discuta com a turma:

  • Que elementos formam a data?
  • Que informações eu preciso conferir para localizar corretamente a data no calendário?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Utilize um calendário igual ao utilizado na atividade dos alunos, ampliado, para fazer as marcações de acordo com as respostas dos estudantes. Realize uma correção coletiva da atividade, grafando a data no quadro, ressaltando as informações necessárias para localização das datas e solicitando que um aluno venha até o quadro para marcá-la no calendário. Quando houver dúvidas ou duplas opiniões, sempre solicite que as crianças justifiquem suas hipóteses, fazendo intervenções somente quando não conseguirem chegar a uma válida. Logo após, faça a conferência dos calendários de cada grupo, validando ou não as marcações que fizeram.

Propósito: Discutir e compartilhar as diferentes soluções entre os alunos.

Discuta com a turma:

  • Que elementos devemos considerar para localizar uma data no calendário?
  • Qual é a ordem correta dos meses do ano?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Logo após a discussão sobre a atividade em dupla realizada pelos alunos, reforce os principais pontos conceituais tratados durante a atividade. Se necessário, utilize este slide como suporte. É importante que os alunos tenham conhecimento das informações:

  • O calendário compreende o período de um ano.
  • Os meses podem ter, no máximo, 31 dias.
  • O ano é dividido em 12 meses e existe uma ordem em que os meses aparecem no calendário.
  • Cada mês tem um nome e uma quantidade específica de dias.
  • A escrita de uma data precisa apresentar o dia, o mês e, o ano.
  • Com esses dados (dia, mês e ano) é possível localizar uma data no calendário.

Com base neste conhecimento, escreva juntamente com os alunos uma data próxima, no formato dia, mês e ano.

Propósito: Retomar o assunto da aula para sistematizar os conceitos abordados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Peça que os alunos repitam em voz alta todas as características que precisam observar ao grafar uma data. Mostre algumas grafias de datas e verifiquem se concordam com a forma escrita ou não.

Propósito: Relembrar os assuntos discutidos na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Distribua uma cópia de um trecho do calendário com a atividade para cada aluno, dizendo que eles precisarão encontrar as datas que receberam, marcando-as no calendário.

Propósito: Mobilizar os conceitos aprendidos durante a aula para resolver mais uma atividade envolvendo data.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram encontrar as informações solicitadas no calendário?
  • Como foi a experiência, fácil ou difícil?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução raio x

Resolução atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 1º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os estudantes aprendem medidas de comprimentos, massa, tempo e capacidade com unidades não padronizadas e conhecem o sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA18 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano