10711
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Comparação de dois eventos: um com provável ocorrência e um com certeza de ocorrência

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Comparar dois eventos: um com provável ocorrência e um com certeza de ocorrência.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leandro Vitoriano da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT1_13RDP05

Recursos
- Necessários: papel, lápis e imagens digitais ou impressas das atividades.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar as propostas.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e discussão das soluções, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos, que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.

No caso de uma aula simultânea, você pode realizar a proposta do plano de aula, da maneira como está apresentado, porém procure organizar momentos com grupos menores, para que possa realizar as intervenções nas diversas partes da aula (Retomada, Atividade principal e Discussão das soluções). Para a atividade principal, a sugestão é que, na impossibilidade de fazer duplas, realizem individualmente e depois discutam coletivamente. Feche a aula com o encerramento. Para o Raio X, pode seguir as sugestões abaixo.
Se sua aula for assíncrona é importante haver a participação de um adulto da família, para que possa participar da condução da proposta, conforme as sugestões a seguir:

Retomada
Para esta retomada, mande para as famílias o slide da retomada (plano de aula) ou o texto nele contido e indique que, inicialmente, um familiar leia para a criança. Depois devem conversar retomando e registrando alguns exemplos:
     - Você se lembra de situações que são prováveis de ocorrer? Quais?
     - Você se lembra de situações que são certas de acontecer? Quais?
     - Vamos fazer uma lista com as situações? (o adulto pode ser o escriba)

Atividade principal e Discussão das soluções
Encaminhe a imagem, digital ou impressa, da atividade às famílias. Caso recebam digitalmente e não tenham como imprimir, indique aos familiares que o aluno pode copiar as questões da tabela e escrever qual situação (1 ou 2) é a resposta. Em seguida, solicite que este adulto, converse com a criança sobre suas escolhas e indique que responda por escrito, além das perguntas da atividade, a questão abaixo (se for necessário, indique que o familiar seja o escriba):
     1. QUAL A DIFERENÇA ENTRE AS DUAS SITUAÇÕES? EXPLIQUE.
Faça o combinado de como devem te enviar a atividade e as questões respondidas. Pode ser de maneira digital ou não (foto, digitado ou escrito), conforme as possibilidades.

Encerramento
Depois de receber as atividades dos alunos, encaminhe uma devolutiva esclarecendo algo que ache necessário e fazendo um fechamento com base no slide de encerramento (mensagem de voz, vídeo ou escrita).

Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, a resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
O convite às famílias, para esta atividade, deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_17PES05

(EF01MA20) Classificar eventos envolvendo o acaso, tais como “acontecerá com certeza”, “talvez aconteça” e “é impossível acontecer”, em situações do cotidiano.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 1º ano:

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística, os estudantes aprendem noção de evento aleatório, leitura de tabelas simples e gráficos em barras verticais simples, coleta e organização de dados (registros pessoais de comunicação; pesquisa).

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas