Objetivo
Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Sonia Maria Manetta Cobianchi de Oliveira
Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF01MA18) Produzir a escrita de uma data, apresentando o dia, o mês e o ano, e indicar o dia da semana de uma data, consultando calendários.
Objetivos específicos
Identificar e localizar uma data no calendário utilizando o formato dia, mês e ano.
Conceito-chave
Medidas de tempo: escrita de data no formato dia, mês e ano.
Recursos necessários
- Datas recortadas no formato dia, mês e ano.
- Potes para colocar as datas recortadas (podem ser de garrafa pet ou caixinhas de leite).
- Atividades impressas em folhas;
- Lápis e borracha;
- Calendário em tamanho grande.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para os alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Apresente o calendário aos alunos e escolha uma data significativa (algum evento próximo ou o dia corrente) para localizar no calendário. Escreva a data no quadro utilizando o formato dia, mês e ano e peça ajuda aos alunos para localizá-la no calendário. Comece utilizando somente a informação do dia até que as crianças percebam que somente ela não é suficiente para localização, passe para o mês e explique como se encontra o mês fazendo a relação número-nome do mês e valide a informação sobre o ano presente no calendário.
Propósito: Localizar uma data no calendário com a ajuda dos alunos.
Discuta com a turma:
- Quais os elementos que formam a escrita de uma data?
- Somente com a informação do dia eu consigo localizar a data no calendário?
- Como localizar o mês corretamente?
- A informação sobre o ano é importante? Por que?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Prepare previamente o material que será utilizado na aula, recorte as datas e coloque em recipientes, sendo um recipiente para cada grupo. Você pode utilizar potes feitos com garrafa pet e caixinhas de leite como recipientes. Fixe no quadro um calendário modelo para cada grupo. Divida a sala em grupos de quatro crianças. Os grupos deverão formar uma fila atrás da mesa com o recipiente que contém as datas recortadas. Combine um sinal com os estudantes e ao ser dado o sinal cada criança deverá localizar e marcar no calendário a sua frente a data que sortear.Ganhará o grupo que localizar todas as datas em menos tempo. Obs: Após a correção e discussão das soluções a turma pode validar coletivamente se este grupo é mesmo vencedor, de acordo com os acertos que obtiveram.
Propósito: Localizar e marcar datas no calendário.
Discuta com a turma:
- Que elementos formam a data?
- Que informações eu preciso conferir para localizar corretamente a data no calendário?
Materiais complementares:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Utilize um calendário igual ao utilizado na atividade dos alunos, ampliado, para fazer as marcações de acordo com as respostas dos estudantes. Realize uma correção coletiva da atividade, grafando a data no quadro, ressaltando as informações necessárias para localização das datas e solicitando que um aluno venha até o quadro para marcá-la no calendário. Quando houver dúvidas ou duplas opiniões, sempre solicite que as crianças justifiquem suas hipóteses, fazendo intervenções somente quando não conseguirem chegar a uma válida. Logo após, faça a conferência dos calendários de cada grupo, validando ou não as marcações que fizeram.
Propósito: Discutir e compartilhar as diferentes soluções entre os alunos.
Discuta com a turma:
- Que elementos devemos considerar para localizar uma data no calendário?
- Qual é a ordem correta dos meses do ano?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Logo após a discussão sobre a atividade em dupla realizada pelos alunos, reforce os principais pontos conceituais tratados durante a atividade. Se necessário, utilize este slide como suporte. É importante que os alunos tenham conhecimento das informações:
- O calendário compreende o período de um ano.
- Os meses podem ter, no máximo, 31 dias.
- O ano é dividido em 12 meses e existe uma ordem em que os meses aparecem no calendário.
- Cada mês tem um nome e uma quantidade específica de dias.
- A escrita de uma data precisa apresentar o dia, o mês e, o ano.
- Com esses dados (dia, mês e ano) é possível localizar uma data no calendário.
Com base neste conhecimento, escreva juntamente com os alunos uma data próxima, no formato dia, mês e ano.
Propósito: Retomar o assunto da aula para sistematizar os conceitos abordados.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Peça que os alunos repitam em voz alta todas as características que precisam observar ao grafar uma data. Mostre algumas grafias de datas e verifiquem se concordam com a forma escrita ou não.
Propósito: Relembrar os assuntos discutidos na aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Distribua uma cópia de um trecho do calendário com a atividade para cada aluno, dizendo que eles precisarão encontrar as datas que receberam, marcando-as no calendário.
Propósito: Mobilizar os conceitos aprendidos durante a aula para resolver mais uma atividade envolvendo data.
Discuta com a turma:
- Vocês conseguiram encontrar as informações solicitadas no calendário?
- Como foi a experiência, fácil ou difícil?
Materiais complementares:
Resolução atividade complementar