10712
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Criação de problemas

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Compreender e identificar as ideias de adição e subtração num problema Encontrar os dados de um problema.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elissandra Gabarão Altemari,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra Gabarão Altemari

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Participar de situações coletivas de elaboração de problemas



Objetivos específicos

  • Compreender e identificar as ideias de adição e subtração num problema
  • Encontrar os dados de um problema

Conceito-chave

Elaboração de problemas

Recursos necessários

  • Exercícios xerocados
  • clip
  • roletas numéricas e de figuras
  • lápis
  • tabela

Os alunos devem dominar

  • Utilizar a linguagem oral de maneira a compreender e ser compreendido.
  • Estabelecer relações sociais fortalecendo a comunicação e desenvolvendo atitudes de colaboração.
  • Compreender a ideia de que um problema é uma situação que precisa ser resolvida.
  • Saber fazer questionamentos a partir de figura.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: 1) Apresentar o slide aos alunos e relembrar oralmente ou escrito o que é um problema e que informações devem conter para ser compreendido e resolvido.

Problema é uma situação que precisa ser resolvida. As informações são os dados do problema podendo ser numéricos ou não.

Propósito: Refletir conceitos aprendidos para facilitar o desenvolvimento das atividades durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Como identificamos um problema?
  • Os problemas matemáticos geralmente contem que tipos de informações?
  • Por que os dados são importantes?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 50 minutos

Orientação: 1) Explicar aos alunos como rodar a roleta e fazer o preenchimento da tabela. A construção da roleta pode ser enviada como tarefa de casa, caso o professor entenda ser melhor.

2) Os alunos devem preencher a tabela com os nomes da dupla e dados coletados ao girar as roletas. Depois com os dados da tabela pensar num problema e ao final escrever uma pergunta. Cada aluno roda a roleta numérica e de imagens uma vez e anota o número e figura que sair, no local correspondente da tabela.

3) Orientar as duplas na formulação do problema para que tenha coerência e não faltem dados.

Propósito: Coletar dados em um jogo para elaborar um problema.

Discuta com a turma:

  • Que tipo de dados aparecem na tabela?
  • Como podemos escrever um problema observando estes dados?
  • Qual dado importante não aparece na tabela mas deve ser escrito no problema?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Ler cada questionamento do slide e pedir às duplas que observem o problema elaborado. Fazer leitura de alguns problemas e ir compartilhando com os alunos para que analisem com cada discussão se está faltando algum dado ou está incompreensível. Fazer os ajustes coletivamente. As perguntas devem estar de acordo com o problema e escrita de forma clara.

Propósito: Discutir coletivamente os problemas criados para que eles analisem os possíveis erros e/ou dificuldades encontradas.

Discuta com a turma:

  • Os dados da tabela estão no problema que vocês criaram?
  • Foi fácil ou difícil combinar no problema os dados coletados das duas roletas?
  • A pergunta criada tem uma solução? Envolve alguma estratégia de resolução?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Os alunos devem ir listando quais foram os passos que levaram para escrever o problema. A sistematização pode ser escrita e exposta em cartaz na sala para que relembrem sempre que precisar como criar problemas.

Propósito: Organizar com os alunos dados importantes que facilitam a criação de problemas.

Discuta com a turma:

  • Como podemos coletar dados?
  • Como organizar os dados em um problema?
  • É preciso deixar um questionamento no problema? Por quê?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Resumir de forma clara e simples o que deve conter num problema.

Propósito: Fazer uma síntese da aula.

Discuta com a turma:

  • Como podemos saber que entendemos um problema? (Quando conseguimos identificar os dados e a pergunta do problema)

Título: Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: 1. Entregar para cada aluno uma pergunta para que crie um problema.

2. O professor deverá incentivar o registro porém as crianças que todavia não estão alfabetizadas poderão pensar num problema e dizer oralmente.

3. Ao final, observar se ao criar o problema inseriram dados coerentes que levem a pergunta do problema, analisando se os objetivos foram alcançados.

Utilize o guia de intervenções para

Propósito: Verificar se os alunos conseguem completar um problema, identificar dados e compreender a ideia aditiva.

Discuta com a turma:

  • Neste momento é necessário que o professor ande pela sala observando as resoluções e fazendo intervenções como por exemplo:
  • Qual a pergunta do problema?
  • Quem poderia comer bananas?
  • Ele(a) come bananas todos os dias?
  • Quantas bananas come por dia?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra Gabarão Altemari

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Participar de situações coletivas de elaboração de problemas



Objetivos específicos

  • Compreender e identificar as ideias de adição e subtração num problema
  • Encontrar os dados de um problema

Conceito-chave

Elaboração de problemas

Recursos necessários

  • Exercícios xerocados
  • clip
  • roletas numéricas e de figuras
  • lápis
  • tabela

Os alunos devem dominar

  • Utilizar a linguagem oral de maneira a compreender e ser compreendido.
  • Estabelecer relações sociais fortalecendo a comunicação e desenvolvendo atitudes de colaboração.
  • Compreender a ideia de que um problema é uma situação que precisa ser resolvida.
  • Saber fazer questionamentos a partir de figura.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: 1) Apresentar o slide aos alunos e relembrar oralmente ou escrito o que é um problema e que informações devem conter para ser compreendido e resolvido.

Problema é uma situação que precisa ser resolvida. As informações são os dados do problema podendo ser numéricos ou não.

Propósito: Refletir conceitos aprendidos para facilitar o desenvolvimento das atividades durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Como identificamos um problema?
  • Os problemas matemáticos geralmente contem que tipos de informações?
  • Por que os dados são importantes?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 50 minutos

Orientação: 1) Explicar aos alunos como rodar a roleta e fazer o preenchimento da tabela. A construção da roleta pode ser enviada como tarefa de casa, caso o professor entenda ser melhor.

2) Os alunos devem preencher a tabela com os nomes da dupla e dados coletados ao girar as roletas. Depois com os dados da tabela pensar num problema e ao final escrever uma pergunta. Cada aluno roda a roleta numérica e de imagens uma vez e anota o número e figura que sair, no local correspondente da tabela.

3) Orientar as duplas na formulação do problema para que tenha coerência e não faltem dados.

Propósito: Coletar dados em um jogo para elaborar um problema.

Discuta com a turma:

  • Que tipo de dados aparecem na tabela?
  • Como podemos escrever um problema observando estes dados?
  • Qual dado importante não aparece na tabela mas deve ser escrito no problema?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Ler cada questionamento do slide e pedir às duplas que observem o problema elaborado. Fazer leitura de alguns problemas e ir compartilhando com os alunos para que analisem com cada discussão se está faltando algum dado ou está incompreensível. Fazer os ajustes coletivamente. As perguntas devem estar de acordo com o problema e escrita de forma clara.

Propósito: Discutir coletivamente os problemas criados para que eles analisem os possíveis erros e/ou dificuldades encontradas.

Discuta com a turma:

  • Os dados da tabela estão no problema que vocês criaram?
  • Foi fácil ou difícil combinar no problema os dados coletados das duas roletas?
  • A pergunta criada tem uma solução? Envolve alguma estratégia de resolução?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Os alunos devem ir listando quais foram os passos que levaram para escrever o problema. A sistematização pode ser escrita e exposta em cartaz na sala para que relembrem sempre que precisar como criar problemas.

Propósito: Organizar com os alunos dados importantes que facilitam a criação de problemas.

Discuta com a turma:

  • Como podemos coletar dados?
  • Como organizar os dados em um problema?
  • É preciso deixar um questionamento no problema? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Resumir de forma clara e simples o que deve conter num problema.

Propósito: Fazer uma síntese da aula.

Discuta com a turma:

  • Como podemos saber que entendemos um problema? (Quando conseguimos identificar os dados e a pergunta do problema)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: 1. Entregar para cada aluno uma pergunta para que crie um problema.

2. O professor deverá incentivar o registro porém as crianças que todavia não estão alfabetizadas poderão pensar num problema e dizer oralmente.

3. Ao final, observar se ao criar o problema inseriram dados coerentes que levem a pergunta do problema, analisando se os objetivos foram alcançados.

Utilize o guia de intervenções para

Propósito: Verificar se os alunos conseguem completar um problema, identificar dados e compreender a ideia aditiva.

Discuta com a turma:

  • Neste momento é necessário que o professor ande pela sala observando as resoluções e fazendo intervenções como por exemplo:
  • Qual a pergunta do problema?
  • Quem poderia comer bananas?
  • Ele(a) come bananas todos os dias?
  • Quantas bananas come por dia?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 1º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas, os estudantes aprendem como desenvolver estratégias de resolução, elaboração de problemas e estratégias de leitura de problemas.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano