10713
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula - Possibilidades lançar dados

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre - Explorar situações de aleatoriedade - Elaborar argumentos consistentes baseados na interpretação das informações, fazendo uso de conhecimentos sobre probabilidades.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francislene Aparecida Guglielmo Vilela Dourado

 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Francislene Ap. Guglielmo Vilela Dourado

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF02MA21 - Classificar resultados de eventos cotidianos aleatórios como “pouco prováveis”, “muito prováveis”, “improváveis” e “impossíveis”.

Objetivos específicos

- Explorar situações de aleatoriedade

- Elaborar argumentos consistentes baseados na interpretação das informações, fazendo uso de conhecimentos sobre probabilidades

- Compreender eventos aleatórios, sendo “pouco ou muito provável”, “improvável” ou “impossível”.

Conceito-chave

- Aleatoriedade,  probabilidade, pouco provável, impossível, resultado, soma.

Recursos necessários

- Dados para todos o alunos ou confeccioná-los com antecedência.

- Atividade principal impressa ( uma por dupla).

- Quadro para registrar pontos importantes durante discussão/ socialização.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: No momento de retomada, utilizamos para explorar situações aleatórias e nesse caso, espera-se que a criança diga que é impossível, pois uma vaca, independente de sua cor, só pode produzir leite comum.

Propósito: Retomar conceito de aleatoriedade e a possibilidade de soluções, coletivamente.

Discuta com a turma:

  • O que é provável que a vaca forneça na ordenha?
  • A vaca pode produzir outro tipo de leite, que não o puro?
  • É possível uma vaca não ter leite?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Em duplas, entregar um dado para cada criança. Cada aluno dirá um número que pensa ser provável ter na soma dos dois dados. Depois de escolher o número e colocá-lo na tabela, a dupla lança o dado, juntos, e fazem a soma das faces. Ganha ponto quem acertar o valor da soma, colocado na tabela. Conversar coletivamente sobre as perguntas apresentadas no slide, levando-os a refletir sobre as possibilidades do jogo.

Propósito: Participar de um jogo de dados, para explorar pontuação possível, provável e impossível de obter na soma dos mesmos.

Discuta com a turma:

  • É possível que os dois dados caiam com o mesmo numeral voltado para cima?
  • Que resultados são impossíveis de se obter?
  • É possível dizer quais são os mais prováveis?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Discussão das soluções (slides 5 a 7) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Converse coletivamente, solicitando às crianças que relatem o que ocorreu durante a atividade. Faça o levantamento do desenvolvimento das jogadas, se todos escolheram números possíveis de serem alcançados com o lançamento de dados. Apresente os slides, posteriormente para demonstrar aos alunos possíveis situações que podem ocorrer no jogo.

Propósito: Explorar a aleatoriedade de resultados em lançamentos de dois dados simultaneamente.

Discuta com a turma:

  • Todos disseram resultados possíveis de serem alcançados?
  • O que é um resultado impossível nesse jogo, com dois dados?
  • Se aumentarmos a quantidade de dados, os números impossíveis continuam os mesmos?

Discussão das soluções (slides 5 a 7) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Converse coletivamente, solicitando às crianças que relatem o que ocorreu durante a atividade. Faça o levantamento do desenvolvimento das jogadas, se todos escolheram números possíveis de serem alcançados com o lançamento de dados. Apresente os slides, posteriormente para demonstrar aos alunos possíveis situações que podem ocorrer no jogo.

Propósito: Explorar a aleatoriedade de resultados em lançamentos de dois dados simultaneamente.

Discuta com a turma:

  • Todos disseram resultados possíveis de serem alcançados?
  • O que é um resultado impossível nesse jogo, com dois dados?
  • Se aumentarmos a quantidade de dados, os números impossíveis continuam os mesmos?

Discussão das soluções (slides 5 a 7) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Converse coletivamente, solicitando às crianças que relatem o que ocorreu durante a atividade. Faça o levantamento do desenvolvimento das jogadas, se todos escolheram números possíveis de serem alcançados com o lançamento de dados. Apresente os slides, posteriormente para demonstrar aos alunos possíveis situações que podem ocorrer no jogo.

Propósito: Explorar a aleatoriedade de resultados em lançamentos de dois dados simultaneamente.

Discuta com a turma:

  • Todos disseram resultados possíveis de serem alcançados?
  • O que é um resultado impossível nesse jogo, com dois dados?
  • Se aumentarmos a quantidade de dados, os números impossíveis continuam os mesmos?

Encerrando select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Concluir a aula com alguns questionamentos e explorar as conclusões dos alunos com a atividade realizada.

Propósito: Concluir a aula.

Discuta com a turma:

  • Você concorda com essa afirmação? Justifique.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Orientações: A atividade deve ser aplicada como verificação de aprendizagem, individualmente. Leia, coletivamente para que entendam a proposta, e dê um tempo para que façam a resolução.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem na aleatoriedade, vivenciando situações envolvendo eventos aleatórios.

Discuta com a turma:

  • Como podemos saber quais são as pessoas que provavelmente entrarão na roda gigante nas rodadas pedidas no problema?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Raio X

Resolução da Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar 1

Resolução da atividade complementar 2

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Francislene Ap. Guglielmo Vilela Dourado

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF02MA21 - Classificar resultados de eventos cotidianos aleatórios como “pouco prováveis”, “muito prováveis”, “improváveis” e “impossíveis”.

Objetivos específicos

- Explorar situações de aleatoriedade

- Elaborar argumentos consistentes baseados na interpretação das informações, fazendo uso de conhecimentos sobre probabilidades

- Compreender eventos aleatórios, sendo “pouco ou muito provável”, “improvável” ou “impossível”.

Conceito-chave

- Aleatoriedade,  probabilidade, pouco provável, impossível, resultado, soma.

Recursos necessários

- Dados para todos o alunos ou confeccioná-los com antecedência.

- Atividade principal impressa ( uma por dupla).

- Quadro para registrar pontos importantes durante discussão/ socialização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: No momento de retomada, utilizamos para explorar situações aleatórias e nesse caso, espera-se que a criança diga que é impossível, pois uma vaca, independente de sua cor, só pode produzir leite comum.

Propósito: Retomar conceito de aleatoriedade e a possibilidade de soluções, coletivamente.

Discuta com a turma:

  • O que é provável que a vaca forneça na ordenha?
  • A vaca pode produzir outro tipo de leite, que não o puro?
  • É possível uma vaca não ter leite?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Em duplas, entregar um dado para cada criança. Cada aluno dirá um número que pensa ser provável ter na soma dos dois dados. Depois de escolher o número e colocá-lo na tabela, a dupla lança o dado, juntos, e fazem a soma das faces. Ganha ponto quem acertar o valor da soma, colocado na tabela. Conversar coletivamente sobre as perguntas apresentadas no slide, levando-os a refletir sobre as possibilidades do jogo.

Propósito: Participar de um jogo de dados, para explorar pontuação possível, provável e impossível de obter na soma dos mesmos.

Discuta com a turma:

  • É possível que os dois dados caiam com o mesmo numeral voltado para cima?
  • Que resultados são impossíveis de se obter?
  • É possível dizer quais são os mais prováveis?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Converse coletivamente, solicitando às crianças que relatem o que ocorreu durante a atividade. Faça o levantamento do desenvolvimento das jogadas, se todos escolheram números possíveis de serem alcançados com o lançamento de dados. Apresente os slides, posteriormente para demonstrar aos alunos possíveis situações que podem ocorrer no jogo.

Propósito: Explorar a aleatoriedade de resultados em lançamentos de dois dados simultaneamente.

Discuta com a turma:

  • Todos disseram resultados possíveis de serem alcançados?
  • O que é um resultado impossível nesse jogo, com dois dados?
  • Se aumentarmos a quantidade de dados, os números impossíveis continuam os mesmos?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Converse coletivamente, solicitando às crianças que relatem o que ocorreu durante a atividade. Faça o levantamento do desenvolvimento das jogadas, se todos escolheram números possíveis de serem alcançados com o lançamento de dados. Apresente os slides, posteriormente para demonstrar aos alunos possíveis situações que podem ocorrer no jogo.

Propósito: Explorar a aleatoriedade de resultados em lançamentos de dois dados simultaneamente.

Discuta com a turma:

  • Todos disseram resultados possíveis de serem alcançados?
  • O que é um resultado impossível nesse jogo, com dois dados?
  • Se aumentarmos a quantidade de dados, os números impossíveis continuam os mesmos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Converse coletivamente, solicitando às crianças que relatem o que ocorreu durante a atividade. Faça o levantamento do desenvolvimento das jogadas, se todos escolheram números possíveis de serem alcançados com o lançamento de dados. Apresente os slides, posteriormente para demonstrar aos alunos possíveis situações que podem ocorrer no jogo.

Propósito: Explorar a aleatoriedade de resultados em lançamentos de dois dados simultaneamente.

Discuta com a turma:

  • Todos disseram resultados possíveis de serem alcançados?
  • O que é um resultado impossível nesse jogo, com dois dados?
  • Se aumentarmos a quantidade de dados, os números impossíveis continuam os mesmos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Concluir a aula com alguns questionamentos e explorar as conclusões dos alunos com a atividade realizada.

Propósito: Concluir a aula.

Discuta com a turma:

  • Você concorda com essa afirmação? Justifique.

Slide Plano Aula

Orientações: A atividade deve ser aplicada como verificação de aprendizagem, individualmente. Leia, coletivamente para que entendam a proposta, e dê um tempo para que façam a resolução.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem na aleatoriedade, vivenciando situações envolvendo eventos aleatórios.

Discuta com a turma:

  • Como podemos saber quais são as pessoas que provavelmente entrarão na roda gigante nas rodadas pedidas no problema?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Raio X

Resolução da Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar 1

Resolução da atividade complementar 2

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 2º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os alunos aprendem análise da ideia de aleatório em situações do cotidiano e pesquisa estatística, conceituando ideias de provável, improvável, certo e incerto.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA21 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano