Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Elissandra Gabarão Altemari
Mentor: Mara Elizabeth Mansani
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
Participar de situações coletivas de elaboração de problemas
Objetivos específicos
- Compreender e identificar as ideias de adição e subtração num problema
- Encontrar os dados de um problema
Conceito-chave
Elaboração de problemas
Recursos necessários
- Exercícios xerocados
- clip
- roletas numéricas e de figuras
- lápis
- tabela
Os alunos devem dominar
- Utilizar a linguagem oral de maneira a compreender e ser compreendido.
- Estabelecer relações sociais fortalecendo a comunicação e desenvolvendo atitudes de colaboração.
- Compreender a ideia de que um problema é uma situação que precisa ser resolvida.
- Saber fazer questionamentos a partir de figura.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: 1) Apresentar o slide aos alunos e relembrar oralmente ou escrito o que é um problema e que informações devem conter para ser compreendido e resolvido.
Problema é uma situação que precisa ser resolvida. As informações são os dados do problema podendo ser numéricos ou não.
Propósito: Refletir conceitos aprendidos para facilitar o desenvolvimento das atividades durante a aula.
Discuta com a turma:
- Como identificamos um problema?
- Os problemas matemáticos geralmente contem que tipos de informações?
- Por que os dados são importantes?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 50 minutos
Orientação: 1) Explicar aos alunos como rodar a roleta e fazer o preenchimento da tabela. A construção da roleta pode ser enviada como tarefa de casa, caso o professor entenda ser melhor.
2) Os alunos devem preencher a tabela com os nomes da dupla e dados coletados ao girar as roletas. Depois com os dados da tabela pensar num problema e ao final escrever uma pergunta. Cada aluno roda a roleta numérica e de imagens uma vez e anota o número e figura que sair, no local correspondente da tabela.
3) Orientar as duplas na formulação do problema para que tenha coerência e não faltem dados.
Propósito: Coletar dados em um jogo para elaborar um problema.
Discuta com a turma:
- Que tipo de dados aparecem na tabela?
- Como podemos escrever um problema observando estes dados?
- Qual dado importante não aparece na tabela mas deve ser escrito no problema?
Materiais complementares:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Ler cada questionamento do slide e pedir às duplas que observem o problema elaborado. Fazer leitura de alguns problemas e ir compartilhando com os alunos para que analisem com cada discussão se está faltando algum dado ou está incompreensível. Fazer os ajustes coletivamente. As perguntas devem estar de acordo com o problema e escrita de forma clara.
Propósito: Discutir coletivamente os problemas criados para que eles analisem os possíveis erros e/ou dificuldades encontradas.
Discuta com a turma:
- Os dados da tabela estão no problema que vocês criaram?
- Foi fácil ou difícil combinar no problema os dados coletados das duas roletas?
- A pergunta criada tem uma solução? Envolve alguma estratégia de resolução?
Materiais complementares
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Os alunos devem ir listando quais foram os passos que levaram para escrever o problema. A sistematização pode ser escrita e exposta em cartaz na sala para que relembrem sempre que precisar como criar problemas.
Propósito: Organizar com os alunos dados importantes que facilitam a criação de problemas.
Discuta com a turma:
- Como podemos coletar dados?
- Como organizar os dados em um problema?
- É preciso deixar um questionamento no problema? Por quê?
Encerramento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Resumir de forma clara e simples o que deve conter num problema.
Propósito: Fazer uma síntese da aula.
Discuta com a turma:
- Como podemos saber que entendemos um problema? (Quando conseguimos identificar os dados e a pergunta do problema)
Título: Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: 1. Entregar para cada aluno uma pergunta para que crie um problema.
2. O professor deverá incentivar o registro porém as crianças que todavia não estão alfabetizadas poderão pensar num problema e dizer oralmente.
3. Ao final, observar se ao criar o problema inseriram dados coerentes que levem a pergunta do problema, analisando se os objetivos foram alcançados.
Utilize o guia de intervenções para
Propósito: Verificar se os alunos conseguem completar um problema, identificar dados e compreender a ideia aditiva.
Discuta com a turma:
- Neste momento é necessário que o professor ande pela sala observando as resoluções e fazendo intervenções como por exemplo:
- Qual a pergunta do problema?
- Quem poderia comer bananas?
- Ele(a) come bananas todos os dias?
- Quantas bananas come por dia?
Materiais complementares: