Objetivo
Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Francislene Ap. Guglielmo Vilela Dourado
Mentor: Mara Elizabeth Mansani
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
EF02MA21 - Classificar resultados de eventos cotidianos aleatórios como “pouco prováveis”, “muito prováveis”, “improváveis” e “impossíveis”.
Objetivos específicos
- Explorar situações de aleatoriedade
- Elaborar argumentos consistentes baseados na interpretação das informações, fazendo uso de conhecimentos sobre probabilidades
- Compreender eventos aleatórios, sendo “pouco ou muito provável”, “improvável” ou “impossível”.
Conceito-chave
- Aleatoriedade, probabilidade, pouco provável, impossível, resultado, soma.
Recursos necessários
- Dados para todos o alunos ou confeccioná-los com antecedência.
- Atividade principal impressa ( uma por dupla).
- Quadro para registrar pontos importantes durante discussão/ socialização.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: No momento de retomada, utilizamos para explorar situações aleatórias e nesse caso, espera-se que a criança diga que é impossível, pois uma vaca, independente de sua cor, só pode produzir leite comum.
Propósito: Retomar conceito de aleatoriedade e a possibilidade de soluções, coletivamente.
Discuta com a turma:
- O que é provável que a vaca forneça na ordenha?
- A vaca pode produzir outro tipo de leite, que não o puro?
- É possível uma vaca não ter leite?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Em duplas, entregar um dado para cada criança. Cada aluno dirá um número que pensa ser provável ter na soma dos dois dados. Depois de escolher o número e colocá-lo na tabela, a dupla lança o dado, juntos, e fazem a soma das faces. Ganha ponto quem acertar o valor da soma, colocado na tabela. Conversar coletivamente sobre as perguntas apresentadas no slide, levando-os a refletir sobre as possibilidades do jogo.
Propósito: Participar de um jogo de dados, para explorar pontuação possível, provável e impossível de obter na soma dos mesmos.
Discuta com a turma:
- É possível que os dois dados caiam com o mesmo numeral voltado para cima?
- Que resultados são impossíveis de se obter?
- É possível dizer quais são os mais prováveis?
Materiais complementares para impressão:
Discussão das soluções (slides 5 a 7)
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Converse coletivamente, solicitando às crianças que relatem o que ocorreu durante a atividade. Faça o levantamento do desenvolvimento das jogadas, se todos escolheram números possíveis de serem alcançados com o lançamento de dados. Apresente os slides, posteriormente para demonstrar aos alunos possíveis situações que podem ocorrer no jogo.
Propósito: Explorar a aleatoriedade de resultados em lançamentos de dois dados simultaneamente.
Discuta com a turma:
- Todos disseram resultados possíveis de serem alcançados?
- O que é um resultado impossível nesse jogo, com dois dados?
- Se aumentarmos a quantidade de dados, os números impossíveis continuam os mesmos?
Discussão das soluções (slides 5 a 7)
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Converse coletivamente, solicitando às crianças que relatem o que ocorreu durante a atividade. Faça o levantamento do desenvolvimento das jogadas, se todos escolheram números possíveis de serem alcançados com o lançamento de dados. Apresente os slides, posteriormente para demonstrar aos alunos possíveis situações que podem ocorrer no jogo.
Propósito: Explorar a aleatoriedade de resultados em lançamentos de dois dados simultaneamente.
Discuta com a turma:
- Todos disseram resultados possíveis de serem alcançados?
- O que é um resultado impossível nesse jogo, com dois dados?
- Se aumentarmos a quantidade de dados, os números impossíveis continuam os mesmos?
Discussão das soluções (slides 5 a 7)
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Converse coletivamente, solicitando às crianças que relatem o que ocorreu durante a atividade. Faça o levantamento do desenvolvimento das jogadas, se todos escolheram números possíveis de serem alcançados com o lançamento de dados. Apresente os slides, posteriormente para demonstrar aos alunos possíveis situações que podem ocorrer no jogo.
Propósito: Explorar a aleatoriedade de resultados em lançamentos de dois dados simultaneamente.
Discuta com a turma:
- Todos disseram resultados possíveis de serem alcançados?
- O que é um resultado impossível nesse jogo, com dois dados?
- Se aumentarmos a quantidade de dados, os números impossíveis continuam os mesmos?
Encerrando
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Concluir a aula com alguns questionamentos e explorar as conclusões dos alunos com a atividade realizada.
Propósito: Concluir a aula.
Discuta com a turma:
- Você concorda com essa afirmação? Justifique.
Raio X
Orientações: A atividade deve ser aplicada como verificação de aprendizagem, individualmente. Leia, coletivamente para que entendam a proposta, e dê um tempo para que façam a resolução.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem na aleatoriedade, vivenciando situações envolvendo eventos aleatórios.
Discuta com a turma:
- Como podemos saber quais são as pessoas que provavelmente entrarão na roda gigante nas rodadas pedidas no problema?
Materiais complementares para impressão: